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Em PE, projetos de mobilidade terão operação provisória durante a Copa

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Há seis meses, algumas obras de mobilidade em andamento no Grande Recife pareciam que não iam ficar prontas a tempo da Copa do Mundo. E de fato não vão, pelo menos em uma operação completa, conforme verificado pelo G1 em vários pontos da Região Metropolitana. Obras como o Ramal Externo da Copa, os corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, além da Via Mangue, terão que ser concluídas depois do Mundial, quando a previsão era de que estivessem finalizadas antes de quinta-feira (12), quando o Brasil enfrenta a Croácia, no jogo que abre o Mundial. Algumas obras prometidas foram concluídas e devem ser entregues até sexta-feira (13), apesar de atrasos, como a Passarela Aeroporto-Metrô e o Terminal Integrado Cosme e Damião.

Quando o Recife foi escolhido sede da Copa do Mundo 2014, em 2009, um pacote de obras foi anunciado para melhorar a mobilidade da Região Metropolitana. Pernambuco recebeu verbas do governo federal, por meio do PAC da Copa, para cinco principais obras viárias, entre corredores, terminais e avenidas. Nesses anos que precederam o Mundial, foram entregues à população alguns serviços paralelos ou que fazem parte do plano principal. Ficaram prontos os terminais integrados TIP e Aeroporto, a Estação Cosme e Damião do Metrô, o Ramal Interno da Copa e viadutos que compõem o Corredor Norte-Sul (Bultrins, Ouro Preto e Pan Nordestina). Além disso, a BR-408, principal acesso à Arena Pernambuco, foi duplicada e requalificada, e seis novos trens foram adquiridos para o metrô.

Apesar das inaugurações, as duas grandes obras de transporte público do Grande Recife - os dois corredores de BRT - ficaram para depois. Há seis meses, o prazo limite para a entrega era em maio de 2014. Depois de esgotado o tempo, o governo inaugurou o Leste-Oeste no último sábado (7), de forma incompleta. O corredor, que tem previsão de ligar o TI Camaragibe ao Centro do Recife, está funcionando apenas com duas estações, uma linha e apenas até o Derby, já que a Avenida Conde da Boa Vista não foi adequada a tempo para receber os novos ônibus. Em dias de jogos da Copa no Recife, a operação será diferenciada, através apenas das estações Derby e Guararapes, com viagens expressas até a Arena. Quando pronto, o corredor terá 16 estações, em 12,5 quilômetros.

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Ramal interno da copa: abaixo, a foto atual; acima, imagem feita seis meses antes (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)Ramal externo da copa é um dos serviços paralelos às obras da Copa que foi entregue. Abaixo, a foto atual; acima, imagem feita seis meses antes (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)
De acordo com Nelson Menezes, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, responsável pela gestão dos corredores, inicialmente o intervalo entre os ônibus no Leste-Oeste será de 20 minutos. A previsão é de que, até terça-feira (10), a linha Camaragibe-Derby começe a operar no horário normal, das 5h às 23h - nesse primeiro momento, o horário de funcionamento é apenas das 9h às 16h.
O plano utilizado para a Copa também mostra outro improviso. Para o funcionamento perfeito do Leste-Oeste, precisariam estar concluídas obras como a do terminal ao lado do Hospital Getúlio Vargas (fora do pacote da Copa, mas previsto para agosto) e as adequações do TI Camaragibe, que nem começaram. Por isso, para chegarem à Arena, os BRTs irão trafegar pelos ramais Interno e Externo da Copa. Esse último será aberto apenas para a passagem dos ônibus, em dias de jogo, quando o projeto era entregar, até o Mundial, uma avenida com pista exclusiva de transporte público, pista para carro e ciclovia. Isso deve ficar para o final de ano.
No caso do Corredor Norte-Sul, a situação é ainda mais delicada. A previsão é de que a população comece a utilizar o novo BRT no próximo domingo (15), após vários adiamentos de prazo. O funcionamento será apenas do TI PE-15, em Olinda, ao Centro do Recife, através de duas estações (Shopping Tacaruna e Praça da República). Em dias de jogo, os ônibus farão esse percurso de forma expressa, para os torcedores acessarem o Corredor Leste-Oeste. Quando completo, o Norte-Sul ligará o Centro de Igarassu ao do Recife, com 33 quilômetros e 33 estações.
Corredor Norte-Sul vai funcionar apenas do TI PE-15, em Olinda, ao Centro do Recife (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)Corredor Norte-Sul vai funcionar apenas do TI PE-15, em Olinda, ao Centro do Recife (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)
De acordo com a Secretaria das Cidades, a previsão é de que os dois corredores estejam em completo funcionamento até o final do ano. O custo total do Corredor Leste-Oeste é R$ 145 milhões; já o Norte-Sul custou R$ 151 milhões. De acordo com o primeiro documento publicado na Matriz de Responsabilidade da Copa do Governo Federal, em 2010, o custo inicial para o Leste-Oeste era de R$ 74 milhões; no Norte-Sul, o valor inicial era de R$ 161 milhões, mas incluia um trecho até o TI Joana Bezerra.
Até o fim de 2014, a ideia do Grande Recife Consórcio de Transporte é de que, na medida em que as estações fiquem prontas, serão incorporadas aos dois corredores. Outros problemas do sistema, entretanto, não devem ser resolvidos, como o fato de os BRTs circularem, em alguns trechos, em avenidas de tráfego misto, sem faixa exclusiva. Os novos ônibus vão enfrentar trânsito tumultuado, por exemplo, na Avenida Belmino Correia e no Complexo de Salgadinho. "Esse padrão [faixa exclusiva] é quando tem uma cidade mais organizada ou mais nova. Não dá para fazer isso aqui. Mas mesmo assim, no Corredor Norte-Sul, será pouco o tempo no trânsito misto", destacou Menezes.
Ao todo, foram adquiridos 88 ônibus do corredor Norte-Sul e 85 do Leste-Oeste - 78 veículos, já se encontram na capital pernambucana. As estações de embarque e desembarque contam com climatização e compra antecipada de bilhetes.
Foram comprados 82 veículos para o Corredor Leste-Oeste (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)Foram comprados 82 veículos para o Corredor Leste-Oeste (Fotos: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)
Ramal Externo da Copa

