Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Saiba mais sobre o VTE - Fortaleza

segunda-feira, 19 de julho de 2010


Quais e quantos são os tipos de VT Eletrônico?

São 3 tipos: VT Eletrônico Operacional, fornecido aos funcionários e operadores das empresas de ônibus; VT Eletrônico Gratuidade, fornecido aos cidadãos maiores de 65 anos; e VT Eletrônico, fornecido às empresas que o entregará ao seu empregado.

Como se faz para obter o VT Eletrônico?

O VT Eletrônico Operacional é disponibilizado pelas empresas operadoras de ônibus a seus empregados e operadores. O VT Eletrônico Gratuidade é disponibilizado aos maiores de 65 anos que deverão comparecer à sede do Sindiônibus, apresentar sua identidade e comprovante de endereço e receber na hora o seu cartão gratuitamente. O VT Eletrônico vermelho será fornecido pela empresa aos funcionários. A empresa deverá entrar em contato com a Central de Atendimento através do telefone (85) 4005.0956 e obter informações sobre o cadastramento e aquisição dos cartões.

O que muda para os idosos e outros beneficiários do transporte gratuito?

Não haverá restrição ao transporte do idoso ou de outros beneficiários de transporte gratuito. Quem já tem sua carteirinha deverá continuar utilizando-a até o momento de sua substituição.

A meia passagem e o pagamento em dinheiro continuam existindo?

A meia passagem é um direito do estudante, não muda em nada. A emissão da Carteira Estudantil continua sendo feita pelas entidades estudantis. Não haverá restrição à utilização da meia passagem pelo estudante. A opção de pagar a passagem em dinheiro continua.

E o que muda para os usuários do vale-transporte?

O vale-transporte continua existindo, ele é um direito do trabalhador, o que aconteceu é que o vale papel foi substituído pelo vale eletrônico, através do cartão VT Eletrônico.

Como usar o VT Eletrônico Gratuidade?

• Nos ônibus Como já era usado o antigo cartão gratuidade, o portador deve apresentar o VT Eletrônico ao motorista para que esse possa conferir a fotografia e autorizar a passagem.

• Nas bilheterias dos terminais O VT Eletrônico Gratuidade deve ser apresentado ao funcionário para que esse possa conferir a fotografia e, em seguida, basta aproximar o VT Eletrônico Gratuidade do validador para que a catraca seja liberada.

Como usar o VT Eletrônico?

O VT Eletrônico já vem carregado com o valor, em reais, correspondente ao total das passagens que você vai precisar. Ao entrar no ônibus, basta aproximar o VT Eletrônico do validador, assim a catraca será liberada. A medida que vai sendo usado, o valor de cada passagem é descontado dos créditos do cartão. O VT Eletrônico será recarregado mensalmente com os créditos correspondentes às passagens do mês.

Como se dá a recarga de créditos dos cartões?

A empresa compradora poderá optar entre duas maneiras de efetuar a recarga dos cartões: • Recarga nos ônibus Neste caso, a recarga do cartão se dará automaticamente quando o VT Eletrônico for passado pelos validadores dos ônibus e terminais. O validador reconhece o cartão e transfere os novos créditos que ficarão armazenados no chip.

• Recarga nos pontos de venda autorizados do Sindionibus Neste caso, a empresa compradora recolhe o VT Eletrônico, leva-o a um dos pontos autorizados (nos terminais de integração, por exemplo) e providencia a recarga, devolvendo ao empregado o cartão já carregado e pronto para utilização. Atenção Se no momento da recarga ainda restarem créditos da recarga anterior estes serão somados aos novos.

Sou empregado doméstico. Como faço para ter o VT Eletrônico?

Já encontra-se à venda na sede do Sindionibus, nos principais terminais de integração , os cartões VT Eletrônico Cinza.

O que é o VT Eletrônico Cinza?

