Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Em SP, Leilão da linha 15 é o novo alvo da CCR

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Após levar, por R$ 553,9 milhões, a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo a CCR planeja o próximo certame. Segundo o presidente da divisão de mobilidade urbana da companhia, Leonardo Vianna, o alvo será o monotrilho da linha 15-Prata.

“Nosso interesse não é construção, mas operação de linhas. Por isso temos interesse na linha 15 do metrô, que também é um monotrilho”, disse o executivo a jornalistas após a CCR vencer o leilão de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro.

A licitação citada pelo executivo ainda está em desenvolvimento pelo Governo do Estado de São Paulo. Ano passado, o governador Geraldo Alckmin determinou a concessão de um trecho de 15,34 km com 11 estações.

A perspectiva de conclusão fica para março de 2021, com a entrega do trajeto entre São Mateus e Iguatemi. A estimativa é que as obras entre Oratório e São Mateus se dê este ano, sob cuidado do estado.

Martelo batido
O certame da semana passada foi vencido pela CCR com ágio de 185%, e Vianna comentou que a empresa pretende usar recursos próprios para pagar a outorga de R$ 553,9 milhões.

Ele explicou que a decisão de entrar no certame se deu pelo baixo risco das duas linhas. No entanto, ressaltou ter preocupação sobre o fornecedor de material rodante do monotrilho da linha 17. “A empresa (Scomi) tem pouco histórico em monotrilho, mas acreditamos que vai ser entregue dentro do cronograma.”

O prazo de concessão é de 20 anos e o contrato é de R$ 10 bilhões. Durante o período da concessão, a CCR terá que investir R$ 3 bilhões. A linha 5 terá 20,1 quilômetros, enquanto a 17, com tecnologia de monotrilho tem uma extensão de 7,7 quilômetros.

Por Paula Cristina e Reuters
Informações: DCI
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VLT Cuiabá - Um projeto que já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos

Às vésperas da Copa da Rússia, que começa em julho deste ano, 20 obras da Copa de 2014 em Mato Grosso, que foram propostas durante a gestão Silval Barbosa (2010-2014) estão atrasadas ou “totalmente paralisadas”. Elas deveriam estar prontas para atender as demandas de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, na região Metropolitana, durante os jogos do mundial de 2014.

Entre elas está o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - um projeto que já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e que foi paralisado em dezembro de 2014 antes mesmo da instalação integral dos trilhos -, também foi citado na reportagem. Wilson Santos, deputado estadual pelo PSDB que se licenciou do cargo para fazer parte da gestão Pedro Taques (PSDB), disse que o Governo prepara uma licitação internacional para tentar achar uma empresa que conclua o sistema de transporte.

Informações: Folhamax
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Entrega de 50 ônibus em Brasília inicia a renovação da frota

Prevista no programa Circula Brasília, a renovação da frota de ônibus que atende o transporte público da cidade teve início com a entrega de 50 veículos na manhã desta quarta-feira (24), no Palácio do Buriti.

“Esses veículos vão garantir mais qualidade e segurança para o transporte público do DF”, disse o chefe do Executivo local. Essa medida, segundo ele, somada a outras que estão em curso — como as obras do trevo de triagem norte, expansão do metrô em Samambaia, extensão do tempo de integração do Bilhete Único —, vão melhorar o serviço prestado à população.

Embora seja obrigatória no período de no máximo sete anos, a troca atual se dá com quatro anos de uso dos veículos. A antecipação ocorre para que a frota incorpore novas tecnologias.

Segundo a Secretaria de Mobilidade, os novos modelos têm biometria facial, sinal de sistema de posicionamento global (GPS) e um motor mais potente e econômico. A intenção é que todos os 2,7 mil ônibus sejam trocados, mas sem previsão de término.

O GPS será usado para fornecer os horários dos ônibus em tempo real por meio de aplicativo, de forma a dar mais conforto aos usuários.

Com as 50 unidades entregues hoje, as linhas da viação Piracicabana na bacia 1 serão renovadas. Elas atendem Planaltina, Guará, Sobradinho, Plano Piloto, Cruzeiro e Universidade de Brasília (UnB). Os novos ônibus começarão a circular na próxima segunda-feira (29).

Coordenado pela pasta de Mobilidade, o programa Circula Brasília engloba as iniciativas do governo de curto, médio e longo prazos para melhorar o setor.

Lançado em maio de 2016, o programa tem como prioridade concentrar investimentos no transporte coletivo e no não motorizado, como por bicicletas e a pé.

Melhorias no transporte público em Planaltina
A entrega de hoje ocorre após a reforma do terminal de Planaltina e a ampliação do Bilhete Único e dos pontos de compra e recarga dos cartões. Agora, os passageiros da região contam com mais linhas, mais horários e mais economia.

“O planejamento começa pela Bacia 1. Entregamos 50 novos veículos, um novo plano de circulação na cidade e implementamos bilheteria no terminal de Planaltina. Daqui para frente as melhorias serão frequentes em todo o DF”, disse o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

Cerca de 91 mil pessoas utilizam o terminal de Planaltina todos os dias. Elas vão contar com mais 246 viagens — até hoje, eram aproximadamente 555 — disponíveis diariamente. Com isso, o intervalo entre elas será reduzido, em média, 11 minutos.

Todas essas melhorias também fazem parte do Circula Brasília, principal programa de mobilidade urbana do Distrito Federal.

