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Mauá-SP: Transporte municipal recebe 7 novos ônibus, renova sua frota e tem sistema de GPS

quarta-feira, 24 de março de 2010

Agora, são 29 novos veículos em operação na cidade, de um total de 34 que estarão circulando até o início de abril
A Prefeitura colocou, no começo do mês de março, sete novos ônibus coletivos em circulação no sistema municipal de transportes. São carros com tecnologia moderna, possuem GPS e são adaptados com degraus baixos e rampas, que facilitam o acesso a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes. Os veículos são modelo Mascarello Gran Via Low Entry com chassi Mercedes-Benz.

Os sete ônibus com prefixos: 400 – 401 – 402 – 403 – 405 – 408 e 409, da Viação Cidade de Mauá, estão operando nas linhas:101 -Itapark,091 – Pq. das Américas e 132 – Jd. Camargo. Eles fazem parte do lote total de 34 veículos novos, incluindo os articulados novos que a SMU (Secretaria de Mobilidade Urbana) está colocando nas ruas até o início de abril.
Além disto, a idade média da frota chega, no máximo, a cinco anos, cumprindo uma exigência legal da prestação desse serviço.

Fonte: ônibusbrasil.com
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Teresina: Prefeitura constroi novas paradas de ônibus na Avenida Frei Serafim

Foto: Mostra o sofrimento dos usuários na maioria das paradas de Teresina

A Prefeituira de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), iniciou hoje (24), a implantação dos novos abrigos para passageiros de ônibus, na Avenida Frei Serafim. Os serviços deverão ser finalizados em 90 dias.
Serão implantados ao longo da Avenida Frei Serafim 28 novos abrigos, construídos com estrutura metálica, visando uma maior segurança para os usuários de transporte público. De acordo com o diretor de Transportes Públicos da Strans, Sebastião Ferraz, os novos abrigos proporcionam mais conforto para os teresinenses.
O diretor explica que as novas estruturas estão sendo produzidas com material metálico, com a aplicaçãa de telhas termoacústicas nas coberturas. "Os bancos de metal darão lugar a bancos de madeira, mais confortáveis. As novas paradas serão maioria em toda a cidade”, acrescenta Sebastião Ferraz.

Fonte: CidadeVerde
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Em Caxias, Critérios para conceder gratuidades nos ônibus podem mudar

O Fórum dos Usuários de Transporte Coletivo, realizado na tarde deste sábado na sede da União das Associações de Bairros (UAB), deu um início oficial ao debate do reajuste da tarifa de ônibus em Caxias. Nesta edição do Fórum – que ocorre a cada três meses com a participação da UAB, da Secretaria dos Transportes e da Viação Santa Tereza (Visate) – o ponto principal abordado foi o impacto das gratuidades no preço da passagem, já que a Secretaria anunciou ser contra o aumento da tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,50.
Para que isto não aconteça, o secretário Vinicius Ribeiro apresentou um estudo desenvolvido pela Secretaria que demonstra que hoje, quem possui descontos na passagem de ônibus proporciona um impacto de R$ 0,33 nas passagens pagas integralmente. Ou seja, para que a passagem não aumente, pode haver mudanças nas tarifas dos estudantes, que pagam 50% do valor, ou dos idosos de 60 a 65 anos, que não pagam. Além disso, quem está na mira da Secretaria é o Dia do Passe Livre, que pode vir a terminar. O domingo de passe livre representa hoje R$ 0,06 nas passagens.
“Se continuarmos com os mesmos critérios de gratuidade a tendência é só aumentar o valor. Mostramos dados que eles não sabiam, que a gratuidade há 8 anos era 11% do custo total da passagem, hoje está em 24%”, explica o secretário.

