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Em Aracaju, Conservação de terminais custa R$ 80 mil por mês

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A cada golpe da vassoura é mais uma casca de amendoim ou um papel de bala que vai para o saco de lixo da agente de serviços gerais Rosângela Andrade. E a todo momento ela pensa que as pessoas de Aracaju poderiam colaborar, jogando seus resíduos nas latas de coleta espalhadas pelo Terminal de Integração Zona Oeste, onde trabalha. "Encontro de tudo no chão, menos dinheiro", brinca. "Até mesmo estando do lado das cestinhas as pessoas preferem atirar tudo no chão", acusa.
Rosângela faz parte de um pequeno exército que a Prefeitura de Aracaju mobiliza diariamente para higienizar e conservar os seis terminais de integração espalhados pela cidade. É nesses espaços que milhares de usuários de ônibus fazem conexões entre linhas para cruzar a cidade. "As pessoas deveriam cuidar do que é delas, mas boa parte não entende assim. E isso aumenta o gasto com a limpeza. Bastava cada um fazer sua parte", explica.
O trabalho da varredora é apenas uma das ações. "Estamos nesse momento com um programa de reforma e recuperação dos terminais e executando um programa de manutenção periódica, limpeza constante e conscientização do público para a necessidade de conservar os equipamentos públicos", explica Rita de Cássia Luz, da Coordenação de Educação para o Trânsito, da SuperintenDência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Segundo Rita, o Projeto Humanizando os Terminais consiste também numa parceria com entidades públicas e privadas. "Temos apoio do Setransp [Sindicato das Empresas de Transporte de Aracaju], que ajuda a manter os espaços, e do Senac [Serviço Social do Comércio], que colabora com a qualificação de trabalhadores que atuam nos terminais. Essas parcerias vêm ajudando a mudar a cara desses espaços", afirma a coordenadora.
Mas, mesmo com o apoio externo, o investimento da prefeitura é elevado: chega a R$ 80 mil por mês, mas poderia ser até 40% menor. "É a lavagem, é a varrição, é a limpeza dos banheiros... Isso sem falar nos reparos periódicos que temos que fazer nos equipamentos, por mal uso ou vandalismo. Os banheiros são os que mais sofrem. Todo dia tem espelho quebrado, torneira furtada, porta arrancada ou parede pichada", lamenta Rita de Cássia.
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Transporte público é prioridade de governo na região metropolitana de Belém

Transporte, segurança, habitação, saúde, água e esgoto são áreas prioritárias do Governo do Estado para a Região Metropolitana de Belém (RMB), segundo informou nesta terça-feira (17) o secretário de Integração Regional (Seir), André Farias, durante a abertura do seminário de gestores promovido pela secretaria, durante o qual a equipe do projeto Ação Metrópole fez uma síntese a respeito das ações de planejamento e obras em andamento para viabilizar o sistema integrado de transporte para esta região.
André Farias explicou que o objetivo do seminário é incentivar o espírito colaborativo entre as diferentes secretarias, para assegurar o cumprimento dos objetivos estratégicos do governo: desenvolvimento sustentável, gestão participativa e descentralizada e inclusão social e cidadania. O seminário reuniu no auditório da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) representantes de várias secretarias, entre as quais Saúde, Segurança Pública, Transportes.
Durante a apresentação, a equipe do Ação Metrópole ressaltou a ênfase do projeto para cumprir uma determinação da governadora Ana Júlia Carepa para todas as obras do Governo Popular: a garantia do controle social, assegurada por Comissões de Fiscalização (Cofis) eleitas pelo voto direto da comunidade para acompanhar todas as ações referentes à execução do projeto.
Na apresentação, o coordenador do Ação Metrópole, Leonardo Ferreira (foto), destacou o papel exercido pela Cofis e pelas comunidades do Bengui durante o debate sobre o embargo judicial ao prolongamento da avenida Independência, por exemplo, quando houve uma grande mobilização em defesa do prosseguimento da obra.
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Ato público cobra mudanças no sistema de transporte de São Luís


Cerca de 300 manifestantes realizaram na tarde desta terça, 17, um ato em frente à Prefeitura de São Luís protestando contra a precariedade do sistema de transporte coletivo da cidade. Lideranças de vários bairros, estudantes e sindicalistas exigiram em abaixo-assinado mudanças imediatas no sistema e cobraram do prefeito João Castelo a implementação da tarifa social aos domingos, conforme prometido durante a última campanha eleitoral.
A precariedade dos transportes na capital maranhense vem deixando a população irritada. Já foram realizados atos de protestos em terminais de ônibus e em alguns bairros. “A situação está muito precária, com superlotação, atrasos constantes, além da buraqueira nas ruas da cidade”, protestou o representante da Federação das Entidades Rurais de São Luís, Iraelson.
Antes do ato em frente à Prefeitura, cerca de 80 estudantes liderados pelo DCE da Universidade Federal fizeram protesto no Campus e em seguida paralisaram o trânsito na avenida dos Portugueses. O coordenador geral do DCE-UFM, Gustavo Santos, disse que os estudantes não suportam mais o descaso da Prefeitura com o transporte para o Campus. “A disposição dos estudantes agora é realizar manifestações até que seja definitivamente resolvido o problema do acesso ao Campus, com a colocação de mais ônibus que ponha fim à superlotação”, anunciou.
Os estudantes e lideranças comunitárias prometem realizar outras manifestações caso a Prefeitura não adote medidas imediatas. A coordenação do movimento realizará reunião na próxima sexta-feira para programas novas manifestações pela cidade.
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Plano de Mobilidade Urbana vai transformar trânsito de Cuiabá

