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Novos trens do Rio já têm nome: "Dragão Chinês"

quarta-feira, 2 de junho de 2010


Se em 2011 você se deparar com uma composição com vagões refrigerados, bancos acolchoados, bagageiros e TVs de LCD na Central do Brasil, e achar que entrou no metrô, não se engane. Em março do próximo ano, chegará ao Rio o primeiro dos 30 trens comprados na China pelo governo estadual.

O Dragão Chinês, como já é chamado, promete fazer os 538 mil passageiros da SuperVia deixarem de soltar fogo pelas ventas em viagens desconfortáveis e no calor. Trazidos por US$ 165 milhões, os dragões desembarcarão no Rio com um nível tecnológico e de conforto inédito até no metrô.

Ao pôr os pés no vagão, os usuários encontrarão 54 assentos de fibra com tecido sintético e individualizados com vincos, para não haver aquele roça-roça de pernas. Oito deles serão reservados para idosos, gestantes e portadores de deficiência. Além disso, haverá quatro TVs que exibirão noticiário, mensagens de campanhas institucionais e até os gols da rodada.

— Vai ter gente achando que entrou no metrô por engano — brinca o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues. Cada vagão terá seis bagageiros para mochilas, sacolas e penduricalhos. Para tornar a viagem mais tranquila, os vagões terão som ambiente. Assim como os modelos sul-coreanos, os chineses também oferecem ar-condicionado. Mas serão mais gelados ainda, a 23ºC.

Com isso, a frota da SuperVia passará a ter 68 trens refrigerados. Hoje, a China Machinery Company monta os trens de alta velocidade da Alemanha e produz os modelos urbanos que circulam no Irã, no Paquistão e na Guiana Francesa. Agora, os asiáticos querem ampliar seus negócios para um mercado de economia emergente e aportam no Brasil.

Fonte: Extra online
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Em Natal, Motoristas paralisam ônibus por 2 horas e ameaçam entrar em greve


As linhas de ônibus da empresa Guanabara foram paralisadas na manhã desta quarta-feira (2) durante duas horas. O motivo foi a protesto dos motoristas de ônibus, que reivindicam aumento salarial de 15% e unificação do vale alimentação para o valor de R$ 300.

Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus, Maria da Paz, o movimento foi organizado para chamar atenção das autoridades quanto às melhorias salariais. “Paramos a Guanabara por duas horas para tentar negociar. Não estamos atingindo o valor do salário desejado e, por isso, estamos querendo negociar”, afirma.

Para isso, o Sindicato vai fazer uma assembleia na sede hoje pela manhã, reunindo funcionários de todas as empresas do setor, para debater e definir os próximos passos da campanha salarial, que pode incluir a realização de greve.Hoje à tarde, às 14h, a categoria tem audiência de conciliação marcada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com o vice-presidente do Tribunal, Ronaldo Medeiros.

Os ônibus já voltaram ao normal e estão atendendo às linhas de passageiros no horário previsto. Natal hoje conta com mais de 4 mil motoristas de ônibus trabalhando em sete empresas privadas.

Fonte: Nominuto.com
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Cadeirantes sofrem com rampas defeituosas nos ônibus de Uberaba


Cadeirante e ativista Israel Garcez revelou ontem que os problemas relacionados à acessibilidade em Uberaba sofrem influência de vários fatores. Primeiro, por conta de problemas na malha viária da cidade, que acarretam defeitos no ônibus que circulam no município. No segundo caso, porque nem todos os carros são adaptados, e alguns veículos que possuem a adaptação apresentam defeito nas rampas.
“Nós tivemos uma audiência com representantes da empresa Líder, que se comprometeram a arrumar, mas os motoristas levaram para o lado pessoal e não param o ônibus para a gente”, contou Israel.
Morador do bairro Abadia, o cadeirante Rogério da Silva Batista frequenta aulas na Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), e segundo ele, já encarou diversos obstáculos relacionados à inacessibilidade do transporte. “Precisei ir ao médico, mas perdi a consulta porque o ônibus estava com a rampa quebrada e o outro demorou a passar. Acho que essa questão poderia ser mais bem administrada e a sociedade precisa nos ver com bons olhos”, ressaltou.
O diretor de Operações e Fiscalização do Transporte Coletivo de Uberaba, Claudinei Nunes, informou que o número de 11 ônibus adaptados saltou para 98 ônibus. Mas o departamento ainda enfrenta entraves, principalmente no que diz respeito à manutenção. “Tivemos problemas de manutenção nas plataformas, mas as empresas conseguiram o serviço com fornecedor. Nós temos cobrado e notificado as empresas”, explicou.
Ainda de acordo com ele, até o fim do ano novos carros serão adaptados. “A gente já sente melhora, mas apesar disso, o sistema está a quem do que planejamos, já que a frota não está 100% adaptada”, concluiu.