Informações: Agência Brasília
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Goiás tem o 5º transporte mais caro do Brasil

Levantamento realizado pelo Diário do Estado, revela que Goiás está entre as cinco cidades com transporte coletivo mais caro do Brasil. Goiânia, perde apenas para Campinas (SP) R$4,50; Jundiaí (SP) R$ 4,40; Curitiba R$ 4,25; Porto Alegre R$ 4,05; e Brasília R$ 4,00.

“Piada. Quatro reais é uma piada com a nossa cara”, essa é a descrição do carpinteiro Waldir Ferreira, 61 anos, em relação ao reajuste de R$ 3,70 para R$ 4,00 no valor da tarifa do transporte coletivo em Goiânia e região metropolitana, que começa a ser cobrado hoje. “Caro, inseguro, desconfortável e desumano. Pelo jeito que somos transportados, a passagem não deveria passar de dois reais.”, desabafa Renato Santana, vendedor autônomo, que faz pelo menos, três viagens por dia.

As consequências de um sistema de transporte coletivo caro e de baixa qualidade, vão além da questão de mobilidade urbana. Acabam por prejudicar o bolso, o corpo, a educação e a cultura do cidadão que sofre na pele os efeitos do estresse e da má qualidade de vida. A exemplo do carpinteiro, Luiz Mendanha Silva, 55 anos, que vivenciou inúmeras situações de risco e desrespeito no dia-a-dia do passageiro. “Pego oito ônibus por dia para ir e voltar do trabalho. Já caí ao descer do ônibus, porque o motorista não espera. Já fui assaltado. Já briguei com tarado querendo abusar de mulheres. Já perdi cliente por causa da espera pelo coletivo e já usei até guarda-chuvas dentro do ônibus para não molhar”, relata Luiz.

“O transporte público aqui é traumático. Não vale quatro reais nunca! Todos os dias acontece alguma coisa “ruim”, especialmente com quem está de pé, que além de se equilibrar, tem que ficar protegendo a bolsa de “malas” e o corpo dos tarados que ficam esfregando na gente”, conta a moradora do Parque Oeste Industrial, Solange Martins, 57 anos, que aproveitou os 40 minutos de espera, em uma parada de ônibus (porque o ponto de ônibus foi retirado há mais de dois anos e não foi substituído)-, na Avenida 24 de Outubro, para relatar um pouco de suas experiências à reportagem do Diário do Estado.

Manifestação na Praça da Bíblia

Indignados como o reajuste injusto e injustificável do bilhete, um grupo de passageiros afirma que haverá protestos contra o aumento da passagem, na manhã desta quarta-feira no Terminal Praça da Bíblia, região leste da cidade. “Todo mundo que entra no Eixo está sendo convidado para uma manifestação no terminal da Praça da Bíblia. Não podemos nos calar diante de tanta falcatrua e imoralidade. Precisamos mostrar que não concordamos. Que estamos insatisfeitos. ”, disse um jovem passageiro que articulava a ação durante viagem no Eixo Anhanguera, e pediu para não ser identificado.

O prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende, que é presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), achou absurda que a CMTC alegue que os municípios tenham de instalar abrigos para os passageiros do transporte coletivo. “Os municípios estão penalizados todas as responsabilidades que as prefeituras têm. As colocações de abrigos têm de ser por parceria. A CMTC pode doar os abrigos e as prefeituras darem a manutenção. Não podemos assumir mais esta responsabilidade”.

Por Patrícia Santana
Informações: Diário do Estado
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No Rio, Tarifa de ônibus voltará a custar R$ 3,60

A Justiça do Rio concedeu liminar, nesta quarta-feira (24), determinando que as passagens de ônibus voltem a custar R$ 3,60. No fim de 2017, outra decisão havia baixado o valor para R$ 3,40. A Procuradoria Geral do Município do Rio assim que for intimada vai analisar o cabimento do recurso. Se houver cabimento, a procuradoria irá recorrer.

A juíza Roseli Nalin, da 15ª Vara de Fazenda Pública, atendeu pedido feito por quatro consórcios formado por empresas de ônibus. A magistrada manda que a população seja informada por 10 dias antes da aplicação da nova tarifa.

A decisão atende o sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), que recorreu da redução para R$ 3,40. A magistrada considera o pedido "emergencial". Os consórcios alegaram em seus pedidos que oito empresas fecharam as portas e estão em iminente possibilidade de uma greve.

"Observo que a tarifa reconhecida não está vinculada a determinado período (2017 ou 2018) sendo ela fixada de forma emergencial", escreveu a magistrada.

Em nota, o consórcio Rio Ônibus informou que "vem alertando desde o início de 2017, o congelamento da tarifa, imposto pela Prefeitura em janeiro do ano passado, vem reduzindo gradativamente a capacidade das empresas de investir em manutenção e renovação da frota".

O Rio Ônibus informou ainda que "continua defendendo que uma auditoria independente indique o valor justo da tarifa, o que permitirá o equilíbrio econômico-financeiro do setor e a retomada dos investimentos, com a melhoria do serviço prestado à população do Rio. A omissão do poder público, que decidiu desrespeitar o contrato de concessão, compromete a qualidade do serviço e levará ao colapso o sistema de ônibus, responsável por transportar 4 milhões de pessoas por dia".

