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Manaus: Acordo feito no MPT suspende a greve

quarta-feira, 5 de maio de 2010


O Sindicato dos Rodoviários e o das Empresas do Transporte Coletivo de Manaus (Sinetram) resolveram, na noite de ontem, encerrar a greve dos ônibus que já durava cinco dias na capital. Os dois sindicatos, numa negociação intermediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), chegaram a um acordo sobre o reajuste que será dado à categoria - 4% no salário, 10% no valor da cesta básica e 20% no valor do vale-alimentação.

Com isso, a paralisação de 100% da frota de ônibus, anunciada durante todo o dia de ontem, foi suspensa e o serviço de transporte coletivo voltará ao normal nesta quarta.

Reajuste de tarifa

O Sinetram informou que as propostas foram feitas ontem pela primeira vez porque os empresários “entenderam que o sistema caminhava para o colapso” e resolveram “fazer a sua parte”. Segundo o assessor jurídico Fernando Morais, a ideia é que eles reforcem, daqui para a frente, os apelos por um reajuste na tarifa de ônibus, solicitação que já foi oficializada na 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA).

Morais afirma que, desde 2007, a cláusula do contrato que prevê reajuste anual da tarifa não vem sendo cumprido e isso tem acarretado perdas aos empresários do sistema.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Josildo Oliveira, afirmou que o sistema de transporte coletivo deve operar normalmente nesta quarta.

Ele disse que a diretoria da entidade vai para a frente das garagens no início da madrugada avisar os cobradores e motoristas de que a paralisação foi suspensa. “Muitos trabalhadores que pegam no primeiro turno estavam dormindo quando a decisão foi tomada. Então vamos avisá-los nos locais de trabalho que a greve foi suspensa”, contou.

A reunião, ontem, contou com a presença do procurador-chefe do MPT, Jorsinei Dourado Nascimento, e durou sete horas: das 15h às 22h

Fonte: Amazonas Notícias
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Etufor: saída é priorizar os corredores


Ademar Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recorre a uma história de família para explicar o problema do transporte em Fortaleza. ``Meu avô morava às margens do Rio Acaraú. Ele nunca saiu de lá. Meu pai veio pra cá e começou a trabalhar na rua 25 de março, no Centro. Ia caminhando para o trabalho. Hoje as pessoas moram distante do trabalho, os filhos estudam longe, há toda uma necessidade de mobilidade." Segundo Gondim, a explicação para o caos no sistema de transporte é simples: "As vias da cidade não estão preparadas para o crescimento de veículos.

O metrô de Fortaleza deveria estar operando desde 2005. Houve um atraso desde a década de 1990. Estamos pagando esse preço hoje". Por fim, como desafio, vem a questão da disciplina na organização da rede de transportes. "Nós temos que tirar os veículos particulares das ruas. E temos que priorizar os corredores para os ônibus. Do que adianta colocar mais ônibus na Santos Dumont às 18 horas?``, questiona.

De acordo com o presidente, mesmo que Fortaleza venha mantendo uma das menores tarifas de ônibus do País, uma larga faixa da população ainda permanece impossibilitada de usar os ônibus no seu deslocamento diário. Dados da Etufor mostram que somente 15% das classes D e E, que representam quase 50% da população da Capital, são usuários de ônibus.

Entre 2004 e 2008, houve aumento no número de pagantes no sistema de transporte urbano. Nesse período, a tarifa manteve-se ao custo de R$ 1,60. Em 2008, Fortaleza registrou 308.408 pagantes. No ano seguinte, com o aumento da passagem de ônibus para R$ 1,80, esse contingente diminuiu para 302.147.

Fonte: O Povo
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São Paulo: Abertas inscrições para 51 vagas de aluno aprendiz da CPTM


Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para o Concurso Público Aluno Aprendiz da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos]. As 51 vagas são para a formação de Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos [16], de Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos [16] e para Assistente Administrativo [19] no Curso de Aprendizagem Industrial, do Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart, mantida pela CPTM, em convênio com o Senai.

