Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Maceió, 15 linhas de ônibus sofreram alterações neste sábado

domingo, 2 de agosto de 2015

Tendo em vista a necessidade de aprimorar a oferta de transportes coletivos conforme a demanda da população de algumas regiões da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió estipulou mudanças no itinerário de 15 linhas de ônibus da capital alagoana. As alterações começaram a valer neste fim de semana, dias 01 e 02 de agosto, e deverão ser cumpridas pelas empresas do sistema de ônibus.

De acordo com a Coordenação de Programação da SMTT, as mudanças foram elaboradas levando em conta os pedidos da população, além de estudos técnicos do órgão para atender os novos corredores de ônibus da cidade. “Estamos atentos à necessidade da população de todas as regiões e por isso atualizamos as programações dessas linhas”, explica o coordenador de Programação, Silvio Sarmento.

Segundo o coordenador, a partir do dia 01, a linha 066 (Santo Amaro/Centro) deixará de entrar no bairro da Pitanguinha e entrará em seu lugar a linha 025 (Sanatório/Centro), que terá o bairro incluso em seu itinerário para atender a população local.

A linha 024 (Sanatório/Centro via Sinimbu) estenderá até o Cemitério da Piedade, passando pela Praça do Pirulito, deixará de atender à Avenida Nelson Marinho de Araújo, e passará a ser dividida em dois itinerários. O primeiro itinerário deverá descer pela Ladeira do Óleo, subir pela Avenida Josepha de Mello e passar pela Avenida Getúlio Vargas via terminal da Rotary. O segundo deverá descer pela Avenida Getúlio Vargas, passar pela Avenida Jospeha de Mello e subir pela Ladeira do Óleo.

A linha 611 (Jatiúca/Vergel) passará a atender a Rua do Imperador, seguindo pela Rua Sargento Benevides, Rua Sete de Setembro, Rua Buarque de Macedo, Rua do Uruguai, Avenida Juca Nunes e Rua Batista Acioli, voltando então ao restante de seu itinerário usual e devendo atender à Avenida Amélia Rosa no seu percurso de ida.

A linha 103 (Mirante/Trapiche) sofrerá modificações no seu percurso de volta, passando a atender à Avenida da Paz, Rua do Imperador, transitando pela Rua Sargento Benevides, Rua Sete de Setembro, Rua Buarque de Macedo, Rua do Uruguai, Avenida Juca Nunes, e seguindo seu itinerário normal.

A linha 713 (Joaquim Leão/Ponta Verde), após passar pela Avenida Professor Santos Ferraz, deverá percorrer a Avenida Araújo Brivar, Travessa Dona Alzira Aguiar, Rua Santa Isabel, Rua Senador Firmino de Vasconcelos, Rua Domingos Lordslen, Rua Lafaiete Pacheco e seguir o seu itinerário padrão.

A mudança para a linha 105 (Jardim Petrópolis/Trapiche) valerá em dias úteis e sábados. Nesses dias, as primeiras viagens deverão permanecer com o itinerário original, mas as demais viagens terão como terminal de origem o terminal do Trapiche e beneficiarão quem vive próximo à Avenida Nações Unidas. Aos domingos e feriados, mantêm-se a essência da linha como uma integração com o Henrique Equelman, mas ela terá também o terminal do Trapiche como terminal de origem.

Os ônibus das linhas 104 (Benedito Bentes/Trapiche), 703 (Bendito Bentes/Ponta Verde via Gruta) e 704 (Benedito Bentes/Ponta Verde via Farol), que saem do terminal Integrado, deverão atender a comunidade da Avenida Pratagy, na ida e na volta. Na ida, o percurso será pelo Terminal do Benedito Bentes, Avenida Norma Pimentel da Costa, Avenida Pratagy, Avenida Cachoeira do Meirim, voltando ao itinerário usual. Na volta, os ônibus farão o inverso do caminho de ida.

A linha 706 (Eustáquio Gomes/Ponta Verde), que hoje passa ou pelo Salvador Lyra, ou pelo Campo do Corinthians, passará a ser dividida também em outros dois tipos de itinerário. O primeiro é o itinerário normal, que desce e sobe pelo Jacintinho, e o segundo deverá subir e descer pela Avenida Josepha de Mello. As primeiras viagens do dia seguirão o itinerário usual e a mudança se aplicará a um terço das viagens seguintes.

Já a partir do dia 02, as mudanças envolverão as linhas 037 (Salvador Lyra/Centro) e 042 (Benedito Bentes/Centro via Santa Lúcia). A linha 037 deixará de operar em domingos e feriados e a linha 042 absorverá a sua demanda nesses dias, passando a circular pelo terminal do Salvador Lyra e adjacências. Para tanto, será acrescido um veículos à linha 042 e dez minutos de viagem.

Além disso, os ônibus da linha 042 que serão via Salvador Lyra nessas ocasiões, e tem o terminal Mocambo como terminal de origem, serão via Santa Lúcia, enquanto os ônibus cujo terminal de origem é o terminal de Guaxuma serão via Distrito Industrial.

Também a partir do próximo domingo, a linha 039 (Cleto Marques/Centro) deixará de operar aos domingos e feriados, e a linha 602 (Salvador Lyra/Iguatemi) terá como alteração o acréscimo do terminal do Cleto Marques em seu itinerário, tanto na ida quanto na volta.

A SMTT informa ainda que eventuais mudanças nas programações dos ônibus, em decorrência de novos estudos técnicos do órgão ou solicitações da população, poderão ser implantadas e deverão ser anunciadas com antecedência.

