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DF: Após a greve, vem aí o aumento de passagem

sexta-feira, 25 de junho de 2010


A greve dos rodoviários chegou ao fim ontem. Depois de mais de dois meses de negociação, empregados e patrões chegaram a um acordo, mediado pelo governo, na madrugada. A categoria reivindicava 20% de aumento, mas aceitou a proposta de 9% de reajuste, que incide sobre o salário, (1) a produtividade, a cesta básica e o tíquete-refeição. Quem ainda não sabe se pode respirar aliviado é o passageiro. Após passar pelo sufoco de três dias e meio sem ônibus nas ruas, o usuário do transporte coletivo já se preocupa com outro problema: a possibilidade de aumento na tarifa, uma das mais caras do país. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF, Wagner Canhedo Filho, para cobrir apenas a correção concedida a motoristas e cobradores, seria necessário um acréscimo de cerca de 4,5% nas passagens de ônibus.

O reajuste, no entanto, ainda não está confirmado. Qualquer alteração no preço da passagem de ônibus será decidida pelo Governo do Distrito Federal. Um comitê gestor foi formado para analisar as planilhas de gastos e lucros das empresas, feitas pelos próprios patrões. Por enquanto, o governador Rogério Rosso (PMDB), que mediou as negociações trabalhistas da categoria, descarta o aumento. Segundo Wagner Canhedo Filho, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF (Setransp), o governo se comprometeu a dar uma resposta dentro de 30 dias. O prazo começou a correr na última quarta-feira. “O que o estudo apontar será feito. Se a auditoria comprovar a necessidade, as tarifas serão reajustadas. Mas se apontar o contrário, pode haver redução no valor das passagens, independentemente de autorização do GDF. Mas eu tenho confiança absoluta que a planilha vai comprovar o nosso deficit”, prevê Canhedo.

Além do impacto de 4,5% do reajuste salarial, os patrões alegam operar com um deficit de 28% no sistema, e, para supri-lo, seria necessária uma correção na tarifa da ordem de 38%, segundo eles. Somado ao aumento salarial concedido ontem, o preço final da passagem teria de ser 42,5% maior do que o praticado hoje. “Aumentar a passagem seria mais uma humilhação para quem depende do transporte coletivo para ir trabalhar. O preço já é alto e os ônibus vivem cheios”, reclama o auxiliar de almoxarifado Jucinei Torre dos Santos, 28 anos, morador de Planaltina. Ele conta que toda manhã se depara com coletivos lotados, que muitas vezes quebram no meio do caminho.

Fonte: Correio Braziliense
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Entrou em operação duplicação de pontos de ônibus para aliviar o tráfego no Corredor Rebouças


Entrou em operação no último sábado (19/6) a ampliação das faixas de parada do ponto de ônibus localizado no cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima. Com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento aos usuários na parada do Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, os coletivos vão parar para embarque e desembarque dos dois lados da plataforma, duplicando a capacidade de atendimento nos dois sentidos da via.
Na situação atual, três ônibus cruzam o semáforo depois de realizar o atendimento na parada. Com a duplicação da área de parada dos ônibus, entre seis e oito veículos conseguirão cruzar a Avenida Faria Lima, diminuindo o tempo de viagem dos cerca de 350 mil usuários que circulam no corredor diariamente.

Cronograma da obra
O volume anormal de chuva que atingiu a cidade entre o fim de 2009 e março deste ano afetou o andamento das obras. Como resultado, as plataformas estão sendo entregues, mas uma segunda etapa da obra ainda está em andamento, contemplando a troca da cobertura do ponto. A estrutura atual, de 30 metros, será substituída por uma de 42 metros, aumentando a capacidade de atendimento aos usuários.

Pavimentação do Corredor Rebouças
Está em andamento na Secretaria Municipal de Transportes uma licitação para execução de obras de requalificação do Corredor Campo Limpo/ Rebouças/Centro. Em quase toda a sua extensão será aplicado piso rígido (concreto) para eliminar as ondulações motivadas pela aceleração e freada dos coletivos nas proximidades das paradas. As obras devem começar no segundo semestre de 2010.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Disposição dos pontos após o desmembramento:

LADO DIREITO
Linhas:
577T/10 Jd. Miriam - Vila Gomes
857P/10 Terminal Campo Limpo - Paraíso
6206/10 Jd. D'Abril - Terminal Bandeira
715M/10 Jd. Maria Luiza - Lgo. da Pólvora
775P/10 Jd. Guaraú - Metrô Ana Rosa
857R/10 Terminal Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Terminal Campo Limpo - Pr. Ramos de Azevedo
8700/51 Terminal Campo Limpo - Est. da Luz