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Mobilidade Urbana: Belo Horizonte X Curitiba


Para o especialista em trânsito Paulo Tarso Resende, da Fundação Dom Cabral, a diferença exorbitante entre Belo Horizonte e Curitiba – já que as duas possuem praticamente a mesma população e frota de veículos – é explicada pela falta de planejamento. “Curitiba teve, ainda na década de 1970, estratégias urbanas que levaram em consideração o transporte público. Já Belo Horizonte, até a década de 1990, praticamente não pensou no trânsito. Hoje, a capital do Paraná é referência em transporte coletivo. Como aqui isso não acontece, as pessoas preferem andar em seus carros particulares”, analisa Paulo Tarso Resende.

Ainda conforme Paulo Tarso, Belo Horizonte se aproxima cada vez mais do caos no trânsito existente em São Paulo. Segundo ele, a quantidade de vagas rotativas na capital paulista é escassa e, por isso, o número de estacionamentos particulares é enorme. “BH já possui muitos deles (estacionamentos privados) e a tendência é que aumentem ainda mais. Essa é a mais uma prova de que somente investimentos no transporte coletivo podem aliviar o transito”.

O gerente de Coordenação de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, Marcelo Cintra, avalia que os estacionamentos rotativos não podem e não vão resolver o problema do trânsito na capital. Segundo ele, a prefeitura tem feito estudos constantes para melhorar a qualidade do transporte coletivo.

Fonte: Hoje em Dia
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Curitiba: Passageiros aprovam bilhetagem por tempo


Após dois meses de implantação, o sistema de bilhetagem temporária entre a linha de ônibus Vila Velha/Buriti e a estação-tubo Santa Quitéria é visto como um sucesso pela Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade, e por moradores da região. Com o novo sistema, a população tem 60 minutos para descer da linha Vila Velha/Buriti e embarcar no tubo Santa Quitéria, deixando de pagar nova passagem para usar a Rede Integrada de Transportes (RIT). No Santa Qui­­té­­ria, a falta de espaço físico da região inviabiliza a construção de um terminal, obrigando a Urbs a adotar um procedimento diferente.

Tecnicamente conhecido como integração temporal matricial, feita por cartão, com tempo determinado e localizada, o sistema é usado cerca de 500 vezes por dia, atingindo a demanda esperada pela Urbs. Programado para ser testado ainda em 2009, o sistema foi implantado em 29 de março deste ano e pode beneficiar até 160 mil pessoas da região. Os principais benefícios são sentidos no bolso e no relógio. “Está funcionando muito bem, consigo economizar R$ 4,40 por dia e ganho uma hora. Antes, para pagar uma passagem, precisava ir ao Terminal do Fazendinha”, relata o estudante Kelwin Kriguer Lopes, 16 anos.

“Antes, eu teria de descer na Rui Barbosa e pegar outro ônibus, pagando mais uma passagem. Agora, consigo fazer a integração com uma só”, afirma o técnico em informática Alberto Rodolfo Fer­­reira, 51 anos. “Desde que começou, está quase tudo ótimo. A única reclamação é de que o sistema não funciona aos domingos”, afirma o segurança Marcelo Araújo, 39 anos. De acordo com a Urbs, a im­­possibilidade de realizar a integração aos domingos se deve à tarifa domingueira, que é de R$ 1. Por­­tanto, pagar duas passagens sairia mais barato do que usar o cartão-transporte ao custo de R$ 2,20.

Com a avaliação positiva, a Urbs pretende testar a integração en­­tre tubos na Linha Verde. Até a­­gosto, a empresa deverá implantar na Estação São Pedro a possibili­­da­­de de conexão temporal, permitindo a troca de sentido aos usuários. No futuro, porém ainda sem da­ta definida, a integração deverá ser estendida a outros bairros em si­­tuação semelhante à do Santa Qui­­téria, caso do Pilarzinho e Jar­­dim das Américas. A iniciativa tam­­bém se transforma em incenti­­vo para o uso do cartão-transporte em Curitiba e região metropolitana. Sem o cartão é impossível participar da bilhetagem temporária.

Fonte: Gazeta do Povo
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Rio Branco: TRT declara greve abusiva e estudantes protestam


O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) declarou abusiva a greve dos motoristas e cobradores e decidiu aumentar de R$ 20 mil para R$ 100 mil a multa diária que será aplicada em caso de retirada do número mínimo de ônibus que devem circular durante a greve.Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o castigo poderá ser aplicado tanto para a entidade que defende os trabalhadores como para o sindicato dos patrões, valor que será multiplicado pela quantidade de coletivos que deixarem de circular. Na determinação, a Justiça mantém o mínimo de 40% para os horários de menor movimento e de 70% para os horários de pico.Mesmo com a garantia do transporte público, os estudantes realizaram no começo da tarde de ontem uma manifestação, interrompendo o trânsito da Avenida Ceará e fechando as plataformas do terminal urbano.

Negociações

Para retomar as negociações, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB), conversou com a categoria, com os empresários e com o MPT, garantindo novas reuniões. A intermediação de hoje será realizada com representantes do TRT que se encontrarão com os donos das companhias de ônibus e com os trabalhadores, a partir das 15 horas.

Fonte: A Tribuna
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