O Ramal Externo da Copa finaliza o sistema viário da Arena Pernambuco. Completa, a avenida faria a ligação da BR-408 até o TI Camaragibe, na Avenida Belmino Correia (continuação da Avenida Caxangá, no Recife). Atualmente, o percurso só pode ser feito passando pelo Centro deSão Lourenço da Mata. De acordo com a Secretaria das Cidades, a obra da pista exclusiva de ônibus (usada pelo BRT durante a Copa) já está concluída. Após os jogos os serviços continuam e serão finalizados até o final do ano, quando a via deve ter faixas para carros e ciclovia.

Inicialmente, o projeto apresentado pelo Governo de Pernambuco contemplava a Cidade da Copa, com edifícios residenciais e comerciais. Nada disso aconteceu e, no local, apenas a Arena integra a paisagem. O trecho interno do ramal, que seria o complexo viário no entorno do estádio, está pronto desde a Copa das Confederações, em 2013. O custo inicial do Ramal da Copa era de R$ 99 milhões, mas a obra já está custando R$ 131 milhões.

Terminal Cosme e Damião

Além da nova estação do metrô, a comunidade de Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata, já tem pronto o novo Terminal Integrado, que deve ser inaugurado até sexta-feira (13), de acordo com a Secretaria das Cidades. Após problemas com a desistência da empresa que havia vencido licitação, as obras avançaram bastante nos últimos seis meses. O local deve ser o principal portão de chegada dos torcedores que forem aos Jogos da Arena Pernambuco.

O custo do projeto é de R$ 18 milhões. Durante a Copa das Confederações, a obra não estava completa e foi alvo de críticas. A previsão é de que tudo esteja funcionando durante a Copa. Inclusive, as rampas provisórias de acesso à estação de metrô já estão instaladas. Elas ajudam a desafogar a estrutura interna da estação, que não tem capacidade para receber muita gente ao mesmo tempo.

Terminal Cosme e Damião custou R$ 18 milhões e sofreu críticas durante a Copa das Confederações (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)Terminal Cosme e Damião custou R$ 18 milhões e sofreu críticas durante a Copa das Confederações (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)
Via Mangue

