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Grande Vitória: Melhorias em cinco linhas beneficiam mais de 5 mil usuários

terça-feira, 6 de julho de 2010


Mais de 5,5 mil usuários do Sistema Transcol estão sendo beneficiados com as melhorias em cinco linhas de ônibus, programadas pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) a partir de solicitações feitas pelas comunidades. As mudanças incluem aumento de viagens em duas linhas de Vila Velha, em outras duas que ligam bairros de Cariacica ao Terminal Carapina, na Serra, e alteração de itinerário no município de Viana.

Moradores da região de ponta da Fruta, em Vila Velha, foram beneficiados com mais ônibus e mais viagens em duas linhas. A linha 613 (Ponta da Fruta / Terminal Itaparica) teve sua frota ampliada de cinco para seis ônibus e os intervalos nos horários de pico reduzidos de 18 para 14 minutos, o que dará mais conforto para os 1,9 mil usuários que a utilizam nos dias úteis.

Os 450 usuários da linha 619 (Balneário de Ponta da Fruta / Terminal Itaparica) também ganharam mais um ônibus, sendo beneficiados com mais cinco viagens e terão de esperar menos nos horários de pico, pois os intervalos serão reduzidos.

As linhas 583 (Nova Rosa da Penha / Terminal Carapina via Contorno) e 595 (A. F. Borges / Terminal Carapina via Porto de Cariacica – BR-101) receberam, cada uma, mais uma viagem nos dias úteis, com partida do terminal às 22h30. Ambas transportam juntas 3,2 mil usuários de segunda a sexta-feira.

Moradores de Viana Sede foram beneficiados com uma mudança de itinerário em algumas viagens da linha 915 (Jucu / Terminal Campo Grande via Nova Belém), que terá novo quadro horário nos dias úteis. Das 40 viagens realizadas diariamente, seis passarão a realizar itinerário pelo bairro.

Fonte: Ceturb
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Ministro das cidades vistoria obras da Trensurb em Novo Hamburgo


Nesta terça-feira, 6, o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, acompanhado do Conselho de Adminstração da Trensurb, da diretoria da empresa e do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, vistoriou as obras de extensão da Linha 1 até a cidade, que no mês de junho completou 50% de sua execução.

O grupo visitou o Trecho 2, onde estão localizadas as pontes rodoviária e ferroviária sobre o Rio dos Sinos, com 90% e 92,2% dos trabalhos concluídos, respectivamente. Para Fortes, o andamento da obra é satisfatório. "Não fiquei surpreso com a marca atingida pois venho acompanhando cada etapa concluída. Os resultados alcançados demonstram a rapidez com que está sendo executada, uma vez que começou, não parou mais", disse o ministro, que ressaltou a importância de se manter o cronograma.

Na oportunidade, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, reforçou o diálogo com o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, em relação ao Sistema Integrado do Eixo Norte. "Estamos buscando, junto à Trensurb, condições para a integração do transporte urbano e metroviário na cidade de Novo Hamburgo", disse Zimmermann.

Conforme Marco Arildo Cunha, essa já é uma realidade em São Paulo, Campinas e Canoas, e é importante que seja implantada também em toda a região metropolitana em parceria com os municípios. "O bilhete único permite que se assegure uma tarifa mais baixa e facilite a vida dos usuários que necessitam mais de uma condução", disse Cunha.

Zimmermann também aproveitou para solicitar obras complementares à extensão do metrô, como um trabalho de drenagem e aprofundamento do Arroio Luiz Rau, que frequentemente sofre inundações e a possível construção de uma quinta estação no bairro Industrial. Para Fortes, é necessário analisar a inclusão das demandas no PAC 2.

"Temos preocupação com as áreas de risco e é importante que o usuário tenha comodidade ao se locomover. Analisaremos o projeto para sua inclusão no PAC 2", disse o ministro. Durante a manhã, Fortes presidiu o Conselho de Administração da Trensurb (Consad), que ocorre mensalmente, com a presença da diretoria da empresa e de conselheiros administrativos.

