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Começa construção de 12 km de ciclofaixas em Jacarepaguá

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Prefeitura do Rio começou na manhã desta quinta-feira, as obras de construção de 12 km de novas ciclofaixas e faixas compartilhadas em Curicica, Praça Seca e Vila Valqueire, na Zona Oeste da cidade. Com a construção desses trechos, a região – que abrange Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e as Vargens – passa a ter uma malha contínua que vai interliga-la às demais ciclovias de Jacarepaguá, com um total de 52 km.

Cerca de R$ 1,5 milhão será investido neste projeto, que prevê também a requalificação urbanística das áreas, além da instalação de vagas de bicicletários.

O subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, explicou o funcionamento do sistema cicloviário e disse que a Transcarioca e a Transolímpica, que serão corredores expressos , vão passar ela região. Ainda segundo Moraes, o usuário da bicicleta poderá deixá-la nas estações ao longo dos corredores e pegar o ônibus para o Centro, Barra ou qualquer outro lugar.

Cerca de 70% da mão-de-obra contratada será formada por moradores da região. O tempo previsto para a conclusão do trabalho é de quatro meses. A malha cicloviária da cidade é de 150 km e a previsão é dobrar sua extensão até 2012.

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Ampliação da linha 5 do Metrô de SP começa em 1 mês

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Com quase um ano de atraso, a ampliação da Linha 5 (Lilás) do Metrô deve começar em 30 dias. Ontem, o Estado assinou a ordem de serviço para o início da construção de mais 11 estações, ligando Santo Amaro à Chácara Klabin, ambas na zona sul. A previsão é de que a linha esteja completa em 2014. Cerca de 60% dos 360 imóveis que terão de ser desapropriados já foram desocupados, diz o Metrô. As desapropriações incluem imóveis de luxo de Moema e Brooklin, além de pontos comerciais valorizados, como o quarteirão da Avenida Ibirapuera entre a Rua Cotovia e a Alameda dos Eucaliptos - na frente do Shopping Ibirapuera.
Denúncias de prejuízos ambientais causados pelas desapropriações motivaram o Ministério Público Estadual a abrir, no ano passado, uma ação civil pública. O foco da investigação recaiu sobre os bairros de Vila Mariana e Chácara Klabin. A Promotoria do Meio Ambiente concluiu a investigação em 22 de julho. Mas ainda deve ser decidido se o caso será realmente arquivado.
A obra será tocada por oito consórcios e terá frentes de trabalho simultâneas. Construtoras como Queiroz Galvão, Camargo Correa, OAS e Odebrecht estão na lista de contratadas para o serviço. O túnel que ligará as estações será construído a partir da Estação Adolfo Pinheiro, que já estava sendo erguida. O governador Alberto Goldman (PSDB) disse que o túnel será feito com uma máquina similar ao megatatuzão, usado na Linha 4 (Amarela).
O custo da ampliação da linha é de R$ 6 bilhões - valor que inclui a compra dos trens e do maquinário, como escadas rolantes, catracas inteligentes e as portas de plataforma. No ano passado, o processo de licitação para contratar as empresas que fariam o serviço chegou a ficar um mês parado, por causa de contestações apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Salvador: Motoristas de ônibus fazem curso de inglês

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 a expectativa toma conta de todos e em todos os setores. Nas áreas de serviço, a perspectiva de aprender um segundo idioma motiva os profissionais mais antenados.
Foi o que motivou 25 motoristas de transporte coletivo a participarem da Oficina de Inglês Técnico, oferecida pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), vinculado à Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). As aulas têm duração de 12 horas, ministradas durante quatro dias (19, 21, 26 e 28 de outubro), na sede do Simm, no Comércio.
“Essa é uma oportunidade importante, pois nos permite ampliar conhecimentos e assim abrir novos horizontes”, afirma Genésio Pereira, 49 anos, motorista há 26. Ele é um dos alunos da oficina, que objetiva ensinar noções práticas de inglês que possam ser utilizadas no dia-a-dia dos trabalhadores. “Rodando pela cidade sempre entram turistas no ônibus pedindo informações, agora vou poder ajudá-los”, ressalta.
A importância de aprender o idioma também é destacada por Heidson Conceição Mourão, de 30 anos, recém-contratado por uma empresa de ônibus. “Sempre quis aprender inglês, mas não tinha tempo nem recursos. Esta chance é imperdível, até porque em um mundo globalizado torna-se quase indispensável dominar mais essa ferramenta”, constata Mourão.
“Esta é a quarta turma de inglês que montamos com foco no turismo, um dos principais vetores econômicos de Salvador, visando preparar os trabalhadores, desde já, para a Copa de 2014.
Iniciamos com o treinamento para garçons, camareiras e recepcionistas e agora implantamos este projeto piloto para motoristas, com o intuito de contribuir para o aprimoramento profissional da categoria e a consequente melhoria na qualidade dos serviços prestados aos visitantes”, explica Hildenízia Chagas, gerente do Simm.