De responsabilidade da Prefeitura do Recife e do Governo Federal, a Via Mangue será entregue em quatro etapas e com mudanças no projeto original. Com orçamento total de R$ 431 milhões, sertão 4,5 km de extensão, sendo 1,9 km sobre um elevado.
O primeiro trecho será liberado na próxima sexta-feira (13) e contempla apenas a pista Oeste, no sentido subúrbio, ligando a Ponte Paulo Guerra, no Pina, à Avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem. A expectativa é de que a nova pista absorva 49% do tráfego que circula pela Avenida Domingos Ferreira, uma das principais da Zona Sul da cidade.
A segunda fase, que corresponde à implantação da faixa azul - para circulação restrita de ônibus em faixas da Avenida Domingos Ferreira -  está prevista para o dia 16 de junho.
No sentido Boa Viagem-Centro, a via foi modificada devido a equívocos no projeto original. O Túnel Josué de Castro, nas proximidades do Shopping RioMar, não conseguiria absorver o tráfego da nova avenida. Por isso, nesse sentido, a Via Mangue irá apenas até a Rua Henrique Capitulino, mudança prevista para a terceira fase, que será aberta no dia 1º de setembro.
A quarta fase, a ser inaugurada em dezembro, contempla a segunda parte da pista no sentido centro/subúrbio, ligando a Avenida República do Líbano à Rua Doutor Gilson Machado Guimarães.
Via Mangue: primeiro trecho será liberado na próxima sexta (13) e contempla apenas a pista Oeste. Foto acima foi feita seis meses atrás (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)Via Mangue: primeiro trecho será liberado na próxima sexta (13) e contempla apenas a pista Oeste. Foto acima foi feita seis meses atrás (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)
Passarela Aeroporto-Metrô

A obra da passarela que liga o Aeroporto Internacional dos Guararapes à Linha Sul do Metrô do Recife está concluída, segundo a Secretaria das Cidades. A previsão do início da operação é até sexta-feira (13), também após atrasos. Os passageiros que chegarem de avião à capital pernambucana poderão acessar a Estação Aeroporto do metrô sem precisar atravessar a Avenida Mascarenhas de Moraes. A obra tem esteiras rolantes e liga a estação ao primeiro andar do aeroporto. O custo da obra foi de R$ 26 milhões, e os atrasos são justificados por problemas de logística na compra de equipamentos.
Passarela Aeroporto - Metrô custou R$ 26 milhões e tem esteiras rolantes ligando a estação ao primeiro andar do aeroporto.  (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)Passarela Aeroporto - Metrô custou R$ 26 milhões e tem esteiras rolantes ligando a estação ao primeiro andar do aeroporto. (Foto: Luna Markman e Vitor Tavares/G1)
Torre de controle do Aeroporto

Pernambuco teve uma obra abortada desde o anúncio do PAC da Copa, que foi a nova torre de controle do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Os atraso aconteceram na conclusão dos projetos básico e executivo, quando a responsabilidade de obra passou da Infraero para o Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), em Brasília.
Em contato com o G1, o Decea afirmou que documentos ainda estão sendo elaborados para serem enviados aos órgãos de controle e jurídicos. Se tudo estiver dentro da normalidade em todas as entidades, a publicação do edital de licitação deve acontecer em julho. Para a operação da Copa, a Infraero informou que o efetivo da área operacional do Aeroporto dos Guararapes vai aumentar em 14%, passando de 72 para 82 pessoas. O reforço será feito por meio de remanejamento de equipes de outros aeroportos da empresa não envolvidos diretamente com o Mundial.

Por Vitor Tavares

Do G1 PE



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Sorocaba investirá R$ 850 milhões em mobilidade urbana

O pacote, anunciado na terça-feira (10) pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), inclui a instalação de dois corredores viários para o BRT (Bus Rapid Transit), sistema de ônibus com deslocamento rápido.

Serão 40 quilômetros de corredores em dois grandes eixos, norte-sul e leste-oeste. Dos R$ 190 milhões previstos, R$ 134 milhões virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal.

Entre as outras obras, está prevista a construção de um viaduto sobre a Avenida Dom Aguirre e o Rio Sorocaba ligando a região central à região do Além-Ponte. A obra substituirá a atual ponte da Rua XV, quase centenária.

Uma vasta área às margens do Córrego Itanguá será reurbanizada com a construção de uma avenida ligando as zonas norte e oeste da cidade. O pacote inclui a pavimentação de 240 ruas em 97 bairros.

Outra parcela de recursos será obtida em financiamentos do Banco de Desenvolvimento da América Latina. De acordo com Pannunzio, a qualificação do sistema viário e do transporte público vai reduzir o tempo de deslocamento em toda a cidade, de 600 mil habitantes.

