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Cartão Social garante passagens gratuitas na Grande Curitiba para pessoas em busca de emprego

domingo, 10 de março de 2024

O Estado do Paraná vai dar início, nesta segunda-feira (11), por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), ao programa Cartão Social, que vai distribuir créditos do transporte coletivo metropolitano a pessoas de baixa renda que estão em busca de emprego por um tempo limitado.

O programa prevê a distribuição de cartões-transporte com R$ 242 em créditos aos usuários elegíveis ao benefício. O valor totaliza uma média de 44 passagens do sistema metropolitano, o que representa um mês de transporte de ida e volta em todos os dias úteis, aproximadamente. A expectativa é atingir um público de 100 mil pessoas com a medida.

Para ter direito ao benefício, é preciso estar cadastrado no CadÚnico e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), em busca de trabalho, e ter entre 16 e 64 anos.

“O objetivo é que isso facilite o transporte de quem está sem renda e que precisa se deslocar entre as cidades para fazer uma entrevista de emprego ou um curso de qualificação, por exemplo”, afirmou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.

O benefício é válido para os moradores dos 20 municípios atendidos pela Amep: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

BENEFÍCIO – O Cartão Social é um programa executado pela Amep em parceria com as secretariais estaduais de Trabalho, Qualificação e Renda e de Desenvolvimento Social e Família. O benefício surgiu a partir dos créditos adquiridos pelo Governo do Estado junto às empresas que operam o Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19.

Na época, R$ 24 milhões em créditos foram adiantados às empresas de transporte metropolitano para manutenção do sistema, em um período que o número de usuários do transporte público caiu de maneira acentuada.

“Este programa conciliou o socorro ao sistema de transporte metropolitano em um momento difícil, com o atendimento à população que mais precisa deste benefício, com transferência de renda e promovendo a busca por recolocação no mercado de trabalho”, explicou Gilson Santos.

COMO FUNCIONA – Para solicitar o Cartão Social, é preciso fazer o agendamento pela internet. A pessoa também pode fazer uma consulta prévia pelo site da Amep para saber se ela está apta a participar do programa.

Na sequência, será agendado um horário para que o beneficiário compareça em uma Agência do Trabalhador para finalizar o cadastro no programa. Quando o cartão estiver pronto, a pessoa vai receber uma mensagem via SMS informando que ela pode retirar o cartão carregado com os créditos no posto Sine escolhido.

Os R$ 242,00 em créditos valem uma média de 44 passagens na maioria das linhas metropolitanas geridas pela Amep. A quantidade de passagens, no entanto, pode variar dependendo da linha metropolitana usada (confira os valores aqui). Apesar do programa prever o uso das passagens ao longo de um mês, não há limite de passagens diárias e o beneficiado pelo programa tem até um ano para usar os créditos.

Os passageiros que que já tiver um cartão Metrocard em uso aderirem ao programa terão os cartões bloqueados temporariamente para uso do cartão social. Quando os créditos do benefício se esgotarem, o usuário poderá reativar o cartão antigo, recuperando os créditos que tinha no momento do bloqueio.

O Cartão Social é de uso pessoal do beneficiário que solicitá-lo, não podendo ser emprestado. Também não é possível emitir uma segunda via do cartão.

Informações: Governo do Paraná

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BRT campineiro: avanços na mobilidade e desenvolvimento econômico

Uma transformação que vai além do sistema de transporte. Quando os Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) em Campinas se concretizaram, o resultado foi além da recente operação das sete linhas criadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Houve avanços na mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e requalificação da paisagem urbana.

Definida como a maior obra pública de mobilidade urbana e marco ao longo dos 250 anos de Campinas, o BRT envolveu a construção de três corredores – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. O projeto contemplou 36,6 quilômetros de corredores, 18 pontes e viadutos, 36 estações e sete terminais.

Ao longo dos sete anos desde o início das obras, a implantação do BRT resultou em alterações estruturais e viárias nas regiões do Campo Grande e Ouro Verde. A concretização do BRT campineiro, que ganhou o primeiro canteiro de obras em 2017, trouxe avanços na mobilidade urbana do município que ultrapassam a requalificação do viário e a implantação das faixas exclusivas.