Fonte: Trensurb
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Solidariedade / EMDEC já recebeu 3 toneladas de donativos para vítimas do Nordeste


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) enviou na manhã desta terça-feira, dia 6 de julho, mais um lote de doações para as vítimas das enchentes que castigaram a região Nordeste do país.
Uma Van com uma tonelada de donativos - entre roupas, sapatos, alimentos não perecíveis, água e brinquedos - foi encaminhada para a Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil, na Nova Campinas. Ontem, segunda-feira, dois veículos, com mais uma tonelada de doações cada, também levou o material arrecadado para a Junta. A organização está responsável pelo transporte dos donativos para a Defesa Civil de Alagoas e de Pernambuco.
Nesta terça-feira, a EMDEC também começa a retirar, quando necessário, donativos em empresas. A Escola Eurodata realizou uma Campanha com os alunos e conseguiu arrecadar cestas básicas e roupas.
Já o Posto de Coleta montado na EMDEC vai receber as doações até a próxima quinta-feira, dia 8 de julho. A Junta das Missões reforça a necessidade de roupas íntimas novas (masculinas e femininas), água, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal e limpeza.
A EMDEC fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial. O acesso pode ser feito pela portaria de pedestres, ou pela portaria de veículos O atendimento é das 8 às 17 horas. Para retirar as doações em empresas, o telefone para contato é o (19) 3772-4050.

Fonte: EMDEC
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Sorocaba: Fim de semana prolongado terá dois dias com passagem de ônibus a R$ 1,00


Na próxima sexta-feira, dia 9 de julho, quando é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista, e também no próximo domingo, dia 11, a passagem de ônibus - para quem tem o cartão social - custará apenas R$ 1,00.

A redução no valor da tarifa é possível graças ao programa “Domingão”, lançado pela prefeitura em dezembro de 2007 e que concede o desconto na passagem aos domingos e feriados. A Urbes – Trânsito e Transportes destaca que aqueles usuários que ainda não têm o cartão social podem retirá-lo nas bilheterias dos dois terminais urbanos e nas unidades da Casa do Cidadão, onde é preciso apresentar um documento de identidade e adquirir dois créditos.

O cartão social é de uso contínuo, ou seja, um único cartão pode ser usado por toda a família durante a mesma viagem. Os créditos são descontados no validador de acordo com o número de passagens pela catraca.

Os técnicos da Urbes orientam os usuários a consultar a tabela horária da sua linha. As consultas podem ser feitas aqui pelo site www.urbes.com.br e pelo telefone 118.

Fonte: Urbes
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Automóvel é o maior vilão do trânsito


Não há como negar que a desorganização do transporte público urbano, com linhas mal distribuídas e muitas vezes sobrepostas, está na raiz dos congestionamentos diários nas principais vias de Belém. Os ônibus, porém, não são os únicos e nem mesmo os maiores vilões do trânsito da capital paraense. Eles são minoria, pelo menos numericamente, nos congestionamentos de todos os dias. É o que aponta estudo elaborado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para o projeto Ação Metrópole. Nele, os carros particulares, com média baixíssima de ocupação, aparecem como responsáveis por 66% do fluxo de veículos. O dado é referente a medições diárias na avenida Almirante Barroso.
O relatório final do Estudo Preparatório para o Projeto de Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém (RMB) aponta que nos horários de pico da manhã, os ônibus, microônibus, vans e kombis - ou seja, carros que fazem transporte coletivo - representam apenas 14,7% dos veículos que circulam na avenida Almirante Barroso, uma das três incluídas na pesquisa. Carros particulares e táxis são 61,9%.
A diferença é ainda mais brutal quando se leva em conta o número de passageiros que os carros conseguem deslocar. Os coletivos carregam 87% das pessoas que transitam pela avenida Almirante Barroso entre 7 e 8 horas; os carros particulares, com média de ocupação de 1,6 passageiro cada, levam e trazem apenas 10,3% das pessoas.
"Se a gente observar os carros nas ruas, grande parte deles circula vazia, apenas com o motorista", afirma o diretor de Projetos da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Onofre Veloso, um dos responsáveis pelo planejamento do trânsito nas vias da capital. "Não é só um problema nosso, de Belém. Não existe espaço nas cidades grandes de hoje para tanto automóvel. A gente não consegue controlar. Há uma facilidade de financiamento muito grande. Basta lembrar o ano passado. No primeiro sinal de crise, o governo baixou o imposto e deixou mais fácil comprar o carro", argumenta.
"É um problema complexo, que passa fundamentalmente pela valorização do transporte coletivo. Se existir um ônibus de qualidade, a pessoa faz a troca, deixa o carro em casa e vai de ônibus. É o que acontece em São Paulo, em Curitiba, em outras capitais no mundo, e é o que propõe o projeto Ação Metrópole", continua. O número de ocupantes por carro pode ser calculado a partir do número de veículos nas vias e o número de pessoas transportadas. Por esta conta é possível constatar que para cada dois carros, há apenas três pessoas sendo deslocadas - enquanto um ônibus comum poderia transportar mais de 60 pessoas.
É simples visualizar como a situação é problemática: os 60 passageiros sentados do ônibus precisariam de 40 carros para seguir viagem - o bastante para ocupar um quarteirão inteiro da avenida Almirante Barroso. A qualidade baixa do serviço de transporte público, a insegurança e até o clima são apontados como prováveis motivos para a preferência pelo automóvel particular.