Informações: Tribuna Hoje

READ MORE - Em Maceió, 15 linhas de ônibus sofreram alterações neste sábado

Prefeitura de Campinas dobra repasse para empresas do transporte coletivo

Campinas (SP) elevará de R$ 2,5 milhões para R$ 5 milhões o subsídio mensal às empresas de ônibus, de julho a dezembro, segundo decreto publicado nesta sexta-feira (31) em Diário Oficial. Com isso, o município somará neste ano despesa total de R$ 45 milhões.
Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas

A elevação do aporte às concessionárias significa alta de 275% em relação à previsão de gastos anunciada em janeiro pelo Executivo, de R$ 12 milhões (repasse mensal estimado em R$ 1 milhão), quando o preço da tarifa subiu de R$ 3,30 para R$ 3,50. À época, a empresa responsável pelo gerenciamento do transporte (Emdec) defendeu equilíbrio do sistema.

Justificativas
A justificativa para o aumento do subsídio, segundo decreto assinado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), é a compensação dos reflexos provocados pela alta do índice de inflação. Entre eles, diz o texto, estão elevação de preços do óleo diesel e insumos para a prestação do serviço; a perda do poder aquisitivo da renda do trabalhador, em especial da população mais carente; além da "necessidade de manutenção da integridade do sistema de transporte".

"O subsídio mensal em 2013 era de R$ 4,1 milhões. Se você dividir os R$ 45 milhões em 12 meses, o valor atual será inferior. Por outro lado, a inflação acumulada no período foi de 20,6%, segundo o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo]", defendeu o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, ao mencionar tgambém que os preços do óleo combustível, pneus, peças e acessórios dos veículos também subiram neste intervalo.

O presidente da Emdec alegou, ainda, que no período houve investimentos no setor, incluindo a troca de 326 coletivos, e que a alta no subsídio evita um repasse direto dos gastos à população. Ao ser questionado sobre possíveis novas mudanças até dezembro, ele resumiu que não há expectativa.

"A preservar as condições vigentes, não vamos mexer na tarifa. Digo isso porque pode acontecer algo que não imaginamos, como descontrole da inflação", disse. Em relação ao valor total que será repassado às empresas até o fim do ano, R$ 6 milhões serão destinados ao Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI), segundo a administração. "Dobramos o número de vans para o serviço, passaram de 25 para 50", afirmou Barreiro.

Histórico da tarifa
O valor cobrado pelo transporte público mudou quatro vezes durante o atual governo. Depois que os protestos de 2013 começaram a surgir em São Paulo e outras cidades do estado, Donizette baixou o preço duas vezes, de R$ 3,30 para R$ 3,20; e posteriormente para R$ 3.

Em julho do ano passado, a Emdec voltou a tarifa para o patamar de R$ 3,30. De acordo com a Prefeitura, para o valor chegar a R$ 3 foi necessário um subsídio mensal de R$ 6 milhões às empresas. No patamar de R$ 3,30, em meados de 2014, o aporte era de R$ 3,6 milhões.

Em janeiro, a Emdec anunciou que a verba mensal seria de R$ 1 milhão às concessionárias do transporte até dezembro e o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, garantiu que também haveria melhorias no serviço. Contudo, o valor do aporte foi alterado em março para R$ 2,5 milhões, diante da necessidade de compensar gastos e "equilibrar o sistema".

Informações: G1 Campinas e Região

READ MORE - Prefeitura de Campinas dobra repasse para empresas do transporte coletivo

Começou a operar hoje primeiro trem reformado do Metrô Rio

quinta-feira, 30 de julho de 2015

A partir de desta quinta-feira (30), os passageiros do metrô do Rio de Janeiro poderão viajar no primeiro dos 30 trens a serem reformados pela concessionária MetrôRio, a pedido da Secretaria de Estado de Transportes. O primeiro foi entregue nesta quarta-feira (29), e a previsão é que todos os trens estejam em operação até o início do segundo semestre de 2016.

A concessionária promete retirar do sistema, gradativamente, as composições mais antigas da frota para o processo de recauchutagem na oficina, com o objetivo de melhorar a performance dos trens e aumentar o conforto dos passageiros. Com a aquisição dos novos trens, a MetrôRio passará a ter 64 composições – um aumento de mais de 100% na frota em seis anos.

De acordo com a Secretaria de Transportes, antes de os trens serem colocados em circulação, as composições passam por um ciclo da manutenção que dura cerca de 30 dias. Durante o processo de revitalização são revistos os sistemas elétrico e de portas e propulsão e há manutenções preventivas e corretivas. O ar-condicionado recebe atenção especial, com modificação de componentes e troca de condensadores. Além disso, as composições são desoxidadas e passam por um processo de pintura. Os bancos terão tons azul e prata, assim como o modelo dos trens novos.

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que o processo de revitalização dos trens – com mais de 30 anos de uso – tem o objetivo de dar mais conforto ao usuário, além de conferir uma aparência mais confortável e moderna às composições. “O estado pretende, ao longo dos próximos quatro anos, montar um programa de substituição da frota mais antiga. Os trens antigos ganham nova cara e o serviço ganha mais qualidade. Com isso, atendemos melhor o nosso passageiro”, destacou ele.

Além dos 30 trens antigos, o sistema metroviário do Rio conta com 19 trens chineses, adquiridos em 2009, que operam na Linha 2, e 15 composições foram compradas para circular na Linha 4 (Barra da Tijuca-Ipanema), que deve ficar pronta em junho do ano que vem. Do total de novos trens, 12 já estão no Rio. Os demais desembarcarão na cidade até o fim deste ano.

Informações: Jornal do Brasil

READ MORE - Começou a operar hoje primeiro trem reformado do Metrô Rio

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960