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Maior desafio do BRT/Move é melhorar desempenho no Centro de Belo Horizonte

segunda-feira, 10 de março de 2014

Conforto nos ônibus e muitos ajustes a serem feitos. Esse foi o balanço das viagens realizadas pela reportagem do Estado de Minas e a avaliação de boa parte de passageiros e motoristas no primeiro dia de operação comercial do BRT/Move, sistema de transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte. No balanço da BHTrans, 15 mil pessoas embarcaram ontem nas três linhas do sistema das 5h às 16h. Os novos veículos, que em uma primeira etapa começaram a circular pela Avenida Cristiano Machado, Centro, Savassi e área hospitalar, encantaram usuários pela comodidade, mas houve reclamações sobre problemas como falta de informação, pouca sinalização das estações e pontos de ônibus, televisores incapazes de informar corretamente o horário de chegada e partida dos coletivos e portas dos ônibus trafegando abertas (veja quadro). Parte dos passageiros também se disse em dúvida sobre a agilidade do sistema, principalmente por causa do tempo de espera nas estações, semáforos ao longo do caminho e o trânsito no Centro da cidade. 

O BRT/Move começou a operar com três linhas: a 83D, que faz o percurso direto entre a Estação São Gabriel, na Região Nordeste, e a Região Central; a 83P, que cumpre o mesmo trajeto parando ao longo de oito estações na Cristiano Machado; e a 82, que vai da Estação São Gabriel à Savassi, passando pela área hospitalar. Às 4h da manhã o sistema deu a largada com problemas de comunicação. Apesar do anúncio da BHTrans de que os dois primeiros ônibus articulados do BRT sairiam da parte antiga da Estação São Gabriel, dois coletivos partiram vazios da ala nova do terminal. Nem mesmo os agentes da empresa que administra o trânsito da capital se deram conta de que os veículos já tinham partido. Só quando o terceiro articulado foi levado à parte mais antiga é que quatro passageiros puderam entrar. Depois que o ônibus embicou na Avenida Cristiano Machado, o porteiro Rogério da Silva, de 46 anos, ficou aliviado. “Acho que sou o primeiro passageiro do BRT. O ônibus é confortável e tem ar-condicionado, o que ajuda bastante, mas um sistema desse tipo não pode falhar por falta de informação”, disse.

A equipe do EM fez 10 viagens completas no novo sistema, que se inspirou no metrô para ganhar eficiência. No BRT, pontos de embarque dão lugar a estações, onde, numa tela, o passageiro pode conferir em tempo real quantos minutos faltam para o coletivo chegar. O pagamento do bilhete ocorre dentro da própria estação e o embarque é feito no mesmo nível do veículo, sem qualquer degrau. Os ônibus trafegam em corredores segregados das pistas de carros, agilizando o percurso, e são articulados, maiores que os convencionais.
A bordo, uma das constatações é de que o principal desafio da BHTrans será melhorar o desempenho do BRT/Move na área central. Por várias vezes, o tempo gasto entre a Estação São Gabriel e o Hipercentro é quase o mesmo para se percorrer um curto trecho entre as estações São Paulo, na Avenida Santos Dumont, e Tamoios, na Avenida Paraná. Numa viagem na linha 83D, o articulado foi em 16 minutos da Estação São Gabriel à Avenida Santos Dumont. Entretanto, levou mais 10 minutos apenas para continuar até a Avenida Paraná. Às 8h30, a reportagem gastou apenas 11 minutos da Estação São Gabriel à Avenida Santos Dumont, tempo abaixo dos 15 minutos estipulados pela BHTrans como meta para o trajeto. Na linha 83P, o novo sistema levou de 22 a 28 minutos para cumprir o trajeto entre a Avenida Santos Dumont e a Estação São Gabriel, enquanto a meta da BHTrans é de 30 minutos.

