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Prefeitura de Goiânia diz que BRT entrará em operação nos próximos meses

domingo, 7 de abril de 2024

Maior obra de mobilidade urbana de Goiânia, iniciada em 2015, com previsão para entrega em 2020, o BRT Norte-Sul pode entrar, enfim, em operação nos próximos meses.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, uma série de contratempos resultou em atrasos. Na atual gestão oram executadas 30% das obras, além da inauguração de três terminais.

“Encaramos os impasses, resolvemos inconsistências do projeto original e estamos trabalhando para a conclusão dessa grande obra desde o início de nossa gestão”, diz o prefeito Rogério Cruz.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, explica que a gestão enfrentou problemas que afetaram o planejamento e causaram mais atrasos na obra. “Esta obra, de concepção em 2015, já era para ter sido entregue há 3, 4 anos. Mas infelizmente havia vários problemas no projeto. Tivemos problemas também na área ambiental, e no próprio Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], porque essa obra passa onde há tombamento, e isso a atrasou em muitas situações. Além da pandemia, quando faltaram insumos e mão de obra”, explica o secretário. Segundo a Prefeitura, as equipes de Infraestrutura Urbana concluíram a construção das 31 plataformas do trecho 2 do BRT. Os trabalhos estão em fase de ajustes finais.

Ônibus elétricos

A Prefeitura informa que investiu R$ 246 milhões no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana ao longo dos últimos 21 meses. Os recursos foram destinados para aquisição de 150 ônibus elétricos, que irão integrar a rede até o final de 2024. Ao todo, 83 serão destinados para o Eixo Anhanguera e 67 vão para o BRT, que deve entrar em funcionamento até julho deste ano.

Fonte: Diário da Manhã 

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Consulta da licitação do transporte em Aracaju recebe contribuições até dia 05

Os interessados em participar da consulta pública online referente ao processo de concessão do serviço de transporte público da Grande Aracaju devem ficar atentos ao prazo, que finalizará na próxima sexta-feira, 5 de abril.

A consulta tem como objetivo receber contribuições da sociedade à proposta inicial do edital de licitação do transporte público, conforme cronograma definido pelo Consórcio Metropolitano, que é formado pelos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e o Governo do Estado.

O prefeito Edvaldo Nogueira destaca que todo o processo está sendo conduzido de forma democrática e transparente. “Por isso estamos convidando toda a população para participar e contribuir de maneira efetiva com a elaboração da versão final do documento, opinando, tirando dúvidas e apresentando sugestões. A nossa ideia é que, juntos, possamos alcançar o sistema de transporte público que os cidadãos merecem. O acesso é muito fácil: você entra no site da Prefeitura, clica no banner e faz sua parte nesse processo, que será histórico para a nossa mobilidade urbana”, afirma o gestor da capital.

Paralelamente a essa etapa de consulta à sociedade,  o prefeito Edvaldo Nogueira, de modo a ampliar a transparência do processo, entregou a proposta inicial do edital de licitação do transporte público a órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Câmara Municipal de Aracaju, Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) e também ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), “tudo para garantir ainda mais a lisura do processo”, ressalta Edvaldo.

Conforme explica o diretor-executivo do Consórcio Metropolitano e superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, por meio dessa consulta pública a população pode enviar contribuições, questionamentos e sugestões, os quais serão analisados pelo consórcio em conjunto com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O gestor da SMTT explica ainda que uma nova reunião do Consórcio está prevista para o dia 15 de abril, oportunidade em que será apresentado o balanço das contribuições aos prefeitos dos quatro municípios e ao governador do Estado, além de discutir as alterações no edital. De acordo com o cronograma, no dia 22, o edital deve ser publicado para ampla concorrência das empresas de todo o Brasil interessadas.

“O site disponibiliza os dados para consulta pública com todas as informações para o processo licitatório do edital, os anexos para ampla transparência da população em geral, das empresas, para que os estudiosos possam se apropriar dessas informações, mandar sugestões, críticas, comentários dos documentos que estão disponibilizados”, detalha Renato Telles.

