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Manaus: Estudantes condenam transporte coletivo e exigem passe livre

sábado, 6 de março de 2010


Os estudantes voltaram às ruas por conta do caos instalado no transporte há cerca de 10 dias. Desde lá, uma série de modificações ocorreram e potencializaram os danos já vivenciados pela população. O prefeito de Manaus Amazonino Mendes reduziu a tarifa paga pelos usuários de R$ 2,25 para R$ 2,10. Em represália, os empresários reduziram a frota de ônibus que diariamente circulam nas ruas, fazendo com que as espera pelos ônibus aumentassem e ainda provocando elevando a superlotação destes. Para piorar a vida de milhões de pessoas que dependem do transporte coletivo para se locomoverem, Amazonino ainda reduziu a quantidade dos executivos e aumentou sua tarifa dos então R$ 2,50 para R$ 3,00.

A justificativa é de que a frota dos executivos estava muito maior do que os 10% em relação a frota tradicional, conforme o texto da Lei que regulamenta o serviço. Além da tarifa que estava abaixo dos 50% a mais em relação ao valor cobrado nas linhas convencionais. Critério também previsto na Lei.Indignados por conta das novas leis que foram criadas para não atender as necessidades de serviços públicos da sociedade, os estudantes retornaram para cima dos carros de som e, em frente ao Sinetram, condenaram a mais nova afronta contra a população.

O estudante secundarista Marcelo Gomes afirmou que as novas intervenções no transporte coletivo da capital do Amazonas foram arbitrárias. “Cortaram a frota dos executivos, que atendiam uma boa parcela dos usuários dos ônibus, sem consultar o povo e nem debate prévio para saberem se era isso mesmo”, criticou.Na opinião dele, os executivos foram criados para atender a demanda reprimida por conta da precariedade e da baixa quantidade de coletivos da frota convencional. “Até então eles vinham cumprindo esse papel”, disse Marcelo. “Não dá para entender essas leis que são criadas para não atender a demanda do povo”, indignou-se.

A dirigente da UEE-AM Beatriz Calheiro mencionou o projeto aprovado em 2009, que reduziu a meia passagem estudantil e restringiu o acesso ao benefício, como o princípio do caos agora vivenciado. “Ano passado reduziram a meia passagem com a justificativa de que era isso que impedia novos investimentos no transporte. E agora saem com essa pequena redução da tarifa. Vimos aqui dizer que não é com essa saída que eles vão resolver nossos problemas”, disse.

De acordo com Beatriz, está ainda mais provado a viabilidade do passe livre para os estudantes. “Já reduziram uma série de direitos com a desculpa de ampliarem e melhorarem a frota de ônibus e nada acontece. O que se percebe é que está ainda pior. Por isso, vamos retomar a luta pelo passe livre. A única que precisa para ser aprovado é vontade política em legislarem segundo as necessidades do povo”, destacou.

Várias iniciativas de CPI’s para apurarem a fragilidade do sistema de transporte vigente em Manaus estão sendo apresentadas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Curiosamente, nenhuma pauta os benefícios estudantis perdidos e tão pouco anunciam avanços como o passe livre defendido pelo movimento estudantil.O que não dá, segundo os estudantes, é para uma cidade que será sub-sede da Copa de 2014 continuar oferecendo um transporte que desloca sua população sob condições impróprias.
Fonte: Portal Veremelho
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Curitiba: Transtorno para recarregar o cartão de transporte

