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Anunciadas novas mudanças no transporte coletivo de Montes Claros

sexta-feira, 5 de março de 2010


O prefeito Tadeu Leite concedeu coletiva à imprensa na tarde de ontem, quarta-feira, oportunidade em que falou sobre algumas mudanças pontuais no transporte coletivo urbano, já a partir do próximo sábado, dia 06.
O prefeito disse que já estão acertadas algumas alterações, como o aumento das possibilidades de integração das linhas, a adequação de quantidade de ônibus em cada linha e uma campanha da ATCMC para mostrar à população os ganhos com a implantação do novo sistema.
Tadeu disse ainda que considera como principal mudança o aumento do tempo para a integração, que passa de 30 para 60 minutos, a partir do momento em que o usuário descer no ponto de ônibus. O prefeito afirma que as empresas serão advertidas no sentido de serem mais rigorosas com o cumprimento dos horários.
Tadeu disse que é impossível a volta do antigo sistema do transporte coletivo urbano e afirmou que 90 mil passageiros já fizeram a integração.
O presidente da MCTrans, Coronel Orlando Walter Camargo, disse que haverá aumento de ônibus para o Bairro Delfino Magalhães, com mais dois ônibus entre 06h e 08h da manhã, e fusão e redistribuição de algumas linhas, como a 1101 e a 1103.
Ao final da coletiva de imprensa, o prefeito assinou extrato de edital do concurso público municipal para a área administrativa, com 820 vagas. As inscrições serão feitas pela internet, no site http://www.cotec.unimontes.com.br/, entre 08h do dia 25 de maio e 18h do dia 31 de maio. O edital será divulgado na prefeitura e na Unimontes.
Questionado quanto ao pagamento das rescisões da administração anterior, o prefeito Tadeu Leite disse que não fez o acerto porque não tem verba.
Fonte: O Norte de Minas
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Transporte público: para empresa, frota é suficiente em Varginha

Para a empresa Planum, que fez um estudo do transporte público em Varginha, não há necessidade de implantar mais ônibus na cidade E é necessária apenas uma reestruturação das linhas e reformulação e horários.
O estudo foi encomendado pela prefeitura. Durou mais de 6 meses e custou R$ 75 mil aos cofres públicos. Foi apresentado aos vereadores em pouco mais de 30 minutos pelo consultor Luiz Wagner Dacache Balieiro.
Entre as sugestões propostas pela empresa está a fusão das linhas Cidade Nova/Imaculada e Cidade Nova/Eldorado e das linhas Industrial JK e Nova Varginha/Hospital Bom Pastor.
Os vereadores não ficaram satisfeitos com o resultado apresentado e questionaram a respeito de linhas como Alameda/Bom Pastor e Imaculada Conceição. O consultor respondia sempre de maneira evasiva chegando, algumas vezes, a ficar perdido a respeito das linhas. Balieiro demonstrou irritação com as perguntas e chegou a criticar os vereadores, dizendo que
ele era competente no serviço que faz.Durante o estudo foi realizada uma pesquisa com 1170 passageiros. 171 disseram que é preciso mais ônibus; 69, que deveria haver mais horários nos finais de semana; 46 reclamaram que a tarifa está muito alta e 43, que é necessário abrir concorrência para mais uma empresa.
Fonte: Blog do Madeira
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Em Manaus está latente o colapso do transporte público

Desde a semana passada, está latente o colapso do transporte público em Manaus. Não falo de caos, é colapso. No caos ainda há movimento, no colapso tudo pára, nada mais funciona. O prefeito, cercado pelos eunucos Luiz Alberto Carijó, Henrique Oliveira e Raphael Siqueira, lhe abanando com folhas de bananeira e ocupando espaços que seriam da imprensa, anunciou a redução do preço da passagem. A medida, unilateral, só podia dar no que deu. Era “certo como dois e dois são quatro” (ou que 2,2 e 6,3 são 8,5 milhões) que os empresários não deixariam isso barato.
O motivo é simples. Pelo contrato firmado entre a Prefeitura (na administração anterior) e as empresas, haveria um reajuste anual, no mês de fevereiro de cada ano. É contrato, firmado entre as duas partes. Dito isto, é fácil deduzir que o carnaval feito pelo atual prefeito é só carnaval. Amazonino concedeu às empresas 12,5% de reajuste em agosto de 2009, portanto seis meses antes do previsto. O motivo? Como em todas as atitudes fanfarronas do prefeito, era (finalmente!) a reorganização de alguma coisa, nesse caso o sistema do transporte coletivo da cidade.
Bom, o preço da passagem de ônibus baixou. O sistema está organizado?
Desde segunda, as empresas boicotam o sistema, levando pouco mais da metade da frota às ruas. Ônibus articulados emperram e atrapalham o trânsito, ônibus alternativos têm sua frota — ilegal — reduzida, quando deveriam ser extintos, por serem ilegais, e no lugar disso a passagem nos alternativos aumentou 50% em pouco mais de um ano, de R$ 2 para R$ 3.
A previsão é de que o colapso se aprofunde, com as empresas pressionando pelo aumento, mesmo sem cumprir sua parte no contrato, que é a renovação da frota. Em tempos negônicos, a frota, que seria renovada e organizada (por isso o aumento para R$ 2,25), foi reduzida. Pouco mais de 10 ônibus novos chegaram, e nas zonas Norte e Leste da cidade o que se vê é uma versão brasileira de Mumbai, na Índia, infestada por microônibus serpenteando pelas faixas de trânsito, pilotadas por motoristas só não menos irresponsáveis do que os mototaxistas, que também se multiplicaram sem qualquer regulamentação.
Demonizar os empresários dos ônibus é a parte mais fácil, bem como os microônibus ilegais e os mototaxistas. Mas o fato é que estão todos sob o manto de um só órgão, chamado Prefeitura de Manaus. É ela, através do IMTT, quem deveria controlar tudo isso, impedindo a bagunça em que a cidade se transformou. Os empresários de ônibus perdem com os alternativos e os mototaxistas, os taxistas também perdem. A população perde com todos.
Fonte: O Malfazejo
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Rio: Transporte gratuito para alunos do Campus Itaperuna