Em uma reunião realizada no dia 19 de março, o Consórcio Metropolitano do Transporte Coletivo definiu os parâmetros para a licitação, incluindo requisitos de tempo para renovação da frota e a divisão por lotes.

Entre as medidas já adotadas pelo Consórcio estão o congelamento da tarifa e a concessão de um subsídio pela prefeitura da capital para o transporte público da região metropolitana, que atende diariamente 170 mil usuários, totalizando 3,5 milhões de passageiros ao mês.

Fonte: Prefeitura de Aracaju  

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No Rio, Linha 4 do VLT traz a integração entre o Terminal Gentileza e a Praça XV

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Desde o último sábado (30/3), a população do Rio de Janeiro passou a contar com mais uma linha do Veículo Leve Sobre Trilhos, o popular VLT. A nova Linha 4 faz o trajeto entre o Terminal Intermodal Gentileza diretamente à Central do Brasil e à Praça XV, nesta última onde está localizado o terminal das barcas.

A nova linha acabou com a necessidade de integração. O horário de funcionamento é das 10h às 15h, como o BRT Transbrasil. Esse novo trajeto do VLT tem duração estimada em 29 minutos. Assim como nas demais linhas do VLT, o passageiro pode usar o novo sistema de bilhetagem digital, o Jaé, para pagar a passagem.

Outras linhas do VLT

Desde o dia 24 de fevereiro, a Linha 1 do VLT teve seu trajeto ampliado, passando a circular entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Santos Dumont. O trajeto pode ser feito pelos passageiros em cerca de 30 minutos. O horário de funcionamento foi mantido: das 6h à meia-noite.

O sistema VLT conta, ainda, com duas outras linhas. A 2 faz o trajeto Praça XV- Central, entre 6h e meia-noite, e Central-Praia Formosa, entre 6h e 22h. Já a Linha 3 faz a ligação entre a Central e o Aeroporto Santos Dumont, das 6h à meia-noite.

O preço da passagem em todas as linhas é R$ 4,30.

Informações: Prefeitura do Rio

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Prefeitura de Vitória da Conquista entrega15 ônibus novos

A Prefeitura de Vitória da Conquista apresentou à população, nesta segunda-feira (1º), 15 ônibus zero quilômetro que serão incorporados imediatamente ao sistema municipal de transporte coletivo sem nenhum aumento na tarifa, que permanecerá no valor de R$3,80.
Os veículos foram vistoriados pela prefeita Sheila Lemos na manhã desta segunda-feira (1º), na garagem da Viação Rosa. Ela estava acompanhada do secretário de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, e do coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner. À tarde, os ônibus saíram em comboio pelas avenidas Brumado, Régis Pacheco, 2 de julho, Siqueira Campos, Rosa Cruz e Olívia Flores.

Os 15 ônibus são os primeiros de um um total 23, todos da Viação Rosa. Os oito restantes estão em fase final de montagem, na sede da fábrica Caio Induscar, em Botucatu (SP), e também devem reforçar o transporte público conquistense nos próximos 40 dias.

Segundo o coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, as mesmas medidas de renovação da frota serão apresentadas em breve pela outra empresa concessionária. “Na mesma toada, visando o cumprimento das regras editalícias, a Viação Atlântico acomodará sua frota com perfil e idade média semelhantes e concomitantes”.

Para a prefeita Sheila Lemos, receber esses ônibus representa avanço na Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, tendo os usuários de transporte público como prioridade. “Veículos novos, com comodidade, infraestrutura pensada para atender a população: esse é o Governo de Pessoas para Pessoas. E tá vindo mais aí!”, celebrou a gestora.

