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Licitação bilionária do transporte coletivo de Campo Grande começa sem polêmicas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A licitação bilionária do transporte coletivo, que pode garantir contrato de R$ 5,1 bilhões ao grupo vencedor, começa sem polêmica e sob vigilância do Ministério Público Estadual (MPE). Ao contrário do certame do lixo, não houve tentativa de anular o processo licitatório na Justiça. Os interessados vão apresentar as propostas nesta terça-feira, às 14h, na Central Municipal de Compras e Licitações (Cecom).
Foto: Álvaro Rezende/Correio do Estado

Apesar do faturamento bilionária, o grupo vencedor da licitação só vai pagar, no mínimo, R$ 10 milhões pela concessão pelo período de 20 anos. E metade deste montante poderá ser pago em 50 parcelas, conforme o edital da concorrência pública 082/2012. Neste mesmo período, o faturamento previsto, com base no número de passageiros pagantes, é de R$ 3,4 bilhões. E o contrato poderá ser prorrogado por mais 10 anos, que renderá o vencedor um extra de R$ 1,7 bilhão, o que acabará faturando R$ 5,1 bilhões em 30 anos.

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Volvo vende 120 chassis biarticulados para o transporte público de Bogotá, na Colômbia

A Volvo Bus Latin America fechou a venda de 120 chassis biarticulados para o Transmilenio, como é chamado o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Bogotá, capital da Colômbia. Os veículos foram adquiridos pelo Consorcio Express S.A.S., que no ano passado já tinha comprado outros 67 chassis articulados e convencionais da Volvo. O valor do negócio foi de fixado em US$ 25,5 milhões.

Dos veículos comercializados, 60 serão entregues até o final deste ano e o restante no início de 2013. Os chassis são do modelo B340M biarticulado com piso alto, capacidade para mais de 250 passageiros e vão circular pelos eixos troncais da terceira fase de expansão do Transmilenio. Os eixos troncais são canaletas exclusivas para linhas expressas de ônibus de grande capacidade de transporte (articulados e biarticulados).

O sistema tem mais de 100 estações de ônibus e transporta diariamente 1,6 milhão de passageiros em 266 bairros. “A aquisição de chassis de grande capacidade de transporte reforça o Transmilenio como referência em BRT. O uso de veículos de grande capacidade de transporte representa excelente opção para ampliar e otimizar o transporte coletivo, pois diminui o tempo de deslocamento e aumenta o número de passageiros transportados”, diz Alexandre Selski, gerente comercial do Volvo Group Colômbia.

Os novos ônibus já possuem tecnologia SCR que atendem às normas de emissões Euro 5.

Fonte: Transporta Brasil


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Seminário vai discutir Transporte e Mobilidade Urbana em Maceió

Candidatos a prefeito e a vereador, assessores e técnicos, lideranças políticas e comunitárias, interessados nos problemas de transporte e da mobilidade urbana nas cidades participam nesta sexta-feira (17/8), pela manhã, no auditório do SEST-SENAT Maceió, do Seminário Mobilidade Urbana: Política de Transporte X Política com Transporte.
 O encontro será realizado pela Federação das Empresas de Transporte do Nordeste (Fetronor), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Município de Maceió (SINTURB MAC), e reunirá dois especialistas de renome nacional para discutir temas como o impacto da nova Lei da Mobilidade Urbana na vida das cidades e a delicada relação entre Política e gestão do Transporte Público.
 O ex-prefeito e ex-deputado Carlos Batinga é um dos técnicos mais consultados do país quando o assunto é Transporte Urbano. Engenheiro e ex-secretário de Transportes e Trânsito de Salvador, Natal e João Pessoa, ele analisará com sua visão privilegiada de técnico e de político o tema “Política de Transporte X Política com Transporte”.
O outro nome nacional convidado do seminário será o presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), o empresário carioca Eurico Divon Galhardi, que analisará o impacto das mudanças introduzidas na gestão do transporte e na vida das cidades com a aprovação da Lei nº 12.587/12, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
 Para Eudo Laranjeiras, presidente da Fetronor, “esse seminário chega numa boa hora para oferecer a oportunidade para que todos os interessados na questão do transporte e da mobilidade urbana reflitam, troquem idéias e para que se conheça um pouco mais sobre esse setor que, além de sua importância econômica e social, está presente na vida das cidades e do cidadão como nenhuma outra atividade”.

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Motoristas e cobradores de Uberaba pedem 15% de reajuste

Empresas e trabalhadores do transporte coletivo urbano de Uberaba realizam negociação com vistas à data-base da categoria, fixada no mês de agosto. A pauta de reivindicações já foi elaborada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário, e está nas mãos dos proprietários das empresas do setor. Entre as reivindicações, a categoria pede reajuste salarial de 15%.

