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Metrôs, VLT e trem vão ajudar a resolver gargalo no tranporte do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte

terça-feira, 15 de junho de 2010


O setor ferroviário de carga e de passageiros entrou numa promissora onda de expansão. Só em São Paulo, Rio e Minas Gerais o volume de investimentos beira R$ 15 bilhões, com quase R$ 8 bilhões previstos para este ano. O valor inclui projetos de metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLT), trens urbanos e aumento da frota de trens de carga. Isso sem considerar o Trem de Alta Velocidade (TAV), de R$ 34,6 bilhões, ainda não licitado.
O movimento brasileiro, guardadas as proporções, segue uma tendência mundial de reerguer o setor ferroviário, como tem ocorrido nos Estados Unidos, China, Índia e alguns países da Europa, que incluíram o transporte sobre trilhos na agenda de investimentos para atenuar os efeitos da crise mundial, iniciada em 2008. Por aqui, um dos principais objetivos é preparar o País para a Copa do Mundo, de 2014, e os Jogos Olímpicos, de 2016.
Além do metrô, governadores e prefeitos elegeram o VLT e o monotrilho como opções para o transporte urbano. A vantagem é que, além de emitir menos dióxido de carbono (CO2) que os ônibus, custam 1/3 do investimento no metrô. Em São Paulo, há três projetos de monotrilho. Os investimentos de maior volume, porém, estão comprometidos com a expansão do metrô.
Outra aposta do governo paulista é dar às linhas da CPTM qualidade de metrô, com intervalos menores entre os trens e uma frota nova, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate. O projeto é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, de 60 km para 240 km.
No Rio, o governo do Estado está em estágio avançado para iniciar as obras das linhas 3 e 4 do metrô, com R$ 3,9 bilhões de investimentos. Juntas, vão elevar em 36 km a rede de metrô do Rio, diz a Secretaria de Transportes.
Para o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, os recursos para o setor ferroviário são de extrema importância para a economia e bem-estar da população. Mas, na avaliação dele, o País precisa acelerar ainda mais os investimentos. No caso do transporte de passageiros, a carência por expansão é grande.
No transporte de cargas, a ampliação da malha está diretamente ligada à melhoria de competitividade. No Sudeste, um dos principais projetos é o Ferroanel de São Paulo, que há anos está em estudo pelo governo de São Paulo e pelo governo federal.

Fonte: O Estadão
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Metrô BH: Biblioteca registra mais de 8 mil empréstimos de Livros


Mais de oito mil empréstimos e cerca de 1500 associados são os números registrados pela biblioteca Estação Leitura em nove meses de funcionamento. Localizada na Estação Central do Metrô de Belo Horizonte, o espaço conta com um acervo de mais de dois mil livros e, apenas em maio, emprestou 740 exemplares. O espaço é uma iniciativa do Instituto Brasil Leitor, com apoio da CBTU-METRÔ BH e com patrocínio da Fosfertil.

Aberta de segunda à sexta, de 11h às 20h, a biblioteca reúne associados de todas as idades. A maioria tem de 21 a 30 anos, somando 35% do total, seguida dos usuários entre 31 e 40 anos, que representam cerca de 27% dos sócios. As mulheres aproveitam bem o acervo disponível na estação do Metrô, sendo 68% do público cadastrado. Já em relação à escolaridade, 50% dos associados têm o ensino médio completo.

A literatura é o gênero mais procurado, somando quase quatro mil empréstimos, desde a inauguração. No topo do ranking, estão “A menina que roubava livros”, retirado 58 vezes, e “O caçador de pipas”, lido por 52 pessoas.

O cadastro da biblioteca é gratuito e para se associar é preciso apresentar original e cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Fonte: Metrô BH
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DF: Greve de ônibus suspensa, Ônibus circulam normalmente nesta terça


Em reunião na noite desta segunda-feira (14/6), o Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal decidiu dar uma trégua na greve iniciada esta manhã. O presidente do sindicato, João Ozório, garantiu que não haverá catraca livre ou qualquer paralisação na terça-feira (15/6). Segundo ele, a decisão se deve ao prejuízo causado à população e a uma sinalização de avanço nas negociações.

