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Prefeitura de Campo Grande vai reformar pela primeira vez terminal General Osório e Nova Bahia

domingo, 19 de maio de 2024

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, assinou nesta quarta-feira (15), a ordem de serviço para início das obras de reforma dos terminais de transbordo do transporte coletivo General Osório e Nova Bahia.

A prefeita Adriane ressaltou que o objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos usuários do Sistema Municipal do Transporte Coletivo de Campo Grande.

No terminal General Osório, construído em 1991, será investido R$ 1.466.202,35 e no Nova Bahia, construído em 2000, investidos R$ 985.320,35. Esta será a primeira vez que esses locais receberão reforma geral e revitalização. A obra tem previsão inicial de ser executada em até 180 dias, conforme o contrato.

Será feita a pintura geral, reforma de toda rede hidráulica, elétrica, assim como a implantação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, requalificação da cobertura (substituição de telhas, calhas, etc), recuperação da estrutura dos banheiros e demais mobiliários vandalizados, implantação de piso tátil, acessibilidade e instalação de mapas táteis para orientar os usuários com deficiência visual, bicicletário, construção de guaritas, construção de posto da guarda civil metropolitana, instalação de gradis para fechamento dos terminais e demais melhorias necessárias para a circulação dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

A moradora da região do Nova Lima, Maria Luísa do Amaral, de 62 anos, disse que a reforma vai melhorar a estrutura oferecida aos usuários que precisam permanecer um tempo nos terminas. “Tanto eu, quanto a minha família e amigos, utilizamos o transporte público e essa reforma vem em boa hora. A estrutura não está das melhores e essa notícia deixa a gente feliz. A reforma vai deixar o lugar com uma estrutura melhor para que a gente possa ter mais conforto e segurança no tempo em que estivermos esperando o ônibus.”

Morador do Jardim Carioca, Josmar Lemos da Silva utiliza o transporte público para ajudar com o trabalho na pizzaria de sua filha. Hoje, aposentado,ele conta que trabalhou 50 anos como motorista, inclusive de ônibus de transporte público. Para ele, a reforma dos terminais representa um cuidado com o que foi “sua casa” durante muito tempo. “Como motorista que fui, vejo os terminais como um ponto de apoio para as pessoas, um lugar onde eu as buscava e as deixava para ir trabalhar, para suas casas, ou as crianças irem à escola. A chegada dessa notícia é fundamental, pois garante um conforto para quem precisa passar por esses locais todos os dias. Vejo isso com muita alegria”, disse o aposentado.

Informações: Prefeitura de Campo Grande

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Metroviários de SP devem manter 100% dos serviços em horário de pico durante greve

A Justiça do Trabalho da 2ª Região determinou que os trabalhadores do Metrô de São Paulo operem com 100% do efetivo em horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 50% nos demais períodos em caso de greve até o julgamento do caso.

Uma greve dos metroviários foi anunciada para a próxima quarta-feira (22). Mais de 1,2 mil trabalhadores aprovaram a paralisação em assembleia, mas uma nova reunião deve ser realizada na terça-feira (21).

Entre as reivindicações da categoria estão aumento salarial, reintegração de dispensados e abertura de concursos para novas admissões. Também questionam projetos de terceirização e privatização de linhas por parte do governo do Estado.

A decisão é do desembargador Davi Furtado Meirelles, que atendeu parcialmente a pedido do Metrô diante da paralisação anunciada para quarta-feira (22). Entre outros pontos, a entidade pleiteava percentuais de 100% e 80% (para horários de pico e demais intervalos, respectivamente) e multa diária para a interrupção dos serviços.

O magistrado determinou ainda que seja aplicada multa diária de R$100 mil tanto para o Sindicato dos Metroviários quanto para o Metrô caso qualquer das partes crie obstáculos ao acesso dos trabalhadores, vagões nas vias e nos pátios do Metrô ou impeça o livre trânsito dos vagões de transporte público nos trilhos metroviários. 

Informações: ClickGuarulhos 

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Em SP, Linhas que atendem o Terminal Cachoeirinha terão alterações a partir de segunda-feira, 20


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (20), nove linhas terão alterações de plataforma e/ou itinerário no Terminal Cachoeirinha durante a realização de obras.

