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Por conta do Natal, transporte coletivo em Manaus terá horário estendido até a madrugada

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Desta terça-feira (15) até o próximo dia 24 de dezembro, o horário de atendimento das linhas de ônibus troncais do sistema convencional de transporte coletivo urbano de Manaus, que saem do Centro, assim como das linhas alimentadoras, que saem dos terminais de integração, será estendido em função do aumento da demanda de consumidores no período de compras de fim de ano nas áreas de comércio da cidade.
Foto: Raphael Alves
A informação foi divulgada ontem, pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semcom).

Viagem extra

Com a medida, adotada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), os ônibus que normalmente saem para a última viagem à meia-noite do Terminal da Matriz, localizado no Centro da capital Zona Sul, deverão realizar uma viagem extra, partindo à 1h do terminal e seguindo para os bairros.

As linhas alimentadoras que saem dos terminais de integração T3, no bairro Cidade Nova, Zona Norte, T4, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, e T5, no bairro São José Operário, também Zona Leste, na última viagem, acompanharão o horário estendido, com a última partida de coletivo programada, somente, para depois da chegada do último ônibus vindo do Centro.

Informações: A Crítica

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Atraso é a principal queixa de usuário de ônibus de Campinas

O atraso no horário do ônibus do transporte municipal de Campinas (SP)  é a principal reclamação dos usuários há quatro anos, segundo levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec). A cidade tem uma frota de 1.239 coletivos e 205 linhas.

Os dados da Emdec do primeiro semestre deste ano apontam 5.976 reclamações dos usuários, o que representa uma queda de 27,41% no número de casos em relação ao mesmo período de 2014. Entre as queixas registradas, o não cumprimento dos horários segue sendo a principal.

A segunda maior reclamação dos passageiros é que os motoristas não param no ponto certo. Outras queixas comuns são: motoristas imprudentes, não cumprimento de percurso e não atender embarque/desembarque.

Atrasos
“Todo dia eu passo o meu cartão de ponto atrasado no trabalho. Eu nem tenho mais explicação. Falo para o meu patrão que estou atrasada, parece piadinha minha”,  explica a empregada doméstica Sirlei Souza da Cruz.

Mesma situação enfrentada pela técnica de segurança Lia Ferreira. "Todo dia chego atrasada no meu trabalho. Mesmo se eu sair mais cedo de casa, eu chego atrasada ”, afirma.

Para o especialista em direito civil, Ademar Gerbo, para ser resolvido, o problema precisa ser tratado de uma forma diferente.
“E isso começa à medida que a Emdec faça essa aferição por área. Já que são empresas distintas, nós precisamos fazer esta distinção para saber onde estão os problemas pontuais maiores e as empresas que estão falhando”, afirma.

Ainda segundo o especialista, as sanções vão desde multa até a cassação da permissão para o transporte público.

A Emdec informou, por meio de nota enviada à EPTV, afiliada da TV Globo, que monitora os ônibus em tempo real com a inauguração do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT). A empresa disse ainda que acompanha os horários nos terminais e nas ruas com os agentes de mobilidade urbana.

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Florianópolis terá esquema especial de transporte público no verão 2016

A temporada de verão em Florianópolis deixa ainda mais aparente os problemas de mobilidade urbana. Para tentar amenizar congestionamentos, a prefeitura preparou um esquema especial no transporte público. Além disso, 200 novos taxistas selecionados por licitação devem circular no município até janeiro.

Nas rodovias estaduais de maior movimento, SC-401 e SC-405, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) promete mais fiscalizações, como mostrou o Jornal do Almoço desta terça-feira (15).
"A mais movimentada é a SC-401, que duplica seu volume de tráfego durante o verão. E também a SC-405, com os acessos principais para as praias do Norte e Sul da Ilha. Essas duas rodovias são as que merecem mais atenção e que vão contar com maior patrulhamento da PMRv", afirma o major Mauro Rezende.

