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No Rio, Inflação pesará na passagem de ônibus e tarifa deve chegar a R$ 3,70

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A aceleração da inflação em 2015 deve resultar em um forte aumento das passagens de ônibus do Rio. Se a fórmula dos contratos de concessão do transporte for realmente usada para definir o percentual do reajuste, previsto para janeiro, a tarifa básica dos coletivos municipais deverá passar dos atuais R$ 3,40 para R$ 3,70 nos primeiros dias de 2016.

Com o índice de inflação INPC acumulado em 12 meses, até novembro, de 10,97%, divulgado ontem pelo IBGE, a fórmula contratual aponta para um reajuste de 8,33%, acima dos 6,23% do ano passado. Entretanto, como em dezembro de 2014, além dos 6,23% previstos no contrato, que dariam tarifa de R$ 3,18, a prefeitura incluiu mais R$ 0,13, para cobrir o custo de gratuidades, e R$ 0,06, para a instalação de ar-condicionado nos coletivos. Com isso, a passagem acabou passando de R$ 3,00 para R$ 3,40 (alta de 13,3%), em janeiro.

Perguntada se, para o reajuste de 2016, estuda incluir acréscimo ou redução de algum valor sobre o percentual definido pela fórmula, a Secretaria Municipal de Transportes informou que “não há definição sobre a tarifa de ônibus até o momento”. 

Para o especialista em mobilidade urbana da Uerj Alexandre Rojas, ainda é cedo para que eventuais reduções de custos das empresas, com a retirada dos ônibus das ruas proporcionada pelo projeto em curso de reestruturação das linhas, tenham impacto neste reajuste. Ele avalia, no entanto, que a prefeitura deveria transferir parte desses ganhos para o passageiro a partir do ano que vem. “Deveria aferir qual foi a efetiva redução de custos e estipular novos investimentos ou reduzir a tarifa”, disse ele, que calculou o aumento pela fórmula contratual, a pedido do DIA.

Já Aurélio Murta, especialista em Sistemas de Transporte da UFF, ressalta que a tarifa deveria ser discutida além da simples fórmula, que mede a variação de preços de mão de obra, ônibus, pneus e diesel. “Minha avaliação é que os governos deveriam discutir redução dos impostos que atingem o custo das empresas de transporte para evitar a alta de tarifas de um serviço tão essencial. Para isso, é preciso mudança na legislação, mas tem de ser feito”, avalia Murta.

Técnicos que acompanham as definições sobre o valor da passagem dizem que a prefeitura pode também decidir por uma revisão extraordinária das tarifas, alterando o valor da passagem após analisar as planilhas de custos dos consórcios.

Novas mudanças neste sábado

A última etapa das mudanças nos ônibus deste ano está prevista para este sábado. Serão eliminados seis itinerários, que serão substituídos por duas grandes linhas circulares, que praticamente darão a volta por toda a Zona Sul.

A Circular 1 (Leblon - Cosme Velho) passará por Ipanema, Copacabana, Urca, Largo do Machado, Laranjeiras, Cosme Velho, Rebouças e Gávea. Já a Circular 2 (Leblon - Urca) fará o trajeto no sentido inverso, passando por Jardim Botânico, Rebouças, Laranjeiras, Urca, Copacabana, Ipanema e Leblon.

No mesmo dia, serão eliminadas as linhas: 511, 512, 569, 570, 573 e 574. Já a 513 terá seu trajeto prolongado até o Humaitá. Desde o início das mudanças, em outubro, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro. O objetivo é reduzir em até 35% o número de coletivos que cruzam a Zona Sul, acabando com as linhas sobrepostas e melhorando o trânsito.

Por Claudio Souza
Informações: O Dia
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EPTC planeja faixa preferencial para ônibus na Bento Gonçalves

Porto Alegre terá um novo corredor de ônibus a partir de quarta-feira (16). A faixa ficará localizada na avenida Bento Gonçalves, com início na divisa com Viamão até a estrada João de Oliveira Remião.

O horário de operação será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, somente no sentido bairro-Centro da avenida. As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego.

O corredor será implantado à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor da Bento Gonçalves há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã.

“Com o novo corredor, nossa ideia é priorizar o transporte coletivo, como já fizemos com sucesso no eixo da Cavalhada. Lá, a redução média nos tempos de viagem dos passageiros foi de 15 minutos. É isso que buscamos na Bento”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Informações: Jornal do Comércio
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Em Fortaleza, Faixa exclusiva aumentou em 41% a velocidade dos ônibus, afirma Etufor

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) registrou um aumento de 41,63% na velocidade dos ônibus que utilizam a faixa exclusiva da avenida Padre Valdevino.

A velocidade média na avenida em um dia útil no horário de pico da manhã (entre 6h30min e 8h) era de 12,49km/h antes da implantação da faixa — realizada em 30 de novembro. Na segunda-feira, 7, a Etufor registrou que os ônibus possuíam velocidade média de 17,69km/h.

A faixa exclusiva de ônibus na Padre Valdevino tem 3,2km de extensão, começando na av. Virgílio Távora, no bairro Aldeota, e terminando na av. Dom Manuel, no Centro. De acordo com a Etufor, 60 mil passageiros de nove linhas de ônibus são beneficiados, por dia, pela faixa. Veículos particulares possuem um corredor alternativo, composto pelas vias Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido, a partir da R. Monsenhor Catão até a Av. Aguanambi.

Na segunda-feira, 7, a Autarquia Municipal de Transito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) iniciou fiscalização para assegurar a exclusividade nas faixas aos coletivos .

