Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Metrô do Distrito Federal transportará mais passageiros

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A construção de cinco estações e de 7,5km de linhas do metrô aumentará em 30 mil passageiros a capacidade de transporte do sistema, além de possibilitar a retirada de aproximadamente 8,8 mil carros das ruas nos horários de pico, segundo cálculos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Com essa ampliação, a quantidade de usuários do sistema subirá de 160 mil para cerca de 190 mil passageiros por dia.

A iniciativa também reduzirá o intervalo de tempo entre a passagem dos trens. O período de espera em horários de pico, que hoje é de quase quatro minutos, passará a ser de dois minutos e quarenta e cinco segundos. Isso será possível com a modernização do sistema da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. As obras contarão com recursos do PAC da Mobilidade Urbana. Os projetos básico e executivo também preveem investimento em tecnologia.

A empresa responsável pela concepção dos projetos será a Engevix, selecionada em licitação. O resultado da concorrência pública foi divulgado na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do DF. O projeto, que receberá R$ 17 milhões em recursos do Metrô-DF, deverá ser concluído no início de 2013. Já o início da construção está previsto para o final de 2013, com previsão de entrega em 2015.

Para a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, o transporte metroviário é um dos meios mais indicados para melhorar o trânsito do DF. “A mobilidade está diretamente associada à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades. E o metrô é um veículo viável, eficiente, seguro e não poluente”, destacou.

Crescimento – A expansão do Metrô abrangerá duas novas estações e mais 2,5km de linha em Ceilândia, dois novos terminais e 4km de trilhos em Samambaia, além da primeira estação da Asa Norte, com 1km de via, até a altura do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

“Vamos atender uma demanda reprimida nos locais com maior fluxo de pessoas”, explicou Ivelise Longhi. “Além de garantir o direito de ir e vir, o metrô é um indutor de crescimento, pois valoriza as áreas por onde passa”, acrescentou a presidente do Metrô-DF.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960