O consórcio informa que 12 empresas correm risco de encerrar as atividades. "Em 2017, duas empresas fecharam as portas (Santa Maria, em abril, e São Silvestre, em dezembro). Entre 2015 e 2016, outras seis empresas deixaram de operar. Como resultado, mais de 4 mil trabalhadores perderam o emprego. A cada empresa que fecha, os consórcios precisam assumir as linhas desatendidas. Porém, em curto prazo, o efeito cascata pode gerar o colapso do sistema", explicou a nota.

E complementa: "A defasagem do valor da passagem é clara: metrô, trens e barcas tiveram as tarifas reajustadas em 2017, ao contrário dos ônibus. Além disso, o valor cobrado atualmente no Rio é o menor entre capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Porto Alegre".

Informações: G1 Rio
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Maps.Me ganha rotas de metrô offline em Brasília e Salvador

O Maps.Me recebeu uma atualização que disponibiliza as rotas de metrô de 74 cidades em 40 países. No Brasil, apenas Brasília e Salvador têm acesso à função que mostra o mapa das linhas. Além disso, a nova versão do app traz uma função que permite aos usuários consultar sugestões de locais interessantes em um raio de até 2 km, mesmo sem acesso à internet.

O botão "Discovery" mostra atrações, cafés, restaurantes, bancos, mercados e outros estabelecimentos situados nas redondezas, e está disponível em todas as cidades brasileiras.

Android 8.1 mostra qualidade do Wi-Fi público antes de você conectar

A atualização do app traz ainda um recurso em parceria com a empresa de passeios Viator. Por meio de um ícone de binóculos são exibidas informações turísticas nas imediações, como dicas de atrações (museus, mirantes e parques) e de onde comer e beber.

“Esta abordagem nos permite resolver problemas de usuários reais e criar produtos verdadeiramente exclusivos. Nossa pesquisa mostra que cerca de 70% dos turistas usam o transporte público para se deslocar pela cidade”, declarou o presidente-executivo Eugene Lisovskiy em nota.

Assim como as rotas, os novos recursos também podem ser consultados offline. Para isso, basta ter acesso à internet na primeira vez em que usar o programa, o que permitirá o download dos mapas e informações que poderão ser consultados posteriormente.

Informações: TechTudo
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Liminar veta verba pública para conclusão da Linha 4 do Metrô

O governo estadual está proibido, desde esta segunda-feira, de repassar recursos para a conclusão das obras da Linha 4 do metrô. A decisão, em caráter liminar, divulgada pelo jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna no GLOBO, foi tomada pela juíza Viviane Vieira, em exercício na 16ª Vara de Fazenda Pública da capital. Ela acolheu o argumento do Ministério Público estadual de que “o aporte de recursos tão vultosos na obra não tem fundamento de validade na realidade financeira e econômica do estado”.

O Ministério Público ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) decidiu rever uma posição tomada em 2016 e liberar novos repasses para a conclusão do trecho até a Gávea, incluindo a estação do bairro. Para os promotores responsáveis pela iniciativa, não há sentido em repassar mais recursos depois que o próprio TCE apurou um superfaturamento de R$ 3,17 bilhões (valor corrigido) na obra. O governo estadual, no entanto, contesta o valor apurado pelo tribunal e garante que não houve sobrepreço.

Na decisão de ontem, a juíza Viviane Vieira lembrou o estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira e a necessidade do redirecionamento do estado à adoção de medidas eficazes ao reequilíbrio de suas próprias contas, de modo a preservar direitos e garantias fundamentais. Para sustentar a medida, a magistrada destacou ainda que é incompatível “a busca do reequilírio das contas públicas com a contratação de novos empréstimos para a retomada da obras”.

CUSTO DE R$700 MILHÕES

Para a conclusão da Linha 4, é necessário completar 1,2 quilômetro do túnel que liga o Leblon à Gávea, além do terminar a estação vizinha à PUC, em custo estimado em R$ 700 milhões.

Os promotores argumentaram na ação civil pública que, embora seja uma concessão pública, o consórcio construtor, composto pelos grupos Odebrecht, Queiroz Galvão e Carioca Christiani, praticamente não investiu dinheiro nas obras, deixando todo o aporte de recursos por conta do governo estadual.

Informações: O Globo
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Curitiba terá novos biarticulados Volvo

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Depois de alguns anos sem ônibus novos, Curitiba, no Paraná, dá inicio à renovação da frota da cidade em 2018. A a primeira grande entrega será de 25 biarticulados Volvo, marca escolhida pelas empresas operadoras do transporte coletivo da capital paranaense.“A Volvo é especialista em sistemas organizados de transporte público em massa. Temos o orgulho de ter a melhor tecnologia, que traz mais conforto para passageiros e motoristas, menor custo de operação e maior confiabilidade. 

Estamos trabalhando nesta área nos últimos 30 anos. Isso não se constrói da noite para o dia”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os novos ônibus começarão a ser produzidos no início do ano. 100% do financiamento às empresas que fizeram a aquisição foi viabilizado por meio da Volvo Financial Services, braço financeiro da marca.
Os ônibus Volvo têm presença destacada no sistema de transporte de Curitiba. 

O biarticulado foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade, nos anos 90. Desde então, a Volvo se especializou neste tipo de veículo, conquistando liderança absoluta neste mercado com uma tecnologia única de motor central, que traz capacidade e conforto superiores. Na América Latina, a frota circulante de biarticulados da marca é de cerca de 700 veículos, o que representa cerca de 99,9% de participação no segmento. Em Curitiba há 155 biarticulados Volvo em operação atualmente.