Para o usuário que pretende adquirir passagens avulsas, estão sendo comercializadas unidades do chamado Cartão Vale-Transporte Avulso. Estes cartões podem ser adquiridos na sede do Sindionibus, na Av. Borges de Melo, 60 - Fortaleza/CE, nos principais terminais de integração. Diferentemente dos cartões utilizados por funcionários de empresas, que tem cor vermelha e correspondem ao benefício do vale-transporte, os cartões Avulsos - confeccionados na cor cinza - podem ser adquiridos por qualquer usuário do sistema, sendo inteiramente aplicados a usuários que pagam inteira, profissionais liberais, turistas e trabalhadores domésticos. Em sua aquisição, o cartão custa R$ 2,00. Depois disso, as recargas podem ser feitas em qualquer valor.

E quem não recebe o vale-transporte pode utilizar o VT Eletrônico?

Quem não recebe o vale-transporte mas deseja usar o sistema de transporte com comodidade e segurança próprias de quem usa os cartões eletrônicos, pode adquirir o seu cartão Eletrônico Cinza.

E se eu perder, for roubado ou extraviar meu VT Eletrônico?

O VT Eletrônico possui um chip onde são armazenadas informações como identificação do usuário, número do cartão e saldo dos créditos (no caso do vale-transporte). Em caso de perda, roubo ou extravio, basta o usuário ou empresa solicitar o bloqueio junto a Central de Atendimento ao Usuário: (85) 4005.0956. Para recuperar seus créditos não utilizados no cartão antigo, basta adquirir um novo cartão.

Que mais o VT Eletrônico poderá me oferecer?

Futuramente, outros serviços serão disponibilizados no VT Eletrônico, tais como: integração temporal (que permite a mudança de ônibus durante o percurso sem ter que pagar outra passagem) e a agregação de outros serviços e convênios no mesmo cartão.

READ MORE - Saiba mais sobre o VTE - Fortaleza

Curitiba: Ônibus terão faixa exclusiva na Duque a partir desta segunda


Começa a funcionar nesta segunda-feira a faixa exclusiva para ônibus e táxis em um trecho de 1.300 metros da Avenida Duque de Caxias (região central). A faixa começa no cruzamento com a Via Leste-Oeste e segue até um quarteirão após a Avenida Juscelino Kubitschek, no cruzamento com Rua Raposo Tavares. Assim como ocorreu com a Rua Professor João Cândido, em abril, a Duque de Caxias vai substituir a faixa da esquerda, então usada para o estacionamento de veículos e motos, para o tráfego de veículos, assim como a faixa central, enquanto a faixa da direita fica exclusiva para ônibus e táxis.
Entre 7 e 19 horas, de segunda a sexta, e entre 7 e 14 horas aos sábados, horário de maior tráfego, os motoristas deverão respeitar as novas regras. Após esse horário, a faixa da esquerda volta a ser usada para o estacionamento de veículos. Para suprir a perda da faixa de estacionamento, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) aumentou o número de vagas para veículos nas ruas laterais à Duque de Caxias. “Hoje temos 31 vagas nas vias laterais. Com a eliminação de uma faixa da Duque no horário de maior movimento, esse número vai saltar para 63 vagas nas ruas que cruzam a avenida”, explica Wilson Santos de Jesus, diretor de Trânsito da CMTU.
Além dessas mudanças, a companhia vai disponibilizar quatro vagas para idosos e quatro para deficientes que hoje não existem. O tempo de carga e descarga das ruas laterais foi esticado e funcionará durante o todo o horário comercial (das 7 às 18 horas) e não mais até meio-dia como ocorre atualmente.
Nem todos os donos de lojas na avenida concordam com a mudança. Olinda Celli, gerente de uma casa de massas, afirma que sua clientela utiliza as vagas apenas para pegar encomendas e não gasta mais do que “alguns minutinhos”. “Temos convênio com dois estacionamentos próximos, mas mesmo assim nossos clientes reclamam da distância, agora com essa mudança, as reclamações tendem a aumentar”, protesta Celli, que acha que vai ter o ponto prejudicado. “Acredito que para o comércio vai ser muito ruim, porque já é difícil estacionar na Duque de Caxias, agora então ficará pior”, diz Gislaine Ramos Moreira, dona de uma loja de móveis usados.
Outros disseram estar indiferentes à mudança. “Quase todas as vagas disponíveis hoje na Duque têm ‘donos’. Alguns comerciantes se consideram proprietários das vagas e caso algum outro comerciante ou até mesmo cliente estacione, eles pedem para que o veículo seja retirado imediatamente”, revela uma comerciante que preferiu ter seu nome preservado.