Fonte: O Liberal
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TCDF constata precariedade no transporte coletivo de Brasília


A radiografia do transporte público em palavras. "O que me incomoda é a superlotação dos transportes, as más condições dos veículos", reclama um usuário do sistema Das viagens previstas, 23% não saem no horário. "Às vezes, a gente fica mais de meia hora, uma hora, esperando e ainda vem cheio", afirma uma mulher.

A falta de conforto também chama a atenção. Mais da metade dos terminais visitados não tem condições de receber o passageiro. É o que acontece em Samambaia Norte, onde o único banheiro não tem vaso. "Esse mau cheiro e a gente é obrigado a usar. A gente só tem ele, não tem outro banheiro", fala o motorista Cícero Muniz Pereira.

Faltam coberturas para abrigar os passageiros. "Não tem nada, é uma bagunça, um lameiro. Hoje está muito bom, só tem poeira. Quando chove fica pior do que hoje", fala a dona-de-casa Inácia Lucena. Faltam tabelas com horários dos ônibus e segurança. “Ontem uma menina foi assaltada. Bateram até na casa do motorista. Polícia mesmo não tem”, relata o motorista Lucimar Seabra.

No Terminal Sul de Samambaia, o problema é mais grave. Lá os ônibus estacionam na terra. “É muito buraco. O terminal praticamente não existe”, acredita o motorista Alexandre Souza. A pesquisa mostrou que a frota é velha e mesmo assim continua circulando. Falta fiscalização.

A pesquisa do Tribunal de Contas confirma o que passageiros reclamam há muito tempo: os problemas se arrastam e o governo não resolve as questões. Hoje, em vez de apontar soluções, o GDF informou apenas que os dados do levantamento serão usados na auditoria que começou a ser feita no sistema depois da última greve geral, há duas semanas.



Fonte: DFTV
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Justiça condena Consórcio Siga a restituir usuários do transporte coletivo de Blumenau


O juiz de direito da Vara da Fazenda Pública de Blumenau, Osmar Tomazoni, condenou o Consórcio Siga a restituir os usuários do transporte coletivo os valores pagos a mais durante os seis dias em que foi cobrado o reajuste, em fevereiro deste ano. A sentença foi divulgada nesta segunda-feira à noite.

O Decreto nº 9.102, de 3 de fevereiro que determinava o aumento da passagem de R$ 2,30 para R$ 2,55 e instituía a tarifa embarcada, foi anulado pelo juiz. Apesar da sentença em primeira instância, a medida só será executada quando não couberem mais recursos no processo.

A decisão ainda passará por reexame no Tribunal de Justiça. Somente após todos os recursos - se existirem - forem julgados, é que as determinações do juiz Tomazoni serão executadas. Isso se a sentença de primeira instância não for anulada ou modificada. Enquanto o processo não é encerrado em definitivo, a liminar que suspendeu os efeitos do decreto do aumento da tarifa segue vigorando.

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DF: Rodoviários se reúnem com empresários e desistem de greve


Após reunião com os empresários nesta segunda-feira (5/7), os rodovários decidiram por não aderir à greve, ameaçada para amanhã (6/7). De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Rodoviários, Saul Araújo da Silva, os empresários se comprometeram a pagar a diferença dos salários na próxima quinta-feira (8/7).

O motivo para a nova paralisação, segundo a categoria, seria o descumprimento do acordo fechado com as empresas, que estabelece um aumento de 9% no salário dos motoristas e cobradores.Segundo Saul, os empresários explicaram que não rodaram a folha com o reajuste. "Depois da nossa ameaça eles disseram que irão calcular tudo novamente e, na quinta, pagarão a diferença. Com esse compromisso, optamos por não paralisar os serviços", explicou o diretor financeiro.

De acordo com ele a diferença será retroativa a maio.O presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, antecipou ao Correio, porém, que o impasse deverá ocorrer nos próximos meses. "Os patrões alegaram que não terão como arcar com o reajuste nos próximos meses caso as novas regras do passe livre entrem em vigor. Se isso ocorrer, vamos ter paralisação novamente, ameaçou Osório.

Por meio de sua assessoria, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal informou que não iria comentar a informação dada por João Osório.

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