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Caixa libera R$ 6,5 bi para financiar obras de transporte para Copa de 2014

quarta-feira, 9 de junho de 2010


A Caixa Econômica Federal vai emprestar R$ 6,5 bilhões para financiar 42 projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014, informou o banco estatal nesta sexta-feira (5).
Os empreendimentos, que serão construídos em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus, Salvador, Recife, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, têm orçamento total previsto de quase R$ 8,9 bilhões. A diferença será bancada pelos governos estadual e municipal em contrapartida ao empréstimo da Caixa.
Todas as obras estão vinculadas ao programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades e fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Alguns exemplos são os monotrilhos Norte/Centro de Manaus; a Linha 17-Ouro de São Paulo, que ligará o aeroporto de Congonhas ao metrô; a implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Fortaleza, que ligará Parangaba a Mucuripe; e em Brasília, o VLT na ligação do Aeroporto ao Terminal Asa Sul.
O dinheiro da Caixa virá do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e será repassado pelo por meio do Pró-Transporte, conforme decisão aprovada pelo Conselho Gestor do Fundo, em janeiro de 2010.
Segundo o banco, os recursos "são caracterizados pela inovação tecnológica e pelos benefícios a serem revertidos à população das cidades-sede, tanto em geração de emprego e renda quanto em ganhos estruturais de mobilidade e acessibilidade da população".
O superintendente nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa, Rogério Tavares, afirmou que o banco vai financiar projetos sustentáveis e que possam ser usados pela população após o evento.
- A Caixa pretende dar amplo apoio à realização da Copa de 2014 com o financiamento de ações voltadas à melhoria dos transportes, que sejam tecnicamente consistentes e ambientalmente sustentáveis.
Outro destaque do programa é a implantação dos BRT (Bus Rapid Transport), sistema de transporte de ônibus operado em sistema de corredores nas cidades de Belo Horizonte, Recife e Salvador. O novo conceito de transporte atenderá especialmente aos trechos Antonio Carlos/Pedro I, em Belo Horizonte, Aeroporto/Acesso Norte em Salvador e Igarassu/Joana Bezerra em Recife, Protásio Alves e Assis Brasil em Porto Alegre.
A próxima etapa do programa compreende a entrega de documentação à Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda para autorização de endividamento dos Estados e dos Municípios.
Mobilidade Urbana
Os recursos do PAC da Mobilidade Urbana, programa lançado pelo governo federal em janeiro de 2010, serão investidos em melhorias em cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Ao todo são 48 projetos para melhorar a infraestrutura dos aeroportos e de transporte nas 12 cidades que receberão o evento: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Fonte: R7.com
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Fortaleza: Sufoco nos terminais e nas ruas no primeiro dia de greve


No início da manhã e fim da tarde, as pessoas sentiram os transtornos de não ter ônibus disponíveis na cidade

A greve dos motoristas, trocadores e fiscais de ônibus, em Fortaleza, provocou transtornos a população, fato já esperado. Mas, os problemas foram bem menores do previsto, muito provavelmente pelo percentual da frota de ônibus circulando. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), trafegaram entre 49% a 64% da frota, sendo este último às 8h45.

Os problemas maiores foram registrados no período da manhã. Nas primeiras horas do dia, os terminais de integração ficaram lotados com passageiros enfrentando o sufoco para conseguir se deslocar por Fortaleza. Muitas pessoas chegaram atrasadas no trabalho.

Nos terminais do Siqueira e Parangaba, houve também quem desistisse do embarque. A opção pelo veículo particular congestionou várias ruas e avenidas de Fortaleza. Apesar do anúncio antecipado da paralisação do sistema de transporte público, muitos usuários não conseguiram buscar maneiras alternativas para se deslocar e acabaram encarando a confusão nos terminais.

"Cheguei aqui no Siqueira (terminal) às 5 horas, como costumo fazer todos os dias e até agora (6h50) não consegui entrar no ônibus Siqueira/Barão de Studart", conta a cozinheira Erli Braga Barbosa, que reside no Bom Jardim, periferia da cidade.

