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Prefeitura de São Paulo abre licitação para concessão de terminais de ônibus da Zona Leste

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A Prefeitura de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (13), o edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Bloco Leste de Terminais de Ônibus. O objetivo é viabilizar a modernização de 10 terminais de ônibus, proporcionando mais conforto e qualidade no atendimento aos passageiros.   

Os investimentos, estimados em R$ 558 milhões, incluem adaptação para acessibilidade universal, atualização tecnológica, padronização de especificações técnicas, além de ampliação da oferta de serviços e facilidades para os usuários.  

O acesso dos passageiros aos terminais permanecerá gratuito. Como contrapartida, a empresa parceira poderá veicular publicidade e será responsável pela exploração dos espaços comerciais no interior dos equipamentos. Também será permitida a implantação de empreendimentos associados sobre os terminais, proporcionando a diversificação do uso dos espaços, a dinamização do entorno dos equipamentos, bem como a geração de emprego e renda.  

Fazem parte do Bloco Leste os Terminais A. E. Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Carrão e Vila Prudente, além das estações do Expresso Tiradentes, a Passarela Luís Gama e o apoio operacional no Terminal São Mateus.    
Parceria Público-Privada
O projeto dá sequência à licitação dos Blocos Noroeste e Sul, concedidos em novembro de 2022, que contemplam os demais 19 terminais da cidade.  

Os benefícios econômicos do projeto são estimados em R$ 388 milhões, considerando a desoneração esperada, bem como o compartilhamento de receita da operação com a Prefeitura, o ISS a ser recolhido e o investimento a ser realizado.  

A concessão será por 30 anos, mas os usuários perceberão os benefícios logo após o início da operação pela empresa parceira, com a intensificação na segurança e nos serviços de limpeza e de zeladoria. Além disso, as obras de modernização dos terminais deverão ser entregues em até 24 meses após o início da parceria. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Conheça o Curitiba+, Uma nova modalidade de cartão-transporte

A Prefeitura de Curitiba lançou, nesta segunda-feira (13/11), uma nova modalidade de cartão-transporte, o Curitiba+, que funciona no modelo pré-pago, de uso ilimitado fora dos horários de pico.

O Curitiba+ tem valor pré-pago de R$ 240 válido por 30 dias a partir da data de compra ou recarga do crédito. O seu uso é ilimitado e exclusivo das 8h30 às 16h59 e das 20h às 3h59 nos dias úteis; após 8h30 aos sábados; e de uso livre aos domingos e feriados.  

"Lançamos hoje o Curitiba +, uma alternativa mais barata para o cidadão se deslocar por Curitiba e que incentiva o uso do transporte coletivo fora do horário de maior movimento", disse Eduardo Pimentel, no lançamento do cartão, em frente à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Pimentel chegou ao local usando o Curitiba + no ônibus Santa Cândida/Capão Raso.

Na Câmara, Pimentel explicou o funcionamento do novo cartão aos vereadores. "Fiz questão de vir aqui mostrar essa novidade desenvolvida em parceria com a comissão de transporte da cidade", disse. "A partir de duas utilizações diárias durante um mês, o Curitiba+ já traz vantagens", completou.

A ideia é que mais pessoas optem por se deslocar em horários de menor movimento, período eu que a circulação de pessoas chega a cair 60% nos ônibus. Atualmente, dos 513 mil passageiros pagantes por dia no transporte coletivo, 267 mil se deslocam fora do horário de pico. 

“O passageiro poderá ter uma economia de custos utilizando o Curitiba+ o em períodos específicos. Ao mesmo tempo esperamos diluir a pressão nos horários de pico, desafogando o sistema”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. 

Segundo ele, a expectativa é de um aumento de 10% no movimento de passageiros no período entre picos. 

Quando vale a pena
A ideia é que o passageiro possa fazer escolhas inteligentes ao se deslocar de ônibus, melhorando o fluxo do sistema e pagando menos. O valor de R$ 240 foi escolhido com base na referência de uso de duas passagens por dia durante 20 dias no mês.

“Para um passageiro que faz mais de 40 utilizações do transporte coletivo nestes horários no mês, o novo cartão é vantajoso financeiramente em relação ao cartão tradicional”, compara Maia Neto.

