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Curitiba lança testes com ônibus elétrico da Volvo

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A Prefeitura de Curitiba lançou, nesta terça-feira (29/8), o início dos testes técnicos com o ônibus 100% elétrico da Volvo, dentro do programa de descarbonização da frota do transporte público da capital. Durante o evento de apresentação do veículo no Parque Barigui, a Volvo anunciou ao prefeito Rafael Greca investimentos futuros de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

“Nós temos muito orgulho da fábrica da Volvo em Curitiba, temos uma história de desenvolvimento e parceria em soluções de mobilidade. Curitiba está empenhada, com muito entusiasmo, em promover a descarbonização. Os ônibus elétricos, não poluentes e mais confortáveis para a população, são o futuro do transporte coletivo da nossa cidade”