Já a linha 82, que vai até a Savassi via hospitais, gastou 32 minutos, às 5h da manhã, para ir da São Gabriel à Savassi. Às 9h, esse tempo aumentou para 43 minutos, muito por conta de engarrafamento na Avenida dos Andradas e na Av. Francisco Sales, onde não há faixa exclusiva para o BRT/Move. A bordo do ônibus estavam a professora Giane Barbosa, de 46, e sua filha Daniela, de 17. “Gastamos quase o mesmo tempo em relação ao ônibus comum, mas o BRT é muito mais confortável”, afirmou Giane.

HORA CERTA - Houve problemas com a a pontualidade do BRT/Move, apresentada como uma das vantagens do sistema. Nas estações, nem sempre havia informações sobre o horário do ônibus e, em algumas situações, o usuário foi deixado para trás. Dois ônibus passaram direto da Estação São Paulo, na Avenida Santos Dumont, e a costureira Norma Moreira ficou nervosa. O alívio veio quando finalmente conseguiu embarcar. “Ele demorou muito para chegar, mas é muito mais confortável”,  diz. Houve passageiros que esperaram mais que o anunciado no painel, como o empresário Robson Augusto de Oliveira, de 42. Apesar de o painel indicar que o articulado chegaria em 14 minutos, ele acabou aguardando 20 minutos. 

Segundo a BHTrans, o tempo médio de intervalo entre as viagens foi de cerca de 7 minutos. A linha 82 fez 41 viagens, com tempo médio de 1h11 minutos, ida e volta. A linha 83D também fez 41 viagens, com tempo médio de 49 minutos, ida e volta. Já a linha 83P realizou 39 viagens. O tempo de ida e volta foi de 1h2min. Levando em conta as metas da BHTrans para cada trecho da viagem, as linhas 83P e 83D registraram tempo médio acima do previsto.

Informações: Estado de Minas


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De trecho em trecho, São Paulo chega aos 318,3 quilômetros de faixas de ônibus em pouco mais de um ano

A Rua da Consolação, na região central da Capital Paulista, passa a ter nesta segunda-feira, dia 10 de março de 2014, 300 metros de faixas exclusivas para ônibus.

Com isso, passa para 318,3 quilômetros o total destes espaços dedicados à circulação dos veículos de transporte coletivo implantados desde janeiro de 2013.

A faixa vai operar no sentido Centro, entre a Avenida Ipiranga e a Avenida São Luís, de segunda à sexta-feira, das 6h às 22 h, e aos sábados das 6 h às 14 horas.

A CET, em nota, explica como vai ser o funcionamento desta nova faixa. Alguns pontos serão no canteiro central:
“A nova faixa exclusiva será criada à direita na pista da esquerda da Rua da Consolação, sentido Centro. Essa pista opera em mão dupla de direção após o cruzamento com a Av. Ipiranga, saída da Ligação Leste-Oeste, e dispõe de pontos de ônibus no canteiro central. 

Atualmente, os coletivos já trafegam nessa pista pela faixa de rolamento da direita, restando uma faixa remanescente para o tráfego geral. No sentido oposto, em direção ao Bairro, existem duas faixas de rolamento, sendo uma utilizada pelo tráfego em geral e a outra, adjacente à guia, com regulamentação de permissão de estacionamento”.

A multa para quem invade faixas de ônibus à direita é de R$ 53,20 com três pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação. O desrespeito aos espaços para os ônibus à esquerda do fluxo gera multa de R$ 127,69 e cinco pontos na “carta de motorista”.

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Em Porto Alegre, Cartões TRI são apreendidos por irregularidades

Já são 1,21 mil cartões do TRI apreendidos por irregularidades diversas no sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus da Capital. Entre eles, 433 são de idosos. Os 777 restantes são cartões de isenção de pessoas com deficiência ou do Vale Transporte. Foram recolhidos em razão do mau uso, como o comércio ilegal, principalmente nos terminais de ônibus. Esse é o resultado, até o momento, do trabalho iniciado em setembro de 2012 pela EPTC, por intermédio de uma equipe de técnicos do Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenções.