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba estão enfrentando problemas na utilização dos equipamentos de recarga dos cartões de transporte. Na última quarta-feira, de acordo com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), um vírus derrubou parte do sistema que integra as máquinas, deixando boa parte dos equipamentos fora de funcionamento.
No terminal do Capão Raso, nenhum dos carregadores está funcionando por conta de uma falha no cabeamento das máquinas. Ontem, a Urbs confirmou falhas pontuais nos equipamentos nos terminais Pinheirinho, Fazendinha, e Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Com as falhas nos carregadores, os passageiros relatam transtornos para utilizar os serviço de transporte. Segundo a promotora de vendas, Karina Aparecida de Oliveira, os carregadores não funcionam há mais de um mês.
Nesta semana, ela conta que precisou sair do itinerário para tentar carregar o cartão de transporte em outro terminal. “Outro dia eu paguei a passagem do meu bolso porque nenhum dos carregadores funcionava”, relata.A mesma dificuldade teve a auxiliar de perecíveis Mariza de Ramos. “Hoje (ontem) de manhã eu tentei carregar no terminal do Pinheirinho e também não deu certo. Vou tentar carregar no terminal do Santa Quitéria. Se eu não conseguir, terei que pagar o valor da passagem”, diz.
Já prevendo o problema, a zeladora Elza Francisca Rosa afirma que procura carregar o cartão antes mesmo que os créditos acabem. “Não dá para confiar nessas máquinas. É melhor prevenir para não ficar sem a passagem”, conta.
Fonte: Paraná online


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Justiça mantém passagem de ônibus de Blumenau em R$ 2,30


Foi negado na tarde desta sexta-feira o pedido de reconsideração feito pela prefeitura de Blumenau ao juiz Osmar Tomazoni sobre a liminar que suspendeu o aumento do transporte coletivo. O documento explicava os motivos do reajuste e demonstrava como eram feitos os cálculos que resultam na tarifa proposta de R$ 2,55.

Com o posicionamento do juiz, a liminar continua valendo. Por enquanto, os usuários do transporte coletivo continuam pagando R$ 2,30 pela passagem.

No início da noite desta quinta-feira o Consório Siga também protocolou um pedido de reconsideração ao juiz Tomazoni. Não há previsão de quando o juiz irá se pronunciar. Na última quarta-feira o Consórcio também entrou com um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de Santa Catarina na tentativa de derrubar a liminar.

O desembargador responsável, Paulo Roberto Sartorato, continua analisando o pedido.A prefeitura de Blumenau ainda não se manifestou sobre a decisão.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Uberaba: Ônibus atrasado e lotado gera reclamação


Usuária reclama de lotação e atraso em transporte coletivo da empresa Líder. A doméstica Maria Aparecida Pereira da Silva conta que, ao retornar do trabalho na tarde da última quarta-feira (3), teve que esperar mais de 1h20 no ponto de ônibus pela linha Gameleiras.
Ela reclama que, além do atraso, o coletivo está sempre lotado, ocasionando desconforto aos passageiros. “A cobradora não tem um pingo de educação e fica pedindo para os passageiros se amontoarem dentro do ônibus. É uma falta de respeito, até porque não há espaço para todos”, pontua. Maria Aparecida também revela que por diversas vezes as pessoas são obrigadas a trocar de carro em pontos de rendição por conta de problemas técnicos nos veículos.
De acordo com o superintendente de Trânsito e Transporte Coletivo de Uberaba, Robinson do Amaral Camargo, será realizada uma análise para verificar se o problema acontece com frequência ou se trata apenas de caso isolado.
Fonte: Jornal da Manhã
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Agetran busca incentivar o uso correto do passe do estudante


1967 - 1983 - A Divisão de Educação da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) está reforçando a campanha nas escolas públicas e particulares sobre a utilização correta do passe do estudante. A estratégia da campanha envolve a distribuição de folders educativos e a realização de palestras (pela equipe da Agetran ou pelos professores das escolas municipais) orientando os jovens a usarem adequadamente o benefício.

O passe do estudante foi instituído pela lei municipal nº 3.026, de dezembro de 1993 e regulamentado pelo decreto 8.284, de agosto de 2001. Dentre as regras estabelecidas pela normatização, destaca-se o uso do benefício apenas no horário em que o aluno está matriculado na escola. O cartão também só poderá ser utilizado no trajeto (residência/escola) cadastrado na Agetran, e não são permitidos a cedência, o empréstimo ou a negociação do passe do estudante com outra pessoa.

