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Começa a Operar neste sábado, nova linha de ônibus em Fortaleza

sábado, 23 de janeiro de 2010

A partir do próximo sábado, dia 23 de janeiro, entrará em operação a linha 060 - Parquelândia/Parangaba. A iniciativa, proposta por técnicos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), visa atender melhor aos usuários do serviço, possibilitando uma maior rapidez e fluidez no transporte desses passageiros.
Para informar à população usuária de ônibus acerca da medida, estão sendo distribuídos panfletos explicativos, além de cartazes fixados nos veículos.
Itinerário
No trajeto de ida, os ônibus partem da Av. Bezerra de Menezes. Devem passar pela Av. Gov. Parcifal Barroso, Rua México, Av. Eng. Humberto Monte, Av. Jovita Feitosa, Rua Prof. Lino da Encarnação, Rua César Fontenele, Rua Professor Costa Mendes, Rua Alberto Magno, Rua Barão de Sobral, Rua Almirante Rubim, Rua Germano Franck e Rua Carlos Amora, até chegar ao ponto final, Terminal da Parangaba.
Na volta, os veículos saem do Terminal da Parangaba com destino à Av. Bezerra de Menezes, passando pela Rua Eduardo Perdigão, Rua Germano Franck, Rua Almirante Rubim, Rua César Rossas, Rua Prof. Gomes de Matos, Rua Samuel Uchôa, Rua Carlos Câmara, Rua Alexandre Baraúna, Rua Machado de Assis, Rua Prof. Costa Mendes, Rua César Fontenele, Rua Érico Mota, Av. Jovita Feitosa, Av. Eng. Humberto Monte, Rua José de Pontes e Rua Olavo Bilac.
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Florianópolis: Motoristas e cobradores protestam contra a aplicação de multas a ônibus


Segundo o sindicalista, além da paralisação de três horas e meia de ônibus da empresa Estrela na manhã desta sexta-feira, contra a demissão de um conselheiro fiscal do Sintraturb, os funcionários do transporte coletivo também querem uma solução para o problema de estacionamento no Terminal de Integração do Centro (Ticen).
De acordo com Martins, não há lugar para estacionar nem mesmo para ir ao banheiro. Motoristas e cobradores protestam contra a aplicação de multas a ônibus que ficam muito tempo estacionados.
Segundo o secretário de comunicação do Sintraturb, mais de 200 multas foram emitidas às empresas de transporte coletivo e estão sendo descontadas da folha de pagamento dos funcionários. O valor da multa varia entre R$ 60 e R$ 90.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes da Silva, nega o desconto de multas do pagamento de motoristas. Ele afirma que as multas aplicadas até hoje foram pagas pelas empresas.

O secretário de Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, enfatiza que tanto os funcionários do transporte coletivo quanto as empresas devem cumprir o regulamento no uso dos terminais urbanos da cidade. Ele explica que alguns ônibus ficam parados por até cinco horas no terminal. A parada de ônibus nos estacionamentos do terminal não é permitida. Porém, há quase dez dias, houve um acordo verbal com a prefeitura, que autorizou a tolêrancia de 15 minutos de estacionamento, caso os motoristas, por exemplo, precisem ir ao banheiro.
De acordo com o secretário, há abuso no tempo em que os ônibus ficam estacionados, e, por isso, a fiscalização será mais rigorosa: — Não dou moleza pra ninguém, nem para funcionários nem para as empresas. Eles precisam cumprir o que está estabelecido na lei. Quanto ao desconto das multas das folhas de pagamentos de motoristas e cobradores, João Batista Nunes afirma que só é descontado se realmente os funcionários forem culpados.
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Em Salvador, Ação popular quer suspender reajuste da tarifa de ônibus