Entre os destaques desse avanço está a construção das novas pistas de rolamento na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), em 2017, no trecho sob o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence. Antigo ponto de afunilamento no trânsito, a região contava com apenas uma faixa de rolamento para cada sentido junto à linha férrea. Agora, são dez faixas, sendo quatro pistas por sentido dedicada ao tráfego comum (na avenida e marginais) e uma faixa por sentido dedicada ao BRT.

Sobre as melhorias na infraestrutura, a manicure e moradora do Satélite Íris III, Ângela de Mello da Silva, 39 anos, destaca a obra de construção do novo viaduto sobre a rodovia dos Bandeirantes. “Toda a obra do BRT foi de imensa ajuda para a região. Mas acredito que a construção dessa ‘ponte’ da Bandeirantes vai ser a cereja do bolo das obras do BRT. Isso porque o trânsito é bastante intenso neste trecho e o novo viaduto deve melhorar o fluxo na região”, disse.

Outros marcos em termos de infraestrutura implantados no contexto do BRT, que requalificaram a paisagem urbana, foram o Complexo Estação BRT Rodoviária, com cinco viadutos, incluindo o primeiro estaiado de Campinas; e o complexo de viadutos do Jardim Aurélia, na região do Shopping Unimart.

Os viadutos da Estação Rodoviária, entregues em novembro de 2020, permitem o acesso dos ônibus vindos do Terminal Mercado até a Estação Rodoviária e o acesso da rua Marquês de Três Rios até a avenida Governador Pedro de Toledo e ao Terminal Rodoviário “Ramos de Azevedo”. No mesmo período, as regiões do Jardim Roseira e Ipaussurama ganharam viaduto com passagem superior, próximo ao campus II da PUC-Campinas.

Já os dois viadutos do Jardim Aurélia, entregues em setembro de 2020, eliminaram ponto de cruzamento em nível na avenida John Boyd Dunlop. O resultado foi o ganho de tempo nos percursos. Além disso, o tráfego de veículos na pista expressa passou a ser feito sob a avenida, pelas passagens inferiores.

Novas pontes e viadutos também mudaram a dinâmica de circulação e levaram mais fluidez às regiões dos Jardins Roseira, Ipaussurama e Rossin, na avenida JBD, dentro do BRT Campo Grande; e aos Jardins Capivari e Morumbi, na avenida Ruy Rodriguez, sobre o rio Capivari, dentro do BRT Ouro Verde. Mais recentemente, no final de 2023, a Administração municipal entregou o novo viaduto da avenida Transamazônica, sobre a avenida John Boyd Dunlop.

Entre os sete terminais que compõem o projeto, cinco entraram em operação entre 2020 e 2024 –Satélite Íris, Santa Lúcia, Mercado, Campo Grande e Campos Elíseos. A princípio, os primeiros terminais inaugurados receberam a operação de linhas convencionais. Atualmente, todos eles já recebem a operação das novas linhas BRT.

O avanço econômico e imobiliário foi outro marco da implantação dos Corredores BRT, especialmente na região do Campo Grande. Grandes vazios territoriais foram, ao longo dos anos, recebendo empreendimentos residenciais, tendo como exemplos as regiões dos Jardins Roseira e Ipaussurama, próximo ao campus II da PUC-Campinas; e Satélite Íris, junto ao Residencial Bela Aliança.

Na região do Ouro Verde, o consórcio BRT Campinas foi multado em R$ 10 milhões por não realizar 11% das obras dos trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde. Foi necessário relicitar, em abril de 2023, a execução das obras, incluindo três estações e os terminais Ouro Verde e Vida Nova. Outro desafio envolve a construção da Estação Jardim Ipaussurama, no Campo Grande, que será executada pelo Shopping Parque das Bandeiras, por meio de contrapartida.

Informações: EMDEC

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No DF, Usuários de Paranoá e Itapoã recebem novos ônibus

Os passageiros do Paranoá e do Itapoã que utilizam as linhas 0.761 e 0.764 recebem novos ônibus a partir desta sexta-feira (08). Dezesseis coletivos zero-quilômetro do tipo Super Padron começam a operar em substituição a 12 articulados que estão atingindo dez anos de uso – tempo máximo permitido para operar no sistema de transporte público coletivo, de acordo com a legislação.

