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Goiânia: Mudanças no transporte coletivo só em setembro

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Anúncio do cartão integração e da reconstrução de terminais havia sido feito para primeiro semestre do anoAs operadoras das linhas do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia só implantarão as mudanças no sistema, anunciadas para o primeiro semestre deste ano, a partir de setembro. O anúncio saiu na manhã de ontem em reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). Da lista anunciada em maio, a ação mais esperada é a implantação do Cartão Integração, sistema inédito na capital, que permite o embarque em mais de um ônibus, sem a necessidade de um terminal.
O presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad, justificou que a demora aconteceu por causa de ajustes no sistema para evitar fraudes. O novo cartão deverá conter a foto e dados pessoais do usuário.Há também a reconstrução do Terminal Garavelo, que deve começar em setembro. Na última segunda-feira, foi assinada a última desapropriação da área que abrigará parte da estação. Os antigos proprietários têm 15 dias para deixar o local e só então, a empresa contratada iniciará as obras.
A reconstrução do Terminal Bandeiras também deverá sair do papel só a partir de setembro. As propostas das empresas concorrentes da licitação serão abertas semana que vem e, após, as obras terão início. Estão disponíveis R$ 22 milhões para todas as obras.MetrobusA reunião também discutiu o pedido da Metrobus em estender o contrato de uso da linha Eixo Anhanguera por 20 anos, tal como as empresas vencedoras da última licitação. Os membros analisarão a legalidade da medida junto à Procuradoria Geral do Município (PGM).
Caso a renovação seja aprovada, a Metrobus deverá oferecer serviços no mesmo padrão de qualidade estabelecido no contrato das demais empresas de transporte coletivo. A estatal terá de cuidar da reforma e manutenção de terminais, além de adquirir 120 novos ônibus articulados. A câmara se reunirá em 15 dias, após analisada a legalidade do pedido.
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Aprovada regra que pode reduzir tarifa de transporte

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje o Projeto de Lei 2718/00, do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que obriga as empresas de transporte coletivo a contabilizar o dinheiro arrecadado com publicidade como receita operacional, de modo a reduzir o valor das tarifas. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta será encaminhada ao Senado, caso não haja recurso para ser votada no plenário da Câmara.
O projeto se aplica a ônibus coletivos, vans, trens e metrôs e se refere a qualquer publicidade que veiculem, inclusive em guichês e terminais de passageiros.
Conforme a proposta, as instruções relativas ao controle e à fiscalização dos procedimentos para o cálculo da tarifa, tendo em vista a redução com a publicidade, serão definidas em regulamento, ainda a ser elaborado.Segundo o autor, apesar de a maioria dos sistemas de transporte já serem utilizados para publicidade, não se vê benefícios para os usuários nas tarifas cobradas pelo seu uso.Tramitação O projeto já havia sido aprovado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Viação e Transportes, que analisaram o mérito da proposta.

A CCJ analisou apenas os aspectos de admissibilidade (constitucionalidade e juridicidade). O parecer do relator, deputado Paulo Magalhães (DEM-BA), foi favorável.
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Recife: Proposta de Transporte público moderno e eficiente

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A intenção de construir um eixo de transporte público de qualidade ligando a Região Metropolitana do Recife de Norte a Sul já começa a preocupar algumas pessoas, temerosas de ver o polêmico Corredor Leste-Oeste, implantado no Centro da capital, se repetir na Avenida Agamenon Magalhães, uma das mais importantes vias da cidade e principal tronco do projeto. Até agora, entretanto, o corredor não passa de perspectivas e projetos. Na prática, não há nada. A proposta, que vem sendo desenhada com recursos dos empresários de ônibus do Grande Recife - até porque são eles os maiores interessados - ainda está nas mãos do urbanista Jaime Lerner, sem data para ser concluído. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Lerner é conhecido por ter transformado Curitiba numa cidade onde o transporte público de massa tem prioridade. Por isso foi escolhido pelos empresários pernambucanos.