O vice-presidente do do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF, vitor Foreste, chamou a categoria para uma reunião às 16h de terça-feira. Até lá, o movimento grevista está supenso. Só após esse encontro, os rodoviários vão se reunir novamente para definir a estratégia do dia seguinte. Segundo Ozório, o fim do movimento dependerá da proposta apresentada pelos patrões.

Ozório lamentou a confusão na Rodoviária do Plano Piloto, quando passageiros irritados com a demora dos ônibus usaram o lixo do terminal para atear fogo e bloquear o Eixo Monumental. "As empresas acabaram transformando o nosso movimento em problema para os usuários", disse o presidente do sindicato.

Fonte: Correio Braziliense
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Fortaleza: Sem acordo para fim da greve, Justiça aumenta horário de pico de circulação dos ônibus


A Justiça ampliou os horários de pico para circulação de ônibus durante a greve dos trabalhadores do transporte rodoviário de Fortaleza.
A mudança ameniza os problemas dos usuários do serviço, que enfrentam problemas para se deslocar na Capital. Por enquanto, não há sinalização de acordo entre trabalhadores e empresariado.
O sétimo dia de greve não resultou em nenhum avanço nas negociações. Em assembleia realizada durante a tarde desta segunda-feira (14), o reajuste salarial foi firmado em 33%, mas o Sindionibus só oferece 5,5%.

Porém, uma ordem judical alterou o contingente de ônibus que deve circular nos horários de pico. Agora, 70% da frota deve funcionar das 5h às 9h e das 17h às 21h.
Durante o dia não houve paralisação surpresa nas empresas, como as realizadas na semana passada. Mas a movimentação normal não amenizou os problemas de quem precisou do serviço.

Luizianne Lins comenta a greve
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, fez, nesta segunda-feira (14), duras críticas à greve dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus. Ela disse que o movimento é político e não vai ceder à pressões para aumentar o preço das passagens dos coletivos.

Fonte: Portal Verdesmares
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Prefeitura de Praia Grande PG propõe alterações no projeto do VLT


A Prefeitura Municipal de Praia Grande realizou Audiência Pública, na terça-feira (8) para esclarecer algumas dúvidas ou lacunas existentes no edital da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que faz parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), na Baixada Santista. Nesta primeira etapa, que tem previsão de assinatura de contrato com a concessionária ganhadora da licitação para novembro, contemplará somente as Cidades de São Vicente e Santos. Segundo o Prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, a Administração Municipal insistirá para que as linhas atuais de ônibus intermunicipais continuem funcionando. “Vamos insistir também para que o Estado reveja o projeto e o VLT siga até Praia Grande, não prejudicando assim os moradores de todo Litoral Sul”, afirmou.

No evento estavam presentes representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), vereadores, membros da sociedade civil e representantes do poder executivo das Cidades de Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá.

Segundo o Roberto Francisco, as dúvidas não foram sanadas. “A nossa preocupação continua sendo a extinção de seis das sete linhas intermunicipais que levam moradores do Litoral Sul para Santos. Queremos manter, pelo menos, o ônibus 931 e não só o 934 como o edital propõe. Além disso, precisamos ter a certeza de que os usuários não terão de desembolsar um valor ainda maior para arcar com mais tarifas”, explicou.

Durante as discussões iniciais da implantação, a Prefeitura seria contemplada com o VLT através da via, ainda não existente, chamada Ramo 700, que ligaria a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega ao Bairro Quietude. “Descobrimos somente depois da publicação do edital que Praia Grande estaria fora desta etapa de implantação”, afirmou Roberto Francisco.

Segundo o IBGE, Praia Grande é uma das cidades com maior índice de crescimento populacional do País. Hoje, são transportados mensalmente para Santos cerca de 1,5 milhão de pessoas através das linhas intermunicipais. “A previsão é que daqui a cinco anos levaremos cerca de 6 milhões, sem contar as linhas que vem das outras cidades do Litoral Sul. Para que ninguém seja prejudicado, continuaremos insistindo para que o VLT venha para Praia Grande”, afirmou Roberto Francisco.

