Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo realiza 6º Passeio de Trólebus, em comemoração ao aniversário da cidade

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma volta pelo centro histórico de São Paulo, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé, dentro de um trólebus. Este é o 6º ano do Passeio de Trólebus pela cidade, que Prefeitura de São Paulooferece aos paulistanos em seu aniversário, no próximo dia 25, das 9h às 16h.

O ponto de partida será o Pateo do Collegio, origem da cidade de São Paulo. A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história do município.

A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos - através da EMTU/Metro -, da Himalaia Transporte Ltda., da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropolitana, do Pateo do Collegio e da Ong Respira São Paulo.

Fonte: Mercado e Eventos
READ MORE - São Paulo realiza 6º Passeio de Trólebus, em comemoração ao aniversário da cidade

Atendimento ao município de São Lourenço da Mata será ampliado pelo Grande Recife

A partir de manhã (22), os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros passarão a contar com duas novas linhas: a 419-Matriz da Luz (Integração) e a 420-Muribara (Integração).

As linhas atenderão as comunidades de Matriz da Luz e de Muribara, ambas localizadas no município de São Lourenço da Mata, ligando-as ao Terminal Integrado de Camaragibe, que faz parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI) – cuja principal característica é a possibilidade de circulação em quase toda a Região Metropolitana do Recife com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido. As duas linhas irão operar com Tarifa “A” (R$ 2,00).

Com a ligação ao TI de Camaragibe, os usuários terão acesso a um leque de deslocamento que conta com outras 18 linhas, que tanto podem levar diretamente para o destino desejado, em outro bairro ou outra cidade, como integrar a outros terminais de integração espalhados pela RMR.

Desta forma, a partir de agora, quem utilizar uma destas linhas pode, por exemplo, ir à praia de Itamaracá ou de Boa Viagem, pagando apenas uma tarifa do anel “A” (R$ 2,00).

Inicialmente, a linha 419-Matriz da Luz (Integração) irá operar com um veículo, que realizará 13 viagens. Já a 420-Muribara (Integração) terá dois ônibus e realizará 33 atendimentos. Ambas funcionarão todos os dias, das 4h20 às 22h e das 5h às 22h30, respectivamente.

A criação das linhas – que era uma demanda antiga da comunidade – só foi possível graças ao constante processo de negociação que é desenvolvido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela gestão, monitoramento e constante melhoria do STPP/RMR.

PARADAS - As linhas irão compartilhar pontos de parada já existentes com outras que operam no TI de Camaragibe. A linha 419-Matriz da Luz (Integração) passa a utilizar o ponto de embarque juntamente com a 466-Vera Cruz (Integração). Já a linha 420-Muribara (Integração), irá dividir a plataforma de embarque/desembarque com as linhas 477-Santa Terezinha e 490-Camaragibe/Macaxeira (Expresso). Nenhuma das linhas que já operam no terminal sofrerá mudanças nas paradas.

Os moradores das comunidades, assim como os potencias usuários, estão sendo informados sobre a novidade através de cartazes (distribuídos nas linhas que operam no TI), panfletos e carro de som.

A partir deste sábado, e até a próxima terça-feira, divulgadores do Grande Recife estarão no TI para tirar as dúvidas e orientar os usuários.
Mais informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Fonte: CGRT
READ MORE - Atendimento ao município de São Lourenço da Mata será ampliado pelo Grande Recife

Chuva causa alagamentos e complica o trânsito no Recife

Como a população está cansada de saber e vivenciar, a chuva no Recife é sinônimo de alagamentos, trânsito, engarrafamentos e transtornos em geral. Até as 11h da manhã desta sexta-feira (21), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou pontos de congestionamento em trechos das avenidas Boa Viagem, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Herculano Bandeira, Abdias de Carvalho, Recife, Mascarenhas de Morais, e no Cabangá.