Confira as mudanças:

Linhas que atenderão com Ponto móvel na Plataforma 3 

9009/10 COHAB Brasilândia – Terminal Cachoeirinha 
9032/10 Jd. Damasceno – Terminal Cachoeirinha 
938L/10 Terminal Cachoeirinha – Lapa   
978A/10 Terminal Cachoeirinha – Barra Funda 

Linhas que atenderão com Ponto móvel na Plataforma 4 

9011/10 CPTM Jaraguá – Terminal Cachoeirinha 
9008/10 Pq. de Taipas – Terminal Cachoeirinha 
8194/10 Perus – Terminal Cachoeirinha 
9006/10 Vila Penteado – Terminal Cachoeirinha 

Acompanhe os itinerários:

  • 8194/10 Perus – Terminal Cachoeirinha
  • 9006/10 Vila Penteado – Terminal Cachoeirinha
  • 9008/10 Pq. de Taipas – Terminal Cachoeirinha
  • 9011/10 CPTM Jaraguá – Terminal Cachoeirinha

Ida: normal até a Dep. Cantidio Sampaio, Avenida Inajar de Souza, acesso, Avenida Inajar de Souza, Terminal Cachoeirinha.
Volta: Terminal Cachoeirinha, Avenida Itaberaba, Rua Julião Ferreira da Silva, Rua Francisco Calado, prosseguindo normal

  • 9009/10 COHAB Brasilândia – Terminal Cachoeirinha

Ida: normal até a Dep. Cantidio Sampaio, Avenida Itaberaba, Terminal Cachoeirinha.
Volta: sem alteração.

  • 9032/10 Jd. Damasceno – Terminal Cachoeirinha

Ida: normal até a Dep. Cantidio Sampaio, Avenida Itaberaba, Terminal, Terminal Cachoeirinha.
Volta: sem alteração.

  • 938L/10 Terminal Cachoeirinha – Lapa
  • 9501/10 Terminal Cachoeirinha – Largo do Paissandu

Ida: Term. Vila Nova Cachoeirinha, acesso Av. Inajar de Souza, acesso Rua Mourato Oliveira, Avenida Inajar de Souza, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Com. Martinelli, Avenida Inajar de Souza, Terminal Cachoeirinha.

  • 978A/10 Terminal Cachoeirinha – Barra Funda

Ida: Term. Vila Nova Cachoeirinha, acesso, Av. Inajar de Souza, acesso Rua Mourato Oliveira, Av. Inajar de Souza, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Com. Martinelli, Avenida Inajar de Souza, Rua Enéias Carrilho, Avenida Inajar de Souza, Term. Vila Nova Cachoeirinha.

Informações: SPTrans

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Após reunião com Sindicato, rodoviários mantêm greve de ônibus em Salvador

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro) anunciou que não houve acordo com a empresa Avanço Transportes, após uma reunião com representantes das duas partes, realizada na tarde deste sábado (20). Com isso, está mantida, por tempo indeterminado, a greve que afeta o transporte coletivo em seis cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e prejudica 120 mil passageiros.

Conforme a entidade, não houve progresso nas demandas discutidas, sendo a principal delas a questão da recomposição salarial. [Veja detalhes abaixo] No encontro, a empresa apresentou planilhas, demonstrando prejuízo financeiro. O g1 tentou contato com a Avanço Transportes, mas não conseguiu, até a última atualização desta reportagem.

Além disso, segundo o sindicato, a Agerba também não apresentou nenhuma proposta para suprir as necessidades dos passageiros das cidades de Madre de Deus, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Camaçari.

Os profissionais alegam que a medida foi tomada após descumprimento de convenção coletiva por parte da Avanço. Uma nova rodada de negociações está prevista para a próxima quarta-feira (22) e o o sindicato comunicou que, até lá, "qualquer atitude em colocar empresas para operar as linhas sem comunicação ao Sindmetro acarretará na paralisação de todo o sistema".

As outras empresas que compõem o sistema metropolitano não paralisaram as atividades. De acordo com a categoria, outras cinco linhas da Avanço, que saem de Lauro de Freitas e que têm bairros de Salvador como destinos, operam normalmente.

Veja abaixo as linhas da Avanço impactadas com a greve:

Camaçari x Terminal Mussurunga;
Camaçari x Simões Filho;
Camaçari x Santo Amaro;
Camaçari x Terminal Águas Claras;
Camaçari x São Francisco do Conde;
Candeias x Terminal Águas Claras;
Candeias x Outlet Premium;
Candeias x Simões Filho;
Candeias x São Francisco do Conde;
Madre de Deus - Candeias / Lauro de Freitas - via Simões Filho;
Madre de Deus x Terminal Águas Claras.

Veja abaixo as linhas da Avanço que operam normalmente:

Vida Nova x Campo Grande;
Vida Nova x Boca da Mata;
Jambeiro x Estação Mussurunga;
Areia Branca x Terminal Águas Claras;
Hospital Metropolitano x Estação Aeroporto.