Fonte: O Caxiense

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Metrô DF implanta nova bilhetagem

O Metrô do Distrito Federal iniciou na semana passada a implantação do novo sistema de bilhetagem que permitirá a integração definitiva dos sistemas de bilhetagem (ônibus e metrô) e a venda de créditos pela internet e totens. O sistema foi contratado por R$ 14,8 milhões para dois anos e será feito pela Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente Ltda.
O contrato inclui o fornecimento de validadores, máquinas de guichês, totens, desenvolvimento de software adequado ao Metrô-DF e à integração com os ônibus, manutenção de equipamentos, comércio de créditos, transporte de valores, obras de instalação e infra-estrutura.
Todo o crédito arrecadado será repassado ao Metrô-DF, que terá funcionários dedicados à fiscalização dos postos de venda.
Todo o novo sistema será implantado em até 150 dias. Até lá, as bilheterias passarão a funcionar em todas as estações a partir das 5h45 (15 minutos antes do início da operação dos trens) até as 23h30, com no mínimo dois guichês. Foram contratados 144 funcionários.
Com o novo sistema, o Metrô-DF se prepara para o aumento de demanda pelo transporte que ocorrerá com a chegada dos novos trens (a partir de abril deste ano). Além disso, a Companhia obterá maior segurança na arrecadação, reduzirá as filas e a unificará os bloqueios.

Fonte: Revista Ferroviária

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Corredor de ônibus em Niterói: engarrafamento chega a 9 quilômetros


O que deveria ser um benefício para o trabalhador transformou-se em transtorno. Idealizado para tornar mais rápido o deslocamento de ônbus e vans, o Corredor Metropolitano de Niterói produziu o efeito inverso em seu teste de fogo, ontem de manhã, em pleno horário do rush. Cansadas de esperar em um engarrafamento de até nove quilômetros, centenas de pessoas desceram dos coletivos em que estavam para prosseguir viagem a pé pela Alameda São Boaventura, no Fonseca.

O corredor liga a Alameda e a Avenida Feliciano Sodré ao terminal rodoviário, no Centro. No percurso de 6,5 quilômetros, são atendidos 250 mil passageiros por dia. Por lá, passam 50 mil carros diariamente. Com tanta demanda, trajetos entre bairros feitos em 30 minutos demoraram mais de uma hora. Para quem vinha de São Gonçalo, pior ainda. Uma viagem de 70 minutos passou a durar quase uma hora a mais.

Falta de informação

Às 6h, o trânsito era normal, com o fluxo de ônibus e vans facilitado com a faixa exclusiva na Alameda. Mas os donos de carro reclamavam por só terem duas faixas. E os usuários estavam confusos com a falta de informações sobre as mudanças dos pontos dos ônibus intermunicipais.

Às 7h, o caos. Um engarrafamento quilométrico já havia se formado na entrada da Alameda, estendendo-se pela RJ-104 (Niterói-Itaboraí) até Tribobó, em São Gonçalo.

Sem ter o que fazer, motoristas desligavam os carros e esperavam do lado de fora. Nos ônibus, quem precisava tomar outra condução preferiu andar a pé para não chegar (ainda mais) atrasado ao trabalho. — O trânsito está sempre ruim, mas hoje está pior — disse Reginaldo Silva, que, cansado de esperar, preferiu aguardar do lado de fora do carro.

— Todo dia é assim e está cada vez pior — revoltou-se Mirelle Batista, que desceu do ônibus para seguir a pé. O tráfego só começou a melhorar a partir das 8h30m. O engarrafamento criou uma barreira de carros, impedindo o acesso dos ônibus e das vans à faixa exclusiva, que chegou a ficar vazia.

Na entrada da Alameda, placas que deveriam alertar os motoristas sobre a proibição de dirigir pelo lado esquerdo ainda estavam cobertas por plásticos pretos. Por fim, muitos reclamavam do tempo dos sinais de trânsito, que estariam retendo o tráfego.

Fonte: Extra Online
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No Rio, SuperVia é multada por agredir passageiros

A SuperVia, concessionária de trens urbanos do Rio, foi multada por um episódio revoltante. Em abril do ano passado, seguranças deram chicotadas em passageiros que tentavam entrar em um trem lotado. A agência que regula os transportes públicos no Rio condenou a SuperVia a pagar uma multa de cerca de R$ 120 mil. A empresa informou que não vai comentar a punição. Na época o presidente da SuperVia demitiu os funcionários e anunciou mudanças no sistema de treinamento dos agentes.
Fonte: G1
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Em Porto Alegre, ações qualificam corredores da Assis Brasil e Farrapos


Além da presença constante de fiscais, principalmente nos horários de pico, e da recuperação constante de paradas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza, durante toda a semana, palestras e exposição de vídeos para motoristas e cobradores dos veículos do transporte coletivo que circulam pelos corredores das avenidas Assis Brasil e Farrapos. A medida faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas para qualificar a fluidez no deslocamento dos ônibus pelos corredores exclusivos.