Se fizer 50 usos do cartão, por exemplo, o passageiro vai pagar somente os R$ 240, 20% a menos que com o cartão tradicional, com o qual desembolsaria R$ 300, com a tarifa a R$ 6.

Como se trata de um valor pré-pago, não há um valor por passagem e nem limite de utilização desde que nos horários programados no prazo de 30 dias. Assim, quanto maior a utilização, mais barato fica na comparação com o cartão normal.

O novo cartão é válido em todo o transporte coletivo de Curitiba, com exceção da Linha Turismo, que segue uma regra própria. O usuário poderá fazer quantas integrações desejar, desembarcar de um ônibus e embarcar em outro ou na estação-tubo ou, ainda sair do terminal e retornar, sem restrição de acesso durante o período estipulado. "Curitiba terá o maior Natal do Brasil nas próximas semanas, é uma oportunidade para as famílias aproveitarem para conhecer as atrações usando o transporte coletivo e economizar", ressaltou Pimentel.

Gratuito
A confecção do Curitiba+ já está disponível, é gratuita e pode ser feita nas Ruas da Cidadania, por meio de agendamento pelo AgendaOnline. Para fazer o cadastro, será necessário fornecer nome, CPF, comprovante de residência, documento com foto e fazer o aceite das regras do cartão. 

No momento do cadastramento, será feita uma foto do dono do cartão. O Curitiba+ só pode ser feito por pessoa física, é de uso pessoal e intransferível e vai utilizar o reconhecimento facial para evitar fraudes. 

A recarga poderá ser feita pela web, site da Urbs - via boleto bancário e Pix - e também nas Ruas da Cidadania, com pagamento somente por cartão de crédito e débito. Em breve será possível fazer a recarga em terminais, whatsapp e empresas credenciadas.

“No ano passado implantamos o pagamento por débito e crédito em todo o sistema, ônibus, terminais e estações-tubo, o que trouxe facilidade para o usuário e que foi um sucesso. Agora o passageiro vai poder escolher o que pagar de acordo com o horário em que se desloca, o que vai dar ainda mais autonomia na hora de usar o transporte coletivo”, disse Maia Neto.

O Curitiba+ se junta às outras modalidades de cartão Urbs – usuário (pessoa física e vale transporte), isento e estudante. Atualmente 92% das passagens de ônibus de Curitiba são pagas com cartão. 

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Passageiros com deficiência visual contam com novas funcionalidades do “CittaMobi Acessibilidade” no transporte público de Sorocaba

domingo, 12 de novembro de 2023

Os passageiros que têm deficiência visual e utilizam o transporte público de Sorocaba contam com um aplicativo para facilitar a mobilidade no dia a dia. Trata-se do “CittaMobi Acessibilidade”, uma ferramenta gratuita e que acaba de ganhar novas funcionalidades, inclusive por meio de recursos de comando de voz e som, para melhor orientação do usuário com cegueira, baixa visão ou mobilidade reduzida durante o itinerário. Há, entre outras opções, roteirizador, acompanhamento de viagem em tempo real e aviso de chegada ao destino.

O “CittaMobi Acessibilidade” é desenvolvido pela Cittamobi, empresa referência em soluções inovadoras para a mobilidade urbana no Brasil, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, que gerencia o transporte público na cidade. O aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS, pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de qualquer telefone celular.

A ferramenta conta com informações integradas, a partir de dados de operação das três empresas de ônibus que atuam em Sorocaba: BRT Sorocaba, City e Consor. “É a tecnologia na palma da mão. Trata-se de uma nova versão do software, que passou por testes e simulados em Sorocaba, confirmando a eficiência do produto”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Ele foi idealizado pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, que é cego e parceiro da empresa CittaMobi. Atualmente, a ferramenta funciona em mais de 300 municípios brasileiros, de 16 estados. “O Cittamobi Acessibilidade foi criado para incluir pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para que exerçam o direito à cidadania e em prol da melhoria da qualidade de vida delas, inclusive do ponto de vista tecnológico”, diz ele, que veio a Sorocaba conferir, na prática, a eficiência do funcionamento do aplicativo.

