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Cidade de São Paulo ganha trolebus mais leve e com tecnologia avançada

sábado, 27 de março de 2010


Em breve, o cidadão paulistano vai contar com um novo modelo de tróelbus, mais leve, tecnológico e econômico, que deve começar a prestar os serviços municipais, ainda sem data definida.

O blog teve em primeira mão acesso ao novo veículo e suas tecnologias. O novo trólebus está em testes na garagem da Viação Himalaia, na zona Leste da Capital Paulista. Já nesta segunda-feira, dia 29 de março, o veículo deve sair às ruas, com galões d’água ou sacos de areia para simular o peso dos passageiros, para ver o comportamento em parte das linhas já existentes.

O veículo foi feito em parceria entre a TuttoTrasporti, que desenvolveu o chassi, a Ibrava, responsável pela carroceria, a WEG, pelo motor de tração e o gerenciamento, sistema de operação e integração do conjunto ficaram por conta da Iluminatti e Bosch.De acordo com o diretor comercial da Iluminatti Tecnologia, em entrevista exclusiva, Edson Corbo, o trólebus paulistano traz inovações nunca antes usadas no Brasil.

Uma destas novidades é o sistema de refrigeração de tração a água, em vez de ar.“Isso traz um enorme ganho operacional ao veículo. Em primeiro lugar, com este sistema ele pesa menos 400 quilos em relação aos trólebus mais modernos já desenvolvidos no Brasil. A ausência deste “peso morto” faz com que as operações sejam mais rápidas, o consumo de energia melhor e possibilita o veículo a levar mais passageiros, pois além de mais leve, o sistema de refrigeração a água ocupa menos espaço no trólebus” – conta Edson.

A lógica é que com menos peso de equipamentos, o ônibus precisa fazer menos força para se locomover, gasta menos energia e tem um desempenho em arranques e velocidades melhorado.O trolebus novo na cidade de São Paulo também conta com uma inovação denominada Multiplex. É um computador de bordo que gerencia a parte técnica e operacional embarcada na carroceria, como nivelamento do veículo, funcionamento de dispositivos como portas e sinalização e acelerações, por exemplo.

A vantagem é que o sistema, além de permitir uma maior controle sobre o ônibus, elimina o excesso de fios dos componentes por ser uma rede microprocessada.Outra inovação, apresentada pela Iluminatti é a tecnologia IHM – Interface Homem X Máquina. No painel, o motorista contará com uma tela de LCD, que acionada apenas pelo toque dos dedos, mostra toda a performance do veículo, para que o motorista possa operá-lo melhor. “Assim, qualquer possível problema pode ser detectado de maneira rápida e corrigido ainda durante a operação” – garante Edson.

Fonte: ÔnibusBrasil

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Ônibus de Porto Alegre passam a ser abastecidos com diesel menos poluente


Desde janeiro deste ano, os 1.575 ônibus que circulam por Porto Alegre estão sendo abastecidos com diesel S-50. Fornecido pela Petrobras, o combustível reduz em dez vezes a concentração de enxofre utilizado na produção do S-500. O resultado, até agora, segundo dados da empresa, é a diminuição de 11% da poluição ao meio ambiente por parte da frota.

A mudança é resultado de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em outubro de 2008 entre o Ministério Público Federal, o governo do Estado de São Paulo, o Ibama, a Cetesb, a Agência Nacional do Petróleo, a Petrobras, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e 17 fabricantes de veículos e motores, com o apoio dos ministérios do Meio Ambiente e das Minas e Energia.

O acordo, de 30 páginas, exigia da ANP regulamentar o uso exclusivo do diesel S-50 nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife até março de 2009, e o uso do diesel S-50 nas frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro até janeiro de 2009; de Curitiba, em agosto; de Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e da região metropolitana de São Paulo, em janeiro de 2010; e nas regiões metropolitanas de Santos, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro até janeiro de 2011.

O uso do diesel menos poluente na frota de ônibus atual, além de reduzir mais de 10% das emissões de material particulado, permite a instalação de equipamentos que potencializam esta redução a níveis entre 30% a 90%. A ANP devia ainda elaborar um plano de nacional de abastecimento, prevendo a distribuição do S-10 a partir de 2013.

Fonte: MPF
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Estação moderna do metrô de São Paulo não tem banheiro


A mais nova estação do metrô de São Paulo não têm banheiros nem postos de recarga para o bilhete único. Inaugurada em 31 de janeiro para receber 80 mil usuários ao dia, a estação Sacomã é, segundo o governador José Serra (PSDB), "a mais moderna da América Latina no que se refere ao conforto, à segurança e ao meio ambiente".