Conforme o major, todo o efetivo será utilizado na temporada, inclusive quem trabalha no serviço burocrático. "Para que a gente possa manter sempre, principalmente, nos pontos críticos uma equipe para num momento pontual intervir e procurar agilizar o fluxo de veículos".
Bafômetro
"Vamos utilizar pontualmente os bafômetros em momentos em que a gente sente a necessidade, principalmente no retorno de festas", diz Rezende.

Linhas de ônibus
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinicius Cofferri, as linhas de ônibus terão horários diferenciados para as praias.
"Nós temos um planejamento todo especial para o verão. Nós temos a mudança das linhas de ônibus. Algumas linhas escolares são transferidas para os balneários. No transporte coletivo há um incremento de horários para o Norte, Sul e Leste da Ilha. Tudo isso estará disponível no site da secretaria", diz Cofferri.

De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria, os horários devem ser divulgados a partir desta quarta (16) no site da pasta.

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Sem dinheiro, metrô do Recife pode parar, diz presidente

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marco Antônio Fireman, falou na tarde desta terça-feira (15/12) sobre o momento difícil que o sistema vive, inclusive com a possibilidade de paralisação parcial por causa das dívidas com a conta de luz. As dificuldades financeiras são acentuadas no Recife, pois o Consórcio Grande Recife não está repassando os recursos das passagens das integrações. O metrô vive do subsídio do governo federal, que banca 70% de suas despesas. A receita própria cobre apenas 30% dos custos.
Foto: Clayton Leal

“O Consórcio Grande Recife não vem repassando para a CBTU os recursos da passagem que tem integração entre ônibus e metrô. Esse passivo de débito já está acumulado em R$ 48 milhões. São mais de R$ 2 milhões por mês que ficam retidos”, denunciou o presidente. “Esse recurso é nosso. Os passageiros pagam pela passagem e esse recurso não é repassado para a CBTU”, acrescentou. Com a palavra o Grande Recife Consórcio de Transporte.

De acordo com o presidente, esses atrasos estão comprometendo o funcionamento do metrô. “Isso está comprometendo a manutenção dos trens e o pagamento de energia elétrica. A Celpe está ameaçando cortar, agora no mês de dezembro, a energia elétrica de tração dos trens”, disse, apontando ainda que a situação está chegando no limite. “Estamos tentando negociar e encontrar uma forma de resolver essa situação junto ao Consórcio, mas não temos tido o retorno positivo”, afirmou o presidente. “A CBTU não tem condições financeiras por que essa receita de bilheteria é que faz a manutenção dos trens, que paga energia, segurança, limpeza e faz toda parte de custeio da operação do metrô”.

Segundo o presidente, o Grande Recife alega dificuldades financeiras como motivo para o atraso. “As empresas de ônibus não têm recebido o subsídio do governo, aí elas vendem a passagem e não pagam ao Consórcio, que não repassa para a CBTU”, reclamou Marco Fireman, dizendo que a companhia é quem está sendo prejudicada.

A passagem da integração está no valor de R$ 1,60, dos quais R$ 0,60 ficam com a CBTU. O resto é devolvido para as empresas de ônibus. O sistema do Recife conta com 26 trens transportando cerca de 400 mil passageiros por dia, segundo Fireman. “A gente não pode, numa situação dessa, deixar de funcionar por que não está sendo repassado o que é de direito nosso. Nós não estamos movendo uma ação para tirar um benefício do sistema de ônibus, mas nós temos direito a uma parte das passagens”.

O presidente da CBTU já adiantou que na próxima semana o sistema deve enfrentar problemas. “Se a Celpe cortar a energia ou se a gente não receber nada do consórcio deve parar por falta de energia”, explicou, dizendo ainda que a companhia está tentando um acordo com a Celpe.

