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EMTU se reúne com Prefeitura para avaliar operação do Corredor Diadema-São Paulo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Na ultima quarta-feira, dia 11 a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) se reuniu mais uma vez com representantes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SPTrans para vistoriar e avaliar a operação no Corredor Diadema-São Paulo, inaugurado em 31 de julho.
Estiveram presentes o diretor-presidente da EMTU/SP e secretário adjunto da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, o diretor de gestão operacional, Eraldo Rett, o superintendente de Especificações de Serviços da SPTrans, Celso Alexandre de Souza Lopes, o gerente de Engenharia de Tráfego da CET, Valtair Ferreira Valadão e, também pela CET, o gerente de Projetos, Carlos Alberto Saraiva Codesseira.Os principais pontos definidos, durante o encontro, foram:
1. A EMTU/SP e a CET reafirmam que a sinalização vertical e horizontal da faixa exclusiva de ônibus está completa.
2. Visando reforçar a segurança dos pedestres, a EMTU já está substituindo os alambrados por gradis reforçados.
3. A CET irá alocar agentes orientadores de travessia nos principais pontos do Corredor.
4. A SPTrans garante que só circulam no Corredor ônibus com porta à esquerda e que nenhum ônibus que utiliza a via exclusiva transpõem as faixas das avenidas para realizar embarque e desembarque de passageiros à direita.
5. Os microônibus de responsabilidade SPTrans não estão autorizados a circular pelo Corredor, pois possuem porta à direita e fazem atendimento local, percorrendo os bairros.
6. A frota das linhas intermunicipais, gerenciadas pela EMTU, que percorrem o Corredor Diadema-São Paulo está totalmente adaptada com porta à esquerda. Somente os ônibus que fazem o atendimento do serviço semi-expresso, de Diadema a Berrini, não possuem porta à esquerda e percorrem o Corredor, mas não realizam paradas durante o trajeto.
7. A EMTU e a SPTrans irão reforçar a fiscalização dos ônibus que circulam pelo Corredor para garantir a correta utilização da via exclusiva.
8. Todas as infrações de invasão de faixa exclusiva, quando constatadas, são autuadas pela CET. A CET reitera que desde o início da operação do Corredor, fiscaliza a via com equipe de 25 agentes por turno.
Quanto ao trânsito nas demais faixas das avenidas do corredor, esclarecemos que a implantação de corredores exclusivos de ônibus, tanto municipais quanto metropolitanos, atende às necessidades de melhorias no fluxo do transporte coletivo, em benefício de milhares de passageiros, e organização do trânsito, além de colaborar para a redução de emissão de poluentes, já que os ônibus andam com maior velocidade.

Fonte: EMTU-SP


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Candidato Geraldo Alckmim quer reforçar ampliação do metrô e ainda mais qualidade ao transporte público

Com verba exclusivamente do governo do Estado e da Prefeitura, São Paulo vem ganhando cada vez mais linhas de Metrô e a garantia de um transporte público ágil e de qualidade. "O governo federal arrecada do povo de São Paulo, do trabalhador, 41% dos seus recursos e devolve 12%. Nenhum centavo para o Metrô", destacou. "Nós vamos priorizar o Metrô, priorizar o trem, entregando as novas linhas"
"O governo federal coloca dinheiro em Recife e Salvador. E na quarta maior cidade do mundo, São Paulo, nenhum centavo. Nenhum centavo para o metrô", afirmou Geraldo, lembrando que todo o investimento nesta importante meio de transporte é estadual.
Geraldo fez questão de ressaltar o apoio que o poder municipal vem dando para a ampliação do transporte. "Aliás quem está ajudando o Metrô aqui é o prefeito (Gilberto) Kassab, que está colocando R$ 800 milhões, e o governo do Estado de São Paulo", disse.
Interior e Baixada
O candidato deu destaque também para investimentos que estão sendo feitos no interior e no litoral paulista. "Priorizando o corredor Noroeste que já fiz de Campinas até Hortolândia e que vai chegar até Americana, até Santa Bárbara D'Oeste", afirmou.
Já no litoral Sul, na Baixada Santista, Geraldo vai levar o VLT (Veículo Leves sobre Trilhos). "Já está em processo de licitação, ligando Santos até São Vicente. Nós vamos apoiar o transporte coletivo de alta capacidade", concluiu.

