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Goiânia: Novo contrato de concessão da linha do Eixo Anhanguera para a empresa Metrobus Transporte Coletivo S/A valerá para os próximos 20 anos

sábado, 12 de março de 2011

A Câmara Deliberativa dos Transportes Coletivos (CDTC) se reúne na segunda-feira, 14, às 9 horas, na sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para discutir o novo contrato de concessão da linha do Eixo Anhanguera para a empresa Metrobus Transporte Coletivo S/A. O novo contrato valerá para os próximos 20 anos.

O encontro se faz necessário devido à proximidade do termo final da prorrogação do atual contrato, dia 31 de março. Como órgão gestor do serviço de transporte público caberá à CMTC a garantia da continuidade e regularidade na prestação de serviços oferecidos no Eixo até a efetiva contratação da concessionária pública.

Durante a reunião a CDTC autorizará a CMTC a estabelecer premissas contidas no edital 001/2008 que trata da contratação dos serviços inerentes à operação do transporte coletivo.

A Metrobus apresentará num prazo de 10 dias para a CMTC toda a documentação das etapas e atividades do plano de trabalho solicitado para a continuidade da operação. As medidas devem atender a Deliberação de número 058 de 2007 da câmara deliberativa e que trata do modelo das concessões dos serviços; das premissas e diretrizes gerais do modelo de transporte; abrangência e divisão dos serviços e obrigações contratuais como: investimentos em frota; requalificação dos cinco terminais do Eixo Anhanguera; adequações de garagens e instalações; investimentos em sistemas operacionais. Tudo o que foi exigido em 2008 das empresas privadas na licitação do transporte.

O entendimento para a boa qualidade do serviço oferecido para o usuário nesse importante eixo estrutural de Goiânia tem sido conduzido com muita transparência e responsabilidade pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia e pelo governador Marconi Perillo. Ambos desejam desenvolver uma política de transporte que atenda os 200 mil passageiros dia do Eixo Anhanguera e que tem 13,5 km de extensão.  



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Ciclistas pedem mais ciclovias em Belo Horizonte


A rede social facebook está sendo usada como ferramenta para organizar um protesto inédito em Belo Horizonte. No próximo domingo (13), em torno de 300 ciclistas vão pedalar pelas ruas da capital para pedir a construção de mais ciclovias na cidade. A concentração dos manifestantes será a partir das 17 horas, na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul. O organizador do protesto é o produtor de audiovisual Eduardo Gardner, 25 anos, que já disparou 3.500 convites. De acordo com ele, até sexta-feira (11) foram confirmadas a presença de 290 ciclistas.

Gardner copiou a ideia realizada desde 1992 em São Francisco, nos Estados Unidos. Os ciclistas norte-americanos aproveitam o horário do rush para alertar motoristas e passageiros que a bicicleta pode ser um meio alternativo de transporte para desafogar o tráfego nas grandes metrópoles. O movimento foi batizado de “Passeata Massa Crítica”. “Resolvemos fazer no domingo para testar, mas pretendemos fazer também no horário de pico”, informa Gardner. Ele disse também que os belo-horizontinos vão aproveitar o evento para também protestar contra o atropelamento de ciclistas, no dia 1º de março, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Eles pedalavam pelas ruas da capital gaúcha como adeptos da “Massa Crítica”.

A BHTrans informou que atualmente Belo Horizonte tem 22 quilômetros de ciclovia, que representa menos de de 1% da malha viária da capital, que é de 4.854 km. Essas vias exclusivas para bicicletas estão localizadas nas avenidas Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha, Tereza Cristina, na Região Oeste, e na Avenida dos Andradas, entre as avenidas Contorno e Silvinao Brandão, na Região Leste. A BHTrans tem planos de construir este ano mais 18 quilômetros de ciclovias. Os futuros locais das pistas para pedalar são em ruas e avenidas das regiões Centro-Sul, Leste, Barreiro e Noroeste.


Fonte: Hoje em Daia

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São Paulo, Faixa reversível da Estrada do M’Boi Mirim tem horário ampliado, porém são muitos passageiros para poucos ônibus

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Prefeitura de São Paulo ampliou em um hora o funcionamento da faixa reversível da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul da capital paulista, a partir desta quinta-feira (10). A faixa, que funcionava das 6h às 8h, passou a funcionar entre as 5h30 e as 8h30.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a velocidade no trecho da estrada, que vai do nº 860, em Piraporinha, ao nº 2.600, perto do cruzamento com a Avenida Guido Caloi, aumentou 25% desde a implantação da faixa reversível em 31 de março de 2010.

Falta de ônibus
Nesta quinta, o trânsito estava fluindo melhor com a ampliação do horário, mas alguns passageiros duvidavam que a estratégia iria melhorar a situação do transporte público. “Tem dia que a gente não entra, as pessoas jogam você lá dentro. É muita gente e pouco ônibus”, diz Belísia Coelho, moradora da região.

Algumas pessoas, como a diarista Rosineide dos Santos, diz que chega a ficar três horas por dia dentro do ônibus. Muitos também não conseguem embarcar. “É decepção todo dia, eu já chorei neste ponto. Nós somos humilhados aqui para pegar um ônibus. É uma vergonha”, diz Maria da Conceição, moradora.

Para muitos passageiros, o problema é a falta de ônibus, pois os veículos vão ficando cada vez mais lotados durante os percursos. “Se continuar assim, a população vai ficar toda sem emprego. A gente levanta 5h, chega no terminal, fica 40 minutos pra sair um ônibus. Aí chega no trabalho o patrão fala: 'não acredito, aqui o ônibus está normal”, diz Margarida da Cunha, doméstica.

