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Prefeitura de São Paulo reserva R$ 141 milhões para investimentos em ônibus elétricos

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A Prefeitura de São Paulo vai destinar quase R$ 142 milhões para investimentos na compra e operação de ônibus elétricos no transporte público da cidade.

Essa decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, por meio de dois despachos para o Programa Ônibus Elétricos.

O valor total de R$ 141.861.213,34 será reservado para o Banco do Brasil como “cobertura de despesas com amortização, juros e encargos do contrato de operação de crédito”, portanto, de empréstimo realizado pelo Poder Público da capital paulista e assim reverter o valor no setor de transporte.

A gestão de Ricardo Nunes possui a meta de chegar a 20% dos ônibus circulando na cidade em 2024, totalizando 2.400 veículos, tornando assim o Brasil um dos países com mais ônibus elétricos, ficando atrás da China.

“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionar e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo, que é um compromisso”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes ao apresentar os veículos na Praça Charles Miller, no Pacaembu, Zona Oeste, em setembro do ano passado.

Para este ano é esperado um amplo processo de entrega destes coletivos, o que deve superar mais de 1 mil unidades para assim tornar possível chegar na meta da prefeitura.

Fonte: Diário nos Trilhos

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Com 54% de obras concluídas, EMTU garante que entregará 2ª fase do VLT em julho de 2024

As obras para implantação da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista atingiram 54,3% de conclusão. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), mesmo faltando 45,7% dos serviços, a entrega está prevista para julho deste ano.

As obras da segunda linha do VLT foram iniciadas em julho de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução pela Alya Construtora. O novo trecho do equipamento realizará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e a região do Valongo. Em Santos, o VLT terá 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia.

Obras
De acordo com a EMTU, a maior parte das obras de infraestrutura (remanejamento da rede de esgoto e drenagem) já foram concluídas e cerca de 75% das obras nas estações do VLT estão em andamento.

Atualmente, os serviços estão sendo realizados no cruzamento da Praça dos Andradas com a Avenida Visconde de São Leopoldo e na Avenida São Francisco, entre a Praça dos Andradas e a Rua Frei Gaspar.

Nos próximos meses, os trabalhos deverão avançar nas ruas Visconde de Embaré, Doutor Cochrane, Constituição, João Pessoa e nas avenidas Francisco Glicério e Conselheiro Nébias. A EMTU ainda destacou que a entrega das obras deverá ocorrer em julho de 2024.

Terceira linha
Uma nova linha do VLT ainda deverá ser construída em São Vicente, ligando as áreas Insular e Continental do município. A ação será realizada após a reforma da Ponte A Tribuna, que deverá ser iniciada neste mês, com previsão de entrega em 2 anos.

A terceira linha contará com 7,5 km de extensão e quatro estações. O novo trecho pretende beneficiar cerca de 150 mil moradores da Área Continental na ligação com o município de Santos. A publicação do edital das obras está prevista para junho de 2024.

Ao ser totalmente concluído, o VLT da Baixada Santista deverá contar com 27 km de extensão, além de 31 estações. A entrega final das obras está prevista para 2027.

Fonte: G1 SP

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Venda de ônibus cresce mais de 12% no Brasil em 2023

A venda de ônibus novos manteve a tendência de alta no Brasil em 2023. Após a forte queda dos números durante a pandemia, no ano passado foram emplacadas 24.622 unidades. Ou seja, houve alta de 12,63% em relação a 2022, quando foram vendidos 21.860 ônibus novos no País. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.

Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, isso é resultado da retomada das compras por frotistas e da ampliação do Caminho da Escola. Ou seja, o programa do governo federal que visa oferecer transporte aos alunos da rede pública, sobretudo no interior do País.

"Foi um ano de recuperação para (o setor de) ônibus", diz Andreta Jr. "Porém, é preciso lembrar que o segmento mais afetado pelos reflexos da pandemia. Desta forma, a evolução parte de uma base baixa, embora consistente", diz o executivo.

De acordo com a Fenabrave, a previsão é de que 2024 seja melhor que 2023. Afinal, trata-se de um ano com eleições municipais. Assim, historicamente, as prefeituras de todo o País costumam renovar suas frotas de ônibus. Portanto, o segmento de urbanos deve puxar os emplacamentos.

