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Em São Paulo, Protesto por Metrô em Higienópolis organizado em redes sociais atraiu centenas de pessoas

domingo, 15 de maio de 2011

Iniciada por volta das 14h na Avenida Higienópolis, a manifestação contra iniciativa de moradores que tentam vetar construção de estação do Metrô no bairro seguiu por volta das 16h30 deste sábado (14) até o cruzamento da Avenida Angélica com a Rua Sergipe, local onde o acesso à rede metroferroviária seria construído. No início da noite, manifestantes seguiam protestando numa das esquinas do bairro, onde um varal com roupas foi pendurado.
Organizada como "churrasco" por meio de redes sociais, a manifestação atraiu centenas de pessoas e bloqueou o tráfego de veículos por onde passou. A polícia acompanhou tudo à distância.
Consultor de projetos sociais, Mateus Mendonça acompanhou a movimentação de bicicleta. "O que me motivou foi a falta de argumento para tirar o Metro de Higienópolis. A manifestação já deu certo porque veio mais gente do que se imaginava. Isso é prova de que as redes sociais conseguem organizar uma coisa e fazer isso dar certo", afirmou. 
Manifestantes na Av. Angélica (Foto: Roseane Aguirra/G1)
Manifestantes na Avenida Angélica (Foto: Roseane Aguirra/G1)

A produtora Júlia Portella e a musicista Natali Spogis tinham um cartaz feito de folha sulfite onde estava escrito "Moro em Jaçanã" em homenagem ao compositor Adoniran Barbosa. "Acho que tem de vir mais gente, porque metrô é uma evolução", afirmou Júlia. Batendo em um tambor, Pedro Brandão puxou refrões acompanhado pela multidão. "O povo de São Paulo não esta de brincadeira", afirmou.

Os manifestantes ocuparam por volta das 14h a Avenida Higienópolis e bloquearam uma das entradas do Shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo. Eles levaram para o local uma catraca de ônibus enrolada em jornal e gaze e atearam fogo ao material. A polícia acompanha a manifestação à distância.
"Essas pessoas que foram contra o metrô em Higienópolis, quando fazem uma viagem internacional, ficam muito felizes que encontram uma estação de metrô a cada esquina", afirma Alexandre Calegari, antigo morador do bairro. "É um absurdo isso, é contra a inteligência das pessoas".
A assistente de fotógrafo Andrea Oliveira e a esteticista Mislene Silva se prepararam para a manifestação levando uma bandeira do Brasil. "Nós somos brasileiras e a favor da democracia. Todos têm direito ao metrô, mesmo num bairro nobre".
A maioria dos manifestantes era  formada por jovens. Eles tocaram buzinas e bateram em garrafas vazias de cerveja, pandeiros e tambores.  A arquiteta Stella Rodrigues, moradora na República, levou um cartaz com a mensagem: "Só ando de Metrô em Nova York, Londres e Paris."  Uma outra faixa, maior,  exibe a mensagem "Chega de sufoco". Enquanto isso, a multidão gritava "quem é diferenciado faz barulho".
Shopping Higienópolis (Foto: Roseane Aguirra/G1)
Manifestantesse concentraram em frente ao shopping Pátio Higienópolis (Foto: Roseane Aguirra/G1)
Polêmica
Apesar da expressão "gente diferenciada" ter sido usada durante todo o protesto pelos manifestantes, a psicóloga Guiomar Ferreira negou na quinta-feira (12) que tenha dito que a construção de uma estação de Metrô em Higienópolis, na Zona Oeste de São Paulo, atrairia "drogados, mendigos, uma gente diferenciada" para a área, um bairro nobre.
O Metrô de São Paulo negou na quarta-feira (11) que a pressão de moradores tenha motivado a mudança na localização da futura Estação Angélica da Linha 6-Laranja. “Essa reavaliação tem caráter exclusivamente técnico, em nada motivada por pressão dos moradores da região de Higienópolis, a favor ou contra a estação”, disse a companhia.