Com 14 metros de cumprimento e capacidade para transportar 86 usuários (45 sentados e 41 em pé), os novos coletivos possuem ar-condicionado e foram fabricados de acordo com as normas Euro 6. São movidos a diesel, possuindo motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes e libera 50% menos partículas no ar. Todos são da Viação Pioneira.

Tanto a linha 0.761 quanto a 0.764 vão receber, cada uma, oito novos veículos. Ambas têm como destino a Rodoviária do Plano Piloto, passando pela Ponte JK, com origem no Paranoá e no Itapoã, respectivamente, e operam todos os dias da semana, fazendo, juntas, um total de 123 viagens.

“Neste momento, haverá somente a substituição dos veículos”, informa o subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Márcio Antônio de Jesus. “No entanto, os técnicos da pasta vão monitorar esta transição e efetuar os ajustes necessários.”

Mais melhorias
Desde segunda-feira (4), 20 novos ônibus do tipo Padron reforçam o atendimento aos passageiros de Gama e de Santa Maria que utilizam o BRT, o que permitiu ampliar os horários de 11 linhas do sistema – sete em Santa Maria e quatro no Gama.

A renovação da frota do transporte público coletivo vem recebendo atenção especial da pasta. As concessionárias Piracicabana, Pioneira e Urbi já substituíram 100% dos veículos, enquanto a BsBus (antiga Expresso São José) e a Marechal estão em processo de troca dos ônibus.

As informações são da Agência Brasília

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Prefeitura de BH já fiscalizou portas de 15 garagens de ônibus

A segunda fase da operação Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público da capital abordou ônibus em mais duas portas de garagem e chegou a 15 operações de fiscalização em duas semanas: foram 95 ônibus fiscalizados, 203 autuações emitidas,  36 ônibus com autorização de tráfego (AT) retida e três veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG. A operação segue nas próximas semanas até completar as 30 garagens que integram o sistema de transporte da capital. 

Até o momento os principais problemas encontrados nas operações são o sistema de freio de portas (desligado ou sem o lacre, que impede que o operador desligue o sistema a qualquer momento), sistema de iluminação dos veículos (farol, seta, luz de freio etc. inoperantes) e o mau funcionamento plataforma elevatória (equipamento essencial para o acesso de pessoas com deficiência aos ônibus), além de ar condicionado com defeito e pneus em más condições. 

Além das autuações e do recolhimento das autorizações de tráfego e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.

A fiscalização na porta das garagens mira os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e também no portal de serviços da Prefeitura.  Outro objetivo da operação é buscar os ônibus que estão rodando sem a autorização de tráfego. Esses veículos são identificados no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo.

Agentes da Sumob, BHTrans e da Guarda Municipal montam fiscalizações em locais próximos às garagens e abordam os ônibus que estão saindo para começar as viagens.  

A participação da população é muito importante, pois as reclamações são fundamentais para direcionar a fiscalização. Por isso, é indispensável que o usuário informe o número do ônibus, que será localizado no COP-BH e abordado pelos agentes nas ruas. 

Informações: Prefeitura de BH

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Prefeitura de Manaus amplia entrega de 50 novos ônibus

A Prefeitura de Manaus entregou neste domingo (10/3) 50 novos ônibus para o serviço de transporte coletivo da cidade, os quais serão integrados à frota atual. A cerimônia ocorreu no complexo viário Prefeito José Fernandes, entre as avenidas Governador José Lindoso e Barão do Rio Branco, e contou também com a exibição de 317 ônibus entregues anteriormente ao longo do mandato.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), destacou o compromisso contínuo da prefeitura, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e enalteceu o esforço conjunto de centenas de motoristas, cobradores e demais funcionários de apoio.