Informações: NE 10
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Guarulhos deve ter reajuste na passagem de ônibus ainda este ano

A cidade de Guarulhos poderá ter aumento na tarifa de ônibus ainda este ano, segundo informações do próprio prefeito da cidade, Sebastião Almeida, nesta segunda-feira (14). De acordo com informações do jornal “Guarulhos Hoje“, o percentual de reajuste não deve ser menor que 16%, e o valor da tarifa deve ficar entre R$ 4,10 e R$ 4,30.

“O aumento da tarifa, que é feita no final do ano necessariamente acontecerá, por conta da alta em todos os insumos que são utilizados pelas companhias, como o diesel, pneu e desgaste de veículos”, disse o prefeito.

O anúncio vem após uma série de paralisações feitas por motoristas e cobradores. Nesta segunda, os trabalhadores das empresas Viação Atual e Campo dos Ouros, que pertencem ao mesmo grupo, paralisaram as atividades por conta da falta de pagamento do vale- refeição. Foi a segunda greve em pouco mais de um mês.

Informações: Portal ViaTrolebus

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Em Porto Alegre, Novo corredor da Bento Gonçalves já funciona nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 16, entra em funcionamento o novo corredor de ônibus localizado na avenida Bento Gonçalves. A faixa prioritária terá 1,1 quilômetro de extensão, com início no limite com Viamão até a estrada João de Oliveira Remião, onde as linhas de ônibus fazem a transição para o corredor já existente. O horário de operação será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, somente no sentido bairro-Centro da avenida. 

A medida, elaborada e implantada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), objetiva qualificar o serviço de transporte coletivo da região. As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego. Às 8h, o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estarão presentes na rótula da avenida Bento Gonçalves com a João de Oliveira Remião.

O corredor fica à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã. Já as linhas metropolitanas totalizam 173 viagens no horário de operação do corredor.  O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, salienta que, com o crescimento do número de veículos particulares ao longo dos anos, houve um aumento nos tempos de deslocamento, principalmente dos ônibus. “Com o novo corredor, nossa ideia é priorizar o transporte coletivo, como já fizemos com sucesso no eixo da Cavalhada. Lá, a redução média nos tempos de viagem dos passageiros foi de 15 minutos. É isso que buscamos na  Bento”, afirma.

No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas, segundo estudo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Veja como serão as regras de circulação para cada tipo de veículo (funcionamento do corredor é das 6h às 9h):


Ônibus e Lotações - Devem trafegar somente na faixa da direita, demarcada como corredor preferencial e caracterizada com a pintura azul.

Carros, táxis e outros veículos motorizados - Devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecer parados ou estacionados no corredor.

Bicicletas - Devem trafegar no corredor, que é a faixa mais à direita da via, junto ao meio-fio. Todos os veículos devem sempre respeitar o ciclista e seu tempo de deslocamento, guardando uma distância mínima de 1,5 metros, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

  Objetivos do novo corredor:

• Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo
• Aumentar a velocidade operacional
• Diminuir o tempo dos passageiros dentro do veículo
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus
• Racionalizar a operação e otimização da frota
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte
• Permitir o compartilhamento de espaços na cidade, de forma justa e racional
• Contribuir para a redução das emissões urbanas que afetam a saúde e o clima
• Maior regularidade e cumprimento de viagem

Informações: EPTC


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Prefeitura de São Paulo irá implantar operação especial na circulação dos ônibus aos domingos

A Prefeitura de São Paulo decidiu adotar um modelo semelhante à Rede Noturna de ônibus para circulação da frota aos domingos a partir do ano que vem. A ideia é que as linhas levem passageiros para parques, pontos de lazer e eventos culturais esporádicos.
                                       Foto: Reprodução/TV Globo
“No começo do ano [2016] já vamos implantar a Rede de Domingo, que é reorganizar todo o sistema de transporte aos domingos. Isso já faz parte do novo modelo independente do processo licitatório”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Na Rede Noturna, os coletivos circulam da meia-noite às 4h e percorrem o trajeto das linhas do Metrô. São atendidas áreas com maior concentração de pessoas, como hospitais, casas de espetáculo, velórios, cemitérios e arenas esportivas.