Além do bloqueio, os titulares dos cartões envolvidos em irregularidades são chamados para esclarecimentos. Para detectar esses casos de mau uso, a EPTC também conta com apoio do INSS e da Receita Federal, além da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Brigada Militar, das próprias empresas de ônibus e também em razão de denúncias dos próprios passageiros, via fone 156 FalaPoa. 

Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, afirma que o trabalho prossegue para coibir as irregularidades: “Não podemos permitir fraudes no sistema, pois esses tipos de irregularidades contribuem para desequilibrar o sistema de ônibus da cidade, com reflexos até mesmo no valor da tarifa”. Ainda no final de fevereiro, com apoio da Brigada Militar, cinco pessoas foram presas por fraudes e comércio ilegal de cartões na área central da cidade, principalmente na Praça Parobé e Terminal Ruy Barbosa.

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Cinco ações pretendem requalificar o trânsito de Fortaleza em áreas piloto

Cinco ações de curto prazo prometem melhorar o trânsito de Fortaleza nos próximos meses, em seis áreas estratégicas onde foram identificados os maiores problemas de tráfego e fluidez. Melhoria de pontos críticos de trânsito, reformulação das áreas de estacionamento da cidade, reformulação de operação e fiscalização de trânsito, modelagem de binários e redesenho das rotas de transporte público foram apresentados nesta sexta-feira (7), pela Prefeitura de Fortaleza.

“São cinco intervenções distintas que ao longo do ano serão implantadas em outros pontos de Fortaleza. Nesse primeiro momento, cada uma delas vai começar em uma área piloto. Vamos começar a tratar dos pontos críticos de trânsito, dos estacionamentos irregulares, da regulamentação da zona azul e de um novo modelo de binários”, explica o prefeito Roberto Cláudio.

Uma das intervenções será a implantação de binário no Bairro Aldeota. A partir de maio a Avenida Santos Dumont terá sentido único, centro-praia, até a Via Expressa, onde está sendo construído um túnel. Já a Avenida Dom Luís, terá sentido único no sentido praia-centro. Nas duas vias, os canteiros centrais serão removidos e as avenidas ficarão com quatro faixas: uma preferencial para o transporte coletivo, três para veículos de passeio e uma ciclofaixa do lado esquerdo da via. “Vamos priorizar o transporte público e estimular outros tipos de transporte, com as ciclovias e ciclofaixas”, diz Roberto Cláudio.  Nas vias haverá, ainda, a padronização das calçadas e a readequação dos postes de iluminação pública.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Freitas Cordeiro, a mudança vai facilitar o acesso a uma das áreas mais importantes para o comércio de Fortaleza. “As mudanças vão facilitar o tráfego na área e permitir uma melhor circulação de pessoas e veículos”, avalia.  Na área circulam cerca de 400 mil pessoas por dia e recebe 30%  das rotas do transporte coletivo.

Praça Portugal
Com a implantação do binário, a Praça Portugal será demolida para dar lugar a um cruzamento das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira. A praça, que forma a rotatória das avenidas, será dividida em quatro partes menores, nas laterais do cruzamento. "Tinha três hipóteses para a Praça Portugal; em duas delas, a gente mantinha a praça como é hoje e faria um túnel na Avenida Dom Luís, e na segunda hipótese, um túnel na Avenida Desembargador Moreira'', diz Roberto Cláudio.

Nessas duas alternativas, a gente tem um bom resultado de redução de tempo de veículo naquele cruzamento, mas temos um grave dano à cidade porque se cria 160 metros de túnel, e a área ficaria degrada", justificou o prefeito de Fortaleza.  A terceira hipótese, que vai ser implementada, "também tem ganhos de velocidade e fluidez menores que o do túnel, mas com ganhos maiores para a cidade, que é tirar a Praça Portugal do modelo de rotatória e transformar em quatro praças retangulares no cruzamento", completou.

Centro
O Centro de Fortaleza também será alvo de intervenções em um curto prazo. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, uma das principais ações será a regularização dos estacionamentos zona azul que hoje conta com 823 vagas. Fiscalização para coibir estacionamento irregular, expansão das vagas rotativas  e implementar soluções tecnológicas para melhorar o trânsito da área são algumas das ações propostas. Além disso, a Prefeitura promete contratar, até o mês de junho, 300 novos agentes de trânsito para intensificar a fiscalização.