A principal novidade do Cittamobi Acessibilidade é que as novas funções são ativadas por comandos de voz, chamado VoiceOver, com suporte de assistente virtual. Há alertas de quais ônibus estão próximos à parada selecionada, aviso de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalização do momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus e informes sobre quais locais o veículo está passando ao longo do trajeto.

Também, por comando de voz, há possibilidade de programar locais de preferência, como o endereço de casa ou do trabalho; criar rotas específicas e salvar off-line o caminho de volta, em caso de falha de internet. Há, também, funcionalidades complementares, como o modo andar de carro, com alertas sobre ruas e cruzamentos; viagem, com alerta de momento de embarque e desembarque, e a pé, para locomoção em locais abertos e que permite memorizar obstáculos ao longo do percurso em que a pessoa passa com frequência.

“Esse novo formato do aplicativo é incrível e facilita, de fato, a vida do deficiente visual. É simples, acessível, prático e fácil de usar. Uma ferramenta que vem a somar, ainda mais, em Sorocaba, que tem uma das mais modernas frotas do transporte público e com 100% dos ônibus adaptados”, comenta Luís Lima, que é presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Sorocaba e que tem formação técnica em Orientação e Mobilidade.

“O objetivo é promover a melhoria na gestão da mobilidade dos deficientes visuais, para que se locomovam com autonomia e facilite a rotina desses usuários, entregando uma melhor experiência de deslocamento na cidade. É conforto, segurança e comodidade para esse público”, aponta Sergio Barreto, diretor-presidente da Urbes.

Além das funções de previsão e roteirizador – que traça a melhor rota entre um ponto a outro da cidade -, o CittaMobi Acessibilidade é uma variante do aplicativo CittaMobi, voltado ao público em geral, também disponível gratuitamente em Sorocaba, onde conta com mais de 25 mil usuários ativos. Tal aplicativo tem o diferencial de função de pagamento por aproximação, para desbloqueio da catraca do ônibus pelo celular e compra de crédito (recarga) para o cartão de transporte da cidade.

“O aplicativo CittaMobi é um sinônimo de inclusão. Estamos entusiasmados com a chegada dessa nova versão a Sorocaba, para fazer a diferença na vida dos munícipes. Queremos tornar a mobilidade urbana acessível a todos, o tempo todo, oferecendo a melhor experiência de deslocamento, em parceria com as empresas operadoras, digitalizando o transporte coletivo”, complementa Emanuele Cassimiro, CPO da Cittamobi, empresa brasileira, com tecnologia própria desenvolvida no Brasil e presente há dez anos no mercado.

Vale destacar que, em Sorocaba, o transporte público mantém o sistema de integração, para os usuários que possuem o Cartão Eletrônico (Social, Vale-Transporte e Estudante) e para quem realiza o pagamento via Carteira Digital, por meio do uso do celular. É permitido ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar uma nova passagem. As possibilidades de deslocamento são múltiplas, porém, existem regras simples que devem ser seguidas como, por exemplo, não é permitido que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha, ou desembarque durante o caminho e tente pegar a mesma linha outra vez, no mesmo sentido.

Por meio de suas soluções tecnológicas, a empresa tem como premissa colocar o passageiro do transporte coletivo no centro de tudo e digitalizar a experiência de mobilidade, por meio de uma rede que soma três vertentes importantes: operadores, usuários e órgãos gestores, fornecendo informações em tempo real sobre horários, itinerários, localização dos veículos e atualizações do sistema.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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No Recife, Linha TI Camaragibe/TI Macaxeira começa a operar por meio da integração temporal

A partir deste sábado (11), a linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira passa a operar por meio da integração temporal no Terminal Integrado Macaxeira. Com a mudança, o sistema de embarque deverá ser feito pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Para agilizar o embarque nos horários de pico, um segundo validador poderá ser colocado na plataforma, conforme a necessidade da linha, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e agilizar o embarque.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O Grande Recife reforça que a integração temporal acontece apenas com a utilização do cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não contemplam a integração.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 25 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o tipo Comum, distribuído gratuitamente. Basta procurar a equipe de cadastramento e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do site www.cartaovem.com.br, Whatsapp 3320.2001, facebook “/cartaovem” e instagram @cartaovem. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT

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Tarifa do transporte público de Natal sobe para R$ 4,50 a partir de segunda

A tarifa do transporte público de Natal vai subir para R$ 4,50 a partir de segunda-feira (13), tanto na bilhetagem eletrônica quanto no pagamento em espécie. A mudança foi publicada pela Prefeitura no Diário Oficial do Município neste sábado (11).

