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O metrô está mais perto do Grande ABC, mas continua difícil chegar à estação mais próxima da região, a Tamanduateí

domingo, 23 de janeiro de 2011

O metrô está mais perto do Grande ABC, porém o percurso de ônibus dura, em média, 35 minutos. O problema é que, dependendo do horário, a espera pelo coletivo pode ser em vão.
Para chegar à estação, integrante da Linha-2 Verde, os moradores do Grande ABC têm três opções: a Linha 018 Santo André (Príncipe de Gales) - São Paulo (Tamanduateí), a 047 Santo André (Vila Palmares) - São Paulo (Tamanduateí) e a 562 São Caetano (Jardim São Caetano) - São Paulo (Tamanduateí).
Segundo informações da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia as linhas de ônibus intermunicipais, a 018 opera com intervalos de 60 minutos, a 047 a cada 15 minutos e a 562, 35 minutos.
A equipe do Diário esteve no ponto final da linha 018 - Príncipe de Gales-Tamanduatei - e tentou embarcar em um carro com destino à estação do metrô por volta das 14h. No entanto, um fiscal da Vipe (Viação Padre Eustáquio), empresa que opera a linha, informou que o próximo carro só sairia às 16h40. O funcionário contou que nesse trajeto há apenas um carro, que circula das 5h às 9h e das 16h40 às 21h. "O movimento caiu pelo menos 50% no início deste ano, até porque estamos em época de férias", explicou.
A única das três linhas que está operando normalmente é a 047, da Viação Tucuruvi, que sai da Praça Áurea, na região da Rua Afonsina, em Santo André. O carro sai de 20 em 20 minutos e costuma chegar ao seu destino em 35 minutos.
Já na Estação Tamanduateí do Metrô, um fiscal da EMTU que não quis se identificar informou que a Linha 562 está operando apenas pela manhã. O funcionário, que fica na estação das 10h às 16h, disse que a última partida da linha no dia de ontem tinha sido por volta das 11h. "A Linha 047 já existia, mas ia até São Caetano. Agora faz até a Estação Tamanduateí. Essas linhas que estão em implantação, muitas vezes vão e voltam sem pegar nenhum passageiro", explicou o fiscal, que fez fiscalização também das catracas desses ônibus.

Moradores preferem ir para a Estação Sacomã do Metrô 
Por conta da semelhança entre os itinerários das linhas 018 e algumas que vão à Estação Sacomã do Metrô, muitos usuários estão preferindo ir até um pouco mais longe para não ter de ficar plantados nos pontos de ônibus. A Linha 047 não é uma opção para quem vai à Avenida Goiás, já que o coletivo vai à Capital pela Rua Visconde de Inhaúma.
A equipe do Diário esteve na Estação Tamanduateí durante duas horas e somente carros da Linha 047 foram vistos. Às 17h15, um ônibus da 018 encostou. "Até a Goiás, não pego praticamente ninguém. O movimento de lá em diante depende do (ônibus) Sacomã. Se passar antes de mim, o pessoal já pega, porque passa mais", disse o motorista.
A esteticista Eloá Carrasco, 32 anos, pega ônibus na Goiás e usa da tática. "O que passar primeiro, eu pego."
O fiscal da EMTU explicou que, como a integração Metrô-CPTM é gratuita na Estação Tamanduateí, muitas pessoas vão de metrô até o Sacomã e, de lá, utilizam o serviço da Ponte Orca, que os transporta gratuitamente. "Depois das 17h, o movimento é intenso. Já contei 500 pessoas na fila."
O metrô informou que a estação está em fase de testes e que não há previsão para o fim da operação assistida. As empresas de ônibus não responderam sobre o assunto.

Fonte: Diário do Grande ABC
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Em Natal, Usuários reclamam do aumento da tarifa nos ônibus

O aumento de 10% nas tarifas do transporte público municipal de Natal, aprovado pelo prefeito em exercício Paulinho Freire, geraram protestos dos natalenses. Na manhã de ontem – primeiro dia em que as novas tarifas começaram a vigorar - estudantes e sindicalistas fizeram uma manifestação na praça Gentil Ferreira, no Alecrim. A garoa que caiu no início da manhã, intimidou os manifestantes e poucas pessoas compareceram ao local. Mas nas paradas de ônibus, usuários do sistema reclamaram da nova tarifa, R$ 2,20.

“Essa é uma atitude da sociedade para mostrar à prefeita Micarla de Sousa que somos contra esse aumento abusivo nas passagens. O transporte já era caro, não era necessário esse aumento”, disse Juary Chagas, integrante do Sindicato dos Bancários e partidário do PSTU. “Esse aumento é a prova da relação promíscua que existe entre a prefeitura e os empresários do setor de transporte”, acrescentou.