Por José Maria Tomazela, Estadão
Informações: Exame Abril
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Em Fortaleza, Linha especial fará integração entre o Aeroporto e a Zona Hoteleira

A partir desta terça-feira (10/6), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), iniciará a circulação de uma linha especial, que sairá do Aeroporto Internacional Pinto Martins em direção à Zona Hoteleira (Av. Beira Mar). O objetivo do serviço é atender a grande demanda de turistas que virão para a capital em razão da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A linha especial 950 – Aeroporto/Zona Hoteleira irá circular entre os dias 10 de junho e 5 de julho, 24h por dia, com saídas de acordo com a demanda. O embarque será realizado em uma parada de ônibus localizada no piso térreo do Aeroporto, onde um grande painel informativo oferece informações. Lá os passageiros poderão ver esta e outras opções de linhas com facilidade, pois seus respectivos itinerários estão traçados em um mapa identificando os principais pontos de referência da cidade.

O itinerário da linha 950 – Aeroporto/Zona Hoteleira passará por vias como Av. Alberto Craveiro, Av. Raul Barbosa, BR 116 e Av. Pontes Vieira, mas os desembarques acontecerão na Av. Beira Mar, no trecho entre a Av. Barão de Studart e a R. Júlio Ibiapina, atendendo hotéis e pousadas da região. Os passageiros pagarão a mesma tarifa do transporte regular: R$ 2,20 (inteira) e R$ 1,10 (meia), mas, especialmente nos dias de jogos em Fortaleza, a passagem será gratuita mediante a apresentação do ingresso.

Para os torcedores que pretendem realizar o percurso do Aeroporto até a Arena Castelão, estará em circulação a linha especial 951 – Aeroporto/Arena Castelão, que entrará em operação somente nos dias de jogos – 14, 17, 21, 24, 29 de junho e 4 de julho. O embarque também será gratuito mediante apresentação do ingresso.

Linhas que atendem o Aeroporto Internacional de Fortaleza

Linhas especiais – Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014
950 – Aeroporto / Zona Hoteleira (irá circular entre os dias 10/6 a 5/7 e terá o custo de uma tarifa normal – R$2,20);
951 – Aeroporto / Arena Castelão (circula apenas em dias de jogos em Fortaleza. Faz a ligação de forma expressa com o estádio. Gratuita mediante ingresso).

Linhas regulares
027 – Siqueira / Papicu / Aeroporto
066 – Parangaba / Papicu / Aeroporto
404 – Aeroporto / Benfica / Rodoviária
064 – Corujão / Aeroporto / Benfica / Rodoviária

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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No Recife, Implantação da Faixa azul na Av. Domingos Ferreira é adiada

terça-feira, 10 de junho de 2014

A Faixa Azul, espaço de fluxo exclusivo a ônibus e táxis com passageiros, já começou a ser pintada na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem. Segundo informações da CTTU, apenas as placas de sinalização faltam ser implantadas para completar a estrutura. No entanto, o equipamento inicialmente programado para ser inaugurado no último domingo será aberto apenas na próxima sexta-feira, em virtude do adiamento da entrega da Via Mangue.

Segundo nota da CTTU, reservar uma faixa para os ônibus e táxis só é viável com a migração dos veículos que circulam na Avenida Domingos Ferreira para a Via Mangue. Com a abertura da Via, é esperada uma diminuição de 49% na quantidade de carros circulando na Domingos Ferreira.

A primeira Faixa Azul de Boa Viagem terá 5,8km de extensão, do cruzamento com a Avenida Herculano Bandeira até a Rua Barão de Souza Leão, e seu horário de funcionamento será o mesmo das já existentes na cidade, das 6h às 22h. Os condutores de carros de passeio que trafegarem no espaço estarão cometendo infração leve, com multa de R$ 53,20, além de receber três pontos na carteira nacional de habilitação.

Informações: Diário de Pernambuco

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Metrô de Salvador será enfim inaugurado

A presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner vão inaugurar oficialmente o metrô de Salvador nesta quarta-feira (9). Os dois vão fazer o percurso de 7,3 quilômetros entre as estações Acesso Norte e Campo da Pólvora. Em seguida, as autoridades vão inaugurar o Instituto Senai de Inovação em Logística, no bairro de Itapuã.
Foto: Louise Lobato
Os quatro trens funcionarão de segunda a sexta-feira em horário especial até 14 de setembro. Em junho, a população poderá utilizar o sistema das 12h às 16h. Durante o mês de julho, o metrô vai funcionar das 10h às 16h. Já em agosto e setembro, o sistema começa a operar mais cedo: às 9h e 8h, consecutivamente.

