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segunda-feira, 1 de março de 2010Postado por Meu Transporte às 00:11 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Em Vinhedo-SP, passagem do ônibus urbano aumenta e vai a R$ 2,60
Assim como em Valinhos, que já subiu para o mesmo valor, a Rápido Luxo Campinas, permissionária do transporte coletivo, apresentou proposta de R$ 2,72, mas a passagem corrigida ficou em R$ 2,60.
Em Valinhos, a empresa justificou a necessidade do reajuste da tarifa com base no aumento do custo da mão-de-obra, combustível e outros implementos. O último reajuste em Vinhedo ocorreu em fevereiro de 2009, quando a tarifa subiu de R$ 2,30 para R$ 2,50, aumento de 8,7%, que representaram R$ 0,20.
Postado por Meu Transporte às 00:08 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Campo Grande: Prefeitura deve fazer campanha para tirar dinheiro de ônibus
A informação surgiu quando da indagação sobre o que fazer para reduzir a onda de violência contra os motoristas de ônibus. Há semanas o prefeito tem defendido que a solução é retirar dinheiro de circulação nos ônibus.
Porém, o decreto dele igualando o valor do pagamento em cartão ao de dinheiro foi encarado como uma medida na contrária ao principal objetivo que é de proteger os motoristas.
A partir do dia 1º a passagem custará R$ 2,50 tanto no cartão quando em espécie. Hoje, quem utiliza cartão paga R$ 2,30.
“A diferenciação de valores já cumpriu o seu papel [de reduzir dinheiro nos ônibus] no ano passado. Agora teremos que fazer campanha divulgar os postos de venda e estimular o uso do cartão”, afirmou hoje pela manhã durante o sorteio do “IPTU dá Prêmios” em Campo Grande.
No mesmo evento, o prefeito também comentou o reajuste da tarifa do cartão para R$ 2,50. Conforme o prefeito, o cálculo feito pelas concessionárias de transporte urbano apontava para uma necessidade de se reajustar o valor cobrado em dinheiro para R$ 2,556 o que proximaria a passagem para R$ 2,60. Ele afirma ter negociado com as empresas para impedir que a tarifa chegasse a tal patamar.
Fonte: Midiamax
Postado por Meu Transporte às 00:06 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Cuiába: Sistema de transporte mostra vulnerabilidade
Postado por Meu Transporte às 00:01 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Curitiba: As empresas vencedoras da licitação terão de cumprir metas de cinco itens de controle de qualidade
domingo, 28 de fevereiro de 2010
A concorrência aberta pela Urbanização de Curitiba (Urbs), com valor estimado em R$ 8,6 bilhões ao longo de 15 anos, cria cinco índices de qualidade: cumprimento de viagens no horário programado; satisfação do usuário com a qualidade dos veículos e conduta dos operadores; interrupção de viagens por falha nos veículos; liberação de vistoria e de autuações (veja infográfico). Em todos os casos, as empresas pagarão multas descontadas da remuneração.
Para o caso de descumprimento de cada um dos cinco itens do controle de qualidade a cada mês, o edital prevê o desconto de 0,6% do pagamento previsto. Cada um dos indicadores foi calculado com base nos dados de desempenho de qualidade das atuais empresas ao longo dos primeiros nove meses de 2009.
Esses índices foram usados como parâmetros para definir as metas referentes ao primeiro ano de operação das empresas vencedoras da licitação e para os anos seguintes. Porém, a Urbs adimite que os novos concessionários serão mais fiscalizados que as atuais empresas, através de um sistema de pontos.
“Os operadores precisarão ter um controle de qualidade maior do que no sistema atual, sob risco de penalidades que podem chegar à cassação do contrato”, informa em nota.
As sanções aplicadas com base na Lei do Transporte Coletivo são mais pesadas. A legislação prevê o desconto da remuneração conforme a gravidade da falha, que pode ser desde um funcionário ser flagrado fumando dentro dos ônibus à empresa reter o dinheiro pertencente ao Fundo de Urbanização por mais tempo do que o previsto. A multa aplicada, nesses casos, é o desconto do valor equivalente à quilometragem rodada, numa escala de 5 a mil quilômetros. Quanto maior a infração, maior a quilometragem descontada.
Segundo a Urbs, as empresas podem responder simultaneamente por um falta tanto pelas regras da licitação, quanto pela Lei do Transporte Coletivo. “As (penalidades) previstas no regulamento são operacionais e as previstas no edital são de cumprimento de contrato. O edital, inclusive, prevê que as penalidades possam ser aplicadas concomitantemente. Há obrigatoriedade da empresa de corrigir a falha, além de pagar a multa”, afirma a direção do órgão.