Fonte: Portal RPC
READ MORE - Curitiba: Ônibus terão faixa exclusiva na Duque a partir desta segunda

Prefeitura de Mauá pretende implementar mudanças na operação do transporte público da cidade


Prefeitura de Mauá pretende implementar mudanças na operação do transporte público da cidade a partir do dia 24 deste mês. A Administração ainda não divulgou em detalhes quais são as modificações, que incluem alterações nos itinerários, horários, entre outras.

As mudanças serão feitas em quatro etapas, e avisadas à população conforme forem implementadas. A Prefeitura resolveu mudar as linhas municipais para melhorar o fluxo e permitir que os usuários possam fazer mais baldeações com apenas uma tarifa. A medida não deve alterar o valor da passagem, que custa atualmente R$ 2,50.

Corredores tronco-alimentados nas avenidas Castelo Branco e Barão de Mauá também fazem parte das modificações. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, a mudança só é viável se dividida em etapas e independe de qual empresa estará operando o transporte público da cidade.

“Não podemos surpreender, do dia para a noite, o usuário com todas as mudanças. Agora que a cidade possui um sistema organizado para fiscalizar a operação do transporte, tivemos condições de identificar o que precisava ser mudado”, afirmou. Mesmo assim, o secretário alerta que mudanças viárias na cidade, principalmente obras com capacidade para desafogar o trânsito vindo do Trecho Sul do Rodoanel, também são importantes para melhorar o transporte coletivo.

“Se o trânsito não fluir bem, não adianta estipular horários para o ônibus sair e chegar em algum lugar. Para que isso não aconteça, estamos elaborando projetos de intervenção viária”, disse. A Secretaria de Mobilidade Urbana planeja, em conjunto com a Secretaria de Planejamento, um plano diretor de mobilidade, que deverá ficar pronto em 2011, e que irá contemplar todas as questões mencionadas pelo secretário.

Protesto - No início deste mês, usuários do serviço protestaram no terminal de ônibus da cidade, impedindo a saída dos coletivos. A demora enfrentada pelos passageiros foi o motivo do protesto. Muitos passageiros deixaram o terminal e foram para casa a pé. A polícia foi chamada, mas não chegou a intervir. O atraso dos coletivos para entrar e sair do terminal ocorreu porque um acidente, no trajeto entre Mauá e Santo André, congestionou o trânsito.

READ MORE - Prefeitura de Mauá pretende implementar mudanças na operação do transporte público da cidade

Rio de Janeiro: Motoristas passam dois meses por ano no trânsito da avenida Brasil

domingo, 18 de julho de 2010


Reportagem especial da Rede Record no Rio de Janeiro revela que motoristas passam dois meses por ano no trânsito da avenida Brasil, uma das principais da cidade. Ela tem quase 60 quilômetros de extensão e corta ao menos 27 bairros.
Os engarrafamentos e os acidentes são constantes no local. Os alagamentos também costumam atrapalhar a vida dos motoristas em dias de chuva. Buracos estão a cada quilômetro e a violência é um outro grande problema.



Fonte: R7.com
READ MORE - Rio de Janeiro: Motoristas passam dois meses por ano no trânsito da avenida Brasil

Em três anos, frota deve chegar a 22 milhões de veículos no Estado de São Paulo


No espaço que em São Paulo atualmente existem dez veículos, haverá cerca de 12 daqui a três anos, segundo projeção do governo do Estado, publicada na quarta-feira (14) no Diário Oficial. Hoje, segundo o governo, a frota paulista é composta de 18,38 milhões de veículos. Até 2013, o número deve chegar 22,27 milhões, um aumento de 21%.

A previsão preocupa especialistas consultados pela reportagem, que dizem não haver estrutura no Estado para abarcar esse aumento na frota. O crescimento de carros é dez vezes maior que o da população paulista.

