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São Paulo: Avenida M'Boi Mirim está estrangulada

quinta-feira, 11 de março de 2010


Uma das avenidas mais importantes da zona sul da capital está completamente estrangulada. A duplicação da estrada do M'Boi Mirim é uma promessa antiga da prefeitura, mas os moradores não aguentam mais esperar.
Nos horários de pico, os passageiros de ônibus simplesmente desistem do transporte coletivo e decidem ir andando. São pelo menos 350 mil passageiros por dia. Fora a quantidade enorme de carros.
A avenida tem nove quilômetros de extensão. Começa na Avenida Guarapiranga, pertinho da Marginal Pinheiros, passa por bairros como Jardim São Luis e o Capão Redondo e termina no Jardim Ângela.
Às 6h30 começa mais um dia na estrada do M'Boi Mirim. O trânsito caótico já não assusta, mas cansa.
Ônibus vazio, com lugares de sobra para sentar. É a situação ideal para quem usa o transporte público, mas isso só é visto na Estrada do M'Boi Mirim porque as pessoas desistem de enfrentar todo trânsito dentro dos ônibus e resolvem ir a pé para o trabalho andando.
A prefeitura promete para as próximas semanas a implantação de uma faixa reversível de 1,5 quilômetro no trecho em que estrada do M'Boi Mirim chega perto da Guido Calói. Também prometeu reprogramar alguns semáforos na estrada para tentar dar fluidez ao trânsito.
A prefeitura disse ainda que vai construir na região uma nova linha de trem, chamada monotrilho, que vai ligar o Jardim Ângela a Santo Amaro. A promessa é que o primeiro trecho, Santo Amaro - Piraporinha, fique pronto em 2012, daqui a dois anos.
Enquanto a obra não vem, a SPTrans aumentou o número de ônibus nas linhas com maior movimento e colocou ônibus biarticulados. Com o fim das férias escolares, também criou novas linhas.



Fonte: SPTV
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DF: Estudantes do passe livre perdem viagem ao tentarem recarregar seus cartões

Mais uma vez, estudantes do Passe Livre voltam para casa sem recarregar seus cartões. O beneficio autorizado pelo governo tem gerado muito problemas e indignação por parte dos alunos, que acabam gastando mais com essas viagens perdidas.
Funcionários da Fácil afirmação que a culpa é da Secretaria de Transporte do DF que não repassou o dinheiro.
Com a notícia de ontem, terça-feira (9), de que a situação da recarga dos cartões do Passe Livre já estava regularizada, muitos estudantes compareceram aos postos do Fácil para realizar a operação. Viagem perdida, a solução que alguns alunos encontraram foi realizar a recarga do cartão com dinheiro do próprio bolso. Segundo a assessoria da Secretaria de Transporte do DF, o problema do repasse do dinheiro já está resolvido e nesta quinta-feira (11) os estudantes já vão poder recarregar o cartão normalmente.

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Goiânia: Ônibus 24 horas será lançado nesta quinta-feira



O prefeito Iris Rezende (PMDB) lança nesta quinta-feira, (11), o serviço 24 horas em linhas do sistema de transporte coletivo de Goiânia. A apresentação será feita a partir das 18h, no Glória Bar e Restaurante, localizado na Rua 101, número 435, Setor Sul.
Os detalhes serão apresentados em coletiva de imprensa pelo presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Marcos Massad.LinhasNuma primeira etapa, a opção de deslocamento, durante a madrugada, estará disponível em linhas que atendem as avenidas T-7, T-9, 85 e em Aparecida de Goiânia- região do Setor Garavelo. A definição seguiu pesquisa e estudo de demanda de passageiros e regiões. A intenção é oferecer mais comodidade ao profissional que trabalha na madrugada.

Fonte: Portal 730
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No Recife, Eleições adiam aumento das passagens e licitações das linhas de ônibus


Em ano de eleição perde todo mundo. Principalmente se a política for determinante para viabilizar projetos e mudanças relevantes. A eleição interfere em tudo e no setor de transporte parece que ela tem ainda mais força. Isso porque o transporte afeta diretamente a opinião pública, já que o povo anda de ônibus. Em Pernambuco, a eleição já deixou sequelas. Colocou na gaveta pelo menos dois projetos. O primeiro é o aumento das passagens, para felicidade da população e desespero dos empresários. O segundo é a licitação das linhas de ônibus, prevista para acontecer desde o fim do último governo Jarbas Vasconcelos.