O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Pereira Alves, apresentou o Plano de Mobilidade Urbana aos participantes da 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (17.11). O evento acontece no Cenarium Rural, na Capital, até amanhã.
Baseado no Estatuto das Cidades e no Plano Diretor de Cuiabá, o Plano de Mobilidade Urbana está em elaboração e deve ser concluído em junho do ano que vem. Em sua apresentação, o gestor falou sobre os conceitos de “Mobilidade Urbana” e observou que se trata de “olhar para a dinâmica da cidade pelo ponto de vista das pessoas”.
O plano prevê várias obras de infra-estrutura que vão transformar o setor de trânsito e transporte em Cuiabá. Segundo o secretário, a escolha da Capital com umas das sedes da Copa do Mundo de 2014 vai viabilizar grandes investimentos na área. O gestor detalhou os cinco itens que fazem parte do projeto: Transporte Coletivo, Sinalização, Circulação, Acessibilidade e Ampliação da malha viária.
Segundo ele, o transporte coletivo de qualidade é a saída pra o problema do trânsito em Cuiabá. “Temos um carro para 2.2 habitantes, a solução é fazer a população deixar os automóveis para utilizar o transporte coletivo”, explicou.
Edivá lembrou também que existe um projeto de lei na Câmara Municipal que vai permitir a melhora da circulação de veículos em Cuiabá. Ainda destacou que faltam 400 rampas na área urbana da cidade. Outra necessidade é a construção de grandes avenidas. “A nossa frota de veículos é de 250 mil e a previsão é de que daqui a 10 anos esse número dobre. Se não houver a construção de mais avenidas o trânsito vai ficar pior”, observou.
Um dos projetos apresentados durante a palestra do secretário, que chamou a atenção dos participantes da 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá, foi a criação de um sistema tronco-alimentador com seis corredores exclusivos para ônibus na Capital, o BRT (Bus Rapid Transit). O projeto, que será viabilizado através de investimentos do Governo Federal na preparação de Cuiabá para a Copa, prevê a construção dos corredores exclusivos nos canteiros de grandes avenidas, ligando pontos importantes da cidade.
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Votação do projeto de lei dos transportes é marcada por protesto em Teresina


Na manhã desta terça-feira (17), na Câmara Municipal os vereadores de Teresina aprovaram uma emenda na Lei de Transporte Público da capital que dá direito às empresas de ônibus a renovarem seus contratos por mais 15 anos com possibilidade de prorrogação por mais outros 15.
No local, muitos estudantes estiveram presentes, com faixas e cartazes como forma de protesto. E houve ainda policiais na intenção de conter os estudantes.

De acordo com informações, antes da entrada dos estudantes foi feito um acordo com os policiais para que eles não abrissem as faixas e assim foi permitida a entrada dos mesmos no plenário, mas os estudantes não obedeceram e mostraram sendo reprimidos pelos policiais.Segundo os estudantes, os preços das passagens de ônibus são abusivos, por isso a razão dos protestos. “Nós apenas queremos que esse preço seja discutido com a sociedade, para que se chegue a um acordo”, declarou o estudante Fagner Teixeira, presidente da UMES.
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No Rio, Corredor de ônibus T-5 terá R$ 1 bilhão do Governo Federal


Depois de um encontro com vários ministros, o prefeito Eduardo Paes e o vice-governador Luiz Fernando Pezão disseram nesta terça-feira que a União garantiu recursos para financiar o T-5 (um corredor de ônibus expresso ligando a Zona Norte à Barra da Tijuca) e a reforma do Maracanã. Segundo Paes, a União vai liberar R$ 1 bilhão para o T-5.
De acordo com o prefeito, a iniciativa faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e do chamado PAC da Mobilidade.
Paes e Pezão reuniram-se com os ministros Orlando Silva (Esportes), Paulo Bernardo (Planejamento) e Márcio Fortes (Cidades), além da subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, representante da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
- Estivemos discutindo o PAC do Mobilidade e a Copa. Ficou praticamente acertado que o governo federal vai financiar o T-5, algo em torno de R$ 1 bilhão - disse o prefeito.
O prefeito não explicou como será o pagamento desse financiamento.
O corredor T-5 deverá ter 28 quilômetros de extensão, com vias de quatro faixas. Paes disse que ainda haverá reuniões para se discutir as obras diretamente relacionadas às Olimpíadas de 2016 no Rio. Ele citou a reforma do Maracanã, embora essa seja uma obra ligada ao governo do estado.
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