Os passageiros, no entanto, dizem que a falta do banheiro destoa em meio a inovações como o bloqueio sem roletas, com portas eletrônicas, e a porta-plataforma --uma parede de vidro que separa a área de embarque dos trilhos.
Ao pedir para usar o toalete, o passageiro é aconselhado a caminhar cerca de três minutos até o terminal Sacomã, atravessando uma passarela sobre a rua Bom Pastor. Para recarregar o seu bilhete único, tem de fazer o mesmo trajeto.

Fonte: Agora S. Paulo
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DF: Grevistas aceitam proposta de 19,4% e metrô volta a funcionar


A greve do metrô chegou ao fim. A partir de amanhã, os passageiros que procurarem às estações vão poder contar com os trens rodando normalmente. Em assembléia na Praça do Relógio, em Taguatinga, os metroviários resolveram aceitar a proposta apresentada pela Governo do Distrito Federal de reajuste salarial de 19,4% (6,5% em abril, 6,5% em setembro), mais o Índice de Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tíquete de alimentação no valor diário de R$ 26,9, (R$ 591 ao mês), auxílio-creche de R$ 150, auxílio-saúde de R$ 146 em julho e R$ 161 em novembro, e abono dos pontos dos dias parados.

Há 11 dias parados, os metroviários lutavam por um reajuste de 120%, mais benefícios. Após negociações, as propostas caíram para 60% de aumento, mais auxílio-alimentação de R$ 30/dia, gratificação de 30% para funcionários da operação e manutenção e aumento do auxílio-creche de R$ 115 para R$ 300. Cerca de 460 mil pessoas ficaram prejudicadas diariamente pela greve do metrô. Trabalhadores tiveram de enfrentar ônibus lotados.

O Tribunal Regional do Trabalho chegou a exigir que 60% dos trens trabalhassem para atender a população no horário de pico da manhã, entre 6h e 9h, e 80% no pico da tarde, entre 16h e 19h. Afim do cumprimento da decisão, o TRT passou o valor da multa de R$ 100 mil para R$ 250 mil caso a categoria descumprisse a decisão.

Fonte: Correio Brasiliense
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Mulher no volante, sensibilidade constante dentro dos ônibus de Teresina


Quem nunca ouviu um homem por aí dizer que mulher no trânsito, o perigo é constante? As piadas são diversificadas, mas será que eles têm razão? Núbia Maria Mousinho (foto acima), uma piauiense de 39 anos, mostra que nem sempre é assim. Para a surpresa de muita gente, ela é motorista de transporte coletivo em Teresina. Em uma cidade onde o trânsito a cada dia fica mais difícil, guiar um ônibus por ruas abarrotadas de carro não é tarefa simples.
Núbia é motorista há 22 anos. São 15 como profissional e dez dedicados a empresa Transcol. Tem uma rotina de trabalho que chega a 9h por dia e ainda encontra tempo para cuidar da família. É mãe de dois garotos gêmeos.

  • “Eu levanto às 3 da manhã, saio de casa às 4h, 4h30 eu já estou na garagem. Saio de lá por volta de 5 da manhã. É tudo muito corrido”, afirma à reportagem do Acessepiauí.
    “Tenho dois filhos que amo demais, mas acabo me distanciando deles por conta do trabalho. Eles chegam a me chamar de pãe, pois eu mais pareço um pai, que só serve para trabalhar, ganhar dinheiro e levá-los ao médico”, fala emocionada, lembrando que por conta do dia-a-dia agitado, seus filhos passam a maior parte do tempo com os avós.
    “Eu tenho uma vida muito difícil, quase não paro durante o dia, mas no mínimo que posso, dou carinho”, afirma.
Muito marmanjo não teria pique para acompanhar nossa motorista, que revela já ter ouvido e visto de tudo em suas viagens. Como é de se imaginar, um dos principais entraves para ela permanecer no emprego foi o preconceito, mas nada que uma boa dose de força de vontade não contribuísse para a vitória.
  • “É claro que no início havia preconceito, as pessoas não gostavam muito de pegar ônibus com uma motorista mulher, mas isso foi mudando com o tempo. Também foi difícil convencer os outros motoristas de trabalhar ao lado de uma mulher, hoje isso é diferente. Com o tempo eu conquistei o respeito das pessoas e dos colegas de trabalho”, comemora.
    Para o estudante Carlos André, ver uma mulher no volante de um ônibus é diferente, mas tem seu lado positivo. "Eu não vejo problema algum uma mulher dirigir um ônibus. É diferente, confesso, mas por outro lado temos mais confiança. Elas são mais atentas e não são de brigar no trânsito", afirma.

