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Empresas de transporte coletivo exigem aumento da tarifa de ônibus em Londrina
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011Postado por Meu Transporte às 01:33 0 comentários
Marcadores: Paraná
Só uma empresa vai operar sistema de transporte coletivo em Maringá
1999 – Uma alteração na Lei Orgânica do Município permite a renovação do contrato com a empresa por mais 15 anos. O contrato válido até 2014 passa a ser questionado na Justiça.
12/2009 – O Supremo Tribunal Federal considera inconstitucional o artigo da Lei Orgânica que garantiu a renovação do contrato em 1999. Ministério Público pede realização de licitação para o serviço.
18/07/2010 – Prefeitura anuncia contrato de R$ 139,6 mil com a Logitrans para
realização de estudos sobre o transporte coletivo e anuncia que pretende licitar os serviços.
13/12/2010 – Prefeitura realiza audiência pública para ouvir os anseios da população. Principal reclamação é da demora na espera dos coletivos.
16/12/2010 – Prefeitura encaminha projeto de lei à Câmara com pedido de autorização para fazer licitação por um período de 20 anos, renovável por mais 20.
21/12/2010 – Em ato de justificativa assinado pelo prefeito Silvio Barros, prefeitura divulga argumentos para justificar que uma única empresa vai assumir a concessão do transporte coletivo.
Postado por Meu Transporte às 01:31 0 comentários
Marcadores: Paraná
Cresce proporção de ônibus por pessoa em Manaus
A menor proporção da Região Norte foi registrada em Rondônia, com 438,3 pessoas por ônibus, em 2010. O Acre tem a maior relação: 1.290.
De acordo com o Ipea, as Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, apresentam as menores proporções de população/ônibus e onde foram registradas as menores quedas nessa relação. O Espírito Santo é o Estado com a menor média, são 291,3 pessoas por veículo.
Em relação aos carros, os números do Ipea mostram o avanço da frota no Estado. Em 2000, havia um carro para cada grupo de 26,1 pessoas. No ano passado, a relação caiu para 13,5. A média brasileira é de 5,2 pessoas por carro e, na região Norte, de 15,9.
O estudo do Ipea tem abrangência regional e não traz indicadores por Estado em relação a mobilidade urbana. De acordo com a publicação, 44,3% da população brasileira usa o transporte público, em geral o ônibus, como meio de locomoção, o que corresponde a 85 milhões de pessoas. Em seguida aparecem o transporte por carro (23,8%), motocicleta (12,6%) e a pé (12,3%).
Na Região Norte, 14,6 milhões de pessoas (40,3%) usam o transporte público. E 17,9% se locomovem de bicicleta, a maior proporção entre todas as regiões do País. Ao lado do Nordeste (18,8%), o Norte também tem o maior percentual dos que se locomovem a pé (16,1%), ou 2,5 milhões de pessoas. Na Região, 55% da população não conta com a integração entre os meios de transporte coletivo (como ônibus e trem, por exemplo).
Ainda de acordo com a pesquisa, 44,5% dos habitantes da Região Norte se sentem inseguros com o meio de transporte utilizado, seja quem usa o serviço público, o carro, a moto, a bicicleta ou vai a pé. O resultado é a soma das pessoas que responderam que ‘raramente’ se sente seguras (22,4%) e que as que disseram ‘nunca’ estarem em segurança (22,1%). Outros 37,3% responderam que ‘sempre’ se sentem seguros e 17,6%, afirmaram ‘na maioria das vezes’.
Postado por Meu Transporte às 01:27 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Micros executivos deixarão de rodar em Manaus
A primeira quinzena de abril, segundo ele, é o período previsto para as empresas vencedoras da licitação do transporte público urbano iniciarem a operacionalização dos ônibus regulares, começando com 1.108 veículos, sendo 858 novos.
Segundo Calvacante, os veículos executivos atuam sob contrato de concessão e transportam, de segunda-feira a sábado, em média, 1.578 milhão de pessoas por mês. “Hoje, os (micro-ônibus) executivos realizam um serviço tão ruim quanto a maioria dos ônibus regulares. São carros velhos que andam lotados, não cumprem o horário e param fora dos pontos de ônibus, atrapalhando a fluidez do trânsito”, disse.
Mesmo com a retirada dos micro-ônibus executivos atuais, a Prefeitura ainda estuda a possibilidade de voltar a autorizar a circulação deste tipo de veículo, a partir do segundo semestre deste ano. Desta vez, os executivos serão licitados e fiscalizados pelos agentes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), segundo promete Marcos Cavalcante.