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, ainda não há um endereço definido.
Cartazes na Av. Angélica (Foto: Roseane Aguirra/G1)
Manifestantes protestam com cartazes na Av. Angélica (Foto: Roseane Aguirra/G1)
"O Metrô está reavaliando a localização da futura Estação Angélica, em razão de estar apenas a 610 metros da futura Estação Higienópolis-Mackenzie e a 1.500 metros da futura Estação PUC-Cardoso de Almeida, visando melhor equilíbrio da linha. No momento, a área técnica do Metrô estuda a melhor localização de uma nova estação que atenda à Faap, Av. Higienópolis e Praça Vilaboim, assim como o Estádio do Pacaembu. A definição da nova localização depende da conclusão de estudos geotécnicos e do melhor posicionamento para implantação da obra, de forma a causar o menor impacto na região", informa o texto.
A proximidade da Estação Angélica com outras duas estações da Linha 6-Laranja é um dos motivos alegados pela Associação Defenda Higienópolis, formada por moradores do bairro que não concordam com a implantação da estação na Avenida Angélica, principal via do bairro.
“A má distribuição geográfica é o nosso principal foco. Essa estação ficaria muito perto da Estação Higienópolis-Mackenzie e muito distante da Estação PUC-Cardoso de Almeida”, afirmou o presidente Associação Defenda Higienópolis, Pedro Ivanow.
Ele disse ainda que o movimento no local, com a implantação da estação, traria "inconvenientes" ao bairro. “O que vimos é que nas estações novas há o aumento de ocorrências de furtos e comércio ilegal, que são aspectos negativos para um bairro que tem sua própria cultura, além das obras, que podem trazer transtornos ao trânsito do local e desapropriação de alguns comércio importantes para o local”, disse.
De acordo com o Metrô, a linha 6-Laranja vai ter 13,5 km de extensão e 15 estações. Ela vai ligar a Zona Norte ao Centro, da Estação Brasilândia até a estação São Joaquim e passar por bairros como Liberdade, Bela Vista, Higienópolis, Perdizes, Pompeia, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia.
O presidente da Defenda Higienópolis disse que, em setembro de 2010, se reuniu com secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, para informar o incômodo dos moradores com a implantação da estação. Segundo Ivanow, os moradores devem se encontrar na próxima semana com representantes do Metrô para discutir a situação. “Espero uma informação oficial do que vai ser feito”, disse.

Fonte: g1.globo.com

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Greve de Ônibus em Salvador será decidida nesta segunda

Gildo Lima | Agência A Tarde
Nesta segunda-feira, 16, os rodoviários da Bahia realizam duas novas assembleias – às 9 e às 15 horas – para decidir sobre a possibilidade de greve no sistema de transporte de ônibus no Estado. O vice-presidente do sindicato da categoria, Euvaldo Alves afirma, porém, que a mobilização política não irá afetar a circulação dos veículos em nenhum dos turnos nesse dia. “Marcamos assembleia nos dois turnos justamente por isso. Para quem trabalha de manhã vá à tarde e vice-versa. O trabalho dos rodoviários e a circulação de ônibus segunda-feira serão normais”, promete.
Greve - AAlves avalia, contudo, que é provável que a categoria opte pela greve. Nesse caso, durante as assembleias deverão ser decididos as datas para início da paralisação oficial e outros detalhes. “Não houve muito avanço nas discussões. E a proposta apresentada está muito distante da que consideramos justa. Na assembleia devemos decidir pela greve”, declara.
A categoria reivindica 18% de aumento, o que equivale a um ganho real de 10% mais a inflação do último ano, além de outros benefícios trabalhistas. Em reuniões com a diretoria do sindicato, o patronato ofereceu reajuste de 3,72% para os rodoviários de ônibus urbanos e 4,2% para os de ônibus intermunicipais.
Atualmente, o  motorista de ônibus urbano recebe R$ 1.264, e o cobrador, R$ 740. Ao todo, são 13 mil associados ao Sindicato dos Rodoviários da Bahia, sendo que  rodoviários de ônibus urbanos  concentram 70% dos trabalhadores da categoria  