Além do Sindicato dos Bancários, representantes do  Conlutas e diretórios centrais dos estudantes  da UFRN e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da movimentação. “A prefeita pensou que os estudantes iriam ficar calados porque estamos vivendo o períodos das férias escolares. Não vamos parar por aqui. Durante essa semana, vamos realizar mais protestos em toda cidade”, avisou Bárbara Figueiredo, da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL).

Enquanto aguardava o ônibus que a levaria para casa, a costureira Maria Fernandes reclamava do aumento. “Fui pega de surpresa, não sabia que ia aumentar isso tudo. Acho muito errado esse aumento, pois o serviço prestado não é bom. Precisa de mais segurança nos ônibus. Vivo com medo de ser assaltada”, disse. O eletromecânico Manoel Nascimento também se mostrava insatisfeito. “É um absurdo isso. O salário mínimo não aumentou 10%. Acho que o aumento da tarifa é abusivo. A população precisa mesmo reclamar”, colocou.

Fonte: Tribuna do Norte
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BusTV e TVO anunciam aumento no número de monitores na Grande São Paulo.

sábado, 22 de janeiro de 2011


Band vai entrar com tudo no segmento, serão instalados TV's em 4.400 ônibus em 2011 
 A movimentação das empresas de mídia digital out of home é grande, bem como as novidades em tecnologia e negócios para 2011. Um detalhe que desperta atenção é a chegada de grandes grupos de mídia ao setor, com a aquisição de empresas especializadas. É uma mídia que cresce e veio para ficar, como afirmam os empresários. Este ano um dos alvos é a expansão da TV nos ônibus urbanos, mas o negócio avança por toda parte, com monitores instalados em milhares de pontos de venda, como supermercados, academias de ginástica, elevadores, lojas de conveniência e até embutidos em bombas de gasolina de postos de combustíveis, uma das últimas novidades da Elemidia. O que falta mais? “Ainda sofremos barreira comercial, pois há empresas que têm dificuldade de sair da mídia tradicional, por mais que o resultado seja comprovado”, conta Fábio Simões, sócio e diretor comercial da BusTV, que tem monitores instalados em 500 ônibus da capital paulista, além de em outras 13 cidades brasileiras, somando 3 mil ônibus.

Segundo Simões, a BusTV vai expandir para o interior de São Paulo, com mais 300/500 ônibus por ano, e tem planos de chegar a outros países da América Latina. Mas a capital paulista é o foco. “São Paulo é o foco principal. Hoje temos uma audiência de 12 milhões de pessoas na cidade por mês”, pontua. O executivo conta que em 2010 a BusTV teve faturamento 105% maior em relação a 2009. Este ano a meta é crescer entre 30% e 40%. Uma das novidades é a parceria em conteúdo com a TV Record.

Em 2010, a mídia digital out of home faturou R$ 160 milhões, um crescimento de 70% em relação ao ano anterior, segundo dados da ABDOH (Associação Brasileira de Mídia Digital Out of Home). Este ano a previsão é de um faturamento de R$ 240 milhões, um avanço de 50%. Para a ABDOH, o crescimento é justificado principalmente pela entrada de grandes grupos de mídia.

“A justificativa do crescimento é muito em função da entrada de grandes grupos de mídia neste segmento. O Grupo Bandeirantes foi o primeiro, ano passado a Abril adquiriu a Elemidia, que foi muito importante, o Grupo Algar entrou no Triângulo Mineiro e os Diários Associados em Brasília. O que se percebe é que grupos tradicionais de outras mídias não só em São Paulo, mas em outros estados brasileiros, estão fazendo aquisições e investimento no segmento”, observa Fábio Ribeiro, presidente da ABDOH e  diretor de conteúdo da Band Outernet, braço de mídia digital out of home do Grupo Bandeirantes de Televisão e que reúne as empresas TVO (mídia em ônibus), TV Minuto (metrô) e Nextmídia (estação rodoviária).

Ônibus

A mídia em ônibus é a que tem a maior penetração entre todos os canais out of home no Brasil e atinge essencialmente a classe C. Estudo do Ipsos Marplan mostrou que a penetração dos monitores em ônibus, na Grande São Paulo, é de 34%; atrás estão supermercados com 31%, metrô 28% e shoppings, 20%. Outro dado interessante é que 90% dos passageiros afirmam que a viagem ficou mais agradável com os monitores de TV dentro do ônibus, apontou pesquisa Datafolha com 353 entrevistas, encomendada pela BusTV. O mesmo estudo indica que mais da metade dos entrevistados (56%) se lembra da propaganda exibida, espontaneamente. “Acho que isso acontece pelo tempo de retenção do passageiro no ônibus, em média duas horas por dia. É uma mídia fantástica”, diz Fábio Simões.