Cerca de 150 alunos carentes do campus Itaperuna, do IF Fluminense, vão ser assistidos pelo Programa de Transporte Gratuito. O convênio foi firmado durante uma reunião do Diretor Geral do Campus, Evanildo Leite, e o Presidente de uma das empresas responsáveis pelo transporte público na cidade. Até o mês de abril vai ser divulgado o Edital para que os alunos possam se inscrever.
No final de fevereiro, em uma reunião com a mesma empresa, a direção do campus conseguiu pleitear horários de ônibus para atender alunos e professores de diversos bairros da cidade até o campus.
O ônibus circulava apenas até a distância de 500m antes do campus, o que dificultava o deslocamento de alunos e servidores. Os horários determinados, a partir de agora, foram definidos de acordo com uma demanda indicada pela diretoria do campus.
Fonte: ITF Fluminense
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DF: VLT só começará depois de estudos do impacto ambiental, de vizinhança e no trânsito

quinta-feira, 4 de março de 2010

Antes de começar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na W3, o governo terá de convencer a Justiça de que o empreendimento é viável do ponto de vista ambiental. Para isso, terá de apresentar estudos complementares do impacto ambiental, de vizinhança e no trânsito. Somente depois do parecer favorável do Ministério Público é que as obras poderão ser iniciadas. Até lá, as licenças prévia e de instalação emitidas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) seguem suspensas, a pedido do Ministério Público (MP).
O promotor Roberto Carlos Batista, da 1ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio e Cultura, alega que o governo não fez os estudos ambientais exigidos por lei. “Seria temerário permitir a continuação das obras sem verificar a viabilidade”, reforçou. O GDF tem prazo de 90 dias para entregar o levantamento. E o MP, outros 45 dias para analisar os documentos. Prazos que podem atrasar o cronograma de obras.
Na agenda fixada pelo governo, as intervenções na W3 terão início em maio. O secretário de Transportes, Alberto Fraga, garante que não haverá atraso. “Estamos complementando os estudos como foi pedido e as obras seguirão normalmente. A cada 45 dias entregamos duas quadras”, assegurou.
O superintendente de licenciamento e fiscalização do Ibram, Eduardo Henrique Freire, afirmou que os estudos complementares pedidos pelo MP vão reforçar o que o governo já sabe. “A W3 já está toda impermeabilizada. Não tem esse impacto ambiental monstruoso como está querendo se mostrar. Além disso, vamos sair de uma tecnologia ônibus a diesel para um veículo movido a eletricidade, que não emite partículas”, destacou.

Fonte: Correio Brasiliense
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Idosos de 60 a 65 anos voltam a pagar transporte público em Araçatuba

Idosos entre 60 e 65 anos de idade vão pagar tarifa de ônibus da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) a partir do próximo domingo. A decisão é do juiz João Roberto Casali da Silva, que deferiu a favor da concessionária do transporte público contra a Prefeitura de Araçatuba e julgou inconstitucional a Lei Municipal 6.496/2004, que assegurou a gratuidade a essa idade. Ainda cabe recurso.
Segundo a empresa, a lei é omissa porque não especifica a fonte para custear a gratuidade e, caso o município resolva incluir o benefício para o público entre 60 e 65 anos, a prefeitura deverá restabelecer o equilíbrio econômico contratual.
A lei 6.496/2004, de autoria do vice-prefeito Carlos Hernandes (PDT), que em 2004 ocupava o cargo de vereador, foi inspirada no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), que estabelece gratuidade para idosos acima de 65 anos e deixa a cargo dos municípios instituir o mesmo benefício para o público com idade entre 60 e 65 anos.
Fonte: Folha da Região

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Novo Hamburgo: Diminui tempo de espera para recarga de cartões do transporte