Ilegalidade - Este ano, a campanha  salarial dos rodoviários baianos já gerou uma série de transtornos para a população. No dia 2 de maio,  garagens de 21 empresas de ônibus de Salvador e Região Metropolitana foram bloqueadas, causando atrasos de três horas na circulação dos veículos. No dia 3 deste mesmo mês,  o atraso foi definido para a saída dos ônibus intermunicipais e interestaduais de Salvador.
Nessas características, o atraso na saída de ônibus urbanos é considerado ilegal conforme a Lei 7.783/89, que trata sobre o direito de greve. Ainda assim, a mesma estratégia  repetiu-se na última sexta-feira. Segundo a lei, o transporte coletivo é considerado  serviço ou atividade essencial. Neste caso, é indispensável  aviso de 72 horas a usuários e empregadores para  greve. A categoria contra-argumenta que não houve greve e sim paradas para realização de assembleias.


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Aracaju tem maior proporção de ciclovias do país

Aracaju é a capital que tem a maior rede cicloviária, proporcionalmente à população. São aproximadamente 70 km para 570 mil habitantes. O Rio de Janeiro, que tem a maior extensão de ciclovias do país, tem 152 km para mais de 6 milhões de habitantes.
Mas um fato tem feito com que a PMA intensifique as ações de estímulo ao uso das ciclovias: o aumento progressivo e rápido da frota de veículos. Aracaju é a cidade onde mais cresceu o número de licenciamento de carros. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em dezembro do ano passado 206.616 automóveis circulavam na capital.
Por entender que o uso da bicicleta como meio de transporte é uma alternativa eficiente e saudável para enfrentar o trânsito agitado, a Prefeitura de Aracaju vem buscando ampliar ainda mais e integrar as ciclovias da capital. Além de contribuir para minimizar esse problema, a bicicleta traz outros benefícios à população e à cidade, sobretudo quando o assunto é saúde.
"O incentivo ao uso desse meio de transporte é motivado não só pela perspectiva de redução dos engarrafamentos, mas também porque a bicicleta ajuda no condicionamento físico, é uma importante atividade de lazer e ajuda a reduzir a poluição", lembra o coordenador de Ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda.
Segundo ele, paralelamente à ampliação das ciclovias, a administração municipal vem buscando outras formas de facilitar a vida dos ciclistas. A SMTT está viabilizando, por exemplo, a instalação de cerca de 30 paraciclos no Centro da cidade. "Paraciclos são estruturas em que as bicicletas podem ser presas dos dois lados. Isso é um avanço porque a partir disso as pessoas vão poder chegar até o centro e estacionar suas bicicletas com segurança perto do local de destino", afirma.
O projeto representa um investimento de R$ 4,2 milhões, recursos próprios do município. "Esse projeto também é muito simbólico no que diz respeito às políticas para pessoas de baixa renda, tendo em vista que hoje quem mais usa as ciclovias são trabalhadores, principalmente da construção civil. Além disso, o projeto ainda prevê iluminação, arborização e reforço na segurança", afirma o coordenador de Ciclomobilidade.

Fonte: PMA

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Recife: Alargamento do viaduto Capitão Temudo será entregue em Julho

A obra de duplicação do Viaduto Capitão Temudo, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, não fica pronta este mês, contrariando mais uma vez as expectativas da prefeitura. Depois de visitar o lugar, na manhã dessa sexta-feira (13), o prefeito João da Costa prometeu a inauguração na primeira quinzena de julho. Com a obra, a circulação de veículos no viaduto será interditada três dias, próxima semana, das 23h às 5h, para permitir a colocação das vigas metálicas de sustentação do trecho do elevado que passa sobre os trilhos do metrô.

De acordo com a prefeitura, o trabalho começa na segunda, com interdição da pista no sentido Boa Viagem-Olinda, a partir das 23h. O trânsito volta a ser liberado às 5h da terça. A alça de acesso próximo à Rua Saturnino de Brito fica interditada. O secretário de Desenvolvimento Urbano do Recife, Amir Schvartz, informa que a medida é necessária porque uma carreta com as vigas ficará estacionada em cima do viaduto antigo. Dois guindastes serão usados para içar as peças. Durante a operação, o Metrô desliga o sistema elétrico.