Fonte: JusBrasil

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Em São Luís, empresas de transporte têm 180 dias para adaptar ônibus


As empresas de transporte coletivo Taguatur, Nobre, Expresso Planalto e TCM têm o prazo de 180 dias para adaptar 20% das suas frotas de ônibus ao acesso de pessoas com deficiência física. O Estado do Maranhão é o responsável por fiscalizar o cumprimento das adaptações, que deve ser de 3,33 % da frota, por mês.
A decisão, por unanimidade, foi da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, durante sessão realizada nesta quinta-feira, 12, que confirmou sentença do juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís. Caso o Estado e as firmas não cumpram a determinação judicial, pagarão multa diária de R$ 1.000,00.
As adequações deverão estar de acordo com o Decreto nº 5.296/2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
O relator do processo, desembargador Cleones Cunha, observou a fundamentação legal do juiz de 1º Grau, para que seja exigida das empresas de transporte coletivo urbano e rodoviário a garantia da acessibilidade à pessoa com deficiência física.
A legislação concretiza direitos garantidos pela Constituição Federal, a qual também prevê a efetividade de direitos fundamentais, como a utilização de transporte coletivo, um serviço essencial.
Os desembargadores Stélio Muniz e Anildes Cruz acompanharam o voto. A Ação Civil Pública foi promovida pelo Ministério Público Estadual, que manteve o parecer pela condenação.

Fonte: Jornal Pequeno

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Palmas: ATTM cria linha para atender shopping e muda horários do transporte coletivo


A partir do dia 17, mais duas regiões na Capital passam a ser integradas ao Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Palmas. A medida da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), visa suprir as necessidades da população, devido ao crescimento da cidade. Com as novas linhas os horários dos ônibus do Plano Diretor também serão reajustados.

A linha 12 passa a ser um dos novos roteiros dos ônibus. Eles sairão da Estação Apinajé, nas proximidades do Palácio Araguaia, com destino ao Shopping Capim Dourado. Serão 99 horários por dia deixando a Estação a cada 10 minutos.

Segundo Edenair Alves, diretor de Transportes da ATTM, “houve também a necessidade de promover reajuste nos horários de saída de todas as linhas do Plano Diretor, que rodavam entre 22 horas e 22h30. Agora o tráfego será até à meia noite, a partir do dia 17”. As mudanças são as mesmas para região sul de Palmas, onde há Estações beneficiadas pelas linhas alimentadoras.

Alternativos

A ATTM, tendo em vista o fluxo de usuários esperado para a linha 12, está criando ainda um ponto com capacidade para 12 mototaxistas e um ponto para até seis taxis. “A medida é para ajudar na demanda de passageiros que utilizam o sistema alternativo de transporte”, explicou Edenair Alves.

Corujão

O horário do Corujão também passou por mudanças. Dois ônibus farão as linhas a cada 30 minutos, mas apenas entre meia noite e 01h da madrugada. A partir da 1 hora, eles voltam a circular a cada uma hora.

Nova rota

O Setor Sônia Regina, nas proximidades do Ceasa/Setor Industrial, também foi beneficiado com as mudanças solicitadas pelo prefeito Raul Filho, e a partir do dia 17 terá uma linha exclusiva no sistema de transporte de passageiros. A interligação por meio dos ônibus será feita com a Estação Javaé, em Taquaralto.

Conforme Edenair Alves, as mudanças de horários do transporte coletivo não valem para os ônibus que fazem o itinerários Sul/Norte, tanto pela Avenida Theotônio Segurado, quanto pela TO - 050, ou seja, permanecerão em circulação até às 23 horas.