Nos dias de jogos da Copa do Mundo na capital baiana, o serviço será exclusivo para os torcedores que vão assistir as partidas na Fonte Nova. O horário também será especial. "O metrô vai começar a operação cinco horas antes e termina 3h após a conclusão dos jogos para as pessoas que foram cadastradas e pegaram a pulseirinha", explica o presidente da CCR.

De acordo com Hamilton Andrade, gerente de Operações da CCR, a expectativa é de que 500 passageiros sejam transportados em cada trem, totalizando 1.800 pessoas por hora. Depois deste período de jogos, o metrô tornará a receber até mil passageiros.

Informações: Correio 24 Horas


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Metrô de Porto Alegre terá operação especial para Copa

A Trensurb apresentou na última semana seu plano de operação para o período da Copa do Mundo. A empresa espera um grande incremento na circulação de passageiros em razão da Fan Fest no Antiteatro Por do Sol durante os 30 dias de evento, além da anunciada hospedagem de torcedores argentinos em Sapucaia do Sul e do credenciamento do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, como local de estacionamento. Para atender a demanda, a circulação de vagões terá o horário reduzido e, nos dias de jogo do Brasil, o chamado horário de pico será antecipado em duas horas antes do início da partida.

Quando Porto Alegre receber jogos em dias de semana – 18, 25 e 30 de junho –, os horários opostos aos de pico ao longo da maior parte do dia têm intervalo de oito minutos entre viagens ao invés dos dez minutos habituais. Quando a partida na Capital gaúcha for no domingo – 15 e 22 de junho –, os intervalos entre viagens ao longo do dia são de oito minutos ao invés dos 15 minutos habituais, como destacou Carlos Augusto Belloli, diretor de operações da empresa.

Para auxiliar no atendimento dos turistas que vierem a Porto Alegre, a Trensurb convocou voluntários com conhecimento dos idiomas inglês e espanhol. Cerca de 30 pessoas atuam desde ontem até o dia 30 nas estações Aeroporto, Rodoviária, Mercado e, em dias de treinamento na Arena, na Estação Anchieta. Além disso, todas as 22 estações terão sempre pelo menos um empregado do metrô proficiente em língua estrangeira durante os horários de operação.

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Aplicativo Moovit para transporte coletivo começa a rodar em Salvador

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Salvador tem cerca de 2,8 milhão de habitantes e, na cidade, 7,5 mil ônibus transportam 1,1 milhão de passageiros. Um aplicativo voltado para esse público começa a operar em Salvador. 

É o Moovit, que mostra em tempo real o horário de chegada das conduções e indica as melhores alternativas de transporte e rotas.

O Moovit permite que os usuários do transporte público que possuam smartphones compartilhem informações sobre ônibus, trens e metro de forma rápida, fácil e interativa a partir de informações geradas pela comunidade de usuários. Apenas em andar com o aplicativo conectado, o usuário já está contribuindo, anonimamente, com as informações em tempo real.

Além disso, outro diferencial e um dos recursos mais utilizados no aplicativo é o “planejador de viagens”.  Com este, os usuários podem receber as melhores opções de rotas para chegar ao seu destino e, ainda, ser guiados passo a passo durante todo o percurso.

Como funciona

Após baixar o aplicativo - que é grátis - os usuários terão a oportunidade de compartilhar suas informações, tais como: se o transporte público que estão usando está lotado ou não, se está atrasado, bem como a lista de opções de linhas de transporte à disposição no ponto desejado.  

O objetivo é reportar fatos que influenciam o transporte dos passageiros, como a posição da condução e os atrasos, entre outras informações.

A tecnologia usada pelo aplicativo permite que os usuários fiquem sabendo exatamente quanto tempo as diferentes opções de transporte demorarão a chegar, tendo a oportunidade de ir para o ponto de ônibus no horário certo, em vez de ficar esperando. 

Como usar

Assim que você inicia o aplicativo em seu smartphone, ele mostra os arredores do local onde você está, incluindo todas as estações de transporte público ao seu redor, e outros usuários Moovit.

Se você clicar em uma das bandeirinhas que mostram os pontos de ônibus, metrô ou trem abre-se um "pop up" mostrando quais os tipos de transporte e quais linhas atendem a região, seus horários, atualizações em tempo real e onde os veículos estão no mapa. Ao aproximar a imagem, o aplicativo mostrará mais resultados.