De acordo com o presidente do sindicato, Lutério Antônio Alves, já foi realizada a primeira reunião entre os empresários e funcionários e a proposta feita pelos patrões foi descartada pelos sindicalistas. “Apresentamos uma pauta com as reivindicações que realmente queremos, mas é claro que durante a negociação pode ter mudanças.

Atualmente o motorista do transporte coletivo tem um piso salarial de R$ 1.145, ticket alimentação de R$ 9 por dia, sendo que o trabalhador recebe mesmo em dias de folga e férias, chegando a R$ 270 por mês. Em três anos, a categoria conseguiu triplicar o valor do vale-alimentação, que antes era de R$ 60 por mês. Além disso, os trabalhadores do transporte coletivo também contam com um plano de saúde.

De acordo com Lutério, o sindicato vem lutando também para combater a retirada de cobradores do ônibus. “Se dependesse da vontade dos empresários do transporte coletivo, hoje não teríamos cobradores nos ônibus, até porque em algumas cidades da região este profissional já não existe mais. Mas combatemos esta prática junto à Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, para garantir este posto de trabalho”, explica Lutério.

Atualmente existem 180 cobradores e 280 motoristas trabalhando nas duas empresas de transporte público que operam em Uberaba. Segundo Lutério, é um número pequeno de profissionais, haja vista, que deveria existir um cobrador para cada motorista. “A cada 10 motoristas temos 7 cobradores, com uma diferença de 70% do quadro”, afirma o presidente do sindicato, lembrando que a lei não proíbe a demissão destes cobradores.

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Em Chapecó, Usuários enfrentaram nesta manhã uma paralisação de ônibus

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Quem precisou do transporte coletivo urbano em Chapecó para ir ao trabalho na manhã desta terça-feira teve que enfrentar uma greve no setor. Motoristas e cobradores fizeram uma paralisação, atrasando a saída dos carros.
Segundo o Sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores nas Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Transporte Intermunicipal e Interestadual de Chapecó e Região (Sintracol), a categoria quer um aumento de salário e do vale alimentação, além da redução do intervalo de 4 para 2 horas e melhores condições de trabalho.
A paralisação começou às 4h e até a metade da manhã alguns horários haviam sido normalizados.
– Estamos em negociação desde o dia 4 de abril quando entregamos a pauta de reivindicações . Até agora participamos de quatro reuniões e não tivemos acordo – disse Rubismar Cruz, presidente do Sitracol.
Cruz disse ainda que o salário dos profissionais é o mais baixo do Estado. Os cobradores recebem R$ 630 e os motoristas R$ 1.093. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Oeste Catarinense (Sintroeste), disse que já foi oferecido um aumento salarial nas negociações, mas o sindicato da categoria recusou.
Em Chapecó, duas empresas têm a concessão do transporte coletivo. Segundo informações do Sintroeste , uma delas, com 350 funcionários, está com 10% dos funcionários parados, a maioria cobradores. A outra com 100 funcionários disse que apenas cinco profissionais estão parados.

Informações: Diário Catarinense

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Motoristas desrespeitam nova faixa preferencial para ônibus em Fortaleza

No primeiro dia de implantação da faixa preferencial para ônibus na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, foram flagrados vários desrespeitos de motoristas às orientações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Na manhã desta segunda-feira (13), carros particulares continuavam utilizando a duas faixas da direita da avenida, separadas com uma linha de cor azul.

Muitos condutores reclamaram que ainda estavam confusos com as mudanças do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR). "Hoje está complicado por ser o primeiro dia, mas acredito que vai melhorar", afirmou a técnica de enfermagem, Marta Rejane.

Fiscais da Etufor em um carro estavam no local nesta manhã e orientaram os motoristas de carros particulares no trânsito a saírem da faixa preferencial. De acordo com o órgão, nas faixas azuis, é permitido o tráfego de táxis com passageiros nas faixas preferenciais, mas o embarque e o desembarque de passageiros deve ser realizado nas vias transversais. Os carros particulares só podem utilizar as faixas preferenciais quando precisarem acessar um estabelecimento com estacionamento localizado no lado direito da via ou tiverem de fazer conversões à direita. Nesse último caso, eles devem percorrer no máximo 100 metros.

As mudanças também afetaram os usuários de coletivos. As linhas serão divididas nos grupos 1, 2 e 3 e, ao trafegarem na Avenida Bezerra de Menezes, vão parar somente nos pontos de parada que tiverem a sinalização correspondente a elas.

Fonte:  TV Verdes Mares

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