Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Passageiros reclamam de horários e lotação de ônibus no transporte de Jacareí

segunda-feira, 24 de maio de 2010


Na saída da escola, ponto cheio, ônibus lotado. Essa é a rotina para quem quer ir embora no final do dia, mas depende do transporte público, em Jacareí. “É cansativo porque a gente já trabalha o dia inteiro e tem que ficar espremido no ônibus. Parece uma lata de sardinha”, diz a passageira Jorgina dos Santos.

Além do desconforto, essa situação pode provocar acidentes, como na semana passada. Duas meninas que estavam nesse ponto da escola Silva Prado, no centro da cidade, subiram em um circular lotado. Segundo o irmão das vítimas, que estava com elas no ônibus, o veículo andou alguns quarteirões e abriu as portas, ainda em movimento, e as irmãs caíram do coletivo. Uma semana depois do acidente, nada parece ter mudado.

Os problemas continuam os mesmos e as reclamação são muitas. “Eles passam, nós damos o sinal e eles não param, falam que está cheio. Tem que ficar mais um tempo esperando. É complicado”, diz Adriana Costa, artesã. Em horários de pico a situação piora. “Entre 11h30 e meio-dia e no horário da tarde. Quando vem o ônibus, vem lotado. Se for esperar o outro, chega atrasada para outro compromisso. Aí tem que entrar no ônibus lotado mesmo”, reclama Eunice da Silva.

E quem pensa que aos fins de semana a viagem é mais tranquila, se engana. “Fim de semana eles pensam que o povo não trabalha, mas trabalha sim. Dia de domingo e sábado eu nem passeio. Por que se eu passear eu vou ficar o tempo todo no ponto de ônibus”, diz a aposentada Maria Dutra.

A prefeitura, que deve fiscalizar o transporte público, admite que algumas linhas podem estar sobrecarregadas. E que está fazendo um levantamento dos problemas para apresentar a empresa que opera o serviço. “Se a gente verificar que há necessidade de aumento e reforço de horário. Se precisar no fim de semana, nós fazemos a avaliação para aumentar o número de veículos”, diz Evandro Castro, diretor de transporte urbano.

E a prefeitura se compromete em melhorar o transporte público em pouco tempo, se for necessário. “Eu acho que a solução vem em breve. Nós vamos fazer contato com a empresa e apresentar planilhas para conversarmos. Eles devem sentir gradativamente esta mudança”, diz o diretor.

Desde a semana passada, nossa reportagem tentou conversar com representantes da empresa JTU, responsável pelo transporte público em Jacareí. Só que em nenhuma das tentativas, houve sucesso. A posição é de que a empresa não grava entrevista e quando julga necessário, encaminha uma nota oficial.

Fonte: VNews
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Rio de Janeiro: Greve de ônibus? Já se vê ônibus circulando pela cidade


O anúncio de uma greve de ônibus para as primeiras horas desta segunda-feira (24) deixou de sobreaviso quem precisa circular pela cidade.

Quem precisou voltar pra casa depois da meia-noite enfrentou problemas. Mas no início da manhã, ônibus trafegavam em vários pontos da cidade.
Um balanço sobre a adesão deve ser divulgado ainda nesta manhã.
Na Avenida Presidente Vargas, uma das movimentadas do Centro da cidade, a imagem era desoladora para quem não via a hora de chegar em casa. Quem tentou pegar um ônibus no terminal da Central do Brasil, precisou enfrentar longas filas. A Polícia Militar aumentou o patrulhamento.
No Engenho de Dentro, na Zona Norte, na porta de uma garagem, carros da polícia ficaram de prontidão para evitar confusão.
O reforço teve uma explicação. Às 3h30, os ônibus de uma empresa que circulam pelo Centro da cidade e pela Zona Sul começaram a sair. Segundo a polícia, os PMs foram para o local para garantir a ordem e permitir que quem quisesse pudesse trabalhar.
De acordo com a Transurb, os 155 ônibus da companhia vão rodar normalmente nesta segunda-feira (24).
Em São Cristóvão, seis carros das linhas 462 e 463 da Real tiveram os retrovisores quebrados para não circular.
Por volta das 5h, alguns ônibus circulavam pela Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio.