Nova geração de veículos

Os novos biarticulados de Curitiba são do modelo B340M Gran Artic, última geração de veículos da marca, com avançadas tecnologias de segurança e conforto. “O motor, o comportamento dinâmico no rodar e a eletrônica embarcada estão muito melhores nesta nova versão. Os passageiros e motoristas vão sentir a diferença.”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. Com 28 metros de comprimento, os novos ônibus de Curitiba transportam 270 passageiros. A montadora ainda tem uma versão com 30 metros e capacidade de 300 passageiros.

Os biarticulados Volvo têm motor central, posicionado abaixo do piso. É a melhor solução para associar alta capacidade de passageiros, conforto acústico e térmico. “Nossos veículos permitem aproveitamento total do espaço interno para transportar mais pessoas. Além disso, com o motor central o motorista não fica exposto diretamente a ruído e calor, que são um problema em veículos com motor grande como os biarticulados. O motor central é uma configuração que só a Volvo tem e que nos permitiu conquistar a confiança de todos os mercados que operam biarticulados na América Latina e em outros continentes”, assegura Todeschini. Atualmente os biarticulados da marca circulam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala, Quito, além da própria Curitiba. Este tipo de veículo roda também em vários países fora da América Latina.

Com ônibus articulados e biarticulados Volvo, o sistema de transporte de Curitiba passou a ser uma referência mundial. Batizado internacionalmente de BRT – Bus Rapid Transit – o modelo serviu de inspiração a muitas outras metrópoles como alternativa viável para a mobilidade urbana, especialmente em países em desenvolvimento. Atualmente, destacam-se na América Latina os BRTs de Bogotá, Cali, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia. Todos operam veículos da marca Volvo.

Novas Carrocerias

Além dos benefícios dos chassis Volvo, os biarticulados de Curitiba terão carrocerias com novo design externo e melhorias no espaço interno, iluminação, portas entre outras.

Informações: Via Trolebus
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Governo Federal investirá R$ 330 milhões no Metrô DF

O Governo Federal investirá R$ 330 milhões para o metro do Distrito Federal. De acordo com o ministério das Cidades, o Governo do Distrito Federal vai licitar duas etapas do empreendimento Expansão e Modernização do Metrô – trecho de Samambaia e modernização da Linha 1 – e do Viaduto EPIG (Parque da Cidade/Setor Sudoeste), do Sistema de Transporte de Passageiros Eixo Oeste.

Os empreendimentos foram selecionados em 2012 no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade Grandes Cidades).

Em um rápido discurso, Temer disse que o pleito atendia pedidos antigos de parlamentares do Distrito federal e que “mobilidade urbana é um dos grandes desafios do nosso tempo”. “Estamos renovando o país, colocando o país no século XXI”, afirmou.

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, disse no discurso que a obra é “estratégica” e agradeceu o “apoio importante” dado pelo presidente Temer.

Informações: Isto É
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No DF, Prazo para atualizar cadastro do cartão especial é ampliado

O prazo para realizar a atualização de cadastro dos usuários do transporte público do DF com deficiência ou doença crônica que, por lei, dão acesso à gratuidade foi prorrogado para o dia 2 de março. O processo pode ser feito pela internet, no portal do Bilhete Único. O prazo anterior era o dia 31 de janeiro. 

Quem tiver dificuldades em fazer o cadastro ou não tiver acesso à internet pode procurar a Estação da Cidadania (112 Sul) ou um dos núcleos disponibilizados pela defensoria pública.

Extrato

A partir desta quarta-feira (24), o repasse dos extratos previdenciários poderá ser feito diretamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Com isso, o interessado não precisará se deslocar a uma agência do instituto. A mudança é fundamental para pessoas com deficiência que têm como requisito obrigatório apresentar o extrato como comprovante de renda.

Para que o repasse seja feito, o usuário dos cartões de pessoa com deficiência física tem de autorizar a transmissão dos dados em um dos postos da Defensoria Pública ou na Estação 112 Sul.

A facilidade beneficia quem não tem acesso à internet, já que é possível fazer a atualização pelo site do Bilhete Único e também imprimir o extrato pelo site do INSS.

Informações: DFTrans
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Começa a valer tarifa de R$ 3,55 para ônibus em João Pessoa

A tarifa de ônibus sobe de R$ 3,30 para R$ 3,55 em João Pessoa a partir desta segunda-feira (22). O valor já é o sancionado pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), três meses depois de ter passado por outro reajuste, sob determinação da Justiça, quando saiu de R$ 3,20 para R$ 3,30. O aumento é pouco maior que 7%, mais que o dobro da inflação que está em torno dos 3%.

Segundo a Prefeitura de João Pessoa, o valor aprovado no Conselho de Mobilidade Urbana foi de R$ 3,65, reivindicado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur/JP). Porém, o prefeito sancionou um valor menor.

Segundo o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, o levantamento técnico elaborado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) mostra que o principal impacto foi o aumento no preço do diesel, cujo acumulado alcançou a marca de 12,6%.

“A variação no preço do combustível é quem mais contribui para a adequação, seguida da redução do número de passageiros que utilizam o transporte público, que apresentou queda de 5,9%, além do aumento no salário dos operadores de transportes, que foi de 6%”, disse.