O Moovit tem também um botão chamado "planejador de viagem" - onde é possível inserir sua origem e seu destino, apertar em "pesquisar" e obter então as melhores opções na tela. Você pode customizar o planejador de viagens de acordo com o tipo de deslocamento que deseja - por exemplo: se você prefere andar mais a pé,  o aplicativo mostrará uma rota com esta opção e vice-versa.
Para verificar os horários de chegada e os próximos horários de uma linha específica, os usuários podem clicar em "Horários" para acessar facilmente essas informações, incluindo próximos horários de chegada, em tempo real, quando disponíveis, e informações sobre a rota.

Ao começar sua viagem, clique no botão "começar viagem" e você irá navegar com o Moovit por toda sua viagem, se quiser. O aplicativo mostrará como se deslocar no mapa, fornecerá instruções durante sua viagem, atualizará o que está à frente, sugerirá alternativas no caso de atrasos, e também dará alerta, como “desça na próxima estação”.

Em paralelo a todas essas ações, você pode contribuir e reportar dados ao sistema durante sua viagem, compartilhando informações como: se o transporte está lotado ou vazio, se é adaptado para cadeirantes, se possui ar condicionado e até mesmo se  atrasos foram ocasionados por acidente.

Ao compartilhar informações, os usuários podem ajudar outros usuários a criar um mapa das condições do transporte público em Salvador em tempo real. Quanto mais pessoas usarem o Moovit, mais precisos serão os dados e mais eficazes serão as informações.

Os dados recebidos dos usuários e as informações sobre o transporte público, acessíveis a todos na região - como horários de ônibus, metrô, etc. - são integrados ao aplicativo e vão formando um banco de dados que é atualizado 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Veja vídeo sobre no Moovit
O Moovit foi fundado em 2011 em Israel por 3 experts em tecnologia, engenharia e transportes públicos. Desde o seu lançamento em 2012, o app está em mais de 30 cidades em 10 países como Inglaterra, Itália, Espanha, Holanda e Estados Unidos. 

Informações: Tribuna da Bahia
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Presidente Dilma confirma liberação de R$ 412 mi para mobilidade urbana em Florianópolis

O anúncio foi feito no Centrosul – com a presença dos ministros Ideli Salvatti (Secretaria dos Direitos Humanos), Arthur Chioro (Saúde) e Henrique Paim (Educação) – em meio à liberação de recursos para obras em outros municípios do Estado. “Tenho aqui em mãos mais de meio bilhão, mais precisamente R$ 527 milhões”, informou a presidente. Dilma Rousseff elogiou também a iniciativa do prefeito em apresentar projetos para obter recursos. “Nós não temos uma prateleira de onde retirar projetos”, disse.

Por isso, quem esteve em Brasília e apresentou opções de destinação às verbas do PAC recebeu maior atenção do Governo Federal. Foi o caso da prefeitura de Florianópolis. Os R$ 412 milhões liberados nesta sexta são resultado de um pacote de projetos encaminhado pela Prefeitura no mês passado, e compreende cerca de 80 intervenções em praticamente todas as regiões da Ilha e do Continente.

Entre as obras selecionadas pelo Governo Federal dentro do pacote de R$ 412 milhões, estão a construção do corredor exclusivo para ônibus (BRT) da Via Expressa Sul até o Terminal do Rio Tavares; corredor exclusivo para ônibus da avenida da Saudade até o trevo de Canasvieiras (com construção de duas novas pistas na SC-401); duplicação da Rodovia Admar Gonzaga até o Morro da Lagoa, entre outras obras.

No Continente, serão formados vários binários e outras melhorias no sistema viário. (veja em anexo todas as obras contempladas com os recursos federais) “Somos a Capital que mais tem problemas de mobilidade. E chegamos a uma encruzilhada na tentativa de solucionar esses problemas: se não houvesse essa parceria, teríamos muita dificuldade em avançar”, destacou o prefeito.

A presidente lembrou a importância de oferecer um transporte “seguro e rápido” para a população, garantindo a fluidez do tráfego. “Por isso, autorizamos os R$ 412 milhões para a construção de três corredores exclusivos para ônibus, nove corr4edores alimentadores, cinco terminais e um centro de controle de tráfego.” Somando-se ao recém-assinado convênio de R$ 162 milhões com a Caixa Econômica Federal para a instalação do teleférico ligando o Centro à UFSC e a construção do corredor de ônibus na região central, além do contrato de R$ 130 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos em educação, o volume de recursos conquistado pela Prefeitura apenas no primeiro semestre do ano ultrapassa R$ 700 milhões.

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