De acordo com o superintendente do SMTU, a licitação para os executivos ainda ‘está em estudo’, mas caso seja decidido pela licitação, “eles serão de fato executivos, com poltronas reclináveis, condicionador de ar e será permitido apenas o transporte de passageiros sentados”, disse Cavalcante.
Além das novas exigências, o transporte executivo deve contar com uma tarifa de, no mínimo, 50% superior ao preço da passagem dos ônibus regulares. Os bairros de atuação dos executivos também serão diferenciados.
LicitaçãoA licitação para os ônibus regulares está na fase de consulta. As 37 empresas que compraram o edital, incluindo as sete que operam o sistema atual, estão enviando questionamentos à PMM, desde o dia 14 deste mês, sobre o funcionamento do sistema de transporte público da cidade. A partir da resposta da Prefeitura, as propostas serão elaboradas.
Os representantes dessas empresas visitaram, ontem, os cinco Terminais de Integração de ônibus, para finalizar o período de consulta e enviar as propostas, que serão abertas no dia 4 de fevereiro.
O SMTU estima que, até o final do mês de março, sejam divulgados os nomes das empresas vencedoras. Cerca de 30 empresas que compraram o edital da licitação são das Regiões Sul e Sudeste do País e preferiram não conceder entrevista durante a visita.
O presidente da Cooperativa de Transporte Alternativos do Amazonas (Cooptal), Sebastião Cavalcante, disse que os representantes do transporte executivo desconhecem a decisão do SMTU. O representante da cooperativa disse ainda que a categoria ainda irá se reunir com o órgão para saber mais sobre o assunto e propor melhorias.
Fonte: Raibuss
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Postado por Meu Transporte às 01:21 0 comentários
Marcadores: Amazonas
São Paulo do futuro terá mais árvores e menos trânsito
É isso o que se espera da São Paulo do futuro. E não será por falta de projetos que a cidade não será assim.
Nunca em sua história a cidade teve tantos projetos urbanos em gestação ou em andamento como agora. E, no papel, a cidade do futuro vai funcionar perfeitamente.
"O que estamos vivendo hoje é um pouco da falta de implementação de projetos ao longo dos últimos 50 anos. Precisamos reverter esse processo", diz Miguel Bucalem, secretário de Desenvolvimento Urbano, responsável ou participante de todos esses projetos.
Entre as ideias em gestação, estão a revitalização da orla ferroviária entre a Lapa (zona oeste) e a Vila Carioca (zona sul, na divisa com São Caetano do Sul) e o incremento de empregos no extremo leste, no entorno da avenida Jacu Pêssego.
Também há ideias para um polo logístico na Vila Maria (zona norte), um centro de eventos em Pirituba (zona norte), um polo tecnológico em Itaquera (zona leste) e um polo cultural no centro.
A revitalização da cracolândia, que será transformada em Nova Luz, é a que está mais avançada. O projeto deve ficar pronto em abril.
Mas quanto tempo vai demorar a transformação? Décadas, admite Bucalem, com a ressalva de que parte das mudanças começa já, com a Nova Luz, o parque Dom Pedro e a Praça das Artes.
E no meio disso tudo vem um projeto para São Paulo em 2040. Deve ficar pronto no fim deste ano.
"Nova York, por exemplo, quer ter mais verde. Nós queremos o quê? Uma cidade de serviços, que já é nossa vocação? Mais qualidade ambiental? Temos que procurar identificar o que a cidade quer e pactuar isso", diz Bucalem.
Fonte: Folha Online
Postado por Meu Transporte às 01:18 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Transporte público de Goiânia está estagnado
De acordo com a assessoria de imprensa da CMTC, desde que a companhia foi criada, em 2003, o número de passageiros no transporte público se mantém entre 800 mil e 900 mil nos dias úteis, em período sem férias. Esse total corresponde a 19 milhões de pessoas por mês, que varia de 18 milhões a 20 milhões, segundo a entidade. Em relação aos veículos particulares, segundo o Detran-GO, em 2006 havia 695.457 e no ano de 2010 o número alcançou 959.954 carros, motos, caminhões e outros meios de transporte.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em levantamento divulgado ontem, revela que em todo o Brasil a frota de veículos chega a 63,7 milhões, alta de 114% nos últimos 10 anos. O levantamento também mostra que cerca de 44% dos brasileiros utilizam o transporte público, número acima da média goiana. Segundo o estudo, as dificuldades encontradas pela população em locomover-se por meio de ônibus coletivo e metrô são as maiores causas dos investimentos em veículos particulares. Lotação e demora fazem com que as pessoas procurem seus meios próprios.