O Sintur-JP informou que o valor debitado nos cartões Passe Legal continua sendo de R$ 3,30 para créditos inseridos até o dia 21 de janeiro. O valor antigo, nessa condição, será debitado durante 30 dias após a entrada em vigor da nova tarifa.

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) é formado por representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria Executiva do Orçamento Participativo, Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas, Caminhonetes, Escolares e Auxiliares de Condutores na Paraíba (Sindtáxi), Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros e Cargas no Estado da Paraíba, Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbano no Município de João Pessoa (Sintur), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPB), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UNIPÊ) e União Pessoense de Estudantes Secundaristas (Upes).

Informações: Portal Correio
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Sexta sem Carro no Centro Histórico de SP

Com o fechamento de  vias do Centro Histórico da cidade para o trânsito de carros e motos, na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro, das 6h às 18h, pela CET, para a ação “Sexta sem Carro”, que será repetida toda última sexta-feira do mês, a SPTrans reforça as orientações aos usuários sobre as linhas de ônibus disponíveis em vias como o Viaduto do Chá e as ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Confira abaixo as informações sobre a oferta de ônibus na região:

Rua Boa Vista - 10 Linhas

2002/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II - TERM. BANDEIRA
408A/10 - MACHADO DE ASSIS-CARDOSO DE ALMEIDA
4112/10 - STA. MARGARIDA MARIA-PÇA. DA REPÚBLICA
4113/10 - GENTIL DE MOURA-PÇA. DA REPÚBLICA
508L/10 - TERM. PRINC. ISABEL-ACLIMAÇÃO
7411/10 - CID. UNIVERSITÁRIA-PÇA. DA SÉ
8615/10 - PQ. DA LAPA-TERM. PQ. D. PEDRO II
908T/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II-BUTANTÃ
930P/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II-TERM. PINHEIROS

CT01/1 -  CIRCULAR-TURISMO

Rua Líbero Badaró - 13 linhas

2002/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II -TERM. BANDEIRA
408A/10 - MACHADO DE ASSIS-CARDOSO DE ALMEIDA
4112/10 - STA. MARGARIDA MARIA-PÇA. DA REPÚBLICA
4113/10 - GENTIL DE MOURA-PÇA. DA REPÚBLICA
508L/10 - TERM. PRINC. ISABEL-ACLIMAÇÃO
702C/10 - JD. BONFIGLIOLI-METRÔ BELÉM
702U/10 - CID. UNIVERSITÁRIA -TERM. PQ. D. PEDRO II
7411/10 - CID. UNIVERSITÁRIA-PÇA. DA SÉ
8615/10 - PQ. DA LAPA-TERM. PQ. D. PEDRO II
908T/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II-BUTANTÃ
909T/10 - TERM. PINHEIROS-TERM. PQ. D. PEDRO II
930P/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II-TERM. PINHEIROS
CT01/1 - CIRCULAR-TURISMO

Viaduto do Chá - 13 linhas

2002/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II-TERM. BANDEIRA
408A/10 - MACHADO DE ASSIS-CARDOSO DE ALMEIDA
4112/10 - STA. MARGARIDA MARIA-PÇA. DA REPÚBLICA
4113/10 - GENTIL DE MOURA-PÇA. DA REPÚBLICA
508L/10 - TERM. PRINC. ISABEL-ACLIMAÇÃO
702C/10 - JD. BONFIGLIOLI-METRÔ BELÉM
702U/10 - CID. UNIVERSITÁRIA-TERM. PQ. D. PEDRO II
7411/10 - CID. UNIVERSITÁRIA-PÇA. DA SÉ
8615/10 - PQ. DA LAPA-TERM. PQ. D. PEDRO II
908T/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II-BUTANTÃ
909T/10 - TERM. PINHEIROS-TERM. PQ. D. PEDRO II
930P/10 - TERM. PQ. D. PEDRO II-TERM. PINHEIROS

CT01/1 - CIRCULAR-TURISMO

Técnicos da SPTrans estarão acompanhando e monitorando a operação dos ônibus na região. Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Apenas quatro dos 15 trens adquiridos pela Trensurb em 2014 estão em circulação

Apenas quatro dos 15 trens adquiridos pela Trensurb em 2014 estão em circulação. Nos últimos dias, mais duas composições ficaram fora de uso por recorrência de problemas. O cronograma revisado de entrega de todos os trens série 200, proposto pelo Consórcio FrotaPoa, previa a conclusão dos reparos até 16 de outubro do ano passado. No entanto, o prazo foi descumprido pelo fornecedor em duas oportunidades.

Por meio de nota, a Trensurb destacou que, de acordo com os termos do contrato estabelecido com o consórcio, a direção da empresa determinou a aplicação de nova multa contratual correspondente a 2% do valor total do negócio. Já havia sido aplicada uma multa anterior de 1% do total. O valor do contrato é de R$ 243,7 milhões.

A Trensurb também afirmou que “busca as devidas reparações dos prejuízos decorrentes da não circulação dos trens”. Ainda conforme a empresa, está mantida a suspensão de todos os pagamentos.

Na última segunda-feira, representantes da Trensurb estiveram reunidos com dirigentes das empresas Alstom e CAF, que formam o consórcio, para voltar a cobrar uma solução definitiva. Um novo cronograma para a entrega dos trens deve ser apresentado até o final de fevereiro.

