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Em Blumenau, sindicatos e governo discutem aumento de tarifa

domingo, 14 de fevereiro de 2010


O aumento da tarifa do transporte coletivo foi motivo de discussão ontem entre representantes de trabalhadores, do poder público municipal e do Legislativo. De manhã, líderes de sindicatos e entidades sociais reuniram-se com o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM).

De acordo com Leandro Spezia, presidente do Sindicato dos Bancários de Blumenau e coordenador do Fórum dos Movimentos Sociais de Blumenau, a intenção era mostrar ao governo a opinião das entidades, que consideram o reajuste abusivo. Segundo Spezia, foram apresentados parcialmente os cálculos que deram base ao aumento. O prefeito disse aceitar discutir o aumento com base em números e sinalizou a possibilidade de nova reunião na semana que vem.

À tarde, tanto representantes dos sindicatos quanto o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, foram à Câmara de Vereadores falar sobre o aumento. Clebsch apresentou dados da planilha do transporte coletivo, sustentando o reajuste. Os principais motivos foram a redução no número de usuários e o aumento dos gastos com pessoal no sistema de transporte coletivo.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Campinas: 55 veículos disponíveis no sistema Corujão


Para coibir depredações da frota pública e também para ampliar ainda mais a área de segurança voltada aos usuários do transporte na cidade de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em conjunto com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), anunciou ter resolvido definir que os 55 veículos que estarão disponíveis no sistema Corujão, nas linhas especiais e mesmo na frota reserva no Terminal Central, durante os dias de folia, vão operar com câmeras internas.

A ideia da proposta é que as câmeras possam para acompanhar toda a operação, inclusive a movimentação dentro dos veículos. A medida visa evitar incidentes e prejuízos ao sistema. Para um evento de carnaval de grandes dimensões, uma operação de trânsito e transporte proporcional ao tamanho da festa. Serão 92 agentes da Mobilidade Urbana, envolvidos na operação de Carnaval da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nos cinco dias de folia na cidade.

Para quem resolver se dirigir ao carnaval de carro, a opção de estacionamento será uma área delimitada ao longo da Avenida Magalhães Teixeira (trecho de 2 quilômetros), com capacidade para receber até 700 veículos.
Fonte: Panorama Brasil
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Alunos já podem encaminhar cartões para passe escolar ao ano letivo 2010

Os estudantes que utilizam o sistema de transporte coletivo em Rio Grande já podem encaminhar seus cartões de passe escolar para o ano letivo de 2010. As escolas são responsáveis pelo envio das listas contendo o nome dos estudantes para o devido cadastrodos novos alunos e a comercialização dos passes escolares daqueles que já se utilizam do serviço.
As escolas públicas municipais e estaduais deverão, em até dez dias antes do início do período letivo, apresentar a listagem completa dos alunos devidamente matriculados. Na documentação, deve constar obrigatoriamente o nome do aluno, o turno de estudo e a carga horária, conforme Termo de Ajustamento de Conduta celebrado junto ao Ministério Público do Estado.
Quanto aos alunos matriculados em instituições de Ensino Superior, estes deverão apresentar a confirmação de matrícula para o ano letivo 2010. Já os demais estabelecimentos de ensino deverão enviar as respectivas listas de alunos devidamente matriculados, constando obrigatoriamente nome, turno e carga horária. Os cartões de passe escolar do ano letivo 2009 serão recadastrados gratuitamente, mediante comparecimento do aluno devidamente matriculado na sede da empresa Mais Rio Grande, na rua Marechal Floriano Peixoto, 521, no Centro, portando documento de identidade e o respectivo cartão magnético.
Os alunos que não estavam cadastrados no ano letivo de 2009, ou que tenham extraviado o seu cartão de passe escolar, deverão apresentar uma fotografia 3x4, documento de identidade e pagamento da taxa de emissão do cartão de passe escolar no valor de R$ 5. O recadastramento dos cartões será realizado de forma instantânea, e os novos cartões serão emitidos em até uma semana após a confirmação do pedido.
O recadastramento dos cartões ou emissão de novos está sendo feito desde a última sexta-feira. No entanto, a medida está condicionada à apresentação das listas de alunos matriculados pelo estabelecimento de ensino, ou da confirmação de matricula pelo aluno, no caso das instituições de Ensino Superior.
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Estudantes precisam recarregar cartões em Veranópolis

