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Curitiba: Tarifa de ônibus deve aumentar em 2011

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A partir da manhã desta quarta-feira(15) o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) começa realizar assembleias em 22 pontos de concentração de trabalhadores, como garagens e áreas administrativas das empresas de transporte coletivo da capital. Depois de conversar com a categoria, os dirigentes do Sindimoc devem apresentar formalmente a pauta de reivindicações ao Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) no início de janeiro do ano que vem. A negociação é importante porque é um dos fatores de peso na decisão de aumentar ou não o preço da passagem de ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT), que vale para Curitiba e outras 13 cidades metropolitanas.
O último reajuste ocorreu no dia 12 de janeiro de 2009, quando a passagem aumentou 15,7%, passando de R$ 1,90 para R$ 2,20. Na época, a tarifa estava congelada há cinco anos em R$ 1,90. Existe expectativa que haja aumento em janeiro do ano que vem, já que no ano passado não houve nenhum reajuste e o preço da tarifa atual está defasado para equilibrar a arrecadação do sistema em relação as despesas.

O vice-presidente do Sindimoc, Dino César, explicou que a primeira reunião de negociação deve acontecer após o dia 3 de janeiro, quando o sindicato realiza a última assembleia com os trabalhadores. Após isso, será fechada a pauta de reivindicações e apresentada ao sindicato patronal. “Inicialmente, queremos manter a data-base no dia 1.º de fevereiro e conseguir o reajuste referente a inflação mais um aumento real”, adiantou o Dino César, sem precisar o quanto a categoria pretende pedir de valorização do salário, já que isso depende da realização das assembleias.

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Caxias do Sul terá reajuste da tarifa de ônibus

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Visate, empresa concessionária que mantém o serviço de transporte coletivo em Caxias do Sul, protocolou pedido de revisão tarifária ainda na semana passada na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM).
Nesta segunda-feira (13), a equipe técnica da pasta começou a avaliar a solicitação. A ideia é fazer levantamento dos insumos, frota da Visate, quilometragem dos veículos, custos, folha de pagamento e demais parâmetros para a realização dos cálculos.
O secretário de Trânsito, Jorge Dutra, comenta que a expectativa é que esse processo seja concluído em até 15 dias. Ele destaca que, a partir de então, as planilhas vão ser encaminhadas para análise do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes.
Dutra explica que os integrantes do conselho vão se manifestar sobre o percentual sugerido antes do levantamento ser encaminhado para o prefeito.
Para entrar em vigor, o reajuste precisa da sanção do prefeito José Ivo Sartori. O último aumento das passagens ocorreu no fim de 2008, entrando em vigor no ano passado.
Em 2009, devido à solicitação da prorrogação do contrato da Visate pelo período de dez anos, não houve solicitação de revisão tarifária por parte da concessionária.

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Câmara de Rio Preto dá sinal verde para tarifa de ônibus ficar mais barata

A Câmara de Rio Preto aprovou nesta terça-feira o projeto do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) que autoriza a prefeitura a subsidiar a tarifa de transporte coletivo. A proposta foi aprovada pelos dezessete vereadores.

A intenção da prefeitura é bancar parte da passagem de ônibus para conseguir baratear a tarifa, que hoje custa R$ 2,30.  Valdomiro tem afirmado que quer o valor a R$ 2.
A prefeitura não informou quanto seria injetado no transporte coletivo, que atualmente é dominado pela Circular Santa Luzia, que detém 92% das linhas de ônibus.
Procurado pelo BOM DIA, o procurador-geral do município, Luiz Tavolaro,  não retornou os recados deixado em sua secretaria, na pasta de Comunicação, e na caixa postal de seu telefone celular para falar sobre o aporte do governo na tarifa e quando a medida deve entrar em vigor.
O contrato com a Circular termina em fevereiro. A prefeitura afirma que vai abrir licitação neste mês que prevê três empresas no serviço, com lotes iguais de linhas.
Na Câmara, vereadores defendem redução ainda maior no preço do ônibus. Daniel Caldeira (PSL), que teve projeto semelhante rejeitado na Casa, disse que sua proposta baixaria a tarifa pela metade. “Vereadores estão falando em aprovar tarifa a R$ 1,80”, disse.
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Em Pelotas, Rodoviários deflagram greve de ônibus

Após a quinta tentativa de acordo salarial, os trabalhadores rodoviários de Pelotas rejeitaram as propostas da classe patronal e aprovaram por unanimidade a greve da categoria. A partir da meia noite desta terça-feira (14), os ônibus permaneceram nas garagens e mais de mil trabalhadores permanecem na busca de 9% de reajuste no salário, vale refeição também no 13 salário, plano de saúde, dentre outras reivindicações.