Almeida ressaltou o investimento de R$580 milhões no sistema de transporte coletivo, destinado à reforma das bases nos bairros, com a instalação de geladeiras e ar-condicionado. Ele reiterou seu compromisso em melhorar a qualidade do serviço de transporte público, enfatizando que atualmente 50% da frota conta com ônibus modernos e climatizados, um índice superior ao de outras cidades, como Brasília, com 18%.

O prefeito salientou que todas as melhorias foram pensadas com foco nos trabalhadores e na população que utiliza o transporte público. Ele reafirmou o compromisso de sua gestão em enfrentar desafios, superar críticas e responder com trabalho.

Além disso, Almeida anunciou a solicitação da Ordem de Serviço para a reforma e construção do viaduto Gilberto Mestrinho, popularmente conhecido como “Bola do Coroado”.

O presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira, esclareceu que a empresa sofreu ataques de fake news ao longo da semana, referindo-se a um incidente envolvendo um ônibus que parou momentaneamente. Ele explicou que os novos ônibus possuem dispositivos de segurança, como o “anjo”, que impedem o veículo de continuar a viagem com a porta aberta, garantindo a segurança dos passageiros.

Por sua vez, o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, enfatizou que a atual gestão priorizou a mobilidade na cidade, implementando medidas como semáforos inteligentes, frota de ônibus com ar-condicionado e instalação de câmeras de segurança nos veículos, visando o bem-estar dos trabalhadores e dos usuários do transporte público.

Informações: A Critica

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CBTU Recife conta com uma Mulher para restaurar o metrô da cidade

sexta-feira, 8 de março de 2024

No Dia Internacional da Mulher, nada mais importante que ter uma Mulher a frente do Metrô do Recife, Marcela Campos, com formação em Marketing e Gestão de Pessoas, teve a oportunidade de gerenciar os setores financeiro e de comunicação da CBTU, como também ocupou a função de chefe de gabinete em gestões anteriores da companhia.

Entre os compromissos da superintendente da CBTU, está a busca por recursos em Brasília, para melhoria do sistema e trazer à tona a importância do modal na vida dos pernambucanos que utilizam diariamente o transporte público e tirar a estatal de uma vez da sombra da privatização.

Prestes a completar 40 anos de operação, o metrô do Recife hoje passa pelo maior desafio da sua história, nadar ou morrer, isso devido ao seu custeio ser praticamente todo em repasses subsidiados do Governo Federal, para se ter uma ideia, hoje o metrô arrecada menos de 30% da receita necessária para operar, ou seja, um sistema envelhecido e praticamente colapsado e este será um desafio em tanto para a primeira mulher a frente da companhia.

Problemas e caos
O resultado é conhecido dos Recifenses: intervalos altíssimos, trens lotados, cadeiras e ar-condicionado quebrados, problemas diários nos trens que interrompem as viagens e panes cotidianas no sistema. Até hoje, o sistema de sinalização e de controle de tráfego não abrange boa parte da linha, o que já causou acidentes. 

A qualidade do serviço caiu tanto, que o número de passageiros, após ter atingido um pico por volta de 2015 – por volta de 400 mil por dia – agora vê esse número reduzido pela metade.

Segundo a Superintendente da CBTU Recife, hoje o Metrô precisa de cerca de R$ 800 milhões somente para recuperar as estruturas do modal como troca de trilhos, dormentes, partes elétricas, coberturas das estações, melhorias em tecnologias entre outros e mais R$ 900 milhões para compra de 20 novos trens, ou seja, para isso, é preciso que a companhia saia do Plano Nacional de Desestatização (PND) e continue sendo uma estatal definitivamente federal.

Marcela Campos reforçou a sua confiança nos servidores, a mesma ressaltou que o Metrô do Recife hoje tem os melhores profissionais do Brasil em termos de operação, manutenção e tecnologia na programação, pois trabalham para manter a operação dos 10 trens da linha centro e os 05 na linha sul de maneira cirúrgica cotidianamente, alertou que o Metrô da forma que está hoje e se nada for feito num curto prazo, certamente sofrerá uma paralisação total nos próximos dois ou três anos. 