Os estudantes de Veranópolis que utilizam o cartão de estudante no transporte coletivo, devem comparecer no ecritório da empresa Sovel, operadora do sistema, para poderem recarregar os créditos dos cartões de embarque nos ônibus da cidade.
para os alunos que utilizam o transporte escolar no munícipio, basta comparecer nos locais e horários tradicionais.
Os estudantes do turno da noite, que moram nas comunidades de lajeadinho, monte bérico e vila azul, devem providenciar os cartões do transporte coletivo para o retorno após as aulas. o endereço da empresa Sovel fica na rua 24 de maio, 783. as aulas recomeçam na próxima quinta-feira dia 18.
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Recife: Vândalismo nos ônibus é alvo de preocupação durante o carnaval

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


O Consórcio Grande Recife junto com as empresas de ônibus estão investindo muito contra possíveis atos de vandalismos nos ônibus durante o carnaval, para isso todos os coletivos da região metropolitana estão com cartazes informando e pedindo aos foliões para não quebrarem os ônibus que servem a eles mesmos no dia a dia.
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, ressaltou a importância da continuidade do combate ao vandalismo. “Estamos trabalhando duro, juntamente com a Polícia Militar, para evitar este tipo de problema. Um exemplo claro tem sido o esforço que vem sendo feito para evitar o quebra-quebra durante os dias de jogos de futebol. Infelizmente ainda há gente que acredita que depredar ônibus é algo interessante. Mas o cerco está se fechando cada vez mais e em breve tenho certeza de que poderemos ter uma realidade bem diferente da atual”, ressaltou.
  • Ano: 2008
Total de Coletivos depredados: 282
Total de itens depredados: 741
Prejuízo em R$: R$ 55.300,00
Equivalência em passagens (tarifa A): 31,6 mil

  • Ano: 2009
Total de Coletivos depredados: 461
Total de itens depredados: 812
Prejuízo em R$: R$ 63.146,00
Equivalência em passagens (tarifa A): 34,1 mil
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Calor e superlotação no metrô do RJ e SP


Nas duas maiores cidade do país, o cidadão que precisa usar o metrô enfrenta a superlotação e muito calor. Milhões de trabalhadores que usam diariamente o metrô no Rio e em São Paulo fazem a mesma pergunta: “Não tem alguma coisa para melhorar esse metrô? Falta tudo, cadê a refrigeração daqui?”.

Um transporte que deveria unir conforto e rapidez, mas que, para os usuários, está bem longe disso. “Horrível, isso aqui está pior do que andar de ônibus”.

No Rio, nós acompanhamos uma viagem na linha que liga a Pavuna, na Zona Norte, ao bairro de Botafogo, na Zona Sul. Na maior parte desse percurso, os vagões circulam na superfície. Ou seja, esse é o trajeto mais quente para quem anda de metrô, cerca de uma hora de sofrimento para os passageiros. “Tem que ser forte para você pegar uma viagem e você não passar mal dentro”. “É horrível depois de um dia cansativo de trabalho pegar o metrô dessa forma”.

Em São Paulo, percorremos nove estações da linha vermelha. O trajeto da Barra Funda até a estação de Belém não tem ar-condicionado. Mais reclamações. “O metrô não tem mais ar-condicionado, o que tem não funciona, não sei o que acontece”. “Olha isso aqui, uma sauna praticamente”.

No Rio, o martírio já começa na espera pelos trens. “É o tempo todo assim”. “Às vezes eu trago uma outra blusa na bolsa para poder trocar quando chego no trabalho”. Um homem aproveita o ar que vem de fora, enquanto a porta do vagão não fecha. Dentro, o calor é agravado pela superlotação. “Sempre quente, sempre apertado, sempre demora”. “Muito quente, muito quente. O ar não dá vazão”.

Nas duas maiores cidades do país, a mesma revolta. “As pessoas precisam ser tratadas com mais dignidade. Elas pagam imposto, elas levantam cedo, elas trabalham e batalham, então elas precisam ser tratadas com mais dignidade”. A concessionária do metrô do Rio declarou que até o ano que vem vai substituir os trens antigos e o metrô de São Paulo informou que toda a frota terá ar-condicionado até 2012.


Fonte: Jornal Nacional
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