As inscrições poderão ser efetuadas pelo site http://www.conesul.org/ até a meia-noite de 10 de maio de 2010. Após a efetivação da mesma, o candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 12,40 em qualquer agência bancária. Caso haja impossibilidade de acesso à internet, os candidatos devem procurar Postos de Atendimento do "Acessa São Paulo" e Telecentro.

Os interessados nos cursos de Sistemas Eletroeletrônicos e Sistemas Mecânicos terão como pré-requisito data de nascimento de 02/08/1988 a 02/08/1993 e os candidatos ao curso de Assistente Administrativo data de nascimento de 02/08/1990 a 02/08/1992. Todos os devem ter o Ensino Médio concluído.

Os Alunos Aprendizes dos cursos técnicos de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos e Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos terão formação de 24 meses. Já os alunos do curso de Aprendizagem Industrial Assistente Administrativo receberão formação no período de 12 meses.

Os candidatos dos dois primeiros cursos deverão ter disponibilidade dos seguintes horários: durante a fase escolar, das 7h às 11h e das 12h às 16h e, durante o período de Estágio, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os candidatos do último curso terão que dispor do horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Na condição de Aluno Aprendiz, a CPTM pagará um salário mínimo no primeiro ano e um salário mínimo e meio no segundo. A escola mantida pela CPTM tem convênio com o SENAI e a contratação ocorrerá sob o regime CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] e Legislação pertinente.

Fonte: CPTM
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Manaus: Greve continua e quem sofre é a população


Um impasse entre os Sindicatos dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário (STTR) Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Amazonas (Sinetram) pode prejudicar os usuários do transporte coletivo por mais 15 dias. Na tarde de ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), tentou em vão, selar um acordo entre as entidades.

No início da greve, na última sexta-feira, dia 30, o Poder Público revelou que a manifestação dos rodoviários tinha cunho político e não iria interferir na situação, que envolvia apenas empregador e empregado. Na tarde de ontem a Prefeitura voltou atrás e ‘pediu ajuda’ a Federação das Cooperativas do Tranporte Executivo do Estado do Amazonas (Fecotram), que a partir de hoje coloca 52 veículos a mais nas ruas.

Durante audiência realizada às 16h de ontem na sede do TRT do bairro Praça 14, Zona Sul, a desembargadora Luiza Maria Falabela Veiga, apresentou uma proposta de um reajuste salarial para categoria dos rodoviário em 5%, mas a decisão não foi aceita pelo Sinetram. “Estamos trabalhando no limite da cota.

Ano passado houve reajuste de salários e diminuição da passagem. Se aceitarmos esse acordo é melhor devolver os coletivos para financeiras. Essa proposta é como um coberto pequeno, se pudar de para um lado, descobre do outro”, comentou. A categoria dos rodoviários pleiteia o reajuste salarial de 10%, mais participação nos lucros e resultados, a inclusão de plano odontológico, o aumento no valor da cesta básica e ticket refeição saindo dos atuais R$ 286,00 para R$ 390,00, além da redução da jornada de trabalho de 7h20 para 6h. Atualmente, o motorista recebe R$ 1.449,00, e o cobrador R$ 724,00.Passado quatro dias de paralisação, o único acordo que está sendo cumprido é da cota de funcionamento do transporte.

A determinação da Justiça é que nos horários de pico, entre 5h e 9h da manhã e entre 16h e 19h, cerca de 60% da frota esteja rodando, após esse horário, apenas 40% dos carros estará nas ruas.A desembargadora Luiza Falabela, acredita que a categoria dos servidores está correta em reivindicar melhorias salariais, mas acredita que a paralisação dos serviços já se tornou desnecessária. “ No meu entendimento esse greve já perdeu o sentido. Tenho certeza de que o Poder Executivo vai buscar a melhor proposta para todos”, disse.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Josildo Oliveira, informou que a categoria não irá ceder e a previsão é que o transporte coletivo fique paraliado ainda por 15 dias.Na audiência de ontem ficou decidido apenas, que na próxima segunda-feira, dia 10, às 9h, uma nova audiência de instrução de julgamento será realizada no TRT, mas o advogado do sindicato, Ricardo Lemos, informou que nenhum acordo deverá ser fechado neste novo encontro. Enquanto nenhum dos lados decide ceder, a população enfrenta a falta de ônibus nas paradas.

