Trolebus em SP
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Obras interditam faixa de corredor de ônibus na Zona Oeste de SP
sexta-feira, 17 de setembro de 2010As obras de ampliação da parada de ônibus Vital Brasil, no corredor da Avenida Professor Francisco Morato, Zona Oeste de São Paulo, causam a interdição de uma das duas faixas exclusivas para a passagem de ônibus.
A ampliação é feita para tentar diminuir as filas de ônibus nos horários de pico. A parada fica próxima à Avenida Vital Brasil. Com a interdição de uma das faixas, os coletivos devem seguir apenas pela outra.
Fonte: G1.com
Postado por Meu Transporte às 10:08 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Etufor altera itinerários de duas linhas de ônibus no próximo sábado
A partir deste sábado (18) a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) fará alteração nos itinerários de duas linhas de ônibus. As linhas 375 – Aracapé/Parangaba e 379 – Conjunto Esperança/Parangaba devem seguir direto na avenida Godofredo Maciel até o Terminal da Parangaba, sem dobrar na Rua Júlio Gaspar.
A alteração tem como finalidade possibilitar maior fluidez em determinados trechos da avenida Dedé Brasil. A Divisão de Planejamento e Operações da Etufor distribuiu informativos para divulgar as mudanças nos itinerários.
Em caso de dúvidas, os agentes do órgão estão nos terminais para prestar os esclarecimentos necessários.
Fonte: Etufor
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Postado por Meu Transporte às 10:02 0 comentários
Marcadores: Ceára
Piracicaba ganha primeira biblioteca em terminal de ônibus
A Prefeitura de Piracicaba, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), o Instituto Brasil Leitor (IBL) e a Caterpillar Brasil inauguram a primeira biblioteca em terminal de ônibus da cidade. Com o apoio do Ministério da Cultura (Minc), a biblioteca “Máquina do Saber” será implantada no Terminal Central de Integração.
“Esta unidade é muito importante porque agora conseguimos, graças à parceria coma Prefeitura de Piracicaba, atender também os usuários de ônibus no interior paulista”, diz William Nacked, diretor-geral do IBL – que também é responsável por bibliotecas em sistemas de metrô e trem de todo o Brasil. “O terminal recebe mensalmente cerca de 538 mil pessoas de toda a cidade. São estudantes, trabalhadores, donas-de-casa, enfim, todo tipo de usuário que terá acesso, logo no primeiro momento, a mais de dois mil livros gratuitamente”.
“Há cinco anos, temos em nossa fábrica o projeto “Ler é Saber” e nosso objetivo sempre foi levar para a comunidade nossa biblioteca Máquina do Saber, pois acreditamos que nos livros podemos encontrar o maior tesouro da humanidade, que é o conhecimento. Por essa razão, consideramos fundamental estimular nossos jovens ao hábito da leitura por meio de uma biblioteca de fácil acesso, como é a que estamos inaugurando no Terminal de Integração. Afinal, quem lê bons livros está capacitado para a vida”, declara Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil.
O acervo inicial da biblioteca Máquina do Saber conterá 2.125 títulos dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. A expectativa é chegar a mais de três mil associados nos primeiros dois anos de funcionamento.
A Máquina do Saber funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, os passageiros precisarão apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados deverão apresentar documento de identidade e CPF (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Também será necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, poderão retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.
Fonte: Rede Noticia
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Postado por Meu Transporte às 09:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: Três linhas de ônibus ligarão região ao Metrô
O Grande ABC terá três linhas de ônibus exclusivas para ligar a região com a futura Estação Tamanduateí do Metrô.
Sem especificar data, o governo do Estado promete que a inauguração da estação será realizada nas próximas semanas.
Ao Diário, funcionários da obra, que está em ritmo de finalização, disseram ontem que a abertura poderá ser realizada neste sábado.
A Estação Tamanduateí, que integra a Linha 2-Verde, a mesma que atravessa a Avenida Paulista, é a parada de Metrô mais próxima da região.
Na divisa com a Capital, a Avenida Guido Aliberti, em São Caetano, está longe apenas 1,9 quilômetro da nova estação.
O corredor permitirá também integração com a Linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que serve o Grande ABC.
As três linhas intermunicipais que transportarão os passageiros do Grande ABC até o Metrô partirão de Santo André (Príncipe de Gales e Vila Palmares) e São Caetano (Jardim São Caetano).
A resolução que estabelece as linhas foi publicada no último dia 10. A administração é da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
As linhas serão operadas pelas viações Padre Eustáquio, Santa Paula e Tucuruvi Transportes e Turismo.
O bilhete de integração entre os ônibus e as estações Tamanduateí do Metrô e da CPTM custará R$ 4,60.
A expectativa é de que coletivos comecem funcionar ao mesmo tempo em que forem iniciadas as operações da estação.
Também na Linha Verde, outras duas paradas foram inauguradas neste ano - Vila Prudente e Sacomã.
A primeira foi aberta no mês passado e está em fase de testes. A segunda funciona desde janeiro. A Estação Tamanduateí está localizada entre esses duas estações.
VLT
Sem data para entrar em funcionamento, outro modal de transporte público também promete ligar o Grande ABC com a estação Tamanduateí.