Entre o Censo de 1991 e o de 2000 (os dois mais recentes), a população do Estado de São Paulo aumentou 1,82%. A previsão da frota foi feita pela Secretaria da Fazenda para calcular a arrecadação do Estado com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que também crescerá.

Em 2010, o Estado deve receber R$ 9,3 bilhões com o imposto. Em 2013, o total pode chegar a R$ 11,1 bilhões, aumento de 19%. Para o professor de engenharia de tráfego e transporte urbano da universidade Mackenzie João Cucci Neto, o crescimento é inevitável, pois o transporte coletivo não é confiável.

– As pessoas hoje, na primeira oportunidade, migram para o transporte individual. Falta conforto e pontualidade [no transporte público], principalmente nos ônibus.

Interior

O consultor de trânsito da Hora H Engenharia & Marketing Horácio Figueira aponta que o interior do Estado deve sofrer mais com o crescimento da frota.

– Os municípios do interior não têm cultura de estrutura ferroviária e de metrô. Cidades como Campinas e Ribeirão Preto já estão enroladas.

Solução

Ambos os especialistas veem uma ênfase do governo estadual no investimento de transporte sobre trilhos, mas apontam que é necessário também aumentar a capacidade dos ônibus. O professor Cucci Neto diz que seria necessário reformular o traçado das linhas de ônibus nas cidades que sofrem com congestionamento.

Segundo ele, diversos estudos de mobilidade urbana apontam que o ideal é ter uma linha tronco com fluxo ininterrupto de ônibus nas principais ruas. Já as rotas de bairros e ruas auxiliares deveria ser feita por coletivos menores, como micro-ônibus.

Figueira concorda com o professor e acrescenta que a prioridade deve ser do transporte coletivo, que tem capacidade para deslocar mais pessoas, com ênfase na criação ou ampliação dos corredores de ônibus.

Fonte: R7.com
READ MORE - Em três anos, frota deve chegar a 22 milhões de veículos no Estado de São Paulo

Falta de iluminação compromete segurança em Terminal de ônibus de Manaus


Os usuários do transporte coletivo em Manaus têm mais uma reclamação. Além do estado dos ônibus, da demora e da superlotação, agora os passageiros sofrem com a falta de iluminação nos terminais de integração dos coletivos. Um dos locais mais prejudicados é o Terminal 4, na zona Leste de Manaus, onde as passarelas de acesso e as plataformas dos ônibus.

Com o tráfego diário de cerca de 60 mil pessoas, segundo o Sinetram, o Terminal 4 está às escuras há meses. Segundo o ambulante João de Oliveira, que trabalha no terminal há quatro anos, a falta de iluminação é um problema que existe desde o começo do ano. “Há uns seis meses estamos nessa situação. E o pior é a falta de segurança. Passa até gente armada por aqui”, afirmou o autônomo, que contou ainda que os casos de roubo de celulares tem aumentado.

Para trabalhar no local, Oliveira e outros ambulantes improvisaram, conseguiram puxar energia do lado de fora do terminal e ligaram lâmpadas nas bancas. Mesmo assim, o movimento tem diminuído. “As vendas pioraram. Teve dia que tivemos que trabalhar com velas, porque nós não podemos parar”, comentou.

A falta de segurança devido a escuridão também é motivo de preocupação para a cobradora Célia Maria. Devido a falta de iluminação, ela contou que tem receio de andar pela área das plataformas dos passageiros porque constantemente escuta relatos de assalto. “Além do trauma, geralmente nós andamos com a renda da rota do ônibus, então é mais perigoso ainda pra quem é cobrador”, explicou.

Entre os casos de roubo no Terminal 4, Célia contou que uma outra cobradora chegou a ser abordada por um assaltante dentro do ônibus, quando o veículo estava parado dentro do terminal. “Nós precisamos de policiamento. A maioria desses casos são cometidos por adolescentes e a presença dos policiais no terminal vai diminuir esses assaltos”, afirmou.

A Assessoria do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que será realizada uma limpeza geral no terminal e dentro de 15 dias será realizada a manutenção.

Fonte: Portal Amazônia
READ MORE - Falta de iluminação compromete segurança em Terminal de ônibus de Manaus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960