O ponto mais crítico estava na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Ouvintes relataram à Rádio CBN que ficaram mais de 1h parados na área perto da Universo. Por volta das 11h os carros já conseguiam passar pelo local, mas o mesmo não podia ser dito pelos pedestres. "É um absurdo. É só cair uma chuvinha que a gente não consegue atravessar", afirmou o mecânico Samuel Oliveira Silva. O sinal abriu e fechou duas vezes antes do pedestre decidir atravessar a avenida, se arriscando a contrair doenças ao entra em contato com a água que chegava até os tornozelos: "É antiga essa situação aqui. Os políticos ficam gastando dinheiro com besteiras e não resolvem", desabafa Samuel.

O trânsito na Mascarenha repercutiu no Ipsep, pois os motoristas procuravam alternativas para escapar do engarrafamento. As ruas Jean Emile Favre e da Pampulha estavam com tráfego pesado, mesmo fora do horário de pico. A reportagem do JC Online flagrou diversas ruas alagadas no bairro.

Na Avenida Caxangá, Zona Oeste, os passageiros que aguardavam nos pontos de ônibus em cima dos bancos da parada, de pé, para escapar da água espirrada pelos ônibus. E a situação piorou quando, para escapar do trânsito, os carros começaram a trafegar pelo corredor exclusivo dos ônibus. Os passegeiros tiveram que aguentar um fluxo contínuo de água jogada sobre eles.

Em Boa Viagem, na Zona Sul, diversos pontos das avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar estavam com apenas as faixas centrais transitáveis - as laterais estavam cheias de chuva empoçada. A situação era pior nas ruas transversais, algumas totalmente algadas, a Rua Atlântico, por exemplo. Na Rua Ribeiro de Brito, que liga o bairro à Avenida Recife, os carros só podiam passar em fila indiana. Os pontos de ònibus estavam vazios, provavelmente porque os passageiros desistiram de ficar ilhados no local.

Fonte: JC Online
READ MORE - Chuva causa alagamentos e complica o trânsito no Recife

Projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro

BRT Rio promete revolucionar o sistema de transporte
No projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro para os eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos), um aspecto importante não parece constar da lista de prioridades: a integração entre os diferentes meios de transportes. A afirmação é de Ronaldo Balassiano, professor do programa de Engenharia de Transporte da Coppe-UFRJ, com quem conversei ontem.
A reformulação da infraestrutura inclui a criação de corredores exclusivos para os novíssimos BRTs (Bus Rapid Transit) e ônibus articulados, expansão das linhas de metrô e replanejamento dos itinerários dos ônibus que circulam pela cidade. Se não houver um plano de integração eficiente entre eles corre-se o risco, segundo o engenheiro, de assistirmos a criação de novos nós no sistema de transporte público da cidade.
_ Não vi até o momento um debate sobre como essa estrutura se integrará para facilidar a mobilidade. Hoje temos oito mil ônibus circulando, uma malha metroviária e ferroviária significativa e os novos projetos de criação de corredores expressos. É fundamental que se aproveite e melhore a infraestrutura que já existe, mas tão importante quanto é pensar nos pontos de integração entre os diferentes meios de modo a encurtar as viagens e oferecer conforto a população. Não é possível chegarmos a 2014 e a população continuar, por exemplo, a fazer as viagens no mesmo tempo que em 2011.  _ disse Balassiano.
Para o engenheiro, integrar o sistema de transporte não se trata apenas de pensar em transbordo, mas em criar pontos de integração que ofereçam a população também serviços de utilidade pública e atividades de lazer.
_ Se em cada ponto de baldeação houver um posto de saúde para tirar a pressão ou um posto para emissão de carteira de identidade ou motorista, entre outros serviços, evita-se congestionamenos e a sobrecarga de gente no sistema de transporte. As pessoas terão que se deslocar menos para poder usar os serviços. Uma pessoa em Jacarepagua não precisaria ir ao centro para tirar carteira de identidade, mas até o primeiro posto de integração do sistema de transporte. Não precisaria também ir de carro, o que reduz os congestionamentos _ observa o engenheiro.
Um outro aspecto que ele considera importante é informar a população sobre os novos meios de transporte que a cidade ganhará. O BRT é um deles. Trata-se de um sistema de ônibus mais rápido que os convencionais. Eles circulam em uma via expressa e contam com estações próprias onde o pagamento é antecipado. A maior parte das pessoas não sabem o que é ainda. Para Balassiano, é fundamental que os cidadãos sejam informados com antecedência sobre o serviço por meio de campanhas.
Especialista na área de planejamento de transporte, ele acredita que se houver um investimento na qualidade do serviço de modo a encurtar as viagens e torná-las mais confortáveis, os moradores sentirão mais prazer em circular pela cidade. Ele diz isso porque tem convicção que a pouca eficiência do sistema de transporte público da cidade acaba deixando a população irritada e sem vontade de transitar por ela. Faz sentido.