As privatizações dos trens e metrô deram certo?
Um dos grandes argumentos dos grandes meios midiáticos para defender a privatização seria que esta aumentaria a eficiência e poderia fornecer um serviço melhor e mais barato e que isso inclusive permitiria a expansão do sistema. No entanto, uma rápida análise dos sistemas privados mostra totalmente o oposto.

O Rio de Janeiro é um grande exemplo, pois tanto o metrô quanto os trens são privatizados. Seu Metrô é um dos mais caros do país, custando 6,90, e muitas vezes os passageiros são obrigados a pagar uma segunda passagem para pegar ônibus ou trens.

A SuperVia então nem se fala. Além da passagem caríssima – R$7,10 – os problemas da SuperVia não são muito diferentes do Metrô do Recife. Trens ultralotados com passageiros escorrendo pelas portas, acidentes, trens quebrando na via etc. 

Mas o que falta para a situação seja resolvida, segundo os trabalhadores e até mesmo especialistas no assunto, é preciso vontade politica e priorização no problema de fato, pois o Metrô do Recife retira milhares de carros no trânsito caótico da cidade e é fundamental ao sistema por ser integrado  com os ônibus em mais de 15 estações espalhadas pela região metropolitana.

Reunião sobre o PND e esperança no Governo Federal

Houve essa semana uma reunião que foi bastante proveitosa, visto que o secretário Marcus Cavalcanti anunciou com muita firmeza que é uma decisão do governo Lula a retirada da CBTU e da TRENSURB do PND.

No momento, falou para o assessor da PPI que amanhã mesmo, ou seja, quarta-feira (06), oficializasse o Ministério das Cidades sobre essa decisão.

No máximo em abril, estaria oficializando a retirada das duas empresas de transportes metro-ferroviários do PND.

Anunciou também que irá fazer os investimentos necessários nas duas empresas e a expansão da Trensurb.

Blog Meu Transporte

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VLT Carioca deverá oferecer vagão exclusivo para as mulheres


As mulheres que circulam de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pela cidade podem ter direito a um vagão exclusivo para elas nos horários das 6h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto em dias de feriado. O projeto foi um entre 21 propostas de autoria de vereadoras ou voltadas a direitos das mulheres aprovadas nesta quinta-feira (07), em sessão extraordinária especial da Câmara Municipal do Rio, organizada por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima sexta-feira. 

O PL 1971/2016, que estabelece para o VLT regra semelhante à que já existe nos Trens e Metrô do Estado. A matéria foi aprovada em 2ª discussão e agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

De acordo com a proposta, o vagão exclusivo deverá ser dotado de dispositivo de comunicação que possibilite à passageira informar ao condutor sobre a presença de homens, devendo o condutor acionar os seguranças da próxima estação para solicitar a saída do infrator, com auxílio de força policial se necessário. O descumprimento da obrigatoriedade acarretará multa diária no valor de R$ 1 mil à Concessionária do VLT Carioca e de R$ 50 para os usuários individuais. O projeto é de autoria dos vereadores  Átila A. Nunes (PSD) e Rafael Aloisio Freitas (Cidadania).

Informações: Câmara do Rio

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Estação da Mulher no metrô de Fortaleza será inaugurada neste mês

A primeira Estação da Mulher no metrô de Fortaleza será inaugurada neste mês de março, mês da mulher. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 5, pela titular da Secretaria das Mulheres e vice-governadora do Ceará, Jade Romero, durante o I Fórum Estadual de Políticas para Mulheres, na Capital.

O equipamento funcionará na estação da Parangaba para acolher mulheres vítimas de violência doméstica.Anunciado em dezembro passado, a previsão de entrega do equipamento era, inicialmente, janeiro deste ano.

O local será localizado no acesso da estação da Parangaba, ao lado das lojas, com entrada gratuita, ou seja, sem a necessidade de pagamento da tarifa de metrô. Em 2023, a estação Parangaba recebeu mais de dois milhões de embarques.

No ambiente, está prevista uma Sala Lilás, local para orientação de mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. O local também terá um espaço para capacitação e realização das oficinas do Ceará Credi Mulher. “Ambiente de denúncia e qualificação profissional para as mulheres que utilizam esse transporte”, reforçou a vice-governadora Jade Romero.

Informações: Metrofor

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