Alteração nas linhas
A Prefeitura ampliou o número de linhas de ônibus e reorganizou o sistema no final de 2010. “Nós seccionamos linhas locais que atendem os bairros no terminal Jardim Ângela e no Largo do Ângela, linha que antes iam até Santo Amaro, compartilhando as faixas da direita com os automóveis. A retirada desses ônibus permitiu uma redução de 22% no volume dessas linhas na região”, diz Celso Lopes, superintendente de operações da SPTrans.

Como o problema persiste, porém, a Prefeitura declarou que há planos para acabar ou alterar a localização de alguns pontos de ônibus da estrada, bem como um projeto de alteração dos semáforos para a implantação de ondas verdes e a eliminação de gargalos no corredor. A Prefeitura também declarou que está em fase de conversas com o governo do estado de São Paulo para a implementação de uma linha de metrô no local.


Fonte: G1.com.br



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No Rio, Corredor de ônibus de Copacabana vai ter fiscalização eletrônica

A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio iniciarão nesta segunda-feira (14) a fiscalização eletrônica para coibir a invasão do corredor de ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, de onde foi retirada 24% da frota de coletivos que circulava por ali para que houvesse o aumento da velocidade média desses veículos.
Pelas regras, apenas ônibus municipais e táxis convencionais com passageiros e especiais, para portadores de deficiências, podem circular pelo corredor, além de veículos escolares. Os demais têm que circular nas duas faixas à esquerda.
O estacionamento à esquerda da via nos dias úteis só é permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados.
Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na faixa esquerda, qualquer veículo poderá trafegar pelo corredor livremente.



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Em BH, Intervenções para obras do viaduto da Abrahão Caran

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que, em virtude das obras de implantação do Viaduto da Avenida Abrahão Caran, trecho da pista exclusiva de ônibus da avenida Antônio Carlos terá intervenções no trânsito a partir de 4/3. As alterações permanecerão ativas durante a exceção das obras.

Para a segurança de todos, a BHTRANS orienta os motoristas a redobrar a atenção, respeitar a sinalização implantada e os agentes de trânsito e a evitar, se possível, transitar pelo local.

INTERVENÇÕES

Interdição da pista exclusiva de ônibus na Avenida Antônio Carlos, próximo ao cruzamento da Avenida Abrahão Caran.

Sentido Centro/Bairro: Com a interdição, das quatro faixas da pista mista da Avenida Antônio Carlos, três funcionarão para o tráfego de veículos e uma como faixa exclusiva para ônibus e táxi.

Sentido Bairro/Centro: Com a interdição, das três faixas da pista mista da Avenida Antônio Carlos, duas funcionarão para o tráfego de veículos e uma como faixa exclusiva para ônibus e táxi.

DESVIO

Será efetivado um desvio, opcional, para veículos leves com o seguinte itinerário: ... Avenida Antônio Carlos, Avenida Cel. José Dias Bicalho, Alameda das Acácias (à esquerda), Avenida Antônio Abraão Caran (à esquerda), Avenida Antônio Carlos ...

Para minimizar os impacto do trânsito será implantado semáforo no cruzamento da Alameda das Acácias com Avenida Antônio Abrahão Caran e um redutor de velocidade na Avenida Cel. José Dias Bicalho, antes do cruzamento com a Alameda das Acácias, no sentido Mineirão.

TRANSPORTE COLETIVO

Os pontos de ônibus nos dois sentidos da Avenida Antônio Carlos, nas proximidades da Av. Antônio Abraão Caran, serão interditados e remanejados, sendo indicados com placas e cavaletes.

O local será sinalizado com faixas de tecido para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS e PMMG) e da Guarda Municipal irão monitorar o tráfego na região.


Fonte: BHTrans

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Pré-projeto de modernização e ampliação do pré-metrô de Teresina que será apresentado na próxima segunda-feira

O governador Wilson Martins definiu, na manhã desta quinta-feira (10), o pré-projeto de modernização e ampliação do pré-metrô de Teresina que será apresentado na próxima segunda-feira (14) à Prefeitura da capital. A ideia é encaixar o projeto na proposta a ser encaminhada pela Prefeitura ao comitê gestor do PAC Mobilidade Grandes Cidades. A previsão é de que sejam investidos R$ 280,00 dessa linha do Plano de Aceleração do Crescimento em Teresina.

O pré-projeto prevê a revitalização de estações, aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos, duplicação de alguns trechos dos trilhos já existentes, além de ampliação do percurso do pré-metrô da capital. “A ideia é dar mais agilidade, conforto e segurança aos usuários, além de beneficiar um número maior de pessoas com a expansão. Pretendermos oferecer mais trens e um espaço de tempo menor entre eles”, disse o coordenador estadual do PAC, Mirócles Veras.

“Houve uma reunião prévia com os técnicos da Prefeitura e uma sinalização positiva para nossa proposta. A ideia é fazermos essa parceria, beneficiando o transporte de massa, o que irá gerar um impacto grande em relação ao tráfego e à qualidade de vida das pessoas”, relatou Mirócles Veras.

PAC Mobilidade

O PAC Mobilidade Grandes Cidades tem como foco a melhoria da infraestrutura de transporte público coletivo das grandes cidades e regiões metropolitanas. Os projetos selecionados pelo Governo Federal serão conhecidos até 12 de junho e devem, prioritariamente, beneficiar a população de baixa renda que mora em periferias com situação fundiária regularizada. Outras diretrizes da linha PAC Mobilidade são: sustentabilidade operacional dos sistemas viários, compatibilidade entre a demanda e os modais propostos, e adequação às normas de acessibilidade.

Fonte: 45graus.com

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