Por Chico Alencar
Informações: O Povo Online
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Máquina de autoatendimento do Salvador Card é instalada dentro da Uneb

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A partir de agora, os estudantes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), campus do Cabula, passam a contar com uma máquina de autoatendimento do Salvador Card dentro da instituição de ensino. O equipamento foi instalado nesta quarta-feira (9) e estará disponível para uso a partir desta quinta-feira (10).
Foto: Bruno Concha/Agecom
A iniciativa faz parte de ações da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes (Setps), para estimular e agilizar o uso do transporte coletivo. Esta é a 33ª máquina de autoatendimento disponibilizada para facilitar a recarga dos cartões que dão acesso ao transporte público municipal.

O único local que ainda falta ser contemplado nesta primeira etapa do cronograma de instalações é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde o equipamento deverá ser instalado após autorização da instituição.

Os demais pontos onde as máquinas estão disponíveis são a Estação da Lapa (com 8 equipamentos), Iguatemi (5), Comércio (5), Cajazeiras (3), Periperi (1), Prefeitura-Bairro do Subúrbio (2), Prefeitura-Bairro do Centro (2), Prefeitura-Bairro de Pau da Lima (1), Prefeitura-Bairro do Cabula (1), Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa (1), Universidade Unijorge (1), Universidade Católica do Salvador (Ucsal) no campus de Pituaçu (1) e Faculdade Área 1, campus Paralela (1).

As máquinas de autoatendimento do Salvador Card permitem a recarga dos cartões de estudantes, assim como do Bilhete Avulso, sem precisar pegar filas ou se deslocar para algum dos postos fixos do Setps. O pagamento pode ser feito com notas de R$ 5, R$ 10, R$ 20 ou R$ 50 e deve ser colocado o valor exato da recarga, pois o equipamento não gera troco.

Informações: Correio 24 Horas
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Ilhabela terá ônibus com tarifa a R$ 1,00 até 17 de janeiro

A tarifa do transporte público de Ilhabela será de R$ 1,00 para quem utiliza o “Bilhete Único” entre os dias 10 dezembro e 17 de janeiro. Isto já ocorre aos domingos e feriados e valerá excepcionalmente neste período, conforme decreto assinado pelo prefeito Toninho Colucci. “A ideia é incentivar o uso do transporte coletivo no período em que a cidade está cheia”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

A medida também abrange os dias do shows do Vem Verão, que começam nesta quinta (10/12) e prosseguem até o domingo (13/12), na Barra Velha, bem como Natal e Réveillon.

A tarifa é subsidiada pela Prefeitura de Ilhabela. Assim, os usuários que utilizam o “Bilhete Único”, que dá direito à integração entre linhas, pagarão R$ 1 durante um pouco mais de um mês. Para quem paga em dinheiro o valor é da tarifa cheia (R$ 3,40).

O sistema de bilhetagem eletrônica é similar ao adotado pelas empresas de transporte de São Paulo (capital), Brasília e também de países como Argentina e Colômbia. O sistema facilita o embarque, descomplicando a vida dos passageiros que não precisam mais aguardar pelo troco antes de passar pela catraca. A medida facilita a locomoção de moradores e turistas, via transporte público, durante as festas de fim de ano e período de férias escolares.

Informações: Portal R3
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CBTU assegura recursos para projetos de trens urbanos em Recife, Belo Horizonte, Maceió, Natal e João Pessoa

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) assegurou recursos para dar continuidade aos seus projetos para o ano de 2016, que consistem nas obras de expansão e modernização dos sistemas que operam em Recife e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB).

A informação foi dada pelo diretor-presidente da empresa, Marco Fireman, que se reuniu esta semana no Ministério do Planejamento, em Brasília, com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz. A CBTU é vinculada ao Ministério das Cidades e tem sede no Rio de Janeiro

Em Maceió, a CBTU tem dois projetos de expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vão custar R$ 110 milhões. O primeiro é o ramal que sai da estação central e vai até o bairro de Jaraguá, onde fica localizado o cais do porto. Toda a via, de 2,4 km de extensão, receberá novos trilhos e dormentes e a sinalização ficará a cargo da prefeitura da capital alagoana, numa parceria com a CBTU.

Os recursos aplicados nessa expansão ficarão em torno de R$ 4,2 milhões de reais, incluindo a aquisição de materiais de via necessários. O segundo projeto é a expansão do VLT até o Shopping Maceió, com 3,7 km de extensão, no qual serão investidos cerca de R$ 104 milhões

Também foram assegurados recursos em torno de R$ 80 milhões para a modernização dos sistemas de Natal, João Pessoa, Maceió e da linha sul diesel de Recife. Segundo a CBTU, esses recursos serão aplicados na conclusão dos projetos executivos, na continuidade dos serviços de melhoria da via permanente, com troca de dormentes e trilhos, e na recuperação e construção de novas estações, além da conclusão da duplicação da linha sul diesel de Recife.

Durante o encontro, a CBTU solicitou ainda recursos adicionais para investimentos considerados prioritários, mas ainda não contemplados no PAC da Mobilidade. São R$ 180 milhões para o metrô do Recife e R$ 1,5 bilhão para o metrô de Belo Horizonte, a serem destinados à linha 1 e à construção da linha 2, no trecho Calafate a Barreiro.

No encontro, o presidente da empresa vinculada ao Ministério das Cidades e que tem sede no Rio de Janeiro esteve acompanhado do diretor técnico Sergio Sessim e do assessor da presidência Flávio Mota. “A CBTU fez uma brilhante apresentação sobre os investimentos realizados no âmbito do PAC, garantindo recursos para continuidade dos nossos projetos no ano de 2016”.

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