A inserção dos novos ônibus, todos recém-saídos da fábrica, faz parte do cumprimento do contrato firmado entre a Prefeitura e as empresas Viação Rosa e Viação Atlântico, vencedoras da mais recente licitação do sistema de transporte coletivo. O contrato, assinado pela prefeita Sheila Lemos em 9 de outubro de 2023, estabelece que, no primeiro ano de vigência, a idade média da frota seja de sete anos. Com a chegada dos 23 novos ônibus, a Viação Rosa passa a operar com uma frota cuja idade média passará a ser de quatro anos – ou seja, três a menos do que exige o contrato. Ao final do processo, o município contará com 50% da frota do transporte público renovada.

“Com esta inserção quantitativa e qualitativa, a Viação Rosa ofertará, aos conquistenses que usam o sistema em sua área de responsabilidade operacional, uma frota bem mais jovem que a exigida”, ressalta Hubner.

Frota renovada

Os novos ônibus chegam a Vitória da Conquista munidos com os seguintes equipamentos:

– Tecnologia Euro 6, dotada com modernos controles de emissão de gases
– Trem de força VW 17.230.
– Capacidade para suportar 17 toneladas de peso, graças ao motor com 230 cavalos de potência.
– Três portas.
– Moderno sistema de bilhetagem eletrônica.
– Biometria facial.
– Wi-fi.
– Pontos de recarga de energia USB.
– Câmeras de monitoramento.
– Plataforma elevatória.
– Quatro displays eletrônicos identificando itinerários: letreiros (placas de LED) superior e auxiliares. Além de facilitar a identificação da linha de destino, as quatro bandeiras evitam paradas desnecessárias, o que garante maior rapidez nos ciclos de viagem e mais conforto às equipes de bordo.

Informações: Prefeitura de Vitória da Conquista

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Porto Alegre é a primeira cidade da América Latina a aplicar nova tecnologia de pavimentação

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) aplicaram, na segunda-feira, 1º, uma nova mistura asfáltica em trecho de faixa exclusiva de ônibus na avenida Nonoai, no bairro Teresópolis. Aditivo para asfalto morno foi mesclado ao asfalto altamente modificado, conhecido como Hima (sigla em inglês highly modified asphalt). A capital gaúcha é a primeira cidade da América Latina a usar esta tecnologia de pavimentação.

O Hima é uma inovação tecnológica que apresenta elevado desempenho e maior vida útil. Trabalha com polímeros modificados em teores superiores aos asfaltos modificados já utilizados nos pavimentos de vias com alto tráfego em Porto Alegre. Já o asfalto morno é aplicado em uma temperatura menor, emite menos CO2, menos fumos, e a liberação do trânsito é mais rápida.

Porto Alegre foi a primeira capital no país a usar asfalto morno, em 2021. A combinação Hima e o morno juntos, além de trazer mais sustentabilidade, possibilita a utilização em locais de tráfego de veículos pesados, como faixas exclusivas e corredores de ônibus. A aplicação foi coordenada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da SMSUrb.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Tarifa do metrô do Rio aumenta no próximo dia 12

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Usuários do metrô do Rio devem preparar os bolsos: a partir do próximo dia 12 as passagens serão reajustadas. Dos atuais R$ 6,90, os usuários passará a pagar R$ 7,50. Numa jornada de 22 dias de trabalho durante o mês, o passageiro pagará, ida e volta, R$ 330. Beneficiários da Tarifa Social pagam R$ 5,60.

De acordo com o MetrôRio, o preço da passagem é atualizado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,5%, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, conforme previsto no contrato de concessão. A nova tarifa do sistema metroviário foi homologada pela Agetransp.

A concessionária informou ainda que, neste ano, além da variação inflacionária, há um aumento de R$ 0,30 decorrente do fim de subsídio praticado entre 2022 e 2024 pelo governo estadual.

O município do Rio tem a passagem de metrô mais cara do país desde 2023, quando o bilhete custava R$ 6,50. À época, a tarifa custava R$ 1 a mais do que a segunda mais onerosa, cobrada em Brasília. Em São Paulo, maior cidade do país, a passagem de metrô custa R$ 5.