Doze agentes de fiscalização e operação de transporte da EPTC e funcionários das empresas de ônibus que circulam na região trabalham diariamente para agilizar o tráfego das linhas de transporte coletivo e o cumprimento dos horários das viagens. Outras medidas tomadas foram a realização de ultrapassagens nos horários de pico, reordenamento das linhas nas estações, orientação de fiscais aos usuários, controle semafórico manual na Estação Benjamin, prolongamento da Estação Obirici e monitoramento do cumprimento das viagens em tempo real pela Central de Mobilidade da EPTC.

A diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Molina Ladeira, explica que o objetivo do curso é reforçar a necessidade de uma eficiência constante no deslocamento pelos corredores, com o cumprimento dos horários, maior conforto e segurança para os passageiros.
O motorista da linha B55 – Protásio/Humaíta, Guilherme José de Souza, acredita que as ações já apresentam resultados. "Os horários estão sendo cumpridos. Vai melhorar cada vez mais", comemora. A operadora de caixa Pâmela Pinheiro, que pega ônibus no prolongamento da Estação Obirici, gostou das medidas. Ficou muito organizado. Está mais fácil identificar as linhas e com a nova cobertura não chove nas pessoas, observa.

Fonte: EPTC
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SPTrans implanta faixa reversível na Estrada do M'Boi Mirim


Com o objetivo de aliviar o gargalo de trânsito provocado pela alta concentração de passageiros no corredor da Estrada do M'Boi Mirim, nas proximidades do Terminal Guarapiranga, a São Paulo Transportes (SPTrans) vai implantar uma faixa reversível, no período da manhã.
A faixa começa na Estrada do M'Boi Mirim, na altura da Rua José de Barros, e se estende até a Rua Amaro Velho, com 1,5 km de extensão e compreendendo as paradas João de Abreu e Francisco Xavier.
A faixa reversível funcionará no horário da manhã, das 6h às 8h, de segunda-feira à sexta-feira. Nesse período passam, em média, 300 ônibus por hora pela M'Boi Mirim. Com a nova medida, esse volume se dividirá entre o corredor convencional (174 ônibus/hora) e a faixa reversível (176 ônibus/hora). Dos 350 mil passageiros que usam o corredor diariamente, aproximadamente a metade passará pela faixa reversível.
Esse trecho no qual será implantada a nova faixa tem uma grande demanda devido ao Terminal Guarapiranga e à presença de vias importantes, tais como a Avenida Guarapiranga, a Avenida Guido Caloi e a Rua José Bruno Magaldi.
Esse grande volume de passageiros deixa sobrecarregadas as duas paradas próximas, retardando a operação de embarque e provocando a formação de filas de ônibus. Com a faixa reversível, a capacidade de embarque das paradas será duplicada porque os usuários poderão subir nos coletivos em ambos os lados. Com essa medida, a SPTrans espera reduzir em, pelo menos, 30% a extensão das filas de ônibus naquele ponto.
Para viabilizar a faixa reversível, serão instalados 14 aparelhos semafóricos novos, sendo 2 para pedestres. Serão pintados 1.250 m² de sinalização horizontal e chumbadas 100 unidades de tachões.
Para diminuir o risco de acidentes, o limite de velocidade na faixa reversível será de 40 km/h. Ela estará separada das demais faixas de rolamento por 200 balizadores de segurança que evitarão a invasão de carros e motos (principalmente na curva) e reforçarão o entendimento dos pedestres.
Também serão colocados gradis para guiar a travessia e 380 metros de alambrado para a segurança dos pedestres. Ao longo da faixa haverá a presença de 30 orientadores de travessia e 12 agentes de parada para auxiliar os usuários, além da colocação das 46 placas de sinalização e avisos junto às faixa de travessia.
Todos os motoristas das 28 linhas que circularão pela faixa reversível receberão treinamento (veja lista na apresentação anexa). A montagem e desmontagem será feita por 35 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que usarão 50 cones e 50 super-cones para demarcação da faixa.
A nova faixa reversível do corredor da M'Boi Mirim deve entrar em operação na primeira quinzena de abril.

Fonte: SPTrans
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