LADO ESQUERDO
Linhas:
702C/10 Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém
702U/10 Butantã/USP - Term. D. Pedro II
7411/10 Cidade Universitária - Praça da Sé
7454/10 COHAB Educandário - Terminal Princesa Isabel
7458/10 Jd. Boa Vista - Estação da Luz
7458/21 Estação da Luz - Butantã
7545/10 Jd. João XXIII - Pr. Ramos de Azevedo
7545/21CDHU Butantã - Praça Ramos de Azevedo
7598/10 Parque Continental - Anhangabaú
7598/41 Rio Pequeno - Anhangabaú
778R/10 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
778R/21 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
7903/10 Jd. João XXIII/Educandário - Pr. Ramos de Azevedo

Fonte: SPTrans
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Ônibus a hidrogênio vai circular na Ilha do Fundão em julho


O ônibus a hidrogênio desenvolvido pela Coppe está sendo preparado para começar a circular, em julho, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. A equipe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe está fazendo ajustes técnicos no veículo. Segundo a Coppe, o primeiro ônibus a hidrogênio com tecnologia 100% nacional é uma opção de transporte sustentável para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. No segundo semestre deste ano, ele fará uma linha regular na Zona Sul, que será operada por empresa selecionada pela Fetranspor.
O ônibus foi o primeiro de uma série desenvolvida no laboratório da Coppe. O segundo ônibus será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico. De acordo com a Coppe, até 2011, os três veículos vão circulando nas ruas do Rio e serão comparados aos ônibus convencionais. O ônibus participou de um rali durante o 10º Challenge Bibendum, no Riocentro, em maio. Ele concorreu na categoria veículos urbanos e venceu quatro dos seis quesitos: eficiência energética, emissão de gases poluentes, ruído e manobrabilidade.
O ônibus tem autonomia para rodar até 300 quilômetros e é movido a energia elétrica obtida de um conjunto de baterias ligadas na rede e complementada com energia produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio. Ele é silencioso e tem eficiência energética maior que os ônibus convencionais a diesel e com emissão zero de poluentes. Do seu cano de descarga, sai apenas vapor de água. O material é tão limpo que, se condensado, resultaria em água para consumo. O tamanho e a aparência são iguais a um ônibus convencional.
O veículo tem um sistema de recuperação de energia cinética semelhante ao utilizado pelos carros de Fórmula-1. A diferença é que, na F-1, o sistema é voltado para ganho de velocidade, enquanto que nos ônibus da Coppe, busca-se o aumento da eficiência energética e a economia de combustível. O projeto tem financiamento da Finep, Petrobras, CNPq e Faperj.

Fonte: O Globo
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São Paulo: Bilhete Único Escolar: cadastramento para segundo semestre

quinta-feira, 24 de junho de 2010


A SPTrans informa que está recebendo os pedidos de Bilhete Único Escolar, utilizado por estudantes e professores de São Paulo, para quem está ingressando no sistema de ensino no segundo semestre de 2010.
Os estudantes que já estavam em curso no 1º semestre do ano letivo, após a renovação semestral efetuada pela unidade de ensino, não precisam realizar nenhum tipo de procedimento e poderão adquirir normalmente as cotas de crédito escolar. O benefício será reativado sem custo adicional até o final deste ano, logo que a instituição de ensino envie a solicitação para a SPTrans.
Os estudantes que ingressaram no 2º semestre do ano devem informar ao estabelecimento de ensino no ato da matrícula a intenção de obter o bilhete, para que a instituição possa efetuar o cadastro. Após consultar a aprovação dos dados no site da SPTrans, o estudante deve se dirigir a um dos postos credenciados ou realizar o pedido via internet. Para concluí-lo serão necessários uma foto 3x4 e o pagamento do valor do tipo de bilhete escolar solicitado.
O Bilhete Único Escolar simples, que tem a foto do estudante e serve apenas para receber créditos a serem usados no transporte coletivo custa o equivalente a cinco tarifas, o que corresponde a R$ 13,50. O Bilhete Único Escolar conveniado, UMES ou UNE, que também serve como carteira de estudante, custa o equivalente a 13 tarifas, que atualmente correspondem a R$ 35,10.

Bilhete Único Escolar: Quem tem direito
Todo estudante que estiver matriculado em curso regular, reconhecido pela autoridade de ensino, cuja escola fique no município de São Paulo e que resida a pelo menos um quilômetro da instituição de ensino, tem direito ao benefício, que pode ser utilizado nas três modalidades de transporte coletivo oferecidas na cidade: ônibus, metrô e trem.
Atualmente existem 3,5 mil estabelecimentos de ensino cadastrados que enviam os dados de seus alunos e solicitam o Bilhete Único Escolar para a SPTrans. O número de estudantes beneficiados ultrapassa a marca de 800 mil e a expectativa é de que mais 100 mil solicitem o cartão ainda neste segundo semestre.