Na segunda, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai montar um bloqueio, em frente ao Cabanga Iate Clube. Agentes vão orientar os motoristas sobre os desvios e rotas alternativas. Terça-feira, o viaduto fica fechado no sentido Olinda-Boa Viagem com dois pontos de bloqueio, um no cruzamento com a Rua do Paissandu e outro na subida do viaduto, junto da Academia da Cidade do Coque.

Das 23h da quarta-feira às 5h da quinta, a CTTU fará bloqueios parciais nos dois sentidos do viaduto. Ficam interditadas uma faixa de circulação para quem se desloca de Boa Viagem para Olinda e outra faixa de tráfego para quem circula no sentido inverso.

A última etapa da obra de duplicação do Viaduto Capitão Temudo consiste na colocação de seis vigas metálicas, que sustentam a estrutura do elevado. Cada viga tem 12 toneladas, quase 30 metros de comprimento e 50 centímetros de largura. Substituem, nesse trecho, as vigas de concreto, que pesam 55 toneladas e são usadas no restante da duplicação do viaduto.

O viaduto tem 950 metros de extensão. O trecho duplicado tem 580 metros comprimento no sentido Centro-Boa Viagem e 480 metros no caminho inverso. Passará de 14 metros de largura e quatro faixas de rolamento para 28 metros de largura e oito faixas.

Fonte: NE 10

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Governo inicia reforma e ampliação do Terminal Vila Velha

Aproximadamente 87 mil usuários do Sistema Transcol serão beneficiados com a modernização e ampliação do Terminal Vila Velha, que inclui extensão das áreas de embarque e desembarque de passageiros, melhoria no sistema viário interno, novos acessos, construção e reforma de lojas e sanitários e melhorias da estrutura existente.
Durante a solenidade de assinatura, o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, ressaltou que a ampliação e modernização do Terminal de Vila Velha será importante para dar mais qualidade ao serviço e atender as demandas do município. "O novo terminal vai representar o momento de modernidade e o avanço que o município está passando. Atualmente são R$ 500 milhões em investimentos públicos e sem a parceria do Governo do Estado e do Governo Federal boa parte deste avanço não seria possível", disse.
Será construída nova plataforma coberta, com pontos de parada inclinados a 45°. A estrutura terá um conjunto de sanitários masculino, feminino e fraldário em um dos extremos e um módulo para loja e um para lanchonete no extremo oposto, além de piso tátil, de acordo com normas para acessibilidade.
As plataformas existentes serão completamente reformadas, o piso atual será substituído por piso de alta resistência, as telhas de cobertura serão substituídas por telhas metálicas tipo sanduíche, em duas águas tipo “asa de avião” apoiadas em vigas de perfis metálicos, conforme estrutura da nova plataforma. Todo sistema de iluminação existente será substituído e serão instalados mais pontos de iluminação de emergência, de TV e mais câmeras de videomonitoramento.


Com informações do www.es.gov.br.

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Em Porto Alegre, Segunda viagem será gratuita nos ônibus de Porto Alegre

sábado, 14 de maio de 2011

Jonathan Heckler / PMPA / CP
Os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre terão um ganho econômico significativo no deslocamento pelas linhas de ônibus. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) confirmou, para 1º de julho, o início da gratuidade para a segunda viagem, realizada em até 30 minutos após o primeiro deslocamento. Atualmente, a cobrança é de 50% sobre a tarifa de R$ 2,70.

A nova regra do sistema de ônibus valerá para qualquer linha, inclusive as mais longas, e abrangerá todos os segmentos de usuários que utilizam o cartão TRI, principalmente os estudantes, que pagarão apenas R$ 1,35, por dois deslocamentos.

O secretário municipal da Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, destaca a iniciativa. 
- A Prefeitura assumiu este compromisso em fevereiro, no último aumento da tarifa. A medida vai beneficiar o bolso de todos os usuários, sem exceção, e garantirá um melhor planejamento das viagens, representando um ganho a mais no sistema do transporte coletivo da capital.