No domingo (23), representantes das empresas de ônibus, da prefeitura e do governo do estado do Rio se reuniram para montar um esquema especial na tentativa de minimizar os transtornos à população carioca.
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, em caso de confirmação da greve, o efetivo da CET-Rio e da Guarda Municipal será reforçado nas ruas, para gerar maior fluidez no trânsito – que deve contar com um maior número maior de veículos de passeio.
A Secretaria estadual de Transportes também solicitou às concessionárias de trens, metrôs e barcas que atuem com a capacidade máxima ao longo desta segunda.
Já os representantes da Rio Ônibus e da Fetranspor entraram na Justiça com pedido para julgamento da ilegalidade da greve e aguardam decisão.
O município do Rio conta com cerca de 900 linhas de ônibus em circulação, com média diária de 3,4 milhões de passageiros, de acordo com a Secretaria municipal de Transportes.



Fonte: G1
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Após atraso, Linha 4 do Metrô abre na terça em SP


Com dois meses de atraso, uma das obras de transporte público mais aguardadas dos últimos anos será finalmente inaugurada na terça-feira. Ao meio-dia, entrará em operação o primeiro trecho da Linha 4-Amarela do Metrô. Com 4,9 km, a linha vai ligar as Estações Paulista, na Rua da Consolação, e Faria Lima, no Largo da Batata, em Pinheiros.
Nos primeiros meses, as estações funcionarão fora do horário de pico, apenas entre 9 e 15 horas. O período reduzido é adotado para que sejam feitos os ajustes necessários quando o volume de passageiros é menor - o Consórcio ViaQuatro, que vai operar o ramal, estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da Linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.
Nos próximos dias - entre uma e três semanas -, usuários não precisarão pagar pelas viagens na Linha 4, que vai funcionar no esquema de operação assistida. Nesse período, a ligação com a Linha 2-Verde, por meio das Estações Paulista e Consolação, estará fechada ao público.
Há oito anos, São Paulo não tinha uma nova linha de Metrô. As obras da Linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da Estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações.
Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 metros abaixo do leito do Rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as Estações República e Luz. Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as Estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Greve preocupa usuários que dependem do transporte em Marília


Greve dos motoristas e cobradores da Circular começou e quem depende do transporte para trabalhar busca alternativas para não chegar atrasado. Mais de 43 mil pessoas utilizam diariamente o serviço e apenas 30% dos 114 ônibus percorrerão as 51 linhas da cidade.

Desde as 3h30 de segunda, integrantes do Sindicato dos Motoristas estarão na garagem da empresa para controlar saídas dos carros. Segundo Moacir Baldicera, tesoureiro do sindicato, os oito ônibus que saem às 4h para transporte de funcionários de fábricas serão liberados.

“Vamos respeitar os 30% previstos por lei, porém sabemos que mesmo assim será um transtorno para a população”, explica. Desde ontem, panfletos orientando a população sobre a revê são distribuídos nas proximidades do Terminal.

Fonte: Jornal de Marília

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Rio monta esquema para atender passageiros durante greve de ônibus

domingo, 23 de maio de 2010


A Secretaria Estadual dos Transportes informou neste sábado que orientou trens, barcas e metrô a operar com capacidade total de transporte na próxima segunda-feira (24), quando os rodoviários devem entrar em greve na cidade do Rio.
A paralisação foi decidida na noite da última sexta, em assembleia. As 45 empresas de ônibus que operam no município têm uma frota de 7.700 ônibus e transportam por dia mais de 3 milhões de passageiros.
Uma audiência de conciliação deve ocorrer na segunda e, em seguida, a categoria realiza nova assembleia.
Os rodoviários reivindicam reajuste salarial de 15%, além de vale-refeição mensal de R$ 150 e o término da dupla função, onde o motorista também exerce a função de cobrador, entre outras vantagens. Os patrões aceitam elevar o vale-refeição de R$ 63 para R$ 70 por mês, mas não acenam com qualquer reajuste salarial.