Desde ontem, ficou bem melhor a vida de quem precisa recarregar cartões do transporte público de Novo Hamburgo. Diante de relatos de usuários que passavam horas na fila, a Central de Vale Transporte (Cevvat) ampliou atendimento e ontem pela manhã abriu novo guichê na unidade da Rua Júlio de Castilhos, passando de três para quatro. Até o fim do dia, outro estaria em funcionamento e mais um abriria para atendimento empresarial. Um cartaz colocado em frente ao serviço, para orientar os estudantes, também facilitou a vida dos usuários do transporte público.
Quem precisou recarregar ontem seu cartão de vale-transporte na Cevvat notou a diminuição da fila. "A demanda é muito grande somente na primeira e última semana do mês, por causa do início das aulas", avalia o coordenador administrativo da Cevvat, Paulo Schmidt, garantindo que após esse período, o número de pessoas cai consideravelmente. Mesmo assim, a central agora passa a ter seis guichês de atendimento. "Nossa meta é não superar 20 minutos da espera dos clientes e até zerar as filas", promete Schmidt, que também afirma que o atendimento é rápido e de no máximo dois minutos, garantindo agilidade ao serviço.
Quem ficou satisfeita com a notícia foi a nutricionista Susan de Andrade, 50 anos, que precisa pegar o transporte para sua filha, que é estudante. "Foi uma ótima iniciativa. Antes, quando sabíamos que precisávamos vir até a Cevvat, já nos programávamos para perder uma hora e meia de espera na fila."As pessoas que sempre pegam ônibus para ir trabalhar ou ir à escola devem ter vale-transporte para embarcar no veículo.
Em Novo Hamburgo, esse vale não é mais uma fichinha ou papel. É um cartão, como o de banco. Só que para poder usar tem que carregar ele com dinheiro. Para isso é preciso ir na Central de Vale Transporte, que nos últimos tempos tinha muita fila. Agora, tem mais pessoas para ajudar no atendimento.

Fonte: Jornal Novo Hamburgo
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Em Urbelândia, PMU quer desonerar concessionárias


Para garantir o aumento das linhas e da frota de ônibus, de 396 veículos, sem o reajuste da tarifa, a Prefeitura de Uberlândia propõe a desoneração do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO) das empresas. Para isso, um projeto sobre a matéria será enviado na próxima semana à Câmara de Vereadores que, se aprovado, reduzirá de 5% para 3% o CGO. Além desta taxa, as empresas ainda pagam 5% de Imposto Sobre Serviços (ISS) do faturamento líquido mensal. Com a redução do encargo para as empresas, o município deixará de arrecadar cerca de R$ 200 mil por mês, ou R$ 2,4 milhões por ano.
Além de criar novas linhas e investir em veículos, as concessionárias terão que melhorar a qualidade dos serviços prestados. Já está previsto que, até no máximo julho, mais nove ônibus entrem em circulação. Os veículos vão reforçar as sete recentes linhas criadas no município desde que as três novas concessionárias começaram a operar a frota, no dia 31 de agosto do ano passado. Outros 14 veículos já entraram em operação neste ano, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran). O aumento das linhas e dos ônibus visa a atender o crescimento da demanda em bairros, como o Jardim Célia, zona oeste do município, onde foram construídas casas do Programa Minha Casa, Minha Vida.
“Tínhamos uma previsão de frota, mas a cidade cresceu. Não necessariamente aumentou o número de usuários, mas pessoas que antes moravam em regiões atendidas mudaram-se para áreas novas que não são contempladas”, afirmou o secretário de Trânsito, Paulo Sérgio Ferreira.
Segundo o secretário, na licitação para a escolha das empresas que iriam operar na cidade, foi definido que o reajuste da tarifa seria baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no aumento do preço do óleo diesel e nos custos de manutenção dos veículos. Isso significa que, com o aumento da frota, as concessionárias poderiam reajustar o valor da tarifa.
Com a aprovação do projeto pelos vereadores, as empresas não poderão mais reajustar o valor da tarifa até o fim deste ano. Em janeiro, a passagem já havia sido reajustada em 2,27%, passando de R$ 2,20 para R$ 2,25. “Nosso objetivo é não aumentar a tarifa do transporte público porque quando o valor é reajustado o número de usuários cai. O preço precisa ser um atrativo para os passageiros”, disse o secretário.
Reajuste salarial
A primeira reunião para negociação do reajuste salarial dos trabalhadores do transporte público de Uberlândia está marcada para acontecer na quinta-feira (11) da próxima semana. As negociações estão atrasadas, de acordo com o vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia e Região, Célio Moreira da Silva. “Se deixamos passar do dia 31 deste mês sem o fechamento de um acordo, os trabalhadores perdem os seus direitos. Por isso acionamos o prefeito Odelmo para interferir e recebemos uma carta das empresas agendando a reunião”, afirmou.
Fonte: Correio de Urbelândia
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