O coordenador do SIM na Baixada Santista, Silvio Rosa, explicou que o número de ônibus acontecerá dentro da necessidade de demanda. “Avaliaremos a solicitação da Prefeitura quanto à continuidade de algumas linhas intermunicipais, assim como é provável haver o aumento da frota. Com o VLT, apesar da necessidade de baldeação, os usuários terão um tempo de percurso menor e maior conforto durante a viagem”.

Sobre a dúvida levantada quanto às tarifas que serão cobradas dos passageiros, Silvio Rosa explicou que nenhum valor será alterado. “Todas as integrações serão mantidas. A premissa do Estado é que o projeto não pode aumentar o preço gasto hoje pelo usuário para chegar ao seu destino. Mesmo ele mudando para uma tecnologia melhor quando ele fizer a integração ele não pagará nenhum valor a mais do que ele paga hoje”, explicou. Durante dois anos, previstos para a implantação da primeira fase do VLT, nenhuma linha será alterada.

O SIM é uma rede de transporte coletivo de média capacidade, que será operado com veículos leves sobre trilhos, e terá 11 km de extensão na sua primeira fase. Contará também com um corredor de linhas de ônibus alimentadoras. O custo estimado do projeto é de R$ 640 milhões, dos quais R$ 430 milhões correspondente à infra-estrutura e R$ 210 milhões à operação do sistema. Esses recursos virão dos municípios afetados pelo sistema, além do Estado e da União, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Cada VLT terá capacidade para 356 passageiros e contará com ar condicionado e piso rebaixado, desenvolvendo velocidade de 60 km/h em via segregada e 30 km/h nas travessias de ruas e avenidas. Sua primeira etapa abrangerá a extensão do terminal Barreiro até o terminal do Porto, passando por São Vicente, José Menino, Av. Francisco Glicério até a Av. Senador Dantas. Na segunda fase o VLT subirá pela Av. Conselheiro Nébias até o Terminal de Passageiros do Valongo.

A previsão da EMTU é que o trajeto completo terá a duração de cerca de 30 minutos, com 13 paradas, transportando cerca de 220 mil passageiros em dias úteis.

Fonte: Jornal Vicentino
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Greve dos rodoviários é considerada abusiva e ilegal em Volta Redonda


O Ministério Público do Trabalho em Volta Redonda obteve liminar contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Sul Fluminense em virtude da greve ocorrida em 27 de abril do corrente ano. A decisão judicial considerou ilegal e abusiva a paralisação, pois o representante sindical da categoria não observou os requisitos legais para deflagrar o movimento paredista.

Diante da ilegalidade praticada, o procurador do Trabalho Rodrigo Barbosa de Castilho ajuizou ação civil pública com o objetivo de obrigar o sindicato a comunicar previamente a população e as empresas de transporte coletivo urbano eventual paralisação sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Segundo lembrou, na ocasião, a paralisação durou 24 horas. Alguns trabalhadores que não quiseram aderir ao movimento foram ameaçados e coagidos. Também foram registrados piquetes violentos durante a paralisação. “Os próprios usuários que já se encontravam nos veículos foram obrigados a sair dos ônibus”, relembra Castilho. De acordo com a Lei de Greve, o sindicato da categoria deve informar, com 72 horas de antecedência, a deflagração do movimento paredista, bem como assegurar percentual mínimo para a continuidade da prestação do serviço.

Na petição inicial, o procurador requereu à Justiça que o sindicato seja obrigado a informar com antecedência novo movimento paredista sob pena de multa diária; que garanta a prestação mínima do serviço ao usuário; e que seja proibido de realizar manifestações agressivas e violentas, assim como constranger e ameaçar aqueles que não queiram aderir ao movimento. Além disso, o MPT pediu a condenação do sindicato ao pagamento de dano moral coletivo na ordem de R$ 250 mil.

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro
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