Horário
Um dos pontos mais polêmicos do controle é o cumprimento dos horários fixados pela Urbs, já que é o que rende mais multas as empresas. De modo geral, as empresas serão obrigadas a cumprir o horário de 95% das viagens programadas. Mas foram criados dois horários de pico (5h30 às 8h30 e 17 às 20h), em que a exigência é mais branda devido ao fluxo maior de carros nas ruas.
Críticas
O ex-diretor de Planejamento da Urbs, João Carlos Cascaes, acredita que a Urbs deveria abrir a fiscalização das empresas para a sociedade civil. Atualmente, os técnicos do órgão, ligado à prefeitura, são os únicos a verificar o cumprimento das exigências técnicas. Ele lembra, porém, que a Urbs está sujeita a pressões políticas para proteger as empresas e o interesse econômico delas. “A depender do prefeito, a fiscalização fica mais rigorosa ou menos rigorosa.”
A empresa se defende e, em nota, salienta que “o Conselho Municipal de Transporte foi reativado nesta gestão justamente para ampliar a participação popular” e que “possui corpo técnico de qualidade reconhecida internacionalmente e do qual fazem parte advogados, engenheiros, arquitetos, administradores, entre outros, registrados em seus respectivos conselhos regionais.”
Fonte: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 09:18 0 comentários
Marcadores: Paraná
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Postado por Meu Transporte às 09:08 1 comentários
Marcadores: Campanhas
Transporte urbano no Brasil à beira do caos
A fatura para o cidadão engloba perda de tempo e de dinheiro. Em horários de pico, um deslocamento de cerca de 20 km até o centro do Rio dura, no mínimo, uma hora e meia. Em dias de chuva ou quando qualquer retenção impede o fluxo normal de veículos, pode levar de três a cinco horas. Além de mal atendido, o brasileiro médio ainda compromete diretamente 20,49% do seu orçamento com transporte, contra 14,06 % na Argentina e 13,31% no Chile.
Até 1995, o Brasil possuía, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), uma população de 152 milhões de pessoas, das quais 120 milhões (79%) moravam em áreas urbanas. Em 2010, estima-se que esta proporção alcance 90%. Nas cidades, o percurso a pé e o uso do ônibus são as formas predominantes de deslocamento. Diariamente, cerca de 90 mil ônibus transportam 50 milhões de passageiros no país.
Entretanto, existem apenas 12 sistemas de metrô/ferrovias que transportam somente 5 milhões de passageiros ao dia. No Sul e no Sudeste, regiões que possuem renda per capita mais elevada, o automóvel particular atende grande parte das viagens motorizadas (na Região Metropolitana de São Paulo, o percentual chega a 50%).
A falta de investimentos em transportes de massa e o aumento do número de veículos em circulação agravaram continuamente as condições de trânsito nas cidades. Somente de 1950 para 1995, o número de veículos no País saltou de 430 mil para 25 milhões.
O descontrole sobre o trânsito, a idade da frota e o péssimo estado do sistema viário estimularam situações crônicas de congestionamentos, com elevação dos tempos de viagem e redução da produtividade.
De olho nestes números, os especialistas em planejamento de transporte público vêem a uma retomada da economia com mais preocupação do que alívio. Há cerca de 1 milhão de desempregados na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da engenharia de tráfego, a hipótese de uma rápida recuperação deste mercado de trabalho, significaria o caos.
Em agosto, a ANTP estará realizando o 15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Que as discussões tragam sugestões efetivas para melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades.
Postado por Meu Transporte às 09:00 0 comentários
Marcadores: Brasil
Tarifa social entra em vigor neste domingo em São Luís
Ao salientar que a domingueira é um compromisso firmado pelo prefeito, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira, observou que, pela primeira vez, São Luís terá a tarifa social. “Este é o programa de tarifa social mais abrangente implantado até agora em uma capital brasileira por contemplar todos os níveis tarifários”, afirmou ao destacar a importância do decreto nº 38.917, de 18 de fevereiro de 2010, que instituiu o benefício.
De acordo com o decreto, a partir deste domingo, 28 de fevereiro, todos os usuários pagarão apenas a metade da passagem, durante todos os domingos na capital maranhense. A medida faz parte de uma política social municipal de incentivo à mobilidade, ao lazer, à cultura e ao turismo.
O secretário Ribamar Oliveira garante que os vales-eletrônicos e demais benefícios inerentes ao Sistema de Transporte Público de Passageiros serão aceitos normalmente aos domingos, observada a redução dos 50% nas passagens. “É importante frisar que o sistema de bilhetagem eletrônica já está todo adaptado ao novo sistema”, garantiu.
Pelo decreto assinado pelo prefeito, as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo deverão manter inalterado o número de linhas e de ônibus circulando aos domingos, a fim de não causar qualquer prejuízo aos usuários. O titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) explicou que a frota de ônibus terá, inclusive, um reforço de sobreaviso, que irá se adequar à demanda de forma progressiva e permanente.
Postado por Meu Transporte às 08:48 0 comentários
Marcadores: Maranhão