Impasse entre motoristas e empresa
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, todas as empresas do sistema já fizeram os reajustes de 4,75% no salário, 5% no tíquete e 5% na cesta básica. A Avanço Transporte, no entanto, só teria concedido o benefício aos trabalhadores que operam nas linhas de Lauro de Freitas.

A categoria afirma que a empresa alegou dificuldade financeira. Por esse motivo, decidiu devolver parte das linhas para à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), em abril deste ano.

O que diz a Agerba
Em nota, a Agerba informou que, após uma mesa de negociação com o representante da Avanço Transportes, ficou acordado que a empresa tentaria um acordo com o sindicato para suspender a greve prevista para esta sexta.

Informações: G1 Bahia

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Cidade de São Paulo tem 91% dos ônibus em operação com ar-condicionado instalado

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Em março, cerca de 91% dos ônibus em operação na cidade de São Paulo possuem ar-condicionado instalado. O número mais atualizado até então, registra 10.913 veículos circulando com o equipamento de refrigeração. De acordo com a SPTrans, todos os ônibus da cidade terão ar-condicionado até 2025.
Por determinação da SPTrans, desde 2016, todos os novos veículos inseridos no sistema de transporte público da capital devem, obrigatoriamente, possuir equipamento de refrigeração. Desde as ondas de calor que assolaram o País durante o verão, muitos usuários reclamaram sobre as condições dos equipamentos no transporte público na cidade.

Em março, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de calor na cidade, com previsões de temperatura na faixa de 35°C. Por causa da comoção pública no início do verão, em dezembro de 2023, a SPTrans divulgou uma circular em que estabelecia um novo padrão de funcionamento do ar-condicionado nos ônibus.

De acordo com a nota, os motoristas deveriam manter os motores e o ar-condicionado ligados por até 10 minutos nos pontos finais, para manter a temperatura confortável dentro dos veículos. A data limite para adequação dos ônibus foi até o dia 11 de março deste ano.

Ar-condicionado em SP
Ainda em 2016, a Prefeitura de São Paulo também estabeleceu uma lei para instalação de novos ônibus com ar-condicionado, com prioridade para as linhas com maior percurso e as com maior demanda de munícipes.

Mas as leis sobre o equipamento são ainda mais antigas. Em janeiro de 2015, a Portaria nº 009/15 já determinava que todos os veículos vinculados aos serviços de transporte coletivo de passageiros do município deveriam possuir equipamentos de ar condicionado. Na época, a responsabilidade estava atribuída à SPTrans, que também deveria estabelecer critérios e prazos para viabilizar o devido atendimento da determinação.

Informações: Estradão

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Mercedes-Benz tem mais da metade das vendas de ônibus; veja o ranking

Em ônibus, as vendas nos quatro primeiros meses deste ano caíram 17,11%%. Ou seja, no período, o setor emplacou 7.499 unidades ante as 9.047 no mesmo período no ano passado. Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de todo o País.

Por outro lado, no mês a mês, os emplacamentos em abril foram 6,65% melhores em relação a março. Assim, enquanto no mês passado as revendas negociaram 2.182 ônibus 0-km, em março foram 2.046 veículos de passageiros emplacados.

A Comil apresenta ao mercado o novo modelo HD Invictus. A novidade chega seguindo as linhas de design da família Invictus DD (Double Decker). Ou seja, com novos detalhes externos e várias novidades internas de acabamentos. Assim, privilegiando a ergonomia de passageiros e motoristas.

Conforme a marca, durante o time de desenvolvimento deu atenção especial aos acessos da cabine do motorista e ao salão de passageiros. Criando o chamado conceito "Free Access". Na prática, houve o aumento das dimensões da porta de entrada para a cabine do motorista. Tanto em altura quanto em largura.

Do mesmo modo, a escada de acesso ao salão de passageiros também foi ampliada. Ou seja, se traduzindo no ganho adicional de 210 mm. O ambiente ainda ganhou luz indireta em LED para iluminar os degraus. Assim, dando mais segurança no acesso.

Do mesmo modo, os números são positivos ao comparar abril deste ano com o mesmo mês no ano passado. Ou seja, naquele período a indústria vendeu 1.669 ônibus. Como resultado, no mês passado as vendas aumentaram 30,74%.