Manaus tem melhor salário para motoristas
Manaus é, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, a capital brasileira que paga melhor aos motoristas do transporte coletivo, com salário nominal de 1.449,59, para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Os dados da categoria constam no site com última atualização em 2 de março de 2010.

Atrás de Manaus, estão Porto Alegre e São Paulo, com vencimentos de R$ 1.433,99 e R$ 1.416,76, respectivamente. A diferença é que Porto Alegre possui jornada de 43h semanais e São Paulo de 42h e nas duas localidades os motoristas recebem o tíquete alimentação. Segundo a entidade, as informações foram prestadas por sindicatos e entidades regionais.

Já no caso dos cobradores, o salário nominal destes trabalhadores em Manaus é de 724,72, perdendo para Porto Alegre (R$ 861,52) São Paulo (R$ 817,61), Cuiabá (R$ 795) Florianópolis (R$ 782,19) e ainda Campo Grande (R$ 737,80).

Fonte: Em Tempo
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Goiânia: Motoristas do transporte coletivo recebem aumento


Com a intermediação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), patrões e trabalhadores do transporte coletivo, foi fechado hoje acordo que pode afastar a ameaça de novas paralisações do serviço. Ficou acertado um aumento de 7,5% para os motoristas e outras vantagens que elevam a remuneração mensal para R$ 1.429,50.Outra reivindicação atendida pela empresas foi o fim da chamada dupla validação. Os motoristas não serão mais obrigados a verificar as carteiras de passe livre e meio passe para estudantes. A proposta será votada pelos motoristas, em assembléia, no próximo domingo, dia 9.

A negociação foi mediada pelo chefe da Seção de Relações do Trabalho da SRT, Paulo Gama Lyra Filho. Representou o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), o vice-presidente Décio Caetano. O presidente do Sindicato dos trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Goiás (Sinditransporte), Alberto Magno Borges, representou os trabalhadores.

Fonte: Diário da Manhã
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Gratuidade do transporte coletivo é aprovada em Montes Claros


A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, na manhã de terça-feira (4), projeto encaminhado pelo prefeito Luiz Tadeu Leite concedendo gratuidade no transporte coletivo urbano para os portadores de deficiências auditiva e mental, mas sem definir quem pagará pelo benefício. A diretoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de Montes Claros (ATCMC) informou que espera a publicação da lei para pedir esclarecimentos. Segundo a entidade, a medida vai incidir na planilha de cistos.
O vereador Valcir Soares Silva, presidente da Associação dos Deficientes de Montes Claros, nega que haja necessidade da compensação, alegando que a medida já havia sido incluída na licitação do serviço. A gratuidade, em Montes Claros, estava sendo concedida oficialmente para deficientes físicos e visuais, mas, segundo Soares, a MCTrans estendia o benefício aos portadores de doença mental ou auditiva, desde que se cadastrassem na empresa municipal.
A lei aprovada na terça a oficializa e regulamenta, determinando que somente podem ser atendidos os deficientes com dificuldade de locomoção comprovada por médico indicado pela prefeitura, além dos idosos e deficientes mentais e surdos. Eles precisam ter renda de um salário mínimo.
O projeto encaminhado pelo prefeito exigia meio salário mínimo de renda, mas a Câmara aprovou emenda ampliando para um salário mínimo. Também na terça, foi aprovada emenda do vereador Athos Mameluque concedendo o benefício para pacientes que fazem hemodiálise.

A presidente da ATCMC, Jaqueline Camelo, alega que qualquer tipo de gratuidade implica na definição sobre quem fará a compensação às empresas, conforme determina a Lei Orgânica de Montes Claros, já que as concessionárias “têm obrigações com funcionários e fornecedores. Segundo ela, a entidade acompanhava a tramitação do projeto, para depois pedir esclarecimentos e definir como será a compensação.

