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SPTrans atende aos moradores de Itapecerica

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Para melhorar o serviço no local foram instalados 12 pontos de ônibus
A SPTrans instalou, desde o dia 3 de setembro, na Estrada de Itapecerica seis pontos por sentido, para organizar o embarque e/ou desembarque de 14 linhas de ônibus:
Linhas beneficiadas:

  • 6024-10 – Jd. Maria Sampaio – Santo Amaro
  • 6036-10 – Jd. Macedônia – Santo Amaro
  • 6037-10 – Jd. Mitsutani – Santo Amaro
  • 6038-10 – Jd. das Rosas – Santo Amaro
  • 6039-10 – Valo Velho – Santo Amaro
  • 6041-10 – Jd. Jangadeiro – Santo Amaro
  • 6042-10 – Jd. Três Estrelas – Santo Amaro
  • 6042-21 – Jd. Sonia/Ingá – Santo Amaro
  • 6045-10 – Valo Velho – Santo Amaro
  • 6046-10 – Jd. São Bento Novo – Santo Amaro
  • 6044-10 – Jd. Dom José – Santo Amaro
  • 677Y-10 – Jd. Guarujá – Morumbi Shopping
  • 746F-10 – Jd. das Palmas – Santo Amaro
  • 746V-10 – Jd. Rebouças – Santo Amaro



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Em Fortaleza, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência

Melhora a cada dia o perfil da frota de ônibus de Fortaleza. Agora, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência, o que representa 10,64% da frota atual de 1700 carros. Em 2005, apenas 1,3% possuíam elevadores, do total de 1600.A quantidade de veículos com condições de transportar pessoas com mobilidade reduzida ainda não equivale a toda a frota operante, mas representa uma melhora significativa no ritmo de adaptação. Nos últimos quatro anos e meio, houve um aumento de 786% de carros com elevadores. Esses veículos são distribuídos entre as linhas que passam próximo a locais de atendimento a pessoas com deficiência, como hospitais, associações e outros órgãos públicos.A adaptação da frota é importante inclusive para atender a procura crescente desse público por transporte público, que aumentou após a Prefeitura de Fortaleza ter concedido gratuidade nos ônibus para pessoas com deficiência que atendem a determinados critérios sócio-econômicos. Hoje, mais de oito mil cartões de gratuidade já foram confeccionados, muitos com direito a acompanhante.
A perspectiva da Prefeitura de Fortaleza é que, até 2014, todos os ônibus e vans estejam adaptados, de acordo com o decreto federal 5296/04, que estabelece o ano da Copa do Mundo no Brasil como limite para acessibilidade universal no transporte público.

Em virtude das obras de trânsito na região das avenidas Humberto Monte e Bezerra de Menezes, está adiado, por tempo indeterminado, o prolongamento do itinerário da linha 075 (Campus do Pici/Unifor) até o Terminal Antônio Bezerra.Mas os moradores do bairro Benfica que desejam se deslocar até o terminal, ainda podem contar com a criação da linha 088 (Antônio Bezerra/Albert Sabin), que será implantada neste sábado, 26. A linha, surgida a partir do remanejamento de parte da frota da 389 (Campus do Pici/Jovita Feitosa), será uma opção de ligação das pessoas que moram ao longo da avenida Bezerra de Menezes e nos bairros Antônio Bonfim e Benfica com a Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé. O itinerário da nova linha terá origem no Terminal Antônio Bezerra, passando pelas avenidas Bezerra de Menezes e Dom Jerônimo, até a 13 de Maio. À altura da Igreja de Fátima, os ônibus se encaminham para a rodoviária.
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Rio 2016: Em transporte público: Haverá a construção de 43 quilômetros de BRT


No próximo dia 2 de outubro, os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) vão reunir-se em Copenhague para eleger a cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Rio de Janeiro está no páreo e com ótimas chances. No dia 2 de outubro, todos os brasileiros, e especialmente os cariocas, têm bons motivos para torcer pelo Rio e, no caso de uma vitória, comemorar.
Muito já foi dito sobre a candidatura do Rio, mas poucos sabem do real alcance do impacto que sediar os Jogos Olímpicos pode ter na qualidade de vida dos cariocas. Não tenha dúvida: os jogos serão um acelerador do desenvolvimento econômico e social sustentável da nossa cidade. Como no caso de Barcelona em 1992, o país todo se voltará para viabilizar o projeto e mostrar ao mundo que o Brasil pode sediar os Jogos Olímpicos. Vejamos alguns dos impactos previstos.
Em transporte público, haverá a construção de 43 quilômetros de BRT, os corredores para ônibus articulados que ligarão a Barra às zonas Oeste e Norte. A ligação da Barra à Zona Sul será feita via metrô. Os trens passarão por renovações e modernizações. O projeto privilegia o transporte de massa sobre o individual. Estima-se que o percentual de viagens da população utilizando transporte de massa suba dos atuais 14% para 43% após os Jogos. Uma verdadeira revolução no nosso sistema de transporte.
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Transporte coletivo em Feira de Santana é de péssima qualidade e um dos mais caros do país