Segundo a Fenabrave, a dificuldade de financiamento é hoje o principal inibidor das vendas de ônibus. "Além disso, as adesões a programas como o Caminho da Escola estão em ritmo ainda lento. Mas há tendência de melhora para o restante do ano, especialmente, se tivermos um cenário de crédito menos restritivo", diz o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Vale lembrar que na virada do ano, as principais fabricantes de chassis do País comemoraram o aquecimento na produção que permearia neste ano. Sobretudo, impulsionado pelo Programa Caminho da Escola.

Confira o ranking das marcas de ônibus mais vendidas no acumulado
Mercedes-Benz: 4.405 (58,74%)
Volksbus: 1.267 (16,90%)
Marcopolo: 1.010 (13,47%)
Iveco: 363 (4,84%)
Scania: 184 (2,45%)
Volvo: 148 (1,97%)
Induscar: 89 (1,19%)
Agrale: 19 (0,25%)
BYD: 3 (0,04%)
Hyger: 1 (0,01%)

Fonte: Fenabrave
Informações: Estradão
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Em três anos, sistema BRT do Rio teve aumento de 180% no número de passageiros transportados

A intervenção da Prefeitura do Rio no sistema BRT completou três anos no final de março. Desde que o poder municipal assumiu a gestão, houve aumento de 180% no número de passageiros transportados e diminuição de até 72% nos intervalos de viagens nos corredores de alta capacidade. A intervenção resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza e Deodoro, garantindo melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade.

Formalizada por decreto em 23 de março de 2021, a intervenção da Prefeitura do Rio na empresa privada BRT S/A, concessionária que operava o modal, foi seguida de uma série de medidas de requalificação do serviço prestado à população. Três anos depois, os números traduzem uma nova realidade para quem utiliza o sistema. Com a nova frota de articulados, estações reformadas e mais segurança, os passageiros voltaram a confiar no BRT. Quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão municipal do BRT, a média diária de passageiros era de 150 mil pessoas. Hoje já são cerca de 420 mil, ou seja, um aumento de 180%.

Antes da intervenção, o sistema dispunha de 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior: 515 amarelinhos novinhos rodando. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 713 ônibus.  Com mais ônibus circulando, os passageiros estão esperando menos tempo nas estações. Na Nova Transoeste, último corredor a receber os novos Euro 6, com tecnologia menos poluente, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59%, e na Transolímpica, de 63%.

Ao assumir o Sistema BRT, a Prefeitura encontrou ainda 46 estações fechadas por causa de vandalismo e furtos de equipamentos. Ao final de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. Atualmente, todas as 120 estações do sistema encontram-se revitalizadas, trazendo mais conforto aos passageiros.

Mobi-Rio: missão de operar e requalificar o sistema

Em dezembro de 2021, foi criada a Mobi-Rio, empresa pública municipal que passou a administrar o sistema BRT. A missão é requalificar o modal, recuperar os articulados e estações, e devolver credibilidade ao sistema. Desde então, foram contratadas Foram realizadas 4.040 contratações, resultando atualmente em 3.129 funcionários no quadro, sendo deles 1.505 motoristas.

Quatro novos terminais na Transoeste

A requalificação do Sistema BRT segue a pleno vapor, investindo na transformação de quatro estações do corredor Transoeste em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. Este último foi entregue à população no final de março. Um novo módulo foi conectado ao existente e um novo terminal alimentador de ônibus e vans vindos da Estrada do Magarça foi instalado.  Um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas também foi construído.

Os investimentos nos quatro novos terminais ultrapassam R$ 180 milhões. Estas entregas são as últimas obras da requalificação.

Primeiro corredor,  Transoeste é totalmente recuperado

Em dezembro de 2023, a Prefeitura do Rio entregou uma Nova Transoeste para o carioca. Foram revitalizados 31 quilômetros da calha do BRT onde o pavimento de asfalto foi substituído por concreto. Os trabalhos aconteceram na pista desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda; continuando depois da saída do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Os investimentos ultrapassaram os R$ 221 milhões e as obras levaram 18 meses, gerando 4.400 empregos diretos e indiretos.

Para a conclusão do trabalho, foram utilizados 52.800 m3 de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas.

Casos de vandalismo nas estações caíram 90%

Neste tempo, houve uma redução nos casos de vandalismo nos articulados. No início da gestão, 80% da frota era vandalizada mensalmente. Hoje, o vandalismo ocorre em apenas 10%. Os novos ônibus têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões, não se movimentam com as portas abertas e são monitorados por câmeras internas, inclusive na cabine do motorista, além de uma externa no vidro frontal do veículo. Além disso, os próprios passageiros alertam os motoristas, que acionam o Centro de Controle Operacional, e os agentes do BRT Seguro para avisar sobre atos de vandalismo.