Atualmente a tarifa custa R$ 3,90 para pagamento com cartão e R$ 4 para pagamento em dinheiro. A partir de segunda-feira, o valor fica o mesmo (R$ 4,50) para as duas formas de pagamento.

Pela primeira vez, a tarifa pública paga pelos usuários da capital potiguar será diferente da tarifa técnica - que é o quanto as empresas devem receber do município pelos usuários. A tarifa técnica ficou definida em R$ 4,95. A diferença deverá ser compensada com o abatimento de dívidas e débitos das empresas com o município. Veja como fica a nova tarifa de acordo com as modalidades:

Nova tarifa do transporte público de Natal de acordo com as modalidades

Modalidade Valor
  • Tarifa inteira R$ 4,50
  • Tarifa estudantil R$ 2,25
  • Tarifa social, somente em cartão R$ 2,25
  • Tarifa inteira das linhas de bairro R$ 4,00
  • Tarifa estudantil das linhas de bairro R$ 2,00
  • Tarifa social das linhas de bairro, somente cartão R$ 2,00

O aumento, de 14,47%, foi autorizado pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Natal na quinta-feira (9). A proposta de reajuste foi aprovada com 25 votos sim, incluindo a cadeira da Câmara Municipal, e cinco votos não, entre eles, de representantes estudantis.

O último reajuste da tarifa do transporte público da capital potiguar aconteceu em maio de 2019. Em fevereiro de 2020, o Conselho chegou a aprovar um novo reajuste para R$ 4,35, porém o prefeito voltou atrás e revogou o aumento. 

Informações: G1 Natal

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Pagamento da tarifa com cartão já está disponível em mais nove terminais

Mais nove terminais dos postos de atendimento da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) já estão aceitando cartões de crédito e débito para o pagamento da tarifa e compra do QR Code. A comodidade está disponível para a população nos terminais urbanos Barão Geraldo, Campo Grande, Mercado, Ouro Verde, Padre Anchieta, Satélite Íris, Vida Nova, Vila União, e, também, no Terminal Metropolitano “Magalhães Teixeira” e na sede da Transurc (rua Onze de Agosto, 757).  

Nos terminais Central, Ouro Verde, Mercado, Barão Geraldo, Metropolitano, Vila União e Vida Nova o pagamento com cartão de crédito e débito será na modalidade por aproximação. Já nos terminais Campo Grande, Satélite Íris, Padre Anchieta e na sede da Transurc, a facilidade está disponível também na modalidade de inserção. No dia 27 de outubro, a facilidade foi disponibilizada no Terminal Central. Com isso, todos os postos de atendimento da Transurc localizados em terminais oferecem a facilidade.
 
A expansão da facilidade foi realizada a partir da aprovação dos usuários. Nos terminais, o pagamento com cartão de crédito ou débito é valido para as recargas do Bilhete Único (exceto Vale-Transporte), taxas e o bilhete QR Code. 

Recarga de bilhete e compra de passagens  
 
A nova modalidade traz ainda mais comodidade aos usuários, que podem fazer a aquisição das passagens para o transporte coletivo com o aplicativo Transurc Smart, na rede credenciada, nos postos físicos nos terminais e na sede da Transurc, além da compra por meio do site da instituição. 
 
Desde 2019, de acordo com a legislação vigente, o pagamento das passagens nos ônibus de Campinas só pode ser feito com o QR Code ou com algum dos cartões da família Bilhete Único – Vale-Transporte, Comum, Escolar, Universitário, Idoso, Gratuito ou Especial.  
 
Atualmente, o valor da tarifa do transporte público é de R$ 5,90 (R$ 5,45 com o uso do Bilhete Único Comum) e dá direito à utilização de até três ônibus no período de duas horas. Já o QR Code, em papel ou na tela do smartphone, tem custo de R$ 5,90 e não proporciona a integração. O Bilhete Único Comum é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo não residente em Campinas, com a apresentação de CPF e RG.  