Fonte: Hoje em Dia
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Usuários do transporte coletivo fazem protesto em São Luís


"A subida de um cadeirante em um transporte coletivo é bem mais difícil". Foi com essa frase que Antonio Nunes Farias, de 58 anos, e há 23 na situação de cadeirante, reclamou das péssimas condições dos transportes coletivos da linha Vila Conceição / Coroadinho da empresa Sol e Mar.Cansados de reclamar e não serem ouvidos, os moradores do bairro Coroadinho fizeram, na manhã desta terça-feira, no ponto final da linha Vila Conceição, uma mobilização reivindicando mais transportes coletivos e adaptação dos ônibus aos cadeirantes.

O objetivo da reivindicação foi chamar a atenção das autoridades para o problema sofrido pelos moradores. Foi impedida a saída dos veículos do local como forma de protesto e disseram que eles só voltariam a funcionar se as autoridades atenderem as reivindicações. Enio José Veloso, de 49 anos, reclamou que alguns moradores são obrigados a irem até a Avenida dos Africanos para conseguirem pegar um coletivo. Segundo ele a dificuldade se torna maior porque ao sair do bairro, os ônibus estão sempre lotados.

De acordo com ele, os veículos só chegam atrasados e todo mundo quer entrar ao mesmo tempo. “No horário de pico é que todo mundo sai para trabalhar e estudar. Por isso os ônibus são lotados, se eles passassem mais cedo, nós não teríamos esse problema. Por isso que somos obrigados a ir pegar ônibus na Avenida dos Africanos”, contou Veloso.

O líder comunitário, Paulo Arte, de 33 amos, reforça a reclamação dos moradores dizendo que a frota de ônibus realmente é insuficiente. Mas para ele outro problema que deve ser enfatizado é o fato dos ônibus não pararem nos pontos.“Às vezes passamos horas nas paradas e os motoristas passam direto. Eles precisam se conscientizar que um dia eles podem estar em nossa situação”, argumentou Arte.

Eles reclamam que um dos maiores problemas é a falta de adaptação dos ônibus aos cadeirantes. Além disso, a quantidade dos ônibus é insuficiente para a comunidade do Coroadinho: são seis coletivos, sendo que apenas dois fazem linha com destino a Integração.

O encarregado de transporte da empresa Sol e Mar, José Albuquerque, afirmou que já estava ciente e as providências seriam tomadas para que as reivindicações dos moradores possam ser atendidas.

Fonte: O Imparcial online
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Promoções reconquistam passageiros de ônibus


Depois de perder clientes para as companhias aéreas por conta de promoções nos preços das passagens, empresas de ônibus também adotam valores mais acessíveis em algumas linhas.
De acordo com o gerente comercial da empresa Nacional Expresso, Fábio Alves Oliveira, a facilidade na compra e no aluguel de carros é outro agravante para redução do número de passageiros.
A empresa passou a oferecer o preço do ônibus convencional para o leito. Segundo o empresário, com essa medida a empresa conseguiu recuperar os 15% que havia registrado de queda do número de clientes.
Para ele é importante investir em diferenciais como a venda e passagens pela internet, parcelamento da viagem cujo valor ultrapasse R$ 120 e a tele-entrega dos bilhetes.
Os itinerários com perda significativa de passageiros e que agora oferecem descontos em torno de 30% são: Uberlândia – São Paulo, Uberlândia – Campinas, Goiânia – São Paulo e Goiânia - Campinas. Não há limite de passagens com desconto.
A empresa Gontijo também oferece desconto de 30% na linha São Paulo – Porto Velho, exceto no horário das 17h45, quando o valor é de R$ 153. Nos demais horários, com o desconto, esse valor cai para R$ 108,35.

Clientes aprovetiam os descontos para viajar mais
Passageiros se mostram satisfeitos com as promoções, vindas da competitividade por conquistar clientes.
O aposentado Valdomiro Miguel dos Santos diz que seus filhos sempre viajam para São Paulo de avião, por causa da economia de tempo. Ele já prefere ônibus, mesmo porque os preços agora são compensadores. “Minha esposa quer ir para Montes Claros de avião, mas não consegue desconto por ser em período de férias”, afirmou.
A analista de crédito Maria Aparecida Joana da Paz mora em Goiânia e costuma vir a passeio para Uberlândia. Para ela, competitividade é muito boa porque sempre traz descontos. “Além de eu ter medo de avião, a promoção da passagem de ônibus me ajuda nas viagens”, disse.

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