Além disso, 2023 será marcado pela chegada de mais ônibus elétricos nas maiores capitais do Brasil. Por isso, várias marcas devem trazer novidades do segmento. Conforme o presidente da Fenabrave, a alta deverá ser de 20% em 2024. Assim, se a projeção for concretizada, as vendas deverão ficar em torno das 29,5 mil unidades. 

"Este comportamento se deve também ao Programa Caminho da Escola, que terá 16 mil novas unidades este ano. Do mesmo modo, há o aumento da demanda por transporte rodoviário, por causa da alta dos preços das passagens aéreas. Além disso, está ocorrendo uma renovação da frota de ônibus urbanos".

Ranking de vendas de ônibus no Brasil em 2023

Mercedes-Benz: 14.519 (58,97%)
Volksbus: 4.503 (18,29%)
Marcopolo: 3.317 (13,47%)
Iveco: 888 (3,61%)
Volvo: 704 (2,86%)
Scania: 476 (1,93%)
Agrale: 136 (0,55%)
Induscar: 70 (0,28%)
Lvtong: 4 (0,02%)
BYD: 1 (0,00%)
Fonte: Fenabrave

Fonte: Estadão


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Saiba o que é BRS, modal que ligará o BRT de Salvador ao Aeroporto

Os projetos de mobilidade em Salvador seguem avançando. O próximo passo da prefeitura é a instalação de um BRS (serviço rápido de ônibus) nas regiões da Orla Atlântica e da Avenida Dorival Caymmi, a partir do já instalado corredor de BRT (ônibus de trânsito rápido) no bairro da Pituba, até o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), já iniciou os processos de desapropriação, notificando oficialmente todos os proprietários de imóveis que precisarão ceder algum espaço para a passagem das vias exclusivas para ônibus do BRS.

Procurado pelo portal A TARDE, o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Müller, explicou que as desapropriações são poucas e servirão para ampliar as vias da orla, de duas faixas de pista para três.

“As poucas desapropriações que têm são exatamente naquele trecho do restaurante Ki-Mukeka, mas não tem impacto nenhum na operação deles. São pedaços pequenos de terrenos, em regra na frente das propriedades. A gente precisa de três faixas de pista e, nessa região da orla, na maior parte, temos apenas duas”, justificou o titular da Semob.

O projeto não é uma grande novidade. A gestão municipal já falava da possibilidade em 2017, sob o comando do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). Mas foi em 2021, no primeiro ano da administração de Bruno Reis (União Brasil), que a ideia começou a ser tocada com mais firmeza pela prefeitura.

Parte das intervenções que a atual gestão do município fez e continua fazendo na região da Orla Atlântica já estão adaptadas para a chegada do BRS, que ligará a Pituba ao Aeroporto de Salvador. Os veículos utilizados nas vias exclusivas devem ser os mesmos elétricos do BRT, dando uma ideia de continuidade entre os sistemas.

“A obra de Patamares já está sendo preparada para receber o corredor do BRS, que é um serviço de ônibus com faixas exclusivas. Estamos discutindo para manter os ônibus no padrão do BRT e, em alguns lugares, colocar estações, para a gente conseguir prever o pré-embarque”, revelou Müller.

O que é cada coisa

A quantidade de siglas que estão surgindo no debate sobre mobilidade em Salvador pode confundir a população. VLT, BRT e BRS são coisas diferentes e estão sendo elaboradas, pelas gestões municipal e estadual, para modernizar e interconectar o transporte público da cidade.

O VLT, que é o veículo leve sobre trilhos, como o nome já diz, se trata de um modal de transporte à base de trens. Urbanos, eles costumam estar na superfície durante seu percurso inteiro, se diferenciando decisivamente do metrô, que pode ser subterrâneo. Mais barato que o metroviário, o modelo foi escolhido pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT) para atender a região do Subúrbio Ferroviário, substituindo os antigos trens da região.

O BRT, por outro lado, é um sistema fechado de ônibus, com vias construídas exclusivamente para a passagem dos grandes veículos automotores. A prefeitura de Salvador já construiu parte do projeto, que hoje liga o bairro do Itaigara ao Iguatemi pela Avenida ACM. A ideia, porém, é levar o modal à Estação da Lapa, passando pela Avenida Vasco da Gama.