Informações: Correio do Povo
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Tarifa de transporte em São Paulo sofreram reajuste em janeiro

As tarifas básicas do Metrô, dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de ônibus na capital paulista ficaram 5,26% mais caras no último dia (7). O valor passou de R$ 3,80 para R$ 4.

Já o reajuste das tarifas integradas dos ônibus municipais com os trens do Metrô e da CPTM será de 2,44% e o Bilhete Único Integrado subirá de R$ 6,80 para R$ 6,96. O Bilhete Mensal custa agora R$ 194,30 ; o valor integrado entre ônibus e trens, R$ 307,00; o Bilhete 24 Horas  R$ 15,30 no caso do uso apenas em ônibus ou R$ 20,50 integrado entre os modais). A tarifa escolar passará de R$ 1,90 para R$ 2.

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos informou que o aumento das tarifas básicas ficou abaixo da inflação acumulada desde a última correção, em janeiro de 2016 (9,25%). O governo paulista argumentou que foram feitos reajustes "para adequar a receita ao custo dos sistemas. Durante o ano de 2017, a tarifa básica se manteve inalterada, graças a um esforço conjunto da prefeitura e do governo do estado, para não impactar no orçamento dos cidadãos que dependem do transporte público”.

O comunicado informa ainda que não haverá mudança no sistema de gratuidades para idosos, estudantes e desempregados. Em 2017, 312 milhões de passageiros foram beneficiados, o equivalente a mais de R$ 2 bilhões.

Veja os novos valores das tarifas:

Tarifa do Metrô: de R$ 3,80 para R$ 4

Tarifa da CPTM: de R$ 3,80 para R$ 4

Tarifa dos ônibus municipais (SPTrans): de R$ 3,80 para R$ 4

Integração ônibus + trens (Metrô/CPTM): de R$ 6,80 para R$ 6,96

Bilhete Diário comum (24 horas): de R$ 15 para R$ 15,30

Bilhete Diário integrado (24 horas): de R$ 20 para R$ 20,50

Bilhete Mensal comum: de R$ 190 para R$ 194,30

Bilhete Mensal integrado: de R$ 300 para R$ 307

Edição: Carolina Pimentel
Informações: Agência Brasil
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Tarifa de ônibus em São Luís aumenta para R$ 3,10

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa o reajuste na tarifa de prestação do serviço de transporte público de São Luís. O valor da passagem das linhas integradas passa de R$ 2,90 para R$ 3,10 e o das não integradas - atualmente de R$ 2,20 e R$ 2,50 - passa a ter preço único de R$ 2,70. Os novos valores tarifários fixados por Decreto Municipal entram em vigor a partir da 0h desta segunda-feira, dia 22 de janeiro de 2018.

Segundo a SMTT o reajuste tarifário atende às regras do contrato de concessão do serviço. O último reajuste concedido às empresas que operam o sistema de transporte público da capital maranhense tinha ocorrido em março de 2016, há quase dois anos.

Informações: Imirirante
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Passagem de ônibus sobe para R$ 4 na Grande Goiânia

Reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) decidiu, na tarde desta segunda-feira (22), aumentar o valor da passagem de ônibus na Grande Goiânia de R$ 3,70 para R$ 4. A nova tarifa começa a vigorar em 48 horas, ou seja, já na próxima quarta-feira (24).

Inicialamente, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) apresentou um estudo pleiteando reajuste para R$ 4,05. O documento havia sido analisado e teve o respaldo da Agência Goiana de Regulação (AGR). Segundo a CMTC, o cálculo do aumento foi feito com base no preço dos custos do transporte e um dos fatores que mais pesou foi o valor do combustível.

O prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), sugeriu arredondar o valor para R$ 4 por "praticidade" e teve aprovação da maioria dos membros. Ele defendeu ainda a criação de mais linhas na região metropolitana e disse que o aumento na passagem não é suficiente para melhorar a qualidade do transporte.

"Arredonda o valor para R$4, sejamos práticos. Não é esse reajuste que vai resolver, temos que nos debruçar diante da questão do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia. Queremos criar linhas de todos os bairros que passem pelo centro e voltem. Que atendam a toda a população", afirmou.

Outras medidas
Ainda durante reunião da CDTC, Marlúcio defendeu que os pontos de ônibus sejam terceirizados para que empresas fiquem responsáveis pelas estruturas. Ainda segundo ele, seria necessária nova licitação para resolver os problemas do transporte coletivo.

"O aumento do salário mínimo da população foi de 1,81%. O que é proposto aqui é 9,6%. Meu voto é contra. Precisamos investir primeiro para cobrar da população. Vamos resolver esses problemas com uma licitação séria e transparente para empresas assumirem", acrescentou.

A proposta de que os pontos de ônibus sejam administrados por empresas foi apoiada pelo presidente da CMTC, Fernando Meireles. "Os municípios não integravam a CMTC. Hoje atendemos 19 municípios e não ajudam em nada com estrutura", pontuou.

O vereador Clécio Alves apresentou duas propostas no intuito de evitar o aumento das tarifas. Segundo ele, a qualidade do transporte coletivo na capital não justifica o preço, que deveria ser diminuído e não aumentado.

"O primeiro seria que os terminais hoje passassem a ser geridos pelas prefeituras da região metropolitana de acordo com suas proporcionalidades. Segunda sugestão é terceirização dos terminais. Só com isso vamos tirar essa responsabilidade desse encargo", sugeriu.