Fonte: SPTrans
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Salvador: Uma nova Paralela com sistema BRT já na primeira etapa


São apenas 21 quilômetros do Aeroporto até o Retiro, via Paralela, passando pelo Iguatemi, pela estação do Metrô no Acesso Norte até o Retiro. Esse é o trecho já aprovado e contemplado com recursos federais através de empréstimo assumido pelo Estado. O projeto geral do BRT Salvador vai ser iniciado dentro dos próximos dias e as obras começam ainda neste ano. Assim asseguram as autoridades do Estado e do município.
O sistema, criado em Curitiba na década de 1970 pelo então prefeito, o arquiteto Jaime Lerner, é conhecido, aprovado e foi copiado em metrópoles de todos os continentes. É o BRT, com ônibus articulados e biarticulados, com capacidade de transportar até 270 pessoas numa só levada, um transporte moderno, seguro, rápido, eficiente que trafega em canaletas exclusivas e param em estações com sistema de controle informatizado e alta tecnologia em todos os serviços.
Nesses 21,2 km precisos dessa primeira etapa, entre o Aeroporto e o Acesso Norte/ Retiro, via canteiro central da Paralela, pistas duplas de ida e vinda. Estão previstos 23 pontos de embarque e desembarque em novas estações, dez novas passarelas e 12 ampliações, 15 viadutos, três pontilhões e três mergulhos pelo itinerário. Um nova Paralela e novos costumes à vista. Tudo isso para garantir que o sistema reduza a média de espera por ônibus que é de 18 para três minutos; e o tempo de permanência do usuário no veículo que é de uma média de 35 para seguros 22 minutos. E isso é só a primeira etapa de um sistema previsto para 127 quilômetros de vias com a integração ao metrô, aos trens do Subúrbio, às praias atlânticas e ao Litoral Norte, contemplando num futuro toda a Região Metropolitana.
A opção pelo uso do BRT em Salvador se deu por causa da rapidez de implantação, a um custo bem mais baixo que outros sistemas, como o metrô, com fácil adequação da infra-estrutura física ao sistema viário. O BRT de Salvador virá com toda a tecnologia acrescida e bem aprovada nos sistemas implantados nas grandes metrópoles, como Londres. Terá portas duplas, automáticas e largas à esquerda dos carros; estações com pisos elevados garantindo o acesso fácil a todos, inclusive aos deficientes; a cobrança será antecipada, em guichês externos; e a circulação dos veículos se dará em vias expressas que permitirão ultrapassagens nas estações, acabando com as filas. Tudo previsto para oferecer o máximo de segurança e conforto.
Na rota Aeroporto/Iguatemi, por exemplo, teremos três tipos de operação dos veículos: o expresso, direto, mais rápido, sem paradas no trajeto; o semiexpresso, que fará poucas paradas intermediárias, apenas três ou quatro no trajeto; e o parador, que fará o pinga-pinga, fazendo parada em todos os pontos/estações do percurso.

Fonte: Bahia em Movimento
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Nem a Copa salva metrô de BH


Os moradores de Belo Horizonte não vão poder usar o metrô para ver os jogos da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse, ontem, na capital, durante discurso após assinatura de convênio para obras viárias, que as construções de novas linhas e estações do metrô "não são prioridades" no momento. A declaração praticamente põe fim às esperanças da cidade de contar com o transporte de massa até o Mundial, principalmente a linha 3, que prevê a ligação da Savassi /Pampulha.
"Eu disse claramente que nós aceitamos e discutimos projetos que tivessem cronogramas confortáveis para a Copa das Confederações, em 2013, e para a própria Copa de 2014. Então, trabalhamos aqui (na capital) com BRTs (Transporte Rápido por Ônibus) e obras viárias. Deixamos o metrô para a discussão do PAC 2, sem atropelos e com tranquilidade", afirmou o ministro.
Segundo Fortes, já no próximo mês haverá uma reunião entre representantes do ministério, da prefeitura e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para discutir qual a melhor forma de construção das novas linhas e também de operação do metrô.
Apesar disso, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, segue otimista quanto às criações de novos ramais. Mas ele destacou que ainda precisam ser definidos qual o modelo de gestão e outros detalhes para que o processo volte a andar. "Estamos discutindo a concepção da expansão do metrô, os custos, quem vai operar e se será uma Parceria Público-Privada (PPP). Isso se resolverá nas próximas duas semanas", disse.

Fonte: O Tempo
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