Já a Rede de Domingo será reestruturada e irá funcionar conforme a demanda e desejo dos usuários que usam os ônibus aos domingos para lazer. Atualmente, apenas 40% da frota de veículos circulam aos domingos. “Você define as linhas a partir da demanda, a partir do desejo dos usuários do domingo, que uma parcela desse desejo é diferente do usuário durante a semana”, declarou Tatto.

A intenção é que posteriormente o modelo também seja adotado aos sábados. Os pontos de lazer mais procurados da cidade como parques e eventos culturais esporádicos devem ganhar linhas fixas aos fins de semana. “Não tem uma lógica de funcionamento do transporte conforme o desejo do usuário. Você precisa manter mais carros em parques, por exemplo.”

Apesar de o modelo que será adotado aos domingos ser semelhante ao modelo utilizado na madrugada, aos fins de semana a operação torna-se mais complexa devido ao trânsito e outras possíveis interferências.

Por isso, o padrão da operação será controlada por uma central que monitora os ônibus através do GPS, assim como ocorre com as linhas que trafegam pela madrugada. Os vencedores do processo licitatório terão que se adequar as novas regras.

Rede Noturna
As novas151 linhas de ônibus da madrugada começaram a funcionar em fevereiro deste ano em São Paulo.

Batizada de "Rede de ônibus da madrugada" ou "Rede Noturno", a maioria das linhas, 101, opera com intervalo de 30 minutos e faz atendimento local. As outras 50 linhas são estruturais e circulam com intervalo de 15 minutos.

A tarifa é a mesma do período diurno: R$ 3,50. Ao todo, 454 ônibus fazem as linhas e 88 veículos ficam na reserva. A cidade já tinha 98 linhas em operação na madrugada, que serão extintas e darão espaço às novas.

A Guarda Civil Metropolitana faz a segurança, com uma equipe por terminal, e o Ilume - Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura disponibilizou 160 postes de luz em pontos de conexão das linhas.

Um aplicativo, disponível para celulares com sistema operacional Android, fornece  informações sobre o funcionamento da "Rede Noturno". O programa possibilita que o passageiro saiba qual o ponto mais próximo, as linhas que passam por lá e sua programação.

A relação das linhas estruturais e locais está disponível no site da SPTrans.

Informações: G1 SP

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Prefeitura publica um novo edital do BRT em Sorocaba

A abertura de propostas das empresas interessadas em participar da concorrência para implantação e operação do sistema de Ônibus Rápido, o chamado BRT (Bus Rapid Transit), ocorrerá em 2 de fevereiro de 2016. O novo edital do processo está disponível gratuitamente no site da Prefeitura de Sorocaba.
Foto: Erck Ribeiro
Com a proposta do BRT, a Administração Municipal quer dar novo impulso no sistema de transporte coletivo, permitindo aos cidadãos se deslocarem com mais rapidez, conforto e segurança. Conforme a Urbes ¿ Trânsito e Transportes, o BRT deverá promover aumento da mobilidade, acessibilidade, segurança, confiabilidade e redução de tempos de viagem, além da racionalização do sistema por meio da criação de serviços tronco-alimentadores, circulação de forma segregada ao tráfego geral e estações fechadas com cobrança na plataforma. 

O prazo de concessão é por 20 anos. Presidente do Conselho Gestor da Parceria Público-Privada (PPP), o secretário de Planejamento e Gestão (SPG) Edsom Ortega, esclarece que o novo edital está completo e atende a todas as exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em relação ao formato de concessão. A expectativa é de que o projeto atraia bastante interesse. 