Informações: ExtraGlobo

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Inteligência artificial: as soluções que Goiás busca em Israel para “descarbonizar” o transporte coletivo

Na esteira da reformulação do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, o Governo de Goiás espera contar com uma solução de inteligência artificial, de Israel, que possa descarbonizar o serviço, que até 2026, deverá ter sua frota majoritariamente elétrica. Agentes da administração pública vão se reunir na tarde desta terça-feira (2) com representantes da empresa Optibus, uma das referências em soluções para o setor.

De acordo com o subsecretário de Políticas para Cidades e Transportes do Governo de Goiás, Miguel Pricinote, a Optibus oferece uma plataforma completa de gerenciamento de transporte público, otimizando desde o planejamento e a operação até a comunicação com motoristas e passageiros. “A plataforma utiliza algoritmos de otimização, aprendizado de máquina e inteligência artificial para criar e avaliar cenários de forma rápida e eficiente”, destaca ao portal Mais Goiás.

Empresa de Israel ajuda 4 mil cidades a reduzir toneladas de CO anualmente
A empresa israelense atua em mais de 4.000 cidades, gerenciando 3 bilhões de viagens anualmente e contribuindo para a redução de 11 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano. Ainda não há custos para implementação do serviço na região Metropolitana de Goiânia. A negociação iniciou antes da ida do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) a Israel e terá uma nova rodada de conversas nesta terça. 

Além do Governo de Goiás, a reunião, contará com a presença do presidente da Metrobus, Francisco Caldas; do presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcisio Abreu; do diretor da CMTC, Murilo Ulhoa; e do superintendente da Região Metropolitana de Goiânia, Ricardo Souza.

De acordo com Pricinote, a empresa oferece soluções que poderão ser aplicadas no serviço da Região Metropolitana, como a otimização de rotas e horários. “O sistema leva em conta as necessidades dos passageiros e as condições operacionais para criar rotas eficientes e reduzir o tempo de viagem”, destaca. Há também o suporte operacional para quem está trabalhando na retaguarda do transporte.

“A plataforma auxilia na alocação de recursos humanos e materiais, garantindo operação eficiente do sistema, isso afeta diretamente, a administração das equipes e dos veículos”, pontua Miguel. Outro ponto que a plataforma permite é o monitoramento do desempenho dos veículos. “Há também a possibilidade de informações precisas sobre horários, rotas e possíveis atrasos facilitando o planejamento dos passageiros”, destaca.

Por Domingos Ketelbey
Informações: Mais Goiás

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Setor Metroferroviário registra 6% de aumento de passageiros transportados em 2023

Os sistemas de metrô, trem urbano, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e people movers brasileiros registraram um aumento de 6% na quantidade de passageiros transportados no ano passado, alcançando 2,48 bilhões de pessoas. Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), divulgado nesta 3ª feira (02/04).  

Sessenta e cinco por cento dos passageiros utilizam o transporte público sobre trilhos por motivo de trabalho e o crescimento da demanda segue o desenvolvimento do país, que registrou queda de 7,8% na taxa de desemprego, a menor desde 2014, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“A demanda de passageiros no transporte sobre trilhos permanece abaixo do patamar de 2019 e sugere uma mudança no comportamento da mobilidade nas cidades, que vai além dos efeitos remanescentes da pandemia. Os novos formatos de trabalho, com a possibilidade de atuação híbrida e remota, e o crescimento das compras pela internet estão mudando as formas de deslocamentos da população”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos. 

Em relação à rede de atendimento, a expansão ficou abaixo do esperado com crescimento de apenas 4,1 km nos sistemas de Natal (RN) e Salvador (BA). A extensão da malha metroferroviária alcançou 1.133,4 km, divididos em 307 km de metrô, 536 km de trem urbano, 274 km de VLTs, 14 km de monotrilho e 0,8 km de people mover. A Região Sudeste concentra 62,1% da extensão da malha nacional, com 704,3 km, seguida das regiões Nordeste (30,5%), Sul (3,9%) e Centro-Oeste (3,5%). 

Projetos e perspectivas 

Nos últimos cinco anos, a expansão da malha urbana de transporte de passageiros sobre trilhos foi moderada, com a adição de 38 km de trilhos, o que representa menos de 2% no acumulado dos cinco anos.  Para os próximos cinco anos, as perspectivas são mais otimistas. Considerando apenas as obras em andamento, o crescimento poderá alcançar 66 km e 59 estações. Desse total, 20 km e 17 estações estão previstos para 2024. 

Embora esse resultado esteja longe de suprir o déficit existente, há sinais positivos, não só pelo governo federal, com a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), mas também pelas iniciativas dos governos estaduais e municipais, a exemplo do leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, realizado em fevereiro deste ano, que fará a conexão de duas das cidades mais importantes do estado de São Paulo. 

Quanto ao Novo PAC, espera-se um investimento de R$ 48,8 bilhões em mobilidade urbana. Esses recursos abrangem 13 projetos metroferroviários, dentre estudos, retomadas, conclusões e novas obras, além da seleção de novos projetos em âmbito nacional, prevista para este ano. 

Paralelamente, o Brasil prepara-se para desenvolver uma carteira de projetos de transporte de média e alta capacidade para as 21 Regiões Metropolitanas com população superior a 1 milhão de habitantes. Essa carteira será um dos resultados do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também programado para iniciar em 2024. 

Performance setorial  

O setor metroferroviário mantém sua performance de atendimento à população com índice de 97,6% de regularidade e 98,6% de confiabilidade, em 2023. Esta eficiência é resultado da atuação dos mais de 40 mil profissionais que trabalham no setor e dedicaram 14 milhões de horas de trabalho à manutenção dos sistemas. 

Benefícios sociais, ambientais e econômicos  

O transporte metroferroviário de passageiros é um transporte limpo e movido a energia elétrica, na sua maioria, e contribui com o desenvolvimento sustentável das cidades onde estão instalados. Em 2023, a utilização dos sistemas de trilhos urbanos permitiu R$ 32 bilhões devolvidos à sociedade em termos sociais, econômicos e de qualidade de vida.

Conheça os benefícios do transporte sobre trilhos para a população e o meio ambiente: 

  • Maior acessibilidade a diferentes áreas urbanas, conectando bairros e promovendo a inclusão social.
  • Mais segurança: é o modo mais seguro, reduzindo o número de acidentes no trânsito e gerando uma economia de R$ 402 milhões em custos com acidentes.
  • Redução do tráfego: ao oferecer uma alternativa eficiente ao transporte individual, contribui para a redução do tráfego nas vias e estradas aliviando congestionamentos e melhorando a fluidez do trânsito e proporciona economia de R$ 10,60 bilhões no custo operacional das vias.
  • Economia de tempo: oferece viagens mais rápidas e previsíveis, economizando 1,4 bilhão de horas no tempo de deslocamento ao utilizar o transporte sobre trilhos.
  • Mitigação das mudanças climáticas: ao reduzir a dependência de veículos movidos a combustíveis fósseis, o transporte sobre trilhos contribui para esforços globais de mitigação das mudanças climáticas e economia de 1,1 bilhão de litros de combustível fóssil.
  • Redução de emissões de poluentes: por ser mais eficiente em termos de emissões de poluentes por passageiro do que veículos individuais, contribui para a melhoria da qualidade do ar e a redução do impacto ambiental, deixando de emitir 2,2 milhões de toneladas de poluentes.
  • Geração de empregos: a construção, manutenção e operação de sistemas de transporte sobre trilhos geram empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local.
  • Desenvolvimento imobiliário: a presença de infraestrutura de transporte público estimula o desenvolvimento imobiliário, aumentando o valor das propriedades nas proximidades das estações.
  • Redução de custos individuais: para os passageiros, o uso do transporte público é mais econômico do que a posse e manutenção de um veículo particular, reduzindo os custos individuais de mobilidade.

Informações: ANPTrilhos
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