Nos bastidores do governo o comentário é que o governador Eduardo Campos não quer nem ouvir falar de reajuste tarifário. O discurso de majorar as passagens pelo IPCA, como vinha acontecendo nos últimos dois anos, mesmo a contragosto dos empresários, foi esquecido. O assunto virou proibido no Palácio das Princesas. Nem mesmo o fato de que no fim do semestre haverá a anual briga de reajuste dos motoristas e cobradores está sendo considerado pelo governador, de olho na reeleição. Sendo assim, caberá ao Grande Recife Consórcio de Transporte (ex-EMTU) administrar o déficit do sistema e acalmar os ânimos dos empresários e rodoviários.
A postura confiante de Eduardo Campos se deve, segundo pessoas do setor, ao fato de que o governo está viabilizando pelo menos três grandes projetos estruturadores para o transporte público, nunca feitos no Estado. São eles: o Corredor Norte-Sul, com 45 quilômetros de via exclusiva ligando o Norte ao Sul da Região Metropolitana do Recife; a adaptação do Corredor Leste-Oeste ao modelo proposto do Corredor Norte-Sul; e a construção da nova Avenida Norte, prevista para ganhar uma pista elevada para ônibus. A perspectiva de eles serem viabilizados estaria mantendo os empresários quietos.As eleições também vão adiar, mais uma vez, a licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recife. Prevista em lei, por se tratar da prestação de um serviço público, a licitação estava para ser lançada no início do ano.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, argumentou na semana passada que a rede terá que ser novamente revista para considerar a entrada dos três futuros corredores de transporte. Oficialmente, o motivo seria esse, mas não convence para quem conhece o setor. A cada ano as desculpas mudam e sempre existe um novo corredor que precisa ser considerado, embora eles não saíam do papel. Se o governo quisesse, a licitação poderia ser realizada por partes, bastava querer. O problema é que, como aconteceu nas últimas duas eleições, é muito arriscado lançar uma concorrência pública agora, em ano eleitoral. Sabe-se que a licitação poderia virar moeda de troca, o que comprometeria a qualidadade do futuro sistema de transporte. Sendo assim, só nos resta esperar por 2011.

ATÉ QUANDO TEREMOS OS VALES-TRANSPORTE DE PAPEL?
O governo do Estado precisa encontrar um jeito de acabar com a circulação dos antigos vales-transporte de papel. Na semana passada o transporte desse material, sempre arriscado, custou a vida de um inspetor da guarda municipal de Jaboatão dos Guararapes. Ele e outros três companheiros foram à central de vendas do Grande Recife Consórcio de Transporte para buscar os vales e levá-los para a Secretaria de Educação do município. Foram seguidos por ladrões que sabiam o que eles levavam, houve troca de tiros e um pai de família terminou morto. O fato terminou por agilizar a implantação da bilhetagem eletrônica em Jaboatão, mas ainda existe um milhão de passagens que são pagas com vale de papel. A quantidade é residual perto das 17 milhões que são pagas com os cartões eletrônicos VEM, mas enquanto um único vale ainda for comprado, o risco de assalto e mortes continuará.

CARTÕES ELETRÔNICOS DE PAPEL
Dilson Peixoto, do Grande Recife, diz que está analisando a possibilidade de comprar um cartão eletrônico feito de papel, que seria de fabricação russa, com custo bem menor do que o valor dos cartões VEM, comprados por US$ 1. O problema, explica Peixoto, é que os vales de papel ou são utilizados por servidores públicos que moram no interior ou são dados por prefeituras e órgãos do Estado a pessoas incluídas em programas sociais. A solução, no entanto, tem que vir. Até porque uma das vantagens da bilhetagem eletrônica foi acabar com a comercialização das passagens, transformando-a numa negociação on line.
Fonte: JC online
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DF: Falta espaço para tanto ônibus no final da Asa Norte