O novo edital também traz atualização de valores referentes ao empreendimento, com base na inflação do período. Segundo informações da Secretaria da Fazenda (SEF), o edital anterior tinha como referência cálculos feitos em agosto de 2014 e o novo, em setembro de 2015. Com isso, a Tarifa Técnica de Remuneração da Concessionária (passageiro transportado remunerável) terá valor máximo previsto de R$ 4,43. Esse item será levado em consideração no julgamento das melhores (menores) propostas das empresas ou consórcios participantes da concorrência. 

A previsão inicial é que a assinatura do contrato ocorra em abril de 2016 e que os projetos e obras do BRT sejam executados em 19 meses, a partir daí. "Mas isso vai depender muito do trâmite do processo de licitação. Até agora temos conseguido manter o cronograma e a expectativa é que o fluxo ocorra bem. Devem haver pedidos de esclarecimentos, correções e recursos, mas faremos tudo para evitar uma republicação do edital", destaca Ortega. 

Para viabilizar o BRT, a Prefeitura obteve financiamento de aproximadamente R$ 134 milhões do Governo Federal, por meio do programa Pró-Transporte ¿ Mobilidade Médias Cidades, obtidos por seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Na semana passada, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio esteve em Brasília e, na ocasião, obteve a informação do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que o recurso está reservado para esta finalidade. 

O projeto 

O BRT funcionará em conjunto ao modelo atual, permitindo integração aos Terminais Santo Antônio e São Paulo, às seis Áreas de Transferências e a integração temporal entre diferentes linhas, com o pagamento de uma única tarifa. Serão três corredores de BRT: Ipanema, Itavuvu e Oeste. 

Ao todo, está prevista a construção de 28 estações e mais 04 de integração, 96 abrigos de parada, 03 terminais, pátio de estacionamento e manutenção do BRT. Serão instalados 16,7 km de corredores bidirecionais exclusivos para ônibus, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo, junto ao canteiro central, e onde serão instaladas as estações. Também haverá 11,2 km de faixas bidirecionais e 12,9 km unidirecionais em seis corredores estruturais exclusivos para circulação de ônibus com desembarque à direita pela escada, em pontos normais (como os atuais). Para execução do projeto será necessária a desapropriação de 16 imóveis no valor total de R$ 24,4 milhões. 

Estão previstas, ainda, a adequação de vias adjacentes, em calçadas, ciclovias, mobiliário urbano, paisagismo nas áreas de influência das estações e abrigos, entre outras intervenções. A concessionária estará responsável por 17 linhas no eixo BRT e deverá operar com uma frota de 125 ônibus, incluindo a quantidade reserva. A previsão é de que entre 150 mil e 180 mil usuários do transporte coletivo poderão ser atendidos pelo sistema alimentador diariamente e o tempo de viagem terá uma redução da ordem de 20%. 

Histórico 

Inicialmente, o edital do BRT foi publicado em janeiro deste ano, mas em março o TCE sugeriu mudanças de natureza jurídica no edital, com alterações no texto, bem como técnicas, para melhor detalhamento das características do projeto no documento. 

Nesse sentido, o Consórcio Sorocaba foi contratado, também via licitação, para elaborar os estudos complementares como de mapeamento de calçadas, arquitetura de terminais e estações de corredores e abrigos nas faixas, levantamento de redes (água, esgoto e gás natural), ensaios de pavimento existente, investigação geotécnica, levantamentos topográficos dos terminais e projeto básico dos corredores, para embasar o edital. 

A minuta do novo edital de licitação do BRT foi apresentada em audiência no Salão de Vidro do Paço Municipal no dia 18 de novembro e ficou disponível na internet, para consulta, até o dia 27 do mesmo mês, para possíveis sugestões. "Houve muita contribuição, propostas foram aceitas e outras negadas, todas justificadas. Por esse motivo, acredito que a licitação vai transcorrer conforme o planejado", reitera Ortega. (fonte: Prefeitura de Sorocaba)

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul

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