O descumprimento de qualquer uma dessas determinações resulta no bloqueio, temporário ou durante todo o ano letivo, do cartão. O julgamento da infração é feito pelo Conselho do passe do estudante, que funciona na Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano).

A questão do comportamento do usuário do transporte coletivo é outro assunto enfatizado pela Agência Municipal de Trânsito.

"Os estudantes não podem fazer bagunça e causar transtornos dentro do ônibus. Eles devem respeitar o próximo e deixar disponíveis os assentos destinados aos idosos e gestantes", esclarece Silvana Pereira, técnica em Educação para o trânsito.

Quem tem direito ao passe do estudante - Alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, de instituições de ensino públicas e privadas, podem requerer o benefício.

Os principais pré-requisitos são: estar matriculado em alguma escola ou universidade e morar a uma distância mínima de dois mil metros do local em que estuda. Em 2009, a Agetran concedeu o passe para 53 mil estudantes da Capital.
Fonte: PMCG
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Metrô do Rio deveria se espelhar no de Amsterdã

sexta-feira, 5 de março de 2010


O metrô carioca deveria se espelhar na Prefeitura de Amsterdã (Holanda). Enquanto aqui no Rio esse transporte de massa é caótico, e, de acordo com o Ministério Público pode gerar acidentes gravíssimos, o da Holanda pode ser considerado excelente. Lá, a prefeitura já fechou um pedido com a Alstom para a fabricação de 23 trens para o metrô da cidade. O contrato inclui uma opção para a aquisição de composições adicionais para a linha Norte/Sul ainda em construção.
Como parte integrante da linha Metrópoles da Alstom, os trens serão produzidos nas instalações da empresa em Valenciennes (França) e Katowice (Polônia). A primeira composição será entregue no 2o trimestre de 2012. Todas as composições se destinam às linhas de metrô existentes em Amsterdã, com previsão de entrada em operação comercial no final de 2012.
Os trens da linha Metrópoles de Amsterdã permitem o acesso e facilitam o embarque graças a portas mais largas, piso baixo, assentos extralargos e passarelas entre os carros. Além disso, os informativos dinâmicos durante a viagem, as conexões de comunicação e os interiores transparentes vão melhorar a segurança e o conforto dos passageiros. Graças ao maior comprimento dos novos trens (116 m), a capacidade total de transporte aumentará em cerca de 50%.
Este pedido é uma parte de uma ambiciosa política de transporte público adotada pela prefeitura de Amsterdã, pela região metropolitana e pela operadora GVB.1 O programa de desenvolvimento e modernização do metrô de Amsterdã inclui algumas outras iniciativas, como a criação de uma nova linha Norte/Sul, a reforma da linha leste e a reconstrução da linha de Amstelveen.
- O novo metrô significa um grande salto de qualidade para todos os usuários, incluindo aqueles com necessidades especiais. Ele irá melhorar ainda mais a atratividade do sistema de metrô, o que é bom para o meio ambiente, para a cidade e para a região - declarou o vereador daquela cidade Hans Gerson.
A Alstom desenvolve e comercializa a mais completa linha de sistemas, equipamentos e serviços no setor ferroviário. Além disso, gerencia sistemas inteiros de transporte, cuidando de material rolante, sinalização e infra-estrutura, além de oferecer soluções de "pronto uso". O Setor Transporte da Alstom registrou vendas de 5,7 bilhões de euros no exercício fiscal de 2008-2009 e um aumento de 9% de pedidos em comparação ao ano anterior, estando presente em mais de 60 países e empregando aproximadamente 27 mil pessoas.
Fonte: Monitor Mercantil
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Porto Alegre: Passageiros e motoristas queixam-se de má conservação de corredor de ônibus na Capital