O eixo, batizado de Corredor Norte-Sul, terá 43 quilômetros, indo de Jaboatão dos Guararapes a Igarassu, 80 estações de embarque e desembarque no mesmo nível dos ônibus e com pagamento antecipado, dois pontos que agilizam a operação. Os 150 ônibus articulados que irão operar no corredor, transportando 300 mil passageiros, cortarão seis municípios: Jaboatão, Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. Na sequência, abaixo, algumas imagens divulgadas pelos empresários de ônibus. Elas revelam um pouco o que será o Corredor Norte-Sul.
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População de Natal recebe 60 novos ônibus adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os natalenses dispõem agora de uma frota de 100 ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais e obesos. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a Prefeitura do Natal entregaram a população uma nova frota de 60 ônibus, todos adaptados para este público.
Os novos veículos foram adquiridos pelas empresas Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Reunidas, Rio-grandense, Via Sul, Santa Maria e Cidade do Natal. “A entrega destes novos 60 ônibus contribuirá muito para o desenvolvimento do projeto Via Livre, pois entre as medidas a serem adotadas está a questão da acessibilidade para pedestres nas calçadas, nos transportes coletivos urbanos”, ressaltou Kelps Lima, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
“Nossa intenção é fazer com que a idade média da frota de ônibus de Natal chegue há 2,5 anos, pois dessa forma conseguimos manter sempre a qualidade do serviço”, informou o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão. Ele acrescentou que Natal possui agora uma frota de 100 ônibus adaptados. Os 60 novos veículos tiveram um investimento de R$ 15 milhões e somam-se aos outros 800 carros da frota.Os novos ônibus são equipados com motores eletrônicos que atendem às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a vantagem ambiental de reduzir em pelo menos 30% a emissão de poluentes.
Também são parametrizados para limitar a velocidade, dispondo de sistema de freios pneumático e freio auxiliar top brake, garantindo maior segurança. A carroceria proporciona maior vedação acústica contra ruídos externos. Seguem ainda a norma NBR 1402 que enfatiza obrigações sobre acessibilidade nos transportes públicos.
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Curitiba: Série de reportagem especial da RPC TV, sobre Transporte Público na grande Curitiba

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Curitiba: Urbs instala elevadores em mais 11 estações tubo


A técnica em informática Gislaine Cristina Paes de Almeida, de 26 anos, tem usado com frequência os elevadores das estações-tubo do Terminal Guadalupe, no centro de Curitiba. Gislaine, que se locomove em cadeira de rodas, foi recentemente contratada para trabalhar na área de informática do HSBC e está fazendo um curso de aprimoramento nas proximidades do Terminal. Ela aprovou a instalação de mais elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção nas estações-tubo. "Para mim, rampas e elevadores são essenciais", diz Gislaine. "De outra forma, preciso de ajuda para desembarcar ou atravessar um meio-fio.". Gislaine mostra destreza na direção da cadeira de rodas com a qual circula sozinha pela cidade. "O que eles estão fazendo aqui é muito importante para muita gente", diz ela, apontando para o novo elevador do Guadalupe que está sendo instalado nesta quinta-feira.O Terminal Guadalupe tem quatro estações-tubo e até o fim do mês, todas estarão equipadas com elevador. Uma das estações já conta há três meses com elevador e outros dois estão sendo instalados nesta semana. Nos próximos dias será instalado o quarto elevador no terminal.
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Metrô, CPTM e EMTU/SP arrecadam quase 250 mil peças para a Campanha do Agasalho

O Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, bateram novo recorde de arrecadação para a Campanha do Agasalho deste ano. Foram 247 mil peças angariadas pelas três empresas, ante 181 mil itens, em 2008. Mais de 200 caixas foram distribuídas em todas as estações do Metrô e da CPTM, pelos terminais da EMTU/SP, nas garagens das empresas de ônibus e nos prédios administrativos das três empresas. Uma grande parte dos donativos arrecadados já foi encaminhada ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), entidade que organiza a campanha. No Metrô, os postos de coleta permanecem durante todo o ano. As estações da CPTM e os pontos da EMTU/SP continuam com as caixas até meados deste mês. As contribuições da campanha são distribuídas entre as entidades assistenciais cadastradas no FUSSESP, além de hospitais, albergues da Capital e de municípios do Estado de São Paulo.
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Guarulhos: 80 ônibus novos adaptados para portadores de deficiência são entregues


80 ônibus novos foram apresentados à população, como parte da política de renovação da frota municipal do transporte coletivo. Todos são adaptados para facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência, passando para 163 o número de ônibus com acessibilidade, ou seja, 26% da frota de 624 veículos urbanos.
O investimento da Empresa de Ônibus Vila Galvão (60) e da Empresa de Ônibus Guarulhos (20) foi de R$ 17,6 milhões. Todos os veículos utilizarão o biodiesel, um combustível que emite menos poluentes que o diesel, e é fabricado a partir de fontes renováveis, como girassol, soja ou mamona. As linhas que serão atendidas pelos novos coletivos são as seguintes: 70 – Fortaleza, 76 – Ponte Alta, 78 e 79 – Parque Santos Dumont, 77 – Cidade Soberana, 08 – Parque Alvorada e 10 A – Cocaia.
O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, disse que a cerimônia desta quinta-feira é apenas mais uma etapa do processo de fazer do sistema de transporte público de Guarulhos um dos mais modernos do país. “Nosso plano é tornar as viagens mais rápidas em um intervalo de tempo mais curto. E, ao mesmo tempo, permitir que o sistema atenda de forma adequada a todas as pessoas”, ponderou.
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