Representantes das empresas de ônibus definiram neste domingo, em conjunto com a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado as ações que serão adotadas para minimizar o impacto da eventual greve dos rodoviários no município do Rio, prevista para esta segunda-feira.
De acordo com a Rio Ônibus, desde as primeiras horas da manhã será montado um centro de monitoramento para criar alternativas operacionais e atender a população. Nos casos mais graves, policiais militares serão deslocados para coibir a ação dos grevistas nas garagens ou em qualquer ponto dos trajetos dos ônibus. Os envolvidos serão identificados e acusados criminalmente.
A Rio Ônibus informou que considera a greve abusiva e covarde, por atingir a parcela mais carente da população e causar grave impacto às atividades econômicas. Disse também que a paralisação tem motivações políticas, já que o dissídio coletivo foi assinado nos mesmos termos proposto pela Rio Ônibus nos demais 20 municípios da Região Metropolitana.
Destacou, ainda, que encaminhou à Justiça pedido para julgar a ilegalidade da greve. Se o pedido for julgado procedente, a Rio Ônibus adiantou que os manifestantes poderão ser demitidos por justa causa e responsabilizados por eventuais prejuízos à frota ou ao patrimônio das empresas de ônibus, além de responder criminalmente por atentado contra a liberdade de trabalho.
Nesta segunda-feira, às 14h, está prevista uma audiência entre a Rio Ônibus e o sindicato dos rodoviários no Quartel-General da Polícia Militar, no Centro. Deverão estar presentes ainda o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, do comandante da Guarda-Municipal, coronel Ricardo Pacheco, dos secretários municipal e estadual de Transportes e da presidente da Cet-Rio, Cláudia Secin.
Entre as principais reivindicações dos rodoviários estão reajuste salarial de 15% e o fim da dupla função para motoristas que fazem as vezes de trocador. A assembleia na sexta-feira que definiu a greve foi provocada por opositores que tentam criar outro sindicato. O mesmo grupo paralisou 11 empresas no dia 12 de abril, num movimento considerado ilegal pela justiça do trabalho e que deixou 120 mil passageiros a pé.
No próximo dia 9, a prefeitura promete divulgar o edital de licitação das linhas de ônibus, mas o Tribunal de Justiça deve publicar na próxima segunda uma decisão da 12ª Câmara Cível condicionando-a à indenização das empresas que perderem suas permissões. A Procuradoria-Geral do Município só se pronunciará após ser notificada, mas o prefeito Eduardo Paes já disse ser contra.

Fonte: Folha online
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Rio de Janeiro: Prefeito lança Transolímpica e promete inaguração em 2015


O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem o projeto para construção da Transolímpica, a via expressa para ônibus articulados e automóveis que ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro. Antes chamada de Linha Azul e Ligação C, a estrada terá 26 quilômetros e se integrará à Transoeste (Santa Cruz-Barra da Tijuca), à Transcarioca (Barra-Penha), à Avenida Brasil e à rede ferroviária, na estação de Deodoro.

A Transolímpica terá um corredor central segregado para coletivos, com 18 estações e dois terminais, e três faixas em cada pista para carros de passeio — que passarão por uma praça de pedágio próximo à Avenida Marechal Fontenelle, em Magalhães Bastos. O valor da passagem dos ônibus será o do bilhete único. O projeto é inspirado nos corredores de ônibus expressos (BRTs) de Curitiba.

A viagem completa de ônibus será feita em 40 minutos nos paradores e de 25 minutos nos expressos. Os coletivos irã até a estação de trem e os carros seguirão mais além, até a Avenida Brasil. O trajeto sairá do Recreio e passará por Camorim, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Magalhães Bastos, Sulacap e Deodoro. Os editais de licitação para construção e operação devem ser lançados em setembro, com o início da obra marcado para o primeiro semestre de 2011, com inaguração quatro anos depois e concessão por 35 anos.

Túnel contra desapropriações

O projeto prevê a construção de 30 quilômetros de ciclovia e bicicletários nos pontos de ônibus. Estima-se que a via atenda a 100 mil usuários e a 50 mil veículos por dia. A obra é considerada a maior da cidade nos últimos 30 anos.