Ônibus parado, com o pisca alerta, e não está quebrado. “Não tem um local específico para gente ficar aguardando para a gente sair, porque tem que sair na hora certa. Então, não tem um local certo para colocar os carros. Para falar a verdade, ninguém nunca me orientou a ficar aqui parado. Como eu vejo os outros tudo encostados aqui, eu também encosto para aguardar o horário”, conta o motorista de ônibus Paulo Marcos. E o Paulo Marco não é o único.
O fim da W3, na Asa Norte, se transforma em um verdadeiro terminal de ônibus. “A gente aguarda o horário para poder sair no horário correto. A gente aguarda um pouquinho”, explica o motorista de ônibus Valdir Nogueira. Os motoristas reconhecem que o que fazem é errado. Mas o medo de punições da empresa é maior. “É chamada a nossa atenção, porque tem que sair no horário. A gente está aqui para cumprir o horário, tem que sair no horário certo”, diz o motorista de ônibus Cesar Alexandrino. O trânsito - já congestionado - fica um caos com as irregularidades. Quem passa pelo local reclama. “Eles estão empatando, porque passam os carros, daí como é que a gente entra?”, questiona o motorista José de Anchieta. “Quando a gente tenta sair fica complicado”, reclama um motorista.
Outra dificuldade é na hora de entrar no ônibus. Muitos passageiros aguardam no ponto e, quando a condução chega, é uma correria. Muita gente vai até o meio da rua para entrar no transporte. “É muito perigoso porque pode vir um carro e bater na gente. Mas é a única solução que tem é ir pra o outro lado e pegar o ônibus, às vezes no meio da rua, estacionado de forma incorreta”, fala a desempregada Cleusiane Rosa da Silva. Ônibus em fila dupla, uma confusão.
“É uma briga, o ônibus vai sempre lotado”, diz a caixa Selma Rodrigues Santana. Dificuldade diária: de carro ou de ônibus. Essa confusão de ônibus no fim da Asa Norte existe há muitos anos e ninguém vê fiscalização no local. Confira o vídeo com a entrevista completa com o gerente de fiscalização do Detran, Silvain Fonseca.
Fonte: DFTV
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Salvador: CPI aprovada, Obras do metrô foram licitadas em 1999 e até hoje equipamento não foi entregue á cidade

Assembleia aprova instalação de CPI do metrô de Salvador

A CPI para investigar o metrô de Salvador na Assembleia Legislativa deverá estar formada até quinta-feira, prazo final para os partidos indicarem os membros que farão parte da comissão. O presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT), aprovou nesta segunda, 08, o requerimento de instalação da CPI, feito pelo deputado estadual Elmar Nascimento (PR) e assinado por mais 34 outros deputados.
Nilo explicou no plenário que, inicialmente, não era favorável à comissão, por se tratar de uma obra no âmbito da administração municipal de Salvador – enquanto a Assembleia é estadual. Mas ressaltou: “Tendo em vista a assinatura de 34 parlamentares ao requerimento, vou adotar uma solução política e instalar a CPI do metrô”. A procuradoria jurídica da AL-BA foi favorável à legalidade da investigação.
Deverá ser apurado todo o período de obras do metrô, incluindo a licitação inicial, de 1999 (durante a gestão de Antônio Imbassahy). O atual governo de João Henrique (PMDB), que continuou as obras, está incluso na investigação. Procurados pela reportagem, tanto o ex como o atual prefeito se disseram favoráveis à investigação.
Uma das assinantes do requerimento é a própria mulher do prefeito, a deputada Maria Luiza Carneiro (PSC). “Quem não deve não teme”, afirmou à reportagem. Ela ressaltou que as irregularidades “remontam à concepção do projeto”, disse.
Caixa-preta - O requerimento tomou como base irregularidades veiculadas na imprensa. “Não há fato novo que motive a CPI, mas as reiteradas notícias mostram ser um dos maiores escândalos de desvio de recursos na Bahia. É preciso punir os culpados”, disse Elmar.
Na Justiça, as investigações das irregularidades no metrô estão suspensas (leia matéria ao lado). A CPI deverá tomar como base esses processos, obtendo os documentos das investigações feitas por Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União.
Nos bastidores, alguns deputados que se abstiveram enxergam como uma “jogada de marketing” a proposição da CPI pela Assembleia, opinando que isso deveria ser tratado pela Câmara de Vereadores ou de Deputados.
A bancada governista liberou seus deputados para assinarem o requerimento. Entre os governistas, no entanto, o PT ficou de fora. “É uma coisa sem nexo. Não indicarei nenhum deputado do PT para integrar a comissão”, garantiu o deputado Paulo Rangel, líder do partido na Casa.
Pela proporcionalidade, os governistas indicam quatro membros; a oposição, dois; PMDB e PR, um cada.

Fonte: A Tarde

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