O que significa prejuízo para a comunidade pelotense é avaliado como sinônimo de união entre a classe sindical pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, Eder Blank. Segundo ele, a greve reflete-se na demora dos empresários na busca de soluções. “Foi o único caminho que encontramos e continuaremos abertos a negociações”, disse. Após o término da assembleia, os trabalhadores dividiram-se e direcionaram-se às garagens das empresas Turf, Conquistadora e Santa Maria. Foram montados piquetes para impedir o deslocamentos dos veículos.

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SPTrans informa criação de nova linha na Zona Sul

A SPTrans informa que a partir do dia 14.12 (terça-feira), começará a circular a nova linha 7004/31 Jd. Jacira - Estação Santo Amaro/Term. Guido Caloi. Essa linha operará nos dias úteis, entre as 04h30 e as 08h30.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:
7004/31 Jd. Jacira - Estação Santo Amaro / Term. Guido Caloi
Ida:
Terminal Rodoviário do Jacira, Estrada Abias da Silva, Estrada Comodoro, Rua Santos Dumont, Rua Monteiro Lobato, Rodovia José Simões Louro Júnior (SP-214), Estrada de Embu-Guaçú, Estrada do M' Boi Mirim, Av. Guarapiranga, Acesso, Av. Guido Caloi, acesso, Estação Santo Amaro/Av. Guido Caloi.
Volta: Estação Santo Amaro/Av. Guido, acesso, Av. Guido Caloi, retorno, Av. Guido Caloi, Av. Guarapiranga, Estrada do M'Boi Mirim, Estrada do Embu-Guaçu, Rodovia José Simões Louro Júnior (SP-214), Rua Monteiro Lobato, Rua Santos Dumont, Estrada Comodoro, Estrada Abias da Silva, Terminal Rodoviário do Jacira.

Fonte: SPTrans
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Transporte coletivo de Maringá perdeu um milhão de passageiros em cinco anos

O transporte coletivo está perdendo demanda em Maringá. Foi o que revelou estudo apresentado na tarde desta segunda-feira (13) durante audiência pública sobre o serviço. Segundo a empresa de consultoria Logitrans, a projeção é de que sejam atendidos 33 milhões de passageiros até o final deste ano, cerca de um milhão a menos do que em 2005.
Segundo o diretor de operações da Logitrans, Antônio Carlos Marchezetti, o número de passageiros está diminuindo enquanto a quilometragem rodada pelos ônibus aumenta. “Isso quer dizer que a cidade está crescendo e o transporte coletivo perdendo demanda”, afirmou para o site da prefeitura.
Para melhorar o serviço, a prefeitura de Maringá está recolhendo sugestões para um novo modelo a ser adotado no município. Parte das sugestões foi apresentada durante a audiência desta segunda, no Auditório Hélio

Moreira. Outras informações foram obtidas pela pesquisa realizada com 16.922 usuários do transporte coletivo. Vamos avaliar tudo o que foi proposto durante a audiência pública e também pelo site. Tudo o que for viável será incluído na licitação”, explicou o gerente de transporte coletivo do município Mauro Menegazzo.

Entre as reivindicações apresentadas estão as do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Maringá (Sinttromar), que quer participar do processo sobre a licitação do transporte coletivo. Uma dos pedidos é garantir, independente de quem vencerá a licitação, o emprego dos funcionários que atualmente trabalham para a TCCC. “Seja qual forem os vencedores, deverá ser respeitado o acordo coletivo vigente”, afirmou o presidente do sindicato, Ronaldo José da Silva.

Principal reclamação dos passageiros
A maior reclamação dos passageiros é o tempo de espera, que pode ultrapassar 30 minutos. “Percebemos que as viagens são longas e as linhas podem ser melhores distribuídas, inclusive muitos itinerários não precisam passar pelo terminal urbano. Por isso, uma das propostas no estudo básico é buscar alternativas que evitem o transbordo no terminal, redesenhando as linhas já que atualmente algumas estão muito cheias e outras quase desaparecendo”, explicou Marchezetti.

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