Por essas razões, o operador de caixa Genivaldo Henrique de Souza Almeida, 22 anos, resolveu desistir dos ônibus em Goiânia e comprar sua moto, há oito meses. Antes de ter a sua motocicleta, ele utilizava um ônibus por dia para ir ao trabalho e demorava cerca de 40 minutos para chegar ao local, além de outro coletivo, para a volta. “Era só um ônibus, mas no horário de pico demorava muito e era muito lotado. Eu tinha que sair 40 minutos mais cedo de casa e agora posso ficar esse tempo fazendo outras coisas ou descansando”, revela.
O agora motoqueiro ainda mostra que a aquisição do bem é uma economia. Segundo seus cálculos, Genivaldo gastava R$ 4,50 por dia para ir e volta do trabalho, mas com a moto ele gasta a metade disto. “Hoje eu gasto bem menos e passo menos raiva, tem o custo de manutenção, mas isto é pouco perto dos problemas que dá”, diz. Ele conta que uma vez o motorista bateu o ônibus e ele chegou atrasado no trabalho e em outro dia, um domingo, saiu de casa às 14h para chegar ao local em que trabalha às 15h10, mas só conseguiu estar lá às 16h, e correu o risco de ser demitido.
Comparação
Áurea Pitaluga, gerente de programação operacional da CMTC, acredita que a correlação entre a frota de veículos particulares e o transporte coletivo é desleal, visto que há uma cultura do automóvel na sociedade brasileira. “Com um carro particular e especialmente as motos, a pessoa sai de casa a hora que quer, leva o que quer e chega aonde quer, os ônibus tem os seus pontos e seus horários, é uma concorrência desleal”, afirma.
Segundo Áurea, a questão da qualidade do transporte coletivo em relação à diminuição do seu uso é deixada de lado com os dados relativos ao Citybus, utilizado em Goiânia. A ideia é a de que o Citybus é um transporte diferenciado, cômodo, rápido e de qualidade e que, mesmo assim, não houve adesão da população. “Essa comparação só poderá ser feita quando o transporte coletivo for mais rápido e mais cômodo que os veículos particulares”, diz.
Para ela, isto ocorrerá quando houver uma nova infraestrutura para os ônibus na capital, não sendo uma questão de quantidade da frota, mas de uma nova tecnologia.
“Quando for mais rápido chegar a algum local de transporte coletivo e não precisar gastar com estacionamento, as pessoas poderão migrar para os ônibus. Enquanto isso não dá para fazer a comparação”, reitera Áurea. Ela completa que a prefeitura tem a intenção e o projeto dos corredores dos ônibus e de utilização de tecnologia de tráfego rápido ao transporte coletivo.
Benjamin Jorge Rodrigues dos Santos, engenheiro, doutor em Engenharia de Transportes pela USP e professor da PUC-GO e IFG, afirma que a comparação entre a quantidade de veículos particulares e de ônibus é possível. O professor diz que há uma queda no número de usuários no transporte coletivo, que chega a 1,5% ao ano, o que indica migração para os veículos particulares. “Por um lado o motivo é a falta de qualidade do transporte coletivo, já que o serviço não está de acordo com as expectativas dos usuários e estes deveriam ser monitorados e fiscalizados com punição às empresas. Por outro lado, esse crescimento também tem a ver com a facilidade em comprar veículos particulares, a sua flexibilidade – pois os ônibus têm seus itinerários fixos – e a questão cultural, já que é bonito para a sociedade ter um carro", explica.
Benjamin relata que a possibilidade de migração inversa – ou seja, do transporte particular para o público – é a educação e conscientização da população em que o uso dos ônibus indica maior fluidez do tráfego. No entanto, ele lembra que isso só será possível se for oferecido um transporte coletivo de qualidade, o que não ocorre atualmente, segundo ele. Benjamin diz que alguns dos parâmetros a serem analisados são o tempo de espera, qualidade dos pontos de ônibus, integração das linhas e tarifas e que nenhum passageiro ande mais de 500 metros até o ponto.
Fonte: Jornal o Hoje
Postado por Meu Transporte às 01:16 0 comentários
Marcadores: Goiás
Em Caruaru, Destra atende usuários e determina volta do percurso anterior da linha Rendeiras
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Postado por Meu Transporte às 01:10 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
São Paulo: Bilhete Único Estudante 2011 – Como solicitar e renovar
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Como solicitar um cartão novo pela internet
Há duas modalidades de cartão. O cartão "Só Cota", nada mais é do que o cartão normal de estudante, sem nenhum benefício extra. Já o com "Convênio UNES", pode ser útil ao estudante que queira pagar meia entrada também em shows, cinemas, teatros e outros eventos onde estudantes tem desconto.
Renovação
Postado por Meu Transporte às 19:29 0 comentários
Marcadores: São Paulo