Por volta do meio dia, os grevistas fecharam, por uma hora, o terminal da Parangaba. Colocaram três veículos na entrada e saída do local, impedindo a circulação dos carros. Segundo o diretor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, informou que a paralisação atingiu somente os veículos que estavam no interior do terminal. "Aqueles que estavam fora conseguiram contornar para o desembarque dos passageiros". Para ele, a ação justifica o pedido de abusividade da greve.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro) nega que tenha fechado o terminal. A assessora jurídica, Eliana Ferreira, informou que foi realizada apenas uma pequena assembleia com os trabalhadores que não estavam trabalhando, ou seja, os 30% liberados pelo TRT para participar do movimento grevista.

No período da tarde, motoristas de ônibus realizaram mobilização em frente a empresas de transporte na Capital. Uma das empresas a receber a visita dos manifestantes foi a Dragão do Mar, no Passaré. O objetivo dos grevistas foi tentar convencer outros colegas de profissão a aderir ao movimento.

Também à tarde, as pessoas voltaram a sentir os transtornos de não ter ônibus disponíveis. A fonoaudióloga Nínive Tavares, que trabalha no Centro, passou meia hora esperando a saída de um veículo no fim de linha, próximo ao colégio Liceu. Mas a espera foi em vão. Com o tempo corrido, ela decidiu pegar um mototáxi para chegar até o Benfica. "Chegaram três ônibus, mas os motoristas se negavam a sair", reclamou.

Já nos terminais, o movimento ficou mais intenso no fim da tarde. Com filas imensas e longa espera, o sufoco era grande para conseguir pegar um ônibus. O problema maior foi a demora, resultado da lentidão proposital dos motoristas. Além disso, eles não estavam pegando passageiros nas paradas, como informaram alguns usuários.

Fonte: Diário do Nordeste
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SPTrans muda itinerários de ônibus na zona leste a partir deste sábado


Visando viabilizar maior segurança aos pedestres e motoristas de veículos particulares que circulam na rua José Marin, na zona leste, a SPTrans informa que duas linhas de ônibus que utilizam a via para acessarem os seus respectivos terminais de partidas na rua Pe. Nildo do Amaral Jr. não passarão mais pela rua a partir deste sábado (12 de junho). Ressaltamos que os usuários das linhas envolvidas não serão prejudicados com a mudança, pois o local não tem pontos de parada.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:
2523/10 Vila Progresso - Terminal Princesa Isabel
273V/10 Parada XV de Novembro - Metrô Penha
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua José Vieira Guimarães, Rua Vicenzo Ruffo, Rua Pe. Nildo do Amaral Junior.

Fonte: SPTrans
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Curitiba: Nova ligação Norte-Oeste vai melhorar a vida de 200 mil pessoas


Curitiba está ganhando um novo eixo viário, que vai melhorar o acesso entre as regiões Norte e Oeste da cidade. A nova ligação viária será formada pela revitalização das avenidas Toaldo Túlio e Fredolin Wolf, com 12 mil metros de extensão, cruzando cinco bairros da cidade.

Estas obras vão beneficiar diretamente cerca de 200 mil pessoas que vivem nos bairros Órleans, São Braz, Santa Felicidade, Pilarzinho e São João, além de interligar os bairros São Lourenço e Cidade Industrial. Ao todo, serão investidos R$ 22,6 milhões.

"No eixo Norte-Oeste está a maior obra de pavimentação em andamento na cidade. Esta nova ligação trará mais agilidade ao transporte público, desafogará o trânsito e dará mais segurança aos pedestres, além da valorização dos bairros", diz o prefeito Luciano Ducci.

A nova ligação viária passará por importantes pontos turísticos de Curitiba, como o Bosque São Cristovão, parque Tanguá, parque Tingui, Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e parque São Lourenço, além do centro gastronômico do bairro de Santa Felicidade.

Outro benefício é que esta ligação vai melhorar indiretamente o fluxo de trânsito de outros cinco bairros: Campo Comprido, Mossunguê, Santo Inácio, Butiatuvinha e Taboão, em especial para deslocamentos aos pontos turísticos da região , que serão destaques na Copa do Mundo de 2014.