VLT
Sem data para entrar em funcionamento, outro modal de transporte público também promete ligar o Grande ABC com a estação Tamanduateí.
A ideia é construir um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que partirá de São Bernardo com destino ao Metrô.
O projeto ainda está em fase de estudos - em parte financiada pela União -, mas o objetivo é construir uma pista elevada, por onde irão transitar as composições.
Fonte: Diário do Grande ABC
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Postado por Meu Transporte às 09:54 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
CET estuda implantar faixa de ônibus em mais três vias santistas
A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de Santos pretende implantar o sistema de faixa exclusiva para ônibus na Rua João Pessoa, na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) e na Avenida Conselheiro Nébias. Atualmente, a única avenida que conta com esse sistema é a Avenida Ana Costa.
Apesar da largura da Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos ser mais estreita do que a Avenida Ana Costa, o presidente da CET Rogério Crantschaninov diz que serão feitas algumas adaptações, para que os coletivos trafeguem pela direita.
"Nós temos que fazer uma variação em cima da experiência que tivemos em cima da Avenida Ana Costa por conta da largura que é insuficiente. Mas, pelo menos um corredor compartilhado, será possível implantar".
O objetivo da faixa exclusiva é incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar a fluidez do trânsito nos horários de pico.
Nos corredores de ônibus é permitido parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros; acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos; e convergir à direita ou sair de vias transversais. Tudo sempre com a sinalização da luz de seta.
Além do transporte coletivo, táxis com passageiros e veículos escolares também podem utilizar a faixa.
Apesar da largura da Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos ser mais estreita do que a Avenida Ana Costa, o presidente da CET Rogério Crantschaninov diz que serão feitas algumas adaptações, para que os coletivos trafeguem pela direita.
"Nós temos que fazer uma variação em cima da experiência que tivemos em cima da Avenida Ana Costa por conta da largura que é insuficiente. Mas, pelo menos um corredor compartilhado, será possível implantar".
O objetivo da faixa exclusiva é incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar a fluidez do trânsito nos horários de pico.
Nos corredores de ônibus é permitido parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros; acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos; e convergir à direita ou sair de vias transversais. Tudo sempre com a sinalização da luz de seta.
Além do transporte coletivo, táxis com passageiros e veículos escolares também podem utilizar a faixa.
Fonte: A Tribuna
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Postado por Meu Transporte às 09:48 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Guarulhos: Novo sistema de transporte público entra em vigor com mudança de 10 linhas
Neste sábado entra em vigor o novo sistema de transporte coletivo, com a mudança de dez linhas de ônibus da cidade (relação no quadro abaixo). A ação faz parte da primeira fase do processo de implementação do modelo no município.
O diretor da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Arnaldo Caputo, disse que inicialmente haverá a troca de algumas linhas de ônibus entre as empresas, devido a uma estratégia de remanejamento para readequar as áreas de atendimento para cada uma das empresas.
Ele explicou que no modelo anterior, uma mesma empresa dispunha de linhas em diversas regiões, por exemplo, São João, Bonsucesso e Centro e que, a partir de agora, cada empresa atenderá apenas uma determinada área integrada do município.
Ele afirmou que não haverá mudança no trajeto dos ônibus, apenas a alteração das empresas que operam as linhas.
Como exemplo, Caputo citou a Empresa de Ônibus Guarulhos, que atenderá uma área compreendida desde o Cabuçu, Parque Continental, Vila Galvão até a Vila Augusta. Já a Empresa de Ônibus Vila Galvão, atenderá o Jardim Fortaleza, São João e Cecap. Para a Viação Campo dos Ouros, caberá a região de Bonsucesso, Pimentas, Vila Any até a Cidade Satélite de Cumbica.
Segundo ele, a mudança está prevista para ser concluída em dezembro deste ano, data provável para implementação do Bilhete Único no munícipio. A operação será dividida em cinco fases, obedecendo um intervalo de 15 dias entre cada uma das regiões (Norte, Sul. Leste, Oeste e Centro).
As mudanças incluem ainda a divisão dessas áreas entre as cooperativas de lotação – Cooper Transguaru, Cooper Brasil e Cooper Latina – que atenderão por meio do sistema alimentador, com microônibus que circularão apenas nos bairros. O novo sistema deixará de operar com 516 lotações para ter 301 microônibus, adaptados para pessoas com deficiência, circulando durante o dia todo.
O diretor afirma que as mudanças não vão prejudicar os passageiros e que a ação foi planejada priorizando a qualidade na prestação de serviços à população.
Para assegurar o sucesso do processo, a STT tem acompanhado o treinamento fornecido pelas empresas de ônibus para garantir que nos primeiros dias os trajetos sejam realizados normalmente. Já as cooperativas, também foram acompanhadas pela secretaria no trabalho de capacitação de seus colaboradores para atender a demanda de portadores de deficiências, cadeirantes e idosos.
A secretaria disse que foram fixados avisos nos ônibus há uma semana para orientar a população e minimizar o impacto das mudanças que iniciarão neste sábado.
Fonte: olhão.com
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Postado por Meu Transporte às 09:44 1 comentários
Marcadores: São Paulo
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