Se no trabalho o preconceito é coisa do passado, na vida afetiva a realidade é outra. “Acho que o maior preconceito em minha vida é no tratamento como mulher. Hoje em dia ainda é difícil encontrar um homem que aceite uma mulher que trabalha como motorista, São raros os que aceitam uma mulher que sai 3h da manhã e quando volta para casa já é tarde. Acho que esta é uma das maiores dificuldades que tenho de enfrentar”, destaca.

  • Mas nem por isso ela desanima. Ainda comemorando o mês da mulher, Núbia conta que sempre arruma um tempinho para se cuidar. “Nos finais de semana eu sempre tiro um tempo para poder arrumar o cabelo, fazer uma escova, as unhas, sempre cuido de mim. Saio para trabalhar sempre bem maquiada, perfumada, uso filtro solar e óculos escuros. Não me descuido. E neste sentido é uma coisa boa de trabalhar com homens, eles sempre notam quando mudamos alguma coisa no visual. Sempre que corto o cabelo eles percebem” comenta.
Com tanto capricho, o assédio é inevitável. É rotina da motorista sempre ouvir um “gatinha”, tanto de outros motoristas, como dos passageiros. “Mas nunca houve nada demais, algo que me incomodasse. Os meninos aqui costumam comentar que se para cada beijinho que os homens me dedicam, eu ganhasse um real, no final do dia eu tava rica”, brinca.
  • Brincadeiras a parte, o que mais Núbia gosta no trabalho, além de dirigir, é o contato com seus passageiros. É nestas horas que a sensibilidade do sexo feminino leva vantagem na profissão. Ela contou ao Acessepiauí que ao ser transferida para outra linha, cerca de três ou quatro meses depois, seus antigos passageiros ligaram para a empresa pedindo que voltasse.
    “Eles são a principal causa de eu estar neste trabalho há tanto tempo. Tem dias que saio de casa estressada e encontro um passageiro, amigo de todos os dias, o humor muda. Sempre tem aquele passageiro que sobe no mesmo ponto, conversa com a gente, é um bom relacionamento”, finaliza.
Todo esse carinho das pessoas pela motorista não é à toa. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT), Herbert Miúra (foto ao lado), as mulheres são mais atenciosas no que fazem e se dedicam com maior afinco a profissão.
“Elas são muito eficientes. Para você ter uma ideia, eu não encontro com as mulheres da minha empresa. Quando eu vejo funcionário é porque está dando problema”, afirma.
Segundo o presidente, a maioria das mulheres que trabalham no transporte público de Teresina está na área administrativa e serviços gerais dentro dos veículos. “Os ônibus mais limpos de Teresina são os da Piauiense, porque só as mulheres limpam. Lá, só elas cuidam dessa parte. Na verdade, elas são bem mais caprichosas. As duas motoristas que eu tive nunca bateram carro”, disse Miúra.

  • Teresina possui 13 empresas de ônibus urbanos. A Emtracol é a mais feminina, com cerca de 20 funcionárias. No total, as catracas do transporte público da capital são acionadas 7 milhões de vezes por mês. São 93 linhas em toda a cidade.
Fonte: Acessepiauí
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Metrô de São Paulo é escolhido como o melhor das Américas


O Metrô de São Paulo é o melhor das Américas (Best Metro Americas), de acordo com a The Metros, principal premiação do setor metroviário no mundo. O anúncio foi feito durante a conferência MetroRail 2010, que reuniu em Londres, 250 executivos, representantes de 70 companhias de metrô de 40 países.

O júri, formado por especialistas de publicações como BBC News, Metro Report International, Passenger Focus e Spitfire Consultancy, escolheu o Metrô-SP pelos seguintes critérios: cobertura da rede, integração com outros sistemas de transportes, frequência, eficiência e segurança dos serviços, níveis de serviço ao cliente, avaliação do serviço e do preço pelo cliente, condições gerais como acessibilidade, segurança pública e operacional, altos níveis de confiabilidade e alto padrão de desempenho, inovação tecnológica, considerações e contribuições ambientais.

Segundo o presidente do Metrô-SP, José Jorge Fagali, a premiação é um reconhecimento da excelência dos serviços prestados. "Operando desde 1974, a companhia atualmente passa por um período de inovações, com significativos investimentos na expansão e modernização da rede, que somam R$ 11 bilhões no período entre 2007 e 2010".

A conferência escolheu o metrô de Londres como o melhor da Europa e o de Cingapura o da Ásia-Pacífico. Realizado anualmente, o evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e intercâmbio de melhores práticas entre os executivos das companhias de metrô de todo o mundo.

A premiação The Metros foi criada para reconhecer as realizações mais significativas dos principais líderes do transporte de alta capacidade. Sua missão é identificar e reconhecer as companhias que tem demonstrado uma extrema habilidade em manter, com sucesso, seus padrões de excelência.

Fonte: Governo do Estado

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