Trolebus em SP
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Campo Grande: Prefeitura vai criar corredores para o transporte coletivo
sábado, 7 de agosto de 2010Postado por Meu Transporte às 22:49 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
João Pessoa: Epitácio vai receber via exclusiva para ônibus
Postado por Meu Transporte às 22:42 0 comentários
Marcadores: Paraíba
São Paulo: Corredor da EMTU poderá ser utilizado por ônibus municipais
O tráfego de veículos do transporte municipal será integrado aos da EMTU, a exemplo do que ocorre no corredor Diadema - São Paulo. Com as obras do terminal Cecap em andamento, a empresa irá investir aproximadamente R$ 6,6 milhões para concluir o corredor metropolitano Guarulhos - São Paulo. A entrega está prevista para dezembro deste ano.
A estatal, por meio de assessoria de imprensa, informa que o cronograma das obras para conclusão não sofrerá atrasos e que a construção do trecho que liga os terminais localizados no Parque Cecap está em licitação com extensão de 3 km.
Ainda destaca que as obras no terminal Cecap são para melhorar a malha viária com o propósito de qualificar o sistema de transporte e garantir agilidade. Dentro do orçamento previsto para concluir as obras está inclusa a cobertura do novo espaço reinvidicado pelos feirantes da Central de Abastecimento Doutor Horácio de Almeida.
Postado por Meu Transporte às 22:34 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Rio de Janeiro: Região da estação de metrô Cidade Nova será urbanizada
A nova estação deve ser inaugurada em outubro, quando todo o complexo estiver pronto, em perfeita condição de funcionamento e atendimento ao público. Ela já está sendo preparada para permitir a futura ligação com a Rodoviária Novo Rio e com a Estação da Leopoldina, possível terminal do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo.
A passarela que liga a Prefeitura à nova estação teve sua obra prolongada a pedido da prefeitura, a fim de reduzir o impacto no trânsito da Avenida Presidente Vargas, que precisaria ser interditada em vários horários para a instalação de cinco elevadores de acesso para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção. Com o novo cronograma, as interdições na via acontecerão na maioria das vezes de madrugada, sem prejudicar o tráfego de carros e ônibus durante o dia.
Postado por Meu Transporte às 00:31 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Fortaleza: Frota de ônibus circulou normalmente
Sindiônibus diz que não há motivos para paralisaçõesO Sindicato das Empresas de Ônibus no Ceará (Sindiônibus) manifestou-se, por meio de nota, lamentando as paralisações registradas nos últimos dias nos terminais de integração da Capital. O sindicato patronal diz que “não reconhece motivação válida para as paralisações”.
Postado por Meu Transporte às 00:26 0 comentários
Marcadores: Ceára
Salvador: Transporte coletivo é ineficiente, causando crescimento da frota de veículos
E qual o resultado disso? Frequentes engarrafamentos que dificultam cada vez mais o ir e vir, estresse, desrespeito às regras de trânsito, aumento do número de acidentes, de atropelamentos e, principalmente, falta de lugar para estacionar. É tanto carro, que, para ganhar um troco a mais, guardadores e flanelinhas reservam vagas com caixotes e cones para seus clientes mais ‘gentis’. Um martírio para milhares de motoristas que ficam quinze, trinta, até uma hora ou mais a procura por uma vaga em diversas localidades da boa terra.
Postado por Meu Transporte às 00:18 0 comentários
Marcadores: Bahia
O trem-bala e prioridades nacionais
Esse tipo de veículo opera, atualmente, na Alemanha, China, Coréia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão, Portugal etc. É oportuno salientar que o conceito de trem de "alta velocidade varia de país para país, oscilando entre os 160 km/h aos 300 km/h.
Os denominados caminhos de ferro foram a primeira experiência de transporte de massas, com plena hegemonia até surgir o automóvel no início do século XX, utilizado, obviamente no transporte terrestre.
Após o fim da II Guerra Mundial, o preço barato do petróleo, associado às mudanças tecnológicas dos sucedâneos do automóvel, na aviação e na construção de boas estradas, reduziu a plano secundário o transporte ferroviário de antiga e longa tradição no Brasil.
Os sucessivos governos nacionais construíram extensas rodovias, ligando um país continental como o nosso por razões expostas acima e pela opção de fortalecer a indústria automobilística que nasciam com o presidente Juscelino Kubitschek, prevalecendo até os dias atuais em detrimento do transporte ferroviário.
Recentemente, anunciou-se que o Brasil terá um "trem-bala", em futuro próximo, semelhante aos existentes em outras nações, fazendo a ligação do Rio de Janeiro com São Paulo. Em décadas passadas, funcionou entre ambas as cidades mencionadas um trem noturno convencional, dotado de cabines individuais e para duas pessoas, chamado, em termos leves, de "expresso dos covardes", pois grande parte dos viajantes assim o fazia por temor aos aviões. Não houve êxito na tentativa empreendida, encerrando-se suas atividades há poucos anos.
A questão que levantamos nestas linhas é o custo financeiro estratosférico para a implantação do "trem-bala", estimado em R$ 33 bilhões, bancado, provavelmente, com dinheiro público de difícil retorno à União, pois, ao que tudo parece indicar, a iniciativa privada não participaria do elevado investimento.
E, por fim, indagaríamos se os recursos a serem aplicados nesse moderno veículo não deveriam ser dirigidos para outras prioridades, a exemplo da Transnordestina, da transposição das águas do São Francisco, na conservação, construção e melhoria das rodovias federais e estaduais, só para nos atermos a esses exemplos num país com tantas carências e problemas em outras setores que dependem de soluções governamentais?
Postado por Meu Transporte às 00:08 0 comentários
Marcadores: Trem Bala
Rio Claro: Terminal de ônibus ganha novas placas de sinalização
Postado por Meu Transporte às 00:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo