Prefeitura de Ribeirão Preto reativa duas linhas de ônibus após reclamações

sábado, 9 de março de 2013

A Transerp – empresa que gerencia o transporte público em Ribeirão Preto (SP) – anunciou nesta sexta-feira (8) que duas linhas de ônibus retiradas de circulação serão reativadas após a conclusão de uma pesquisa de opinião com usuários.  Voltarão a circular até 31 de março as linhas 309 e 409, com destino ao Hospital das Clínicas, região que concentrou grande parte das reclamações logo depois que a Prefeitura mudou o sistema de transporte coletivo.

A pesquisa de opinião foi realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro em ônibus e pontos de embarque e concluiu que os usuários sentiram falta dos ônibus que foram retirados, porque eles passavam por vários bairros diferentes, de acordo com a prefeita Dárcy Vera (PSD). Ela confirmou que emitiu uma ordem de serviço ao Consórcio Pró Urbano – responsável pelo setor - para o retorno dos ônibus até o fim do mês. “Há um pedido de aumento de linhas no horário de almoço, mas não ficou claro o perfil [do usuário] e qual horário”, afirmou.

O superintendente da Transerp, William Latuf, disse que a retomada das linhas será monitorada a fim de avaliar sua viabilidade e uma posterior retirada não está fora de cogitação. “Nós vamos acompanhar a volta dessas duas linhas e o êxito delas. Nós temos uma responsabilidade muito grande e o sistema tem que ser racional, nós não podemos encarecer o custo de operação do transporte”, disse.

Desde que as reclamações chegaram à Prefeitura, segundo ele, a colocação de informativos fixos nos pontos de ônibus amenizou as críticas por parte de usuários que se sentiam confusos com os percursos e horários. “Uma ferramenta boa, por exemplo, foram os painéis com as informações dos ônibus circulares. Aquela informação fixa é muito boa. O panfleto não tem o mesmo resultado. Nem todas as pessoas leem”, disse.

Falha de comunicação
Anteriormente, após uma reunião com representantes do transporte público de Ribeirão em 14 de fevereiro, Dárcy Vera também admitiu falhas na divulgação das mudanças nas linhas. No mesmo dia, a Transerp confirmou que a sinalização seria reforçada em pontos de embarque e que folhetos seriam distribuídos nas casas.

Novo sistema
As mudanças entraram em vigor em 10 de fevereiro 10 e dariam cobertura total à cidade, segundo a prefeita. As alterações afetaram inicialmente 44 linhas: 18 tiveram horário ampliado, dez tiveram o trajeto alterado e 16 foram criadas.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Conheça o BRT Transbrasil

Google+ Followers

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Brasil vai inaugurar mais de 250 quilômetros de BRT em 2014

Nova etapa das obras da Linha 4 do Metrô do Rio é iniciada na Gávea

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Governo estuda trem-bala de São Paulo a BH, Curitiba e Brasília

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960