Durante o seu pronunciamento feito na sessão na Câmara Municipal no horário do pequeno expediente, o vereador Roberto Tourinho (PSB), teceu duras críticas ao valor da tarifa de transporte coletivo cobrado em Feira de Santana. Utilizando-se de uma reportagem veiculada no do portal de notícias G1 Globo.com, de 21 de setembro de 2009, com o título “Confira as tarifas de ônibus mais caras e mais baratas das capitais brasileiras”. Segundo ele, a passagem em Feira é mais cara do que 10 capitais do país.
“Só existe no Brasil tarifa de ônibus mais caro do que em Feira de Santana, nas seguintes capitais: Florianópolis, Campo Grande, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Velho, Porto Alegre, São Paulo, Manaus, Salvador, Goiana, Curitiba e Rio de Janeiro. As cidades com valor equivalente ao de Feira são: Maceió, Brasília, Natal, Boa Vista e Palmas. Por sua vez, as que apresentam valor inferior a R$ 2,00, são: Macapá, Aracaju, Rio Branco, Vitória, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Teresinha, Belém e São Luís”, informou Tourinho.
De acordo com o vereador, a tarifa de ônibus em São Luís custa R$ 1,60 desde o mês de julho de 2004. “As tarifas de ônibus em Feira de Santana é apenas 30 centavos mais barata do que São Paulo, a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo”. Para Tourinho, o quadro se agrava em Feira, ao verificar que além do preço abusivo, o sistema de transporte coletivo do município é de péssima qualidade.
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Serviço do Google Maps que indica qual transporte público pegar chega ao Rio

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Rio de Janeiro é a terceira cidade do Brasil a contar com o "Google Transporte Público", serviço on-line da gigante de buscas que indica aos internautas da região metropolitana qual a melhor rota, considerando ônibus, metrô e trem. O lançamento do serviço foi anunciado pelo Google e o governo do estado nesta terça-feira (22), em evento no Palácio Guanabara. A ferramenta, disponível no site Google Maps, mostra o que o usuário deve fazer para se locomover de um ponto a outro usando alternativas de transporte público. O serviço já está disponivel em outras 77 cidades do mundo, incluindo São Paulo e Belo Horizonte que já contam com a ferramenta há nove meses.
"O Rio de Janeiro é o primeiro do país a oferecer o serviço completo, com toda a região metropolitana coberta", ressaltou o gerente de produtos do Google, Marcelo Quintella, acrescentando que espera dobrar o número de linhas de ônibus cadastradas até o início de 2010.Nesta fase inicial, o sistema conta com 915 linhas de ônibus e 7.790 pontos, abrangendo mais de 40 mil quilômetros de extensão da região metropolitana do Rio. Além disso, o serviço traz informações sobre as linhas de trem e metrô, suas respectivas integrações e mais de 150 estações.
"Esse é o segundo grande lançamento que fazemos no Google Maps em todo o mundo. Poucas metrópoles têm um projeto tão bem implementado quanto aqui no Rio. Esperamos que o Google Transporte Público também possa contribuir para que o Rio seja escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016", disse Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google para a América Latina.


As principais concorrentes do Rio para sediar as Olímpiadas em 2016 não contam com essa ferramenta. "Nem Chicago, nem Tóquio, nem Madri", frisou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. O "Google Transporte Público" dá instruções sobre como percorrer um trajeto, além de informar o tempo estimado para completar o percurso. Ele mostra, por exemplo, até que ponto de ônibus o usuário deve andar, qual coletivo pegar e onde descer para chegar ao destino.
Ainda de acordo com a companhia, quando houver mais de uma alternativa de percurso, a ferramenta mostrará as três melhores rotas, levando em conta o tempo de viagem, número de transferências e o custo para o usuário. Os trajetos fazem também combinações entre tipos de transporte, como ônibus, metrô e trem.
Aproximadamente sete milhões de passageiros utilizam diariamente o sistema de transportes públicos da região metropolitana do Rio.
"Acreditamos que o Google Transporte Público será extremamente útil não apenas para os cidadãos do Rio, mas também para os milhões de turistas que passeiam pela Cidade Maravilhosa todos os anos", afirmou Hohagen.
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Usuário reclama que espera mais por ônibus em São Paulo

Os usuários de transporte coletivo na cidade de São Paulo acham que os ônibus estão demorando mais para passar e estão mais lotados. Segundo dados preliminares de uma pesquisa do Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, 44% dos entrevistados afirmam que aumentou o tempo de espera no último ano, ante 42% que acham que está igual. Para apenas 11% diminuiu e outros 3% não souberam responder.
Situação parecida foi constatada em relação à lotação. Os dados mostram que 50% apontaram aumento na lotação, ante 43% que acham que não houve mudança. Somente 4% afirmaram que diminuiu e outros 2% não souberam responder. A pesquisa Ibope foi feita entre 28 de agosto e o dia 1º deste mês. Foram ouvidas 805 pessoas."Os ônibus sempre foram lotados. Mas eles estão demorando mais e, por isso, a gente se mete no primeiro que passa", diz o auxiliar administrativo Marcelo de Oliveira Calixto, de 27 anos. Por volta de 7h50, ele pega o ônibus na Avenida Francisco Morato, no Jardim Canner, e segue até a Paulista.
Os especialistas ressaltam que a pesquisa reflete a percepção do usuário e não exatamente a situação, já que não é baseada em estatísticas operacionais. "Mas é um importante termômetro da situação", diz o superintendente da Associação Nacional de Transporte Público, Marcos Pimentel Bicalho. "Um dos fatores que prejudicam os ônibus cada vez mais é o congestionamento. Os ônibus são os que mais sofrem, porque tem uma rota fixa e não podem fugir das filas. Mas também temos de analisar se a frota diminuiu."
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