Fonte: O Globo
READ MORE - Projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro

Transporte público de Taubaté muda horários de funcionamento, mas passageiros reclamam

Começaram a valer nesta quinta-feira (20) os novos horários do transporte público de Taubaté. A medida quer facilitar a vida da população, mas não foi o que se viu nas ruas.

Quem usa o transporte coletivo em Taubaté reclama. Pelo acordo com a prefeitura, a partir desta quinta, ônibus da ABC e vans da Tctau, o transporte complemetar, vão alternar os horários de passagem pelos pontos. "A gente está dobrando a oferta para o passageiro", explica Cláudia Carmona, diretora de trânsito.

Atualmente os dois tipos de transporte público passam ao mesmo tempo nos pontos, o que deixa a população insatisfeita. Os passageiros não perceberam as mudanças nos horários. "Não colocaram nenhum aviso nos bairros, não percebi nada", conta um passageiro.

A presidente do Tctau, Silvana Fontes, considera uma vitória o acordo, mas reclama que ele ainda não está sendo cumprido. "Os ônibus estão andando numa operação lenta. Então na prática está complicado". A diretora de trânsito disse que, como a mudança é experimental, precisa de ajustes. "Nós estamos fiscalizando o transporte e vamos corrigir isso".

A ABC Transportes não quis gravar entrevista. Por telefone, a empresa disse que cumpriu a nova determinação e manteve a circulação dos ônibus em horários intercalados com as vans.

Fonte: VNews
READ MORE - Transporte público de Taubaté muda horários de funcionamento, mas passageiros reclamam

Em São José dos Campos, Nova empresa irá substituir ônibus da Viação Real e Capital do Vale

A Viação Saens Peña, vencedora da licitação do lote 1 do transporte público de São José dos Campos, começa a operar no município no dia 7 de fevereiro. Os novos ônibus na cor azul irão substituir a frota das empresas Real e Capital do Vale. A transição deve ocorrer em um único dia, a pedido da administração judicial que atualmente administra o lote 1 do transporte coletivo da cidade. 
 
Alguns funcionários da Real e Capital do Vale ainda estão cumprindo avisos ou férias. Todos, entre cobradores e motoristas serão admitidos pela empresa, que venceu a concorrência pública. A Viação Saens Peña vai operar 28 linhas e atender parte dos bairros das regiões norte, oeste e sul da cidade.
 
Os validadores que registram o cartão eletrônico dentro dos ônibus, das empresas sob intervenção, já começaram a ser transferidos para os novos ônibus. Os atuais motoristas e cobradores da Viação Real e Capital do Vale já estão recebendo treinamento para trabalhar nos novos veículos zero quilômetro.
 
Frota
 
A Viação Saens Peña já trouxe para São José dos Campos todos os 131 carros, distribuídos em três modelos midi, convencional e padron.Na cor azul, os novos carros irão tornar a frota padronizada com o mesmo desenho. 
 
Os carros do modelo padron com piso baixo permitem uma acessibilidade maior a todos os usuários. Nos modelos midi e convencional, a rampa de acesso aos cadeirantes possui o sistema pneumático. Com isso, a Prefeitura passa a oferecer 100% de acessibilidade a pessoas com deficiência em todos os carros do transporte coletivo.
 
Os painéis auxiliares dianteiros, traseiros e na lateral são confeccionados em LED (Diodo Emissor de Luz) na cor branca, proporcionando aos passageiros uma melhor visualização dos itinerários. O câmbio automático dos veículos padron torna a viagem mais confortável. 

Fonte: Agora Vale
READ MORE - Em São José dos Campos, Nova empresa irá substituir ônibus da Viação Real e Capital do Vale

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960