Em Salvador, para o funcionamento do BRT, a prefeitura construiu diversos elevados em uma região movimentada da cidade, o que motivou diversas críticas. Hoje, os ônibus elétricos do sistema também circulam em linhas externas ao circuito fechado, em vias abertas no Caminho das Árvores e na Pituba.

Já o BRS é até parecido com o BRT, sendo também um sistema de ônibus, mas totalmente aberto, sem a construção de vias particulares para a circulação dos veículos. Nesse caso, haverá apenas a destinação específica de uma faixa da pista para a passagem do modal.

Fonte: A Tarde

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Em Uberaba, Usuários podem consultar horário do ônibus em tempo real na Internet


Já está disponível na Internet o sistema de monitoramento do transporte coletivo urbano que permite ao usuário se informar em tempo real a localização e horário do ônibus que pretende utilizar. O link pode ser acessado pelo site da Prefeitura, na página do transporte coletivo, http://cdfuberaba.auttran.com/chegadas/chegadas.php.

O sistema facilitará a vida do usuário, possibilitando o acesso a informações precisas, desde o posicionamento até o horário que o ônibus passará.

O sistema pela Internet faz parte do programa de monitoramento do transporte público, que inclui a instalação de painéis eletrônicos, indicando o tempo de espera do ônibus desejado.

Blog Meu Transporte

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CPTM emite 24 mil cartões de transporte para trabalhadores desempregados em 2023

A CPTM registrou um aumento de 9% no número de pessoas beneficiadas com a emissão da Credencial para Trabalhadores Desempregados em 2023, na comparação com os dados de 2022. O benefício, emitido para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e no máximo de 180 dias, garante acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô.

Em 2023, foram emitidas 24.446 mil credenciais, o que equivale a uma média de 2 mil cartões entregues por mês. Neste período, foram registrados 591.887 mil embarques com a gratuidade do desempregado. Ao longo de 2022, foram emitidas 22.376 credenciais e 539.508 embarques com a credencial de gratuidade do trabalhador desempregado.

“Esse é um benefício social para ajudar os profissionais nos deslocamentos de trem e metrô durante a busca por uma nova colocação. Por isso, quem possui a gratuidade da credencial pode utilizar todos os dias para cumprir os compromissos com entrevistas e processos seletivos dentro de um período de 90 dias”, explica Viviane Citroni Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com Passageiro da CPTM

O serviço de atendimento para solicitar o benefício é realizado somente no posto da CPTM, localizado na Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.

Para requerer o benefício, que é pessoal e intransferível, é preciso apresentar no posto os documentos RG, CPF, a rescisão do contrato de trabalho (último emprego) e a carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego. As credenciais são válidas por 90 dias não renováveis e são distribuídas aos trabalhadores demitidos há, no mínimo, 30 dias.

Para acessar a CPTM e o Metrô, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nos bloqueios para os funcionários.

Os passageiros podem obter informações pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site https://www.cptm.sp.gov.br.

Informações: Governo de São Paulo

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Estudantes protestam contra alta na tarifa do transporte por trilhos

Diversas pessoas se reuniram nesta quinta-feira (4), na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra o aumento no preço das tarifas de transporte coletivo sobre trilhos, decretado pelo governador Tarcísio de Freitas.

O ato ocorreu sob forte chuva. Mesmo assim, os manifestantes decidiram caminhar do vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, até a Praça Roosevelt, no centro da capital. Desde a última segunda-feira (1º), a população de São Paulo paga mais caro para utilizar o Metrô e os trens metropolitanos. As passagens subiram de R$ 4,40 para R$ 5.


O aumento, no entanto, não ocorreu nos ônibus, que são administrados pela prefeitura de São Paulo. Nos ônibus da capital paulista, o preço das passagens foi mantido em R$ 4,40. A prefeitura também anunciou gratuidade para esse tipo de transporte aos domingos.

“Contra a tarifa eu vou lutar. Sou estudante e São Paulo vai parar”, cantaram os manifestantes, a maior parte formada por estudantes. “Ei, Tarcísio, deixa eu te falar. Ou abaixa a tarifa ou São Paulo vai parar”, gritaram.