Os 7km de vias somente para ônibus das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves são os piores de Porto Alegre. Motoristas e passageiros que o digam.Percorrer a via é aventurar-se no desconhecido: agarre-se ao primeiro pega-mão livre ou correrás o risco de estatelar-se no chão do veículo.
– Isso aqui é um câncer em Porto Alegre. Não melhora nunca
– desabafa Agnaldo Ferreira Pereira, 48 anos.
Nas sete horas e 10 minutos de idas e vindas entre o Morro Santana e o Centro, Agnaldo, 20 anos de volante, perde a conta das vezes em que escapa de um desnível, tira o pé do acelerador para não jogar nos pedestres a água empossada no asfalto e desvia de panelões, entre outras peripécias da viagem.
– Faz mais de quatro anos que não vejo um bom asfalto por aqui. São só remendos que desaparecem na primeira chuva – constata o motorista.
Experiente na função, Agnaldo cita a Estação Israelita e um trecho próximo à Avenida Saturnino de Brito como os mais complicados por apresentarem maior número de desníveis, asfalto desmanchado pelo peso dos ônibus e remendos mal feitos.
- Empresa no prejuízo
Com 40% das linhas operando no trajeto entre as avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves, o Consórcio Unibus (composto por seis empresas de ônibus) é o que tem a maior frota circulando no trecho.
Por meio da assessoria de imprensa, o consórcio destaca que o passageiro é o mais prejudicado, já que os ônibus precisam andar em menor velocidade, atrasando a programação das viagens. O Unibus não cita números, mas afirma que há desgaste tanto na frota, com uma maior manutenção, quanto dos motoristas que trafegam pelos corredores. Para o consórcio, a única solução seria a colocação de concreto na via.
- Estação por estação - os que mais sofrem
Com duas cirurgias na coluna e usando muletas, Antônio Pöde, 63 anos, entra no ônibus e senta-se no primeiro banco. Para garantir a segurança, agarra-se com as duas mãos na divisória entre ele e o motorista.
– A cada solavanco, tento levantar um pouquinho para não sentir dores na coluna. É como se eu levasse um soco.Já a doméstica Elizete Oliveira, 51 anos, tem cuidado na Estação Israelita, onde diariamente pega um ônibus.
– Em dias chuvosos, corro o risco de tomar um banho a cada ônibus que passa por estas panelas.

- Promessa de vistoria
Conforme a assessoria de imprensa da Smov, a secretaria realizou intervenções nos corredores da Osvaldo Aranha e da Protásio Alves na metade de 2009.
Porém, em alguns trechos, o pavimento não resistiu ao tráfego dos ônibus. A Divisão de Conservação de Vias Urbanas da Smov foi acionada para realizar uma vistoria com urgência.
A Smov tem um projeto para substituição do asfalto por concreto nos dois corredores de ônibus. Orçado em R$ 7,6 milhões, o projeto está em análise no Ministério das Cidades para financiamento.
Fonte Diario Gaúcho
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Em Fortaleza, Linhas de ônibus terão itinerário modificado a partir de sábado


Com o intuito proporcionar melhor acessibilidade ao Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) decidiu alterar o itinerário da linha 070 – Cuca Barra/Parangaba/Centro. A mudança acontece a partir de sábado (6).
Ao invés de passar pelas vias General Sampaio, Senador Alencar e Imperador, o ônibus irá utilizar as vias Duque de Caxias e Pe. Mororó. Quem costuma pegar a linha 070 para chegar ou sair do Cuca fará o embarque e desembarque pela Rua Vila Velha, que fica mais perto do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte. No trajeto antigo, o usuário tinha que descer na Rua Ceci.
A linha 660 – Conjunto Palmeiras/Centro/Expresso também terá seu itinerário alterado a partir de sábado. Os moradores do Sítio São João poderão se deslocar até o Centro de modo mais rápido, sem ser necessário passar pelo terminal de Messejana.
No novo trecho, as vias Val Paraíso, Verde Sete, Verde Vinte e Nove, Verde Quarenta e Um, Cinco, Quarenta e B passarão a ser utilizadas.

Fonte: Jangadeiro online
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