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DF: Movimento nas estações do metrô é menos intenso no segundo dia de greve

O movimento nas estações do metrô neste segundo dia de paralisação foi mais tranquilo. De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), Israel Almeida, seis, dos 19 trens, operam hoje. Ainda segundo o diretor, o sindicato fará uma nova assembleia à noite, com funcionários e empresários, intermediada pelo Ministério Público. "O sindicato está aberto à negociações, mas a empresa precisa entender que há défcit de funcionários, principalmente no setor de segurança das estações", argumenta Israel.

Até dezembro deste ano, está prevista a chegada de 12 novos trens, que passarão por uma fase de testes e devem estar disponíveis para a população até março de 2011. "Com a chegada dos novos veículos, o número de passageiros vai passar de 170 mil para mais de 300 mil. Não dá para atender toda essa demanda sem um aumento significativo de pessoal", diz Israel.

Reivindicações

Os metroviários pedem a redução da jornada de trabalho dos pilotos de 40 para 30 horas semanais. A categoria também exige a convocação dos cerca de 200 aprovados em concurso público cuja validade expira no dia 25 deste mês. Outra questão reivindicada pelos metroviários é um novo concurso para agente de segurança e piloto, para evitar terceirização dos bilheteiros, que está sendo investigado pelo Ministério Público.

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Viação Garcia moderniza frota com 100 novos ônibus

Mais uma vez, a Viação Garcia investe na qualidade e na inovação para atualizar a frota de aproximadamente 500 ônibus e atender com excelência quase 1 milhão de passageiros por mês. Transportar passageiros em ônibus dotados das mais novas tecnologias em segurança e conforto é uma tradição que acompanha a Viação Garcia desde os tempos de sua fundação, há 76 anos em Londrina.

A Viação Garcia adquiriu um lote de 100 ônibus com chassis Volvo dos modelos B9R e B12R e carrocerias Marcopolo da nova Geração G 7, nos modelos Paradiso 1200 e 1050. O negócio, no valor de R$ 55 milhões, é o maior realizado no Brasil pela Volvo Buses em 2010.

Os novos ônibus já estão rodando nas linhas da Viação Garcia pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, oferecendo a possibilidade de internet wireless, pontos para recarregar baterias de notebook e celular, ar condicionado com difusores e controles individuais e com sistema que permite a constante renovação do ar no interior do ônibus, além de sensor de alerta de fumaça que indica se há cigarro aceso dentro do veículo.

Assim como os demais veículos da frota da Garcia, os novos ônibus chegam com todas as adaptações necessárias para o transporte de passageiros portadores de mobilidade reduzida.

A transmissão automática é equipada com a mais moderna caixa eletrônica. O mais avançado sistema de segurança faz uma aplicação individual dos freios em cada roda, controlando a estabilidade do veículo. O sistema de freio conjuga diversas tecnologias e dispositivos, como o controle de frenagem que evita o travamento das rodas, o controle que iguala a força de tração nas rodas e freios a disco.

Fonte: Diário do Noroeste
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Em Campo Grande, Novos ônibus executivos entram em operação

As empresas de transporte coletivo urbano de Campo Grande deram início ao processo de substituição dos ônibus executivo, mais conhecidos como “fresquinhos”. Os micro-ônibus passaram a ser substituídos por carros maiores, que transportam número maior de passageiros.
Segundo informou João Rezende Filho, diretor da Assetur, 25 micro-ônibus com ar-condicionado vinham operando como veículos do tipo executivo. Desse total, 15 já foram substituídos por veículos maiores, com moderno sistema de ar-condicionado e dotados de duas portas.
“Os carros são um pouco maior, mas menores do que os ônibus convencionais. Isso ocorre para que os novos veículos não percam mobilidade no trânsito de Campo Grande”, informou João Rezende. A fim de diferenciá-los dos ônibus convencionais, as empresas adotaram um novo lay-out externo, identificando-os como ônibus executivo.
O diretor da Assetur disse que cada uma das cinco concessionárias opera com cinco veículos do tipo executivo, o que dá um total de 25 ônibus. Desses, 15 já foram substituídos e gradativamente todos os micro-ônibus estarão fora de circulação, substituídos pelos novos carros.

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