Informações: Prefeitura de Campinas

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Veja detalhes dos novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi da Grande Belém com previsão em 2024

Com previsão de entrega em maio de 2024, os novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi vão atender a demanda da população da Grande Belém, que inclui os municípios de Ananindeua e Marituba. Segundo a Setransbel, o processo para a aquisição de 300 novos ônibus no valor de R$ 250 milhões já foi concluído pelas associadas a entidade.

Nesta semana a Setransbel divulgou como será os novos ônibus que tem com tecnologia avançada e ar-condicionado, proporcionando uma experiência mais confortável, segura e sustentável para os passageiros.

Para a aquisição dos 300 (trezentos) novos veículos, as empresas associadas ao SETRANSBEL investirão no total cerca de R$250.000.000,00 (duzentos e cinquenta milhões de reais), por meio de financiamento bancário onde cada empresa assumiu o valor conforme a quantidade de veículos adquiridos por ela.

PRINCIPAIS DESTAQUES DOS NOVOS ÔNIBUS

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Motor a diesel com a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que atende aos requisitos do Euro 6 e resulta na acentuada diminuição das emissões de poluentes. São 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP), em relação aos motores de geração anterior, trazendo contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente.  

ACESSIBILIDADE

Os veículos foram projetados para atender a todas as necessidades de mobilidade, com elevadores de acesso e espaços dedicados a cadeirantes.

CONFORTO

Equipados com o chassi Mercedes Benz OF 1721 L que surpreende pelo conforto, estabilidade e qualidade que a suspensão pneumática oferece aos passageiros, diminuindo o nível de trepidações do chassi e reduzindo o ruído interno do veículo. A carroceria CAIO modelo Apache VIP V conta com assentos ergonômicos, sistema de ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, tudo para tornar as viagens mais agradáveis para todos.

SEGURANÇA

Os ônibus serão equipados com os mais recentes sistemas de segurança, incluindo câmeras de vigilância e GPS em tempo real. A modernização da frota é parte de um plano abrangente para melhorar o transporte público e incentivar o uso de alternativas sustentáveis de mobilidade em nossa cidade. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência de transporte coletivo mais eficiente e amigável para todos.

FABRICAÇÃO DOS NOVOS ÔNIBUS

É importante esclarecer que a compra de ônibus novos segue um roteiro diferente do que acontece na compra de veículos de passeio, vez que estes ficam prontos a espera de compradores nos pátios das montadoras e nas concessionárias, já os ônibus só começam a ser fabricados após a efetivação da compra. Os chassis dos ônibus, que também inclui a parte mecânica, serão fabricados pela tradicional empresa Mercedes Benz, em São Bernardo do Campo/SP. As entregas ocorrerão por lotes definidos pela montadora, de acordo com a capacidade de produção da fábrica. A previsão é de que os primeiros lotes de chassis sejam liberados já em Janeiro/2024, com a conclusão de entregas dos 300 (trezentos) chassis projetada para acontecer até março/2024.

Após a liberação de cada lote de chassis, estes seguirão para a empresa CAIO Induscar, localizada em Botucatu/SP, onde serão montadas as carrocerias dos veículos, a parte mais visível aos passageiros, como piso, assentos, teto etc., sendo finalizados em lotes a partir de MARÇO/24. A conclusão da entrega dos 300 (trezentos) novos ônibus, está prevista para acontecer até MAIO/2024, aguardamos ansiosamente a oportunidade de ver nossos clientes desfrutando dessas melhorias. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para tornar o sistema de transporte coletivo de Belém, Ananindeua e Marituba um modelo de excelência.

Informações: RomaNews

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Prefeitura de São Paulo entrega nova faixa de ônibus na Zona Norte


A Prefeitura de São Paulo informa que serão entregues 720 metros de faixa exclusiva de ônibus, neste sábado (11), na Av. Nossa Senhora do Ó, na Zona Norte. A nova faixa tem o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é de que cerca de 20 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

A nova faixa exclusiva da Av. Nossa Senhora do Ó foi implantada entre a Rua Silvano de Almeida e a Avenida Professor Celestino Bourroul, no bairro do Limão, Zona Norte. Pelo trecho trafegam 15 linhas de ônibus.

A medida é implantada pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), pela São Paulo Transporte (SPTrans) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 47,02 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 94,04% do total previsto.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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