Fonte: Portal Stylo


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BH: Greve de ônibus / Sindicalistas não deixam ônibus sairem das garagens


A madrugada desta sexta-feira (13) foi de tumulto na porta de algumas garagens de empresas de transportes coletivos na região metropolitana de Belo Horizonte. Com a decisão da paralisação das atividades durante o dia, manifestantes e representantes de sindicatos foram às portas de garagens para impedir que os ônibus deixassem os locais.
De acordo com a Polícia Militar, uma das ocorrências foi registrada na Viação Paraense, na região do Barreiro. Lá, sindicalistas impediram que os motoristas saíssem e cumprissem os horários da madrugada. Viaturas policiais estiveram no local e liberaram a saída dos ônibus. Ninguém foi preso ou ficou ferido.
Na região Oeste da capital, diversas ameaças de manifestação movimentaram a polícia, que fez ronda durante toda a madrugada na frente das empresas de ônibus. Às 5h, quando os motoristas da manhã chegaram para trabalhar, manifestantes também tentaram evitar a saída dos ônibus, mas foram impedidos por militares que já estavam em patrulhamento na região.
Em Nova Lima, na Grande BH, várias denúncias à polícia anunciavam possíveis confusões em frente a garagens, mas nada foi constatado.A paralisaçãoO Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) decidiu paralisar as atividades a partir da meia-noite desta sexta-feira (13). A decisão foi tomada nessa quinta-feira (12) em reunião entre representantes do sindicato e empresários do ramo de transporte coletivo no Ministério Público do Trabalho.
Os sindicalistas alegam que houve descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por parte dos empresários, que teriam cortado o plano de saúde dos rodoviários ao invés de apresentarem opções para que eles escolhessem a melhor empresa para prestar o serviço.

Fonte: O Tempo


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Fortaleza: Greve de motoristas de ônibus para avenidas de grande fluxo


O Centro de Fortaleza, as ruas e as avenidas que dão acesso aquela área pararam totalmente ontem à tarde. O caos foi resultado da estratégia utilizada por motoristas, cobradores e fiscais do transporte público que entraram em greve por tempo indeterminado. Desta vez a ação adotada pelo movimento foi diferente da greve anterior em que paravam os terminais. Antes, o que estava concentrado em locais estratégicos como garagens, chegou até mesmo às ruas e calçadas das residências.

Aguanambi, Domingos Olímpio, Tristão Gonçalves, General Sampaio, Carapinima, 13 de Maio, da Universidade e João Pessoa foram as principais avenidas que tiveram fluxos de veículos interrompidos.

Até quem não utiliza o transporte público acompanhou o desespero de milhares de pessoas que tentavam chegar aos seus destinos. Elas eram obrigadas a descer dos ônibus por orientação dos fiscais do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que temiam a violência provocada pelos manifestantes. O problema é que os grevistas abordavam os ônibus, secavam os pneus e, aos poucos, as ruas estavam bloqueadas.

O trânsito virou um caos. Ao tentar furar o congestionamento instalado, motoristas de carros particulares e motociclistas invadiam as calçadas e assustavam os milhares de pedestres que transitavam, em sentido duplo, as avenidas e ruas. Idosos e até crianças tiveram que caminhar longas distâncias. Das 16 até as 20horas, um congestionamento de aproximadamente seis quilômetros se formou entre os bairros Porangabussu e Centro.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) tentavam controlar alguns trechos caóticos, como a Avenida Domingos Olímpio, onde um ônibus ficou atravessado no cruzamento com a Tristão Gonçalves. No entanto, o esforço não foi suficiente para conter o movimento. Tanto que, o Batalhão de Choque foi acionado para dar reforço. Helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) sobrevoaram a área central no horário de pico.

Nos locais em que a AMC não conseguiu chegar, motoristas de ônibus que não aderiram à greve foram obrigados a abandonar seus carros por conta dos bloqueios provocados.Iniciada ao meio-dia em avenidas de grande fluxo como José Bastos, Leste-Oeste, Bezerra de Menezes, Dedé Brasil, Santos Dumont e com reflexos nos terminais, a segunda greve instaurada em 50 dias, chegou ao seu ápice.

A segurança foi reforçada em cada terminal. Na Parangaba, por exemplo, 40 agentes do pelotão especial da Guarda Municipal montaram vigilância desde as primeiras horas da manhã. Uma viatura da PM circulava de meia em meia hora com a ajuda de motopatrulheiros. O Sindiônibus também disponibilizou um carro-socorro para a reposição de pneus e uma equipe de mecânicos.

As empresas fizeram o mesmo, no entanto, os mecânicos não conseguiram suprir a demanda. Para se ter uma ideia, somente na Domingos Olímpio, entre a Avenida de Universidade e a Imperador, 50 ônibus tiveram os pneus esvaziados.



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