A proposta de que os municípios da região metropolitana assumam os terminais não foi aprovado. Já a terceirização foi apoiada pelos demais membros da reunião e será feito estudo de caso da ideia.

Informações: G1
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Em Salvador, Integração ônibus-metrô é alvo de críticas após extinção de itinerários

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O redesenho das linhas de ônibus de Salvador e da Região Metropolitana, promovido para incentivar a integração entre os sistemas rodoviário e metroviário, tem sido alvo de críticas de uma parcela dos passageiros.

Até a última sexta-feira, 10, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), 100 linhas já haviam passado pelo processo de reestruturação e outras 55 ainda seriam afetadas.

Resultado de uma longa negociação, que envolveu o governo do estado, a prefeitura de Salvador, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), empresários de ônibus e a concessionária do metrô, as mudanças causaram a limitação dos percursos a algumas estações de transbordo do metrô, obrigando os usuários a utilizarem o modal sobre trilho para chegar ao destino.

Para boa parte deles, entretanto, a integração aumentou o tempo de viagens. De acordo com a Semob e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), os itinerários não foram extintos, mas seccionados (veja matéria abaixo).

"Antes, o metrô era uma opção a mais para eu ir trabalhar e não a única, como é agora. Somos obrigados a fazer a integração, e isso não é justo", avalia, por exemplo, a professora Jaiaci Lopes, 50, que todos os dias sai de Vida Nova, em Lauro de Freitas, para o bairro da Barra.

Para isso, atualmente, ela precisa pegar quatro modais, dentro da integração, até chegar ao destino final. O percurso, lista, inclui um ônibus até a Estação Mussurunga, um metrô até o Acesso Norte, outro metrô até a Lapa e um segundo ônibus, até o bairro da orla marítima de Salvador.

"São quase duas horas até chegar. Antes, contando com o engarrafamento e tudo, eu levava metade disso e descia já próximo do trabalho", lembra Jaiaci.

O mesmo acontece com a operadora de caixa Aline Barbosa, 31, que, por causa d baldeação, reclama do "cansaço" após o final do expediente. Ela, que também sai de Vida Nova, diz que teve um acréscimo de 40 minutos no tempo de viagem até o Cabula, onde trabalha.

Além disso, Aline cita a demora dos ônibus como problema da integração: "Na volta pra casa, quando chego em Mussurunga, o buzu (sic), demora muito. A integração piorou tudo".

Problemas na capital

Em Salvador, relatos ouvidos por A TARDE também dão conta de problemas após as linhas serem seccionadas – ou seja, terem seus percursos limitados às estações Retiro, Mussurunga, Pirajá, Lapa e Pituaçu.

Moradores do Vale dos Lagos, por exemplo, reclamam da extinção da linha Comércio R2, que saía do bairro e servia até para os passageiros que iam para a orla.

Agora, quem quiser ir até Amaralina, Pituba e bairros próximos precisa fazer a integração em Pituaçu – o que é criticado principalmente por quem tem dificuldade de locomoção.

"Se for pegar o metrô, faço uma série de baldeações e depois ainda preciso pegar um ônibus para chegar ao trabalho", contou um idoso de 69 anos, que não quis ser identificado.

A estudante Natália Santana*, 22, também relata problemas com a integração. Por causa da obrigatoriedade de pegar o metrô, o tempo de viagem aumentou 30 minutos entre Lauro e a Federação. De noite, quando tem outros compromissos em Salvador, ela conta que também é "forçada" a fazer duas baldeações – o que "não é vantagem", avalia.

Outro lado

Veja onze linhas que ainda serão criadas
1424 -Estação Pirajá / Fazenda Grande 4/3/2

1366 -Estação Pirajá / Castelo Branco

1147 -Tancredo Neves / Arvoredo-Imbuí

1334 -Vale dos Lagos / Terminal Pituaçu

0309 - São Caetano / Terminal Retiro

1518 - Conjunto Pirajá / Campo Grande

1641 - Alto do Cabrito / Lapa

1642 - B. V. Lobato / Lapa

1646 - Periperi / Comércio

1367 - P da Lima / E. Pirajá

1072 - P. do Flamengo / Terminal de Pituaçu

Procurada, a Semob afirmou que, no caso de Vale dos Lagos, a extinção do itinerário se deu porque a linha Vale dos Largos - Comércio R2 tinha um intervalo de 165 minutos entre um ônibus e outro.

Com a "reestruturação", entretanto, "o atendimento foi mantido para o Terminal de Pituaçu, com a saída a cada 30 minutos", disse a pasta, em comunicado.

Como opção para os passageiros nesse caso, a Semob listou, na nota, as linhas Pau da Lima-Nordeste e Estação Mussurunga-Barra 2, que, de acordo com o órgão, têm intervalo de cinco minutos.

Já a CCR Metrô Bahia informou que cerca de 425 mil pessoas passam diariamente pelo modal. Isso se dá, conforme a empresa, por causa da integração, que já atinge 100% dos coletivos.

Informações: A Tarde
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Primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil circulará em SP

domingo, 16 de julho de 2017

A Prefeitura de São Paulo apresentou hoje (14) um ônibus elétrico, alimentado por baterias, com capacidade para transportar 84 passageiros e com até 300 quilômetros de autonomia. O veículo foi totalmente construído no Brasil. As baterias são de fosfato de ferro e levam de quatro a cinco horas para serem carregadas. A linha em que o ônibus circulará ainda não foi definida e a previsão é a de que o veículo entre em operação até o dia 31 de julho, após passar por fiscalizações feitas pela SPTrans (São Paulo Transporte - empresa que faz a gestão do transporte público na capital paulista).

