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Metrô de Recife realiza neste mês de outubro o projeto “Em outubro o metrô também é criança”

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Metrorec realiza neste mês de outubro o projeto “Em outubro o metrô também é criança”. O projeto tem o objetivo de oferecer às crianças das escolas públicas e privadas, informações de como funciona o metrô e o trem diesel, através de atividades recreativas, culturais e educativas.

Nesta quinta-feira, às 8h, cerca de 500 crianças participarão de um animado passeio de metrô, que contará com a participação de alguns personagens como Zacarias cover e a dupla Patatí Patatá. O passeio acontecerá na Linha Sul, partindo da estação Recife e segue até a estação Cajueiro Seco, levando na bagagem muita alegria e descontração

Ao longo de todo o mês, os alunos terão a oportunidade de visitar a sede da empresa, conhecer de perto o sistema metroferroviário, transformando o passeio num momento de aprendizado divertido e diferente. As visitas são acompanhadas por empregados da CBTU-Metrorec e acontecem até o dia 29.

Fonte: Diário de Pernambuco

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Metrô do Rio terá mudanças para passageiros no fim de semana

Passageiros do metrô devem ficar atentos para mudanças nos dias 9 e 10. A concessionária Metrô Rio vai realizar uma obra em uma das vias entre as estações de Colégio e Coelho Neto, no subúrbio, para a construção de um estacionamento para trens.
Para isso, os trens da Linha 2 vão operar normalmente de Estácio até Colégio e, a partir desta estação, os passageiros embarcarão em outro trem para seguir viagem até Pavuna. O mesmo esquema será adotado no sentido contrário.
A concessionária afirma que informará os passageiros sobre a operação especial por meio de cavaletes nas estações, avisos sonoros nas plataformas e dentro das composições.
Como já acontece nos finais de semana, a Linha 2 opera até Estácio, onde os passageiros fazem a transferência para a Linha 1. Os ônibus Metrô Na Superfície, que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão seguindo o horário das Linhas 1 e 2. As linhas de integração expressas também adotam o mesmo esquema de horário do metrô, com exceção das linhas 634 A e 696 A (Nova América/Del Castilho para o Fundão) que não circulam nos feriados e finais de semana.
Na segunda-feira (11), o funcionamento do metrô será o mesmo dos dias úteis normais, das 5h à meia-noite. A Linha 2 terá circulação direta de Pavuna a Botafogo. Já no feriado do dia 12, o metrô funciona das 7h às 23h e a linha 2 opera até Estácio.

Fonte: G1.com
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São Paulo: Novo circular da USP ligará campus a metrô

A USP (Universidade de São Paulo) vai reformar seu sistema de transporte para integrá-lo à futura Estação Butantã da Linha 4 - Amarela do metrô, prevista para o próximo mês. A principal mudança será a criação de uma linha de ônibus especial da instituição, que, pela primeira vez, vai rodar fora do câmpus. A previsão é que o serviço seja gratuito para a comunidade universitária e comece a funcionar com o Metrô Butantã.
O projeto da USP prevê que a nova linha circule pela região do Largo da Batata, em Pinheiros, passe pela futura Estação Butantã e faça na Cidade Universitária o trajeto feito hoje pelo "Circular 2". Será uma espécie de terceira linha circular - as duas existentes são internas e gratuitas. A Estação Hebraica/Rebouças da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também está no trajeto da linha.
Na época do planejamento da Linha Amarela, chegou a ser cogitada hipótese de uma estação na USP, mas a universidade recusou a ideia. Já a proposta de passar pelo Largo da Batata, segundo a USP, surgiu pelo local ser de confluência de ônibus. "É uma mudança muito radical. Imagine vir da zona leste até aqui em meia hora?", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo o reitor João Grandino Rodas. "Pegar outro ônibus para percorrer esses dois quilômetros até a USP não tinha sentido. Criar essa linha é uma necessidade."
Os ônibus da nova linha devem circular em intervalos de dez minutos e fazer um trajeto de 20 quilômetros. Nos dias úteis, funcionarão nos mesmos horários dos circulares, que, a princípio, não seriam cortados: das 6h10 às 23h55. Aos sábados e domingos, das 7h às 16h. A ideia também é dar segurança aos alunos de cursos noturnos e aliviar estacionamentos. "Queremos estimular o não uso do automóvel. Quanto melhor e mais confortável for essa linha, atrairemos mais e mais usuários", disse José Sidnei Martini, prefeito da Cidade Universitária.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Serra pretende levar metrô a cidades com mais de 500 mil habitantes