Nas estações, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução se deve à reforma delas, com instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida; ao monitoramento da Mobi-Rio com câmeras de segurança; e ao trabalho do BRT Seguro.

Início da operação do Transbrasil e inauguração do Terminal Intermodal Gentileza

O início em fevereiro da operação da Transbrasil e a abertura do Terminal Intermodal Gentileza ampliaram o leque de conexões viárias possíveis aos passageiros cariocas. Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais, o corredor opera com três linhas atualmente, todos os dias, sempre das 4h à meia-noite: a linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador); a linha 61 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – expresso); a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador); e a linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador). Além delas há o serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas, que opera diariamente, das 6h à meia-noite. A estimativa é de que até 250 mil pessoas sejam transportadas diariamente neste corredor, até 2030.

O corredor Transbrasil opera com 50 ônibus articulados. Os intervalos de viagens da linha 60 são reduzidos para cinco minutos nos horários de pico. Nas linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador), os intervalos são de seis minutos durante os horários de maior movimento.

No Transbrasil, além das conexões com linhas de ônibus municipais e VLT no Terminal Gentileza, é possível aos passageiros a conexão com o corredor Transolímpica no Terminal Deodoro e o Transcarioca na Penha e no Fundão. Com o pleno funcionamento da Transbrasil, se consolida a implantação do sistema BRT na cidade, com a Zona Oeste e Centro conectados por esse corredor.

As intervenções ao longo do Transbrasil contemplaram, ainda, a conclusão de 21 passarelas, sendo 18 delas de acesso às estações, além do alargamento dos viadutos sobre a Estrada João Paulo, o metrô de Coelho Neto e a linha férrea em Guadalupe.

Programa BRT Seguro atua com 400 agentes por dia

Responsável pelo patrulhamento nos ônibus, estações e terminais do sistema BRT com a presença de agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal, o Programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, lançado em junho de 2021, já realizou mais de 3.300 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas mais de 17.650 multas por calote. Atualmente, 400 agentes atuam por dia no programa.

Informações: Prefeitura do Rio

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Sistema de integração abrange todas as 132 linhas do transporte público de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes aproveita a recém-entrada em funcionamento do Corredor Estrutural Oeste do BRT para lembrar os usuários que o transporte público de Sorocaba opera via sistema de integração, física ou temporal. A medida abrange todas as 132 linhas disponíveis, permitindo ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar uma nova passagem.

City, Consor e BRT Sorocaba são as três empresas que operam o transporte no município e atuam de forma integrada. Pelo sistema de integração, em um mesmo deslocamento, pode-se utilizar mais de uma linha de ônibus, pagando apenas uma passagem. As possibilidades de deslocamento de um ponto a outro da cidade são múltiplas, porém, existem algumas regras simples que devem ser seguidas.

O sistema de integração permite até três integrações ou a utilização de até quatro linhas, dentro desse prazo máximo de uma hora e trinta minutos, contado a partir do pagamento da primeira passagem. Logo, o usuário embarca na primeira linha e pode fazer a integração com outras três linhas diferentes, se assim desejar.

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Existe a chamada integração física, que é realizada por meio do transbordo (troca de ônibus), dentro dos terminais urbanos Santo Antônio e São Paulo. Ao passo que a integração temporal possibilita a troca de linhas, dentro de um período máximo determinado (1h30), em qualquer ponto de ônibus do sistema. Dessa forma, não é preciso chegar aos terminais para fazer a transferência, o que pode ocorrer em paradas específicas durante o trajeto.

A integração temporal está disponível para os usuários que possuem o cartão eletrônico do sistema (Cartão Social, Cartão Vale-Transporte, Cartão Estudante) e para aqueles que realizam o pagamento via carteira digital, por meio do uso do celular. O passageiro embarca no primeiro ônibus e, na catraca eletrônica, tem o valor da tarifa descontado dos créditos do cartão. No próximo ônibus, ao encostar o bilhete, a catraca é liberada, mas sem desconto dos créditos. Basicamente, é assim que funciona.

O sistema de integração apenas não permite que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha. Também, não é permitido que o usuário desembarque da linha, durante o caminho, e tente pegar a mesma linha outra vez, ou, a linha que faça o mesmo trajeto, no mesmo sentido.

A matriz de toda a operação da integração no transporte público de Sorocaba, com as conexões entre as linhas, pode ser consultada no site: https://www.urbes.com.br/integracao-entre-linhas. Atualmente, o Transporte público em Sorocaba funciona com uma frota de 418 veículos. Por mês, em média são transportados cerca de 4 milhões de passageiros.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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