Atualmente, 500 mil pessoas utilizam ônibus diariamente na capital, correspondendo a 1 milhão de viagens por dia. A medida beneficiará 400 mil pessoas que pagam passagem diariamente. As demais são isentas.


Fonte: R7.com

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Em São Paulo, Estação Pinheiros do metrô será aberta na segunda-feira

O governo de São Paulo vai inaugurar, nesta segunda-feira, a estação Pinheiros do metrô, a quarta da Linha 4-Amarela. Em 2007, uma cratera gigante no canteiro de obras engoliu veículos e provocou a morte de sete pessoas, na maior tragédia da história do metrô paulistano.

Nessa primeira fase, a estação deve funcionar das 4h40 às 15 horas, mesmo horário das estações Paulista, Butantã e Faria Lima. Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Linha Amarela deve passar a operar em horário integral (das 4h até 0h15) a partir do segundo semestre. Com a mudança, o número de usuários deve saltar dos atuais 29 mil para 240 mil passageiros/dia.

Até o final de junho, será oferecida uma integração provisória entre a estação Pinheiros e a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Como a estrutura que liga os dois sistemas ainda não está pronta, os usuários terão de retirar um tíquete ao sair do metrô para poderem acessar gratuitamente a rede de trens da CPTM.



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Rio terá novos terminais rodoviários

O Rio finalmente vai ganhar terminais rodoviários novos, equipados com minishoppings climatizados e tudo. O governador Sérgio Cabral assinou ontem decreto autorizando a elaboração do edital de concorrência pública para concessão à iniciativa privada dos terminais Américo Fontenelle e Menezes Cortes, no Centro, e as unidades de Nilópolis e Nova Iguaçu, na Baixada.
Foto:Reprodução
Novo Terminal Rodoviário Américo Fontenele | Foto: Reprodução
A revitalização foi incluída no programa do governo do estado de obras a serem concluídas para a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. O edital deve estar nas ruas daqui a 3 ou 4 meses. A assinatura do contrato acontece nos próximos 180 dias, as obras começarão logo depois e a previsão é de conclusão no final de 2013. O custo total estimado é de R$ 82 milhões.

A prioridade é a reconstrução do Américo Fontenelle, por onde circulam 300 mil pessoas por dia. Isso por sua localização e o papel que vai desempenhar na integração dos meios de transportes — trem, metrô e ônibus — com linhas radiais para pontos estratégicos da cidade durante os eventos esportivos. As outras unidades são menores e precisarão de menos reparos.

O Américo Fontenelle será reconstruído também em função do péssimo estado das instalações elétricas e hidráulicas e das infiltrações. O local é parda de 50 linhas. A reforma prevê a construção de novas plataformas de embarque e desembarque, seguindo os padrões de acessibilidade para idosos e portadores de deficiência, novos banheiros, minishopping climatizado, elevadores, sistemas de som e vigilância e de monitoramento de entrada e saída de veículos no estacionamento, com cerca de 200 vagas. O projeto está orçado em R$ 28 milhões.

Os demais também terão esses equipamentos (com exceção do minishopping), mas em quantidade reduzida, compatível com o movimento.

Modelo copiado da Novo Rio

Somadas todas a vezes que um passageiro pisa em um desse quatro terminais por ano, a movimentação chega a 100 milhões de usuários em viagens de ida e volta.

“Foram mais de três anos de estudos e muito trabalho para chegarmos até aqui e atender a determinação do governador de aparelhar nossas rodoviárias com o que tem de mais moderno”, frisou Ronaldo Francisco, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado (Coderte) do Rio. Segundo ele, as estações seguirão o modelo implantado pela companhia há pouco mais de um ano no Terminal Rodoviário Novo Rio.

No mês passado, havia sido dito que a empresa vencedora da concorrência pública será responsável também pela construção de três novas rodoviárias. Mas, segundo a Coderte, esse projeto foi adiado por enquanto.



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