Bandeira defendida durante o primeiro turno da campanha eleitoral, o transporte público entrará nos trilhos com a vitória do candidato à Presidência, José Serra (SP), no próximo dia 31 de outubro. Eleito presidente, o tucano pretende aumentar os investimentos em infraestrutura e expandir o metrô em vários centros urbanos.
O plano do candidato é construir 400 quilômetros de linhas em capitais como Salvador, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba etc. “Eu vou organizar processos de investimentos com os Estados, os municípios, as instituições internacionais para termos 400 quilômetros de metrô a mais no Brasil”, anunciou na semana passada o tucano.
Ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, Serra já conhece a receita para tirar obras do papel e levá-las à realidade da população. O plano de expansão do metrô estadual é considerado o maior da história dos transportes metropolitanos no Brasil. Nos últimos três anos, o governo de São Paulo já entregou 31 novos trens, e serão entregues 107 até o início do próximo ano.
Na verdade, o metrô de São Paulo é considerado um dos melhores do País e tem como pontos fortes a manutenção, segurança e pontualidade. Numa simples comparação, durante trinta anos, o metrô do Rio de Janeiro construiu somente duas linhas. No estado paulista, nove linhas já foram terminadas nas últimas três décadas.
Serra tem certeza de que o transporte público pode muito mais. Nesse sentido, ele anunciou ainda a implantação do bilhete único, em parceria com as prefeituras, pois ele acredita que o governo federal atual “tirou o time de campo” em matéria de transporte sobre trilhos.

Fonte: Folhape

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Dilma promete instalação de um sistema eficaz de transporte público no Grande ABC

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, visitou o Grande ABC nesta segunda-feira (5) e falou sobre os investimentos que pretende fazer para a região se for eleita no pleito de outubro. Entre as principais propostas, a ex-ministra da Casa Civil destacou a ampliação da cobertura de atendimento do programa Bolsa Família e a instalação de um sistema eficaz de transporte público.
Sobre um transporte coletivo de qualidade, Dilma sublinhou que o governo federal e as prefeituras do Grande ABC precisam investir em projetos que desafoguem o trânsito intenso da região. “Não precisa ser necessariamente o Metrô, mas podemos pensar em variantes velozes que aliviem o trânsito com urgência”, pontuou.
Outro ponto comentado pela presidenciável foi a criação de mais escolas técnicas na região, como suporte para o crescimento do ensino profissionalizante e como base para a chegada de mais unidades da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC).
Fonte: Estação Notícia

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Guarulhos: Prefeitura apresenta Plano de Investimentos para Mobilidade Urbana

Em audiência pública realizada nesta semana, o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, apresentou o Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade Urbana. “Este é um dos pontos que compõem o Plano de Mobilidade Urbana e todo trabalho será feito em conjunto com a Secretaria de Obras”, disse.

O plano tem como um dos principais eixos de intervenção a reestruturação do sistema de transporte, que prevê, entre outros itens, a implantação do Bilhete Único e a criação de corredores e terminais urbanos. Evaldo Gonçalo aproveitou para destacar a Lei 6.488/2009 e o Decreto 26.966/2009 que têm assegurado o aperfeiçoamento do modelo de transporte coletivo da cidade.

“Todas as ações previstas contam com suporte da Lei Orgânica do Município, da Constituição, de decretos e leis municipais. Além disso, as intervenções que faremos vêm para dar sequência ao Plano Diretor da cidade que, aliás, foi feito a partir do Plano Diretor de Curitiba”, contou.

O secretário destacou também as obras estaduais e federais que terão influência no sistema viário, como o Rodoanel, o Expresso Aeroporto, o Trem de Guarulhos, o corredor metropolitano e o Trem de Alta Velocidade (TAV).

De acordo com Evaldo Gonçalo, todas as ações previstas pelo plano estão estruturadas em análises próprias e em estudos como a Pesquisa Origem Destino 2007, organizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

Investimentos
Outro ponto que consta no Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade Urbana é a consolidação da malha viária, por meio da estruturação de importantes vias públicas para o transporte coletivo e o tráfego dos demais veículos. Essa ação tem como referência as ligações viárias necessárias para atender a demanda do sistema de transporte, além de contemplar o crescimento demográfico da cidade.

Evaldo Gonçalo comentou ainda sobre a realização de seis intervenções de grande porte que constam no programa: criação de túnel na Praça Getúlio Vargas, transposição entre as avenidas Tiradentes e Paulo Faccini e outra entre as avenidas Paulo Faccini e Monteiro Lobato, duplicação de viaduto sobre a rodovia Hélio Schmidt, execução de alças de acesso do viaduto Santos Dumont e readequação do trevo de Bonsucesso. Essas obras estão orçadas no valor de R$ 445 mil.

“Todas as ações que constam no plano estão com projetos em desenvolvimento, alguns na fase básica e outros no processo executivo. Por isso, lançaremos o edital de licitação em breve”, completou o secretário.

Segundo o secretário de Obras, João Marques Luiz Neto, o processo licitatório do Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade Urbana ocorrerá por meio de sua pasta. “Podemos comparar as ações listadas como uma intervenção cirúrgica. Trata-se de um plano ousado, desafiador que irá causar uma grande transformação na cidade”, disse.


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