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


O aumento da passagem de ônibus em Salvador, que passou de R$ 2,20 para R$ 2,30 no último sábado, está irregular e sua cobrança é considerada “ilegal” e “lesiva” aos usuários. A afirmação é da líder da oposição na Câmara Municipal, Aladilce Souza (PCdoB), que diz que o secretário de Transporte e Infraestrutura em exercício, Jorge Augusto Halla, não tinha, na data em que assinou portaria efetivando a nova tarifa, competência para tal atribuição.
Mesma opinião tem o jurista Paulo Modesto, que considera o novo reajuste “irregular”. Com base nesse entendimento, vereadores da oposição ingressaram, nesta quarta-feira, 20, com ação popular pedindo a suspensão da portaria.
Os vereadores alegam que o reajuste não poderia ter sido autorizado porque o decreto (19.222/08) pelo qual o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) delegava competência ao secretário para fixar valor de tarifa foi revogado pelo próprio prefeito em 27 de janeiro de 2009.
Tentando corrigir o ato falho, João Henrique baixou na última terça-feira – quatro dias após a nova tarifa entrar em vigor – um novo decreto (20.530/2010), restaurando a vigência do que foi revogado, “com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2010”.
A nova portaria, no entendimento dos vereadores, não impede a nulidade do ato que majorou as passagens no último sábado. “É apenas uma tentativa de convalidar um ato ilegal cometido pelo secretário”, diz a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB).
A ação popular contra o secretário Jorge Halla é assinada por Aladilce e pelos vereadores Marta Rodrigues Vânia Galvão, Moisés Santos, Gilmar Santiago e Giovanni Barreto, do PT, e a vereadora Olívia Santana (PCdoB).
“Além de o ato padecer de vício de competência, já que foi expedido por autoridade ilegítima (o secretário), há vício de legalidade em sua forma, porque não foi respeitada o artigo 244 da Lei Orgânica do Município que diz que “fica o Pode Executivo obrigado a encaminhar à Câmara Municipal a planilha de custos antes de decretar qualquer aumento de tarifa”.
A ação popular, segundo os vereadores da oposição, visa, também, corrigir possíveis prejuízos aos usuários. Estudo de mobilidade patrocinado por 18 empresas do Setps revela que os ônibus de Salvador transportam em média 16,3 milhões de passageiros por mês, sendo que 57% (9.291.000) pagam tarifa inteira, 19% (3.097.000) meia- tarifa e 24% não pagam. Considerando os dados, o reajuste de R$ 0,10 aumenta a arrecadação mensal em R$ 1,083 milhão.
Fonte: A Tarde
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Em SP, itinerários de ônibus serão alterados no feriado


Quinze linhas municipais e uma intermunicipal terão os itinerários alterados no feriado na Lapa, na zona oeste de São Paulo, em função das comemorações do aniversário da cidade, na segunda-feira. O evento será realizado das 6 horas as 20 horas na Rua Faustolo, entre as ruas Duílio e Crasso.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus, basta ligar para o telefone 156 ou consultar as mudanças (abaixo). Um esquema especial de trânsito para o feriado também está sendo preparado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já que aproximadamente 1,3 milhão de veículos devem deixar a capital paulista.

A Operação Estrada, que visa ao monitoramento da saída de São Paulo, começa no período da tarde de sexta-feira e nos períodos da manhã e da tarde de sábado. O acompanhamento do retorno à cidade será na segunda-feira, nos períodos da manhã e da tarde, e na terça-feira, só no período da manhã.

Os agentes e técnicos da CET também estarão monitorando e operacionalizando o trânsito no entorno dos terminais rodoviários do Tietê, da Barra Funda e do Jabaquara, a fim de garantir maior fluidez do tráfego e acessibilidade aos usuários e passageiros.
  • Linhas e itinerários que serão alterados na segunda-feira:
8545/10 Penteado - Metrô Barra Funda
978J/10 Voith - Terminal Princesa Isabel
938P/10 Vila Penteado - Metrô Barra Funda
938V/10 Jd. Vista Alegre - Metrô Barra Funda
978T/10 Jd. Guarani - Metrô Barra Funda
148P/10 Jd. Pery - Lapa
148P/31 Jd. Pery - Lapa
178A/10 Imirim - Lapa
278A/10 Penha - CEASA
874T/10 Ipiranga - Lapa
7272/10 Mercado da Lapa - Pça. Ramos de Azevedo
856R/21 Lapa - Shopping Iguatemi
856R/10 Lapa - Socorro
875H/10 Terminal Lapa - Metrô Vila Mariana
877T/10 Vila Anastácio - Metrô Barra Funda
C-442TRO Caieiras (Jd. Nova Era) - São Paulo (Term. Rod. Barra Funda)
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Maranhão: Empresas de transporte intermunicipal são obrigadas a adaptar ônibus para pessoas com deficiência