O preço do pedágio a ser cobrado ainda não foi definido. Para efeito de comparação, a tarifas na Linha Amarela custa R$ 4, em cada sentido.Para reduzir os gastos e os transtornos com desapropriações, a prefeitura optou por construir quatro quilômetros de túneis, encarecendo mais o projeto.

A prefeitura também negociará com o governo estadual a cessão de parte do terreno do Centro de Formação de Praças da PM, em Sulacap. O trajeto também cortará mais duas favelas.

— Teremos 3 mil desapropriações na Transcarioca. Para a Transolímpica, buscamos reduzir isso. A partir da Taquara, entre as estradas do Rio Grande e da Boiúna, faremos tudo por túnel, pelo Maciço da Pedra Branca, para evitar desapropriações em uma área urbana já estabilizada, o que também diminui o impacto ambiental — explicou Eduardo Paes.

Passagem paga nas estações

Tal como nos BRTs de Curitiba, os passageiros pagarão a passagem em estações tubulares, e não nos ônibus, o que reduzirá o tempo de embarque e desembarque para algo entre 30 e 60 segundos. Segundo o prefeito, o valor da tarifa será o do bilhete único. O projeto não teve o custo revelado, mas é possível estimá-lo.
Pelo traçado antigo, apresentado ao Comitê Olímpico Internacional, a via seria menor, com 15 quilômetros, e custaria US$ 483 milhões. Como seguirá pela Avenida Salvador Allende, há a previsão de mais US$ 45 milhões para o alargamento das pistas.

— O traçado original foi desenhado em 1995, 1996, passava pelo meio de Curicica e praticamente acabava com o bairro. O morador de lá tinha muito medo disso porque dividiria o bairro ao meio e geraria desapropriações — disse Paes, acrescentando que buscará recursos federais para a empreitada, mas que preferiu tocar o projeto através de uma parceria com a iniciativa privada (PPP):— Preferimos não esperar ou não contar com isso (com o dinheiro federal). Com a PPP, teremos recursos privados e públicos, garantindo a implantação da via.
Atraso de um ano

Inicialmente, a frota será composta por 60 ônibus articulados, com capacidade mínima para 160 passageiros. Entretanto, pela proposta encaminhada ao COI, essa frota teria 130 veículos — mais do que o dobro. A via será vigiada por 55 câmeras de video, terá um centro de controle para detecção de acidentes e sistema de onda livre no pedágio. — Será uma via importante para os atletas nas Olimpíadas, que se deslocarão entre a vila olímpica e o complexo de esportes radicais em Deorodo — diz o subsecretário de Projetos Estratégicos, Luiz Fernando Barreto.
De acordo com o caderno de encargos apresentado ao COI, a Transolímpica sairá do papel com atraso de um ano. A meta era iniciar as obras agora, em 2010, concluindo-as em 2013. Pelo calendário prometido, a Transcarioca também está atrasada. A sua construção deveria ter começado no ano passado, com término em 2014.

As estações

A localização das 18 estações ainda não está definida. O terminal do Recreio será erguido em um terreno em frente ao shopping center Barra Word, na Avenida das Américas, no encontro com a Salvador Allende.
— Onde explodiu a bomba do bicheiro! — disparou Paes, respondendo aos jornalistas.
, que terá três paradas: uma próxima à futura sede da CBF, outra em frente à Vila Olímpica e outra no Rio Centro. Mais adiante, haverá outra parada em uma rua a ser construída, onde hoje está a Favela Asa Branca. Depois, segue para a Estrada do Urubu, que terá uma estação.

Nesse ponto, a Transolímpica segue por trás dos laboratórios farmacêuticos até cruzar a Estrada dos Bandeirantes, em Curicica, onde haverá outra parada para integração com a Transcarioca. Entre Curicica e Taquara, haverá mais quatro estações. Uma delas será dentro do túnel sob o Maciço da Pedra Branca. Na Avenida Marechal Fontenelle, mais uma parada. Sulacap terá uma e Deodoro a última.

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