O novo Eixo Norte-Oeste vai mudar a paisagem dos cinco bairros por onde passará. As obras de revitalização prevêem pavimentação, drenagem, calçadas com novo paisagismo e arborização, ciclovia compartilhada e paraciclos, bancos para a criação de ambientes de convivência ao longo da avenida, reforço na iluminação viária e para pedestres e câmeras de segurança em toda a extensão da rua.

Estas reformas fazem parte do programa Nossa Vizinhança, que está criando uma identidade comum em cada regional da cidade, em vias que se destacam pela sua importância no sistema viário e na vida econômica e social da região. Todas as ruas do projeto Nossa Vizinhança vão ganhar uma identidade própria.

Fonte: URBS
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BHTRANS lança campanha sobre as melhorias do Transporte Coletivo


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, lança, a partir desta quarta-feira, 9/6, uma campanha publicitária sobre as principais melhorias e benefícios do transporte coletivo que visam oferecer mais conforto, segurança e economia aos passageiros da capital. A campanha publicitária será apresentada em diversas mídias, como a TV, o rádio, jornais, abrigos de passageiros e a mídia ônibus backbus.

Novecentos novos ônibus com assentos especiais para obesos, ventiladores afixados no teto dos veículos, letreiros luminosos que melhoram a visibilidade para os usuários, novos elevadores com acionamento simplificado destinados ao embarque e desembarque dos cadeirantes e usuários com mobilidade reduzida são alguns dos itens abordados na campanha e que já podem ser vistos e utilizados pelos usuários do transporte coletivo.

Além dessas melhorias, a campanha também fala sobre o Cartão BHBUS Master, que garante o acesso livre à traseira dos ônibus aos passageiros com idade igual ou superior a 65 anos e os benefícios da tarifa única aos domingos e feriados.

A propaganda também aborda as pistas e faixas exclusivas, que reduziram em 45% o tempo de viagem nos coletivos, e desconto na segunda viagem para os usuários do Cartão BHBUS.

Fonte: BHTrans
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EMTU-SP recebe doações para Campanha do Agasalho


Os Terminais da EMTU/SP nas três regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas e Baixada Santista, são postos de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2010. Foram colocadas cerca de 100 caixas nos terminais e dependências da Empresa. Para participar, basta doar roupas e cobertores limpos e em bom estado de conservação. A ação, realizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), vai até o mês de agosto.

Na Baixada Santista

A EMTU/SP também está colaborando para a Campanha do Agasalho dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. A Empresa autorizou a arrecadação dentro dos ônibus das viações Piracicabana, Breda, Intersul, Translitoral e Bertioga, que funcionam como postos móveis. As doações serão depositadas em bolsas especialmente desenvolvidas para os veículos.

Em São Vicente, os veículos de transporte alternativo serão também postos móveis. O lançamento da 5ª Campanha Metropolitana do Agasalho será nesta quarta-feira, 9, a partir das 14h30, na sede do Sest/Senat em São Vicente.

A ação é uma parceria do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), da EMTU e da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista).

Doação com qualidade

Em 2010, o foco da Campanha do Agasalho do Fundo de Solidariedade não será bater metas numéricas, mas enfatizar a importância de as pessoas doarem aquilo que usam, ou seja, peças limpas e em bom estado. As doações serão encaminhadas para cerca de 1.800 instituições cadastradas, como creches, asilos, albergues e casas para deficientes físicos ou dependentes químicos.

Como o assunto do ano é a Copa do Mundo, a ideia da campanha é mostrar que a solidariedade também está presente no esporte nacional.

O slogan "Abra o armário e doe aquela roupa que ainda bate um bolão", tem como protagonistas da campanha, representantes dos quatro maiores times do estado de São Paulo - Dentinho, do Corinthians; Pierre, do Palmeiras; Neymar, do Santos e Cicinho, do São Paulo.


Fonte: EMTU-SP
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