As empresas de transporte público intermunicipal TCM - Transportes Coletivos Maranhenses, Empresa Nobre, Taguatur – Taguatinga Transportes e Turismo, e Expresso Planalto foram condenadas pela Justiça a adaptar 20% de suas frotas às pessoas com deficiência. Todas as empresas possuem itinerários partindo ou saindo de São Luís. O governo estadual também foi condenado a fiscalizar o cumprimento da decisão.

Os ônibus devem ser adaptados com rampas entre a cabine do motorista e o salão de passageiros. Também deve ser prevista área de manobra, livre de obstáculos, para a cadeira de transbordo, entre a porta de entrada e o início do salão de passageiros. Devem ser reservados dois assentos com apoios de braços retráteis, de modo a facilitar a transferência da pessoa da cadeira de transbordo para o banco.

Na ação, o MPMA argumenta que a ausência de adaptação fere os fundamentos da cidadania e dignidade da pessoa humana, estabelecidos na Constituição Federal. “Desconsiderar a constituição e as leis é reconhecer o caos como regra”, argumentou na ação o promotor de Justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos. De acordo com o promotor de Justiça, os fundamentos da cidadania e dignidade se revelam por intermédio de condições mínimas de vida. “Neste caso, cabe ao poder público garantir essas condições mínimas de existência”.
Fonte: O Pequeno
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BH recorre a transporte sobre trilhos mais barato


Com a ampliação do metrô cada vez mais distante da realidade de Belo Horizonte e região metropolitana, o poder público busca em instituições internacionais soluções para o transporte de massa. Na quarta-feira, o governador Aécio Neves (PSDB) assinou convênio com o consórcio espanhol Iberinsa-Spim, que vai investir 310 mil euros – cerca de R$ 1 milhão – no estudo de viabilidade social, econômica e ambiental do planejamento do Vetor Norte da capital.

A análise contempla a criação de um ramal ferroviário entre a estação do metrô Vilarinho, em Venda Nova, e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, passando pela Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, conforme o Estado de Minas informou com exclusividade em 28 de outubro do ano passado. A opção mais provável para o trecho é a adoção do veículo leve sobre trilhos (VLT).

A mesma solução vem sendo estudada pelas duas maiores vizinhas da capital. Na quarta-feira, as prefeitas de Contagem, Marília Campos (PT), e Betim, Maria do Carmo Lara (PT), se reuniram com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento. Segundo elas, a instituição manifestou interesse em financiar a construção de um trecho de 12 quilômetros do VLT, ligando os dois municípios, orçado em R$ 600 milhões.

Quanto à ligação do Vetor Norte da capital, o estudo do consórcio espanhol está previsto para ficar pronto em nove meses. Segundo o governador, ele definirá que tipo de transporte ferroviário será economicamente mais viável: o veículo leve sobre trilhos ou a ampliação do metrô da estação Vilarinho ao aeroporto. O certo é que o traçado terá 30 quilômetros de extensão. “O metrô convencional é uma hipótese mais remota”, reconheceu Aécio Neves. “Achamos que o metrô é muito caro, mas o mais relevante é que estamos estudando qual transporte de massa é mais viável”, acrescentou o secretário de estado de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde.

Enquanto um quilômetro de VLT custa R$ 33 milhões, são gastos R$ 99 milhões para igual trecho de metrô. Todo o percurso dos veículos leves sobre trilhos é em superfície, eles são movidos a biodiesel e têm 100% de tecnologia nacional, o que barateia o sistema. Além do traçado, o estudo espanhol vai apontar onde deverão ser construídas as estações e os recursos necessários para a construção do ramal. “Nos apontará ainda qual a melhor linha de financiamento, que poderá ser uma parceria público-privada (PPP)”, destacou o governador.
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