Este ano a Band vai entrar com tudo no segmento. Fábio Ribeiro comenta que hoje a frota da TVO é pequena, com 440 ônibus em São Paulo, mas que a empresa começa a virada este ano, com a instalação de monitores em 4.400 ônibus. “Vamos começar instalação de 4.400 ônibus, alcançando 50% da frota de ônibus que circula na cidade pela SPTrans. Vamos ter uma audiência estimada em 3,5 milhões por dia. Estávamos limitados, aguardando nova portaria da SPTrans que regulamenta a mídia TV em ônibus, que saiu este mês. Os monitores estavam instalados em cima de uma portaria antiga. Agora foi regulamentada tanto questão de tecnologia e remuneração da SPTrans, que recebe parte da receita dos donos dos ônibus. No ano passado, chegamos a subsidiar campanhas de anunciantes, porque acreditávamos no produto. Até o ano passado, a regulamentação só permitia exibição de campanhas que fossem veiculadas nos 30 dias do mês. Agora posso veicular um anúncio de dois dias. Isso nos torna muito mais competitivos”, explica Ribeiro.

Eduardo Rosemback, diretor de marketing da Elemidia, comemora. “Este mercado está bom como um todo, vem crescendo ano após ano. 2010 foi um ótimo ano para a Elemidia, entramos no segmento de bares e restaurantes com a compra da CineBoteco e no final do ano veio a grande notícia, que foi a aquisição da empresa pelo Grupo Abril. Fechamos 2010 com faturamento 60% maior. Para este ano,  a aposta é crescer entre 50% e 60”, finaliza.

Fonte: Propmark
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Linha 4-Amarela do Metro de São Paulo, terá uma hora a mais em sua operação

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que a partir do próximo dia 24 (segunda-feira), a Concessionária ViaQuatro, da Linha 4-Amarela do Metrô, passará a operar o trecho Faria Lima-Paulista das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), ampliando em uma hora o início de seu funcionamento.

Essa é a primeira ampliação do horário de funcionamento da nova linha desde a sua inauguração. A iniciativa visa atender a grande demanda de usuários que tem como destino a Avenida Paulista ou região de Pinheiros no início do horário comercial.

Inauguradas em 25 de maio de 2010, as estações Paulista e Faria Lima – as primeiras em operação na linha 4-Amarela – permanecem funcionando em horário diferenciado devido ao processo de testes das novas tecnologias incorporadas por essa nova linha.

A expectativa da Concessionária ViaQuatro é que após a entrega de mais duas novas estações, Butantã e Pinheiros, seja possível estender gradualmente o período de funcionamento. Assim, a Linha Amarela poderá operar no mesmo horário normal como restante da rede - de das 4h40 à meia-noite. A entrega para estas estações está prevista para o primeiro semestre deste ano.

Com o acréscimo de uma hora de operação, na estação Consolação, a previsão é que haja um aumento de 1.500 passageiros, provenientes da transferência gratuita na estação Paulista.

No primeiro dia do novo horário, o Metrô informará os usuários sobre a ampliação do serviço por meio de cartazes nas estações e pelo sistema de comunicação sonora, além do apoio de agentes de estação no local. Em casos de dúvidas os usuários podem ligar na Central de Informações do Metrô, no telefone 0800-7707722 ou na Central da ViaQuatro, no telefone: 0800-7707100.

Por dentro da Linha 4-Amarela

Desde a abertura das duas primeiras estações em operação – Paulista e Faria Lima, a Linha 4 já transportou cerca de 2 milhões de usuários. Quando completa a nova linha funcionará com 12,8 km de extensão, ligando a região da Luz, no centro da cidade, a Vila Sônia. Com 11 estações, passando pelas regiões da Luz, Consolação, Pinheiros e Butantã.

Fonte: Metrô SP
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Em Belém, Operação retira ônibus irregular de circulação

Operação de fiscalização realizada em Belém tentou flagrar a emissão escessiva de gás carbônico por ônibus urbanos que estão em circulação. No terminal de passageiros da Universidade Federal do Pará (UFPA), apenas um veículo foi obrigado a retornar para a garagem por estar em situação irregular.
A operação reuniu agentes da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel). Segundo a delegada Michele Dantas, o objetivo do trabalho foi inibir a circulação de ônibus que estão com níveis de emissão de poluentes acima do permitido por lei.
No terminal de passageiros da UFPA, foram vistoriados oito veículos. O de placas JUW-2947, que pertence à empresa Via Loc e faz a linha Marituba/UFPA foi o único flagrado em desacordo com as normas. O perito Paulo Alves explicou que o ônibus atingiu o nível 2 na escala de Ringelman, adotada pela legislação para se medir a emissão poluentes no trânsito.
Conforme o perito, o nível atingido pelo ônibus não é alto, mas a frequente emissão de poluentes potencializa os males à saúde. Ele revelou que o problema é corrigido facilmente através da regulagem da bomba injetora do veículo, providência que a empresa não adotou e, por isso, será multada em pelo menos R$ 500,00.
Segundo a delegada, a empresa foi autuada e responderá administrativamente à Sema e penalmente à Dema. Os representantes terão dez dias para contestar a autuação.