Tentativa de privatização
Para os manifestantes, o aumento da tarifa em São Paulo está aliado a uma tentativa do governador de São Paulo de privatizar o transporte público. “O ato de hoje é uma manifestação contra o aumento da tarifa e pelo passe livre”, disse Diego Ferreira, diretor de políticas educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Somos também contra a privatização de um espaço que é público. O transporte deve ser público. Ele deve ser acessado por toda a população não só para ir à universidade, mas para ter direito à cidade. A privatização, além de sucatear um serviço de transporte que é público, também faz com que as pessoas não tenham acesso à cidade. E sabemos que, com a privatização, as tarifas vão aumentar”, acrescentou Ferreira, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Sofia Rocha, dirigente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de São Paulo (DCE Livre Alexandre Vannucchi Leme), o ato de hoje tem também várias outras bandeiras. “Estamos retomando também as pautas de 2013 como o passe livre e a tarifa zero para os trabalhadores”, argumentou.

Segundo os manifestantes, o aumento na tarifa provoca uma série de problemas, entre eles, o crescimento da evasão escolar. “A gente sabe que a evasão hoje está institucionalizada. E nós, da UNE, defendemos o passe livre e entendemos que ele é um avanço nesse processo. A falta de assistência estudantil e de políticas efetivas nesse cenário faz com que se amplie agora a luta pelo passe livre não só em São Paulo, mas em todo o Brasil. O aumento da tarifa em São Paulo foi significativo. Foi um aumento de R$ 0,60 e isso não é fácil. No final do mês, é ali que iria o seu almoço da semana, é ali que iria o seu lanche no intervalo das aulas. Sabemos que isso vai influenciar e muito [no aumentou da evasão escolar]”, protestou Ferreira.

Para Sofia, os mais prejudicados com esse aumento são os estudantes mais pobres. “Ele prejudica claramente os estudantes mais vulnerabilizados. Um estudante precisa se locomover para ir para a universidade ou para a escola. Esse aumento na tarifa é pesado para o bolso. Então, é fundamental estar nessa luta”, finalizou.

Procurado pela Agência Brasil, o governo de São Paulo ainda não se manifestou sobre o protesto.

Por Kleber Sampaio
Informações: Agencia Brasil EBC

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Em São José dos Pinhais, obras do novo terminal Afonso Pena alcançam 35% de execução

Mesmo com as festividades de fim de ano, as obras do novo Terminal de Ônibus Metropolitano Afonso Pena, em São José dos Pinhais, não pararam e avançaram para um novo estágio. Com a infraestrutura, superestruturas das edificações e paredes de alvenaria concluídas, as obras chegam a 35% de evolução total e já demonstram o tamanho expressivo e o novo formato do equipamento.

Um dos elementos que irá ressaltar ainda mais a estética do novo terminal são as telhas que serão instaladas sobre as estruturas. Com 90% da estrutura metálica da cobertura concluída, a previsão é de que esse processo de instalação tenha início ainda neste mês de janeiro.

Nos próximos dias, a empresa encarregada das obras iniciará a próxima fase, abrangendo a implementação das instalações hidráulicas e elétricas, aplicação de revestimentos cerâmicos, bem como a execução da caixa de contenção de cheias.

A nova obra vai substituir atual Terminal Afonso Pena, com uma estrutura que ocupa uma área de 18.389,57 metros quadrados, sendo praticamente quatro vezes maior em área coberta, prometendo mais conforto e segurança para os usuários. Serão 26 plataformas de embarque, 15 a mais em comparação com a do atual terminal. Haverá uma nova redistribuição das linhas para embarque e desembarque visando não apenas otimizar o atendimento atual, mas também permitir futuras ampliações de linhas e conexões.

O diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, destaca o impacto positivo do novo terminal. "A obra é um compromisso do governo Ratinho Junior que desde o primeiro dia de mandato investe forte no transporte público metropolitano e assim atende as demandas essenciais da população. Além de aprimorar a infraestrutura do transporte coletivo, o terminal se tornará um marco arquitetônico, refletindo nosso comprometimento com um sistema de mobilidade eficiente e acessível para todos", destacou.

O investimento do Governo do Estado é de R$ 21,3 milhões e beneficiará mais de 25 mil usuários diários que utilizam o Terminal Afonso Pena, fazendo conexões com os terminais do Boqueirão, Pinhais, Piraquara e Guadalupe.

Informações: Governo do Paraná

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