O ônibus têm ainda motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, integrados por meio de uma rede de controle. Esse mecanismo faz com que, em aceleração, o sistema consuma energia das baterias tradicionais e nos momentos de frenagem o sistema de tração transforme a energia dessas baterias em energia elétrica, que fica armazenada nas mesmas baterias.

O chassi é feito pela empresa chinesa BYD, que instalou uma fábrica em Campinas (SP) há dois anos em meio. A carroceria é da Caio, que também funciona no interior de São Paulo. A capacidade de produção anual da BYD é de 400 carros por ano.

Segundo o prefeito de São Paulo, João Doria, a implantação dos ônibus elétricos está dentro do plano de governo da prefeitura de promover a redução de emissões poluentes. “Esse modelo emissão zero e baixo nível de ruido, também é equipado com ar-condicionado. O modelo atende ainda a todas as exigências de acessibilidade como piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de rodas, wi-fi e tomadas USB”, disse Doria.

Segundo o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Sérgio Avelleda, o veículo é o que há de mais moderno em termos de ônibus elétricos em operação em outros países, como os Estados Unidos e a China. “Isso faz parte do plano de governo apresentado para a transformação do nosso sistema de ônibus. Na licitação, já anunciamos, vamos contribuir para que ao longo do próximo contrato, as empresas reduzam paulatinamente as emissões que provocam doenças respiratórias, envelhecimento precoce e um clima global indesejável”, disse.

A prefeitura pretende discutir com a Câmara Municipal a alteração da legislação vigente para a adequação do sistema de ônibus para veículos classificados pelo secretário como mais saudáveis. “Quero ressaltar que estamos estudando trocar os 60 ônibus a diesel para elétricos e instalar placas foto voltaicas na garagem para que durante o dia o sol gere energia elétrica que vai alimentar os ônibus que vão circular pela cidade de São Paulo”.

Informações: RIC MAIS
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Grande Recife: Terminal Integrado Cavaleiro passa a operar no sistema temporal

A integração temporal será ampliada a mais usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) a partir deste sábado (15). O Grande Recife, em conjunto com a CBTU, modificará a operação do Terminal Integrado Cavaleiro e trará mais benefícios aos usuários que desejam integrar fora do Terminal. 

Com a mudança, os 4,5 mil usuários que circulam pelo TI Cavaleiro irão catracar exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador, Estudante, Livre Acesso ou Comum, seja nos ônibus ou no metrô. O embarque nas seis linhas operadas no Terminal, atualmente realizado pelas portas traseiras e do meio dos veículos, será obrigatoriamente pela porta dianteira dos ônibus, ou seja, com o usuário passando o VEM no validador e girando a catraca, mas sem que seja debitada uma nova tarifa no segundo embarque.

Além disso, as seis linhas realizarão integração temporal com outras 15, ou seja, além dos passageiros do TI Cavaleiro que podem realizar integração temporal com o metrô, os usuários que utilizam essas seis linhas em outros locais também terão acesso ao benefício, tanto para integrar com o metrô como com as 15 outras linhas. A mudança será testada e, caso seja bem sucedida, poderá ser ampliada para outros Terminais Integrados.

A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais ou duas linhas de ônibus pagando apenas uma passagem, dentro do intervalo de 2 horas, mediante uso do VEM. 

Os usuários que saem do metrô e têm como intenção uma das seis linhas do Terminal e os que desembarcam de uma dessas linhas e querem seguir para o metrô deverão usar o VEM para realizar a integração. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão VEM; logo, usuários que pagarem a passagem em dinheiro não terão como realizar a integração sem o pagamento de uma nova tarifa.

Para comunicar os usuários das mudanças, o Grande Recife se reuniu com as comunidades Bairro do Socorro, Quitandinha Nova Esperança, Vila Dois Carneiros, Alto do Vento, Zumbi do Pacheco e Alto Dois Carneiros e os respectivos líderes comunitários, que receberam gratuitamente 20 cartões VEM Comum, para serem repassados aos usuários. Além disso, 1 mil cartões serão distribuídos pelos cobradores das linhas que atendem ao Terminal. O Consórcio também reforçou a divulgação da mudança através de cartazes e folders, compartilhados nas seis linhas, no Terminal e no metrô.

Linhas que atendem o Terminal Integrado Cavaleiro:

149 – Zumbi do Pacheco/TI Cavaleiro

220 – TI Jaboatão/TI Cavaleiro

244 – Alto do Vento/TI Cavaleiro

245 – Dois Carneiros/TI Cavaleiro

255 – Quitandinha/TI Cavaleiro

256 – Loteamento Nova Esperança/TI Cavaleiro

Linhas que realizarão integração temporal com as linhas do TI Cavaleiro:

021 – TI Joana Bezerra/Shopping RioMar

101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

102 – Ibura/TI Santa Luzia

104 – Circular (Imip)

106 – Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia

107 – Circular (Cabugá/Prefeitura)

108 – Barro/Ceasa

116 – Circular (Príncipe)

117 – Circular (Prefeitura/Cabugá)

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)

204 – Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia

206 – TI Barro/TI Prazeres

207 – Barro/Macaxeira (BR-101)

216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco

914 – PE-15/Afogados

Informações: GRCT
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