Fonte: O Liberal
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Em Campinas, Ciclofaixa funciona a partir deste domingo

A ciclofaixa de 18 quilômetros que interliga o Largo do Rosário, no Centro de Campinas, e a Lagoa do Taquaral, será inaugurada neste domingo (21) e vai funcionar das 7h às 13h. Ao longo da Avenida Francisco Glicério, no trecho entre o Largo do Rosário até o Largo do Pará, a secretaria de Esportes e Lazer vai desenvolver atividades recreativas para as pessoas que circularem pelo local.
Veja o percurso no vídeo ao lado
Os primeiros domingos de funcionamento do espaço serão acompanhados por 70 agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), para orientar motoristas e ciclistas. A operação da ciclofaixa também contará com o apoio da Guarda Municipal (GM) com 25 novas bicicletas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O trajeto é formado por grandes retas, que privilegiam o uso da bicicleta. A faixa está sinalizada em vermelho nas ruas. A Empresa municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que, na maior parte do percurso, os ciclistas deverão circular à esquerda, junto ao canteiro central das vias. A ciclofaixa será protegia por 2,7 mil cones e 400 cavaletes ao longo do trecho de 18 Km.
A faixa funcionará exclusivamente aos domingos e feriados. Os primeiros domingos de funcionamento do espaço serão acompanhados por 70 agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), para orientar motoristas e ciclistas. A operação da ciclofaixa também contará com o apoio da Guarda Municipal (GM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O trânsito de veículos, pontos de táxi e ônibus serão alterados para garantir a segurança dos ciclistas.

Transporte
A implantação da Ciclofaixa “Campinas-Cidadania em movimento”, vai alterar as linhas de ônibus na Avenida Francisco Glicério.
Aos domingos e feriados, entre 7h e 13h, as linhas 2.65, 2.71, 3.63, 3.64,3.68,3.81,3.83,3.85,3.91 e 3.97 terão seus pontos de parada alterados para a pista interna da Avenida Senador Saraiva, perto do cruzamento com a Rua Treze de Maio.
Igreja e Táxi
A Ciclofaixa também vai alterar a circulação de carros e estacionamento na Avenida Francisco Glicério, pra vagas de farmácia, hotéis, pontos de táxi e à Catedral Metropolitana.A Emdec informou que cartazes na Catedral informam que o acesso ao tempo católico será feito exclusivamente pelas ruas José Paulino e Costa Aguiar.
Em relação aos pontos de táxi, três deles terão mudanças na operação aos domingos. O ponto da Avenida Francisco Glicério que será remanejado para a Rua Conceição ( no trecho entre a Avenida Francisco Glicério e Rua Barão de Jaguara); o ponto do Largo do Pará, que vai ser levado para a Avenida Aquidaban, próximo à Banca de Jornal; e o ponto da Avenida Doutor Campos Salles, próximo ao Palácio da Justiça, de onde os taxistas deverão sair no contra-fluxo por conta do fechamento da Glicério.Durante o horário de funcionamento da Ciclofaixa, será proibido o estacionamento de carros na Avenida Francisco Glicério, mesmo em vagas de farmácia, hotéis e outras, no trecho entre a Rua General Osório até a Avenida Aquidaban.
Pontos da Ciclofaixa- Av. Francisco Glicério X Av. Dr. Campos Salles - Palácio da Justiça
- Av. Francisco Glicério C Rua Conceição (em frente à Catedral Metropolitana)
- Av. Francisco Glicério X Av. Dr. Moraes Salles
- Av. Francisco Glicério X Largo do Pará
- Av. Dr. Moraes Salles sobre o Viaduto São Paulo (conhecido como Laurão)
- Av. José de Souza Campos X Rua Coronel Silva Telles (próximo ao Carrefour bairro)
- Av. José de Souza Campos X Av. Orosimbo Maia
- Av. Júlio Prestes (Balão do Bela Vista)
- Praça Arautos da Paz
- Rodovia Heitor Penteado (portão 07)
Dicas de Segurança
Ao usar o espaço da ciclofaixa, algumas regras devem ser seguidas para ampliar a segurança de todos que compartilham esse espaço (outros ciclistas, pedestres e também motoristas).
Confira as principais orientações para os ciclistas:
 
Fonte: EPTV Campinas
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