Outra medida anunciada e que  é a implantação do corredor exclusivo para ônibus que ligará o Terminal de Antônio Bezerra ao Centro. Serão construídas 12 estações nos canteiros centrais e, a partir, de setembro, os ônibus já deixarão de circular do lado direito da via. Também serão redesenhas as rotas das linhas de ônibus dos bairros Barra do Ceará e Canindezinho.

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Consórcio começa a instalar trilhos em segundo eixo do VLT de Cuiabá

O consórcio de empreiteiras responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região metropolitana de Cuiabá anunciou nesta sexta-feira (7) que foram iniciados os trabalhos de instalação dos trilhos da via permanente na Avenida Fernando Corrêa da Costa, mais precisamente no viaduto Jornalista Clóvis Roberto (Viaduto da UFMT), que integra o eixo Centro - Coxipó, de 7 quilômetros de extensão, no projeto do novo sistema de transporte coletivo.

Esta é a segunda frente de trabalho para instalação dos trilhos da via permanente. A primeira foi iniciada na primeira quinzena de fevereiro em outro viaduto, o que proporciona acesso ao futuro centro de controle do VLT, localizado em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (cidade da região metropolitana da capital). O eixo Aeroporto - CPA deverá ter 15 quilômetros de extensão, segundo o projeto do metrô de superfície.
De acordo com o Consórcio VLT, a instalação dos trilhos na Avenida Fernando Correa já estava prevista no cronograma para se aproveitar a força de trabalho que já se envolveu nos trabalhos de construção do próprio viaduto da UFMT.

Os trilhos já saíram do centro de controle, em Várzea Grande, preparados para serem içados por guindastes, alinhados, nivelados e concretados no eixo do viaduto - que já admite a passagem de carros em duas pistas para cada sentido. O Consórcio avisou que é possível haver necessidade de interdições ou bloqueios no viaduto para a instalação dos trilhos, processo que deve demorar três semanas.

Lançadas inicialmente para atender à demanda de transporte coletivo durante a Copa do Mundo deste ano, as obras do VLT foram licitadas pelo governo estadual por R$ 1,477 bilhão com prazo contratual de finalização em março deste ano.
O governo já admite que o prazo não será cumprido e o titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, informou no último dia 28 que as obras deverão ser finalizadas em dezembro deste ano - de forma que a população da Grande Cuiabá só poderá utilizar o novo sistema de transporte a partir de 2015. 

Informações: G1 MT
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Cidade de Palmas ganhará 40 novos ônibus com ar condicionado

Nesta terça-feira, 11, às 7h30, serão entregues 40 novos ônibus com ar condicionado que reforçarão o Sistema de Transporte Coletivo da Capital. A solenidade será realizada em frente ao Anexo I da Prefeitura de Palmas, localizado na Avenida JK.

A aquisição dos novos veículos foi solicitada pelo prefeito Carlos Amastha ao presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de Passageiros do Tocantins (Seturb), José Antônio dos Santos Filho, o Toninho da Miracema, durante reunião do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMT), realizada em dezembro do ano passado.
“Todos sabemos que Palmas é muito quente e por isso mesmo que ônibus com ar condicionado aqui não é luxo, mas uma necessidade. Esses novos veículos oferecem a nossa população condições mais dignas no uso do transporte coletivo”, afirmou Amastha.
Para o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Christian Zini, que também preside o CMAMT, os veículos reforço significativo no sistema de transporte público. “Além de melhorar a própria qualidade do serviço, essa aquisição dos veículos feita pelas empresas visa também o cumprimento da legislação que determina que até o fim deste ano todos os veículos devem oferecer mecanismos para garantir acessibilidade”.
Zini ainda ressaltou, “os 40 ônibus irão circular nas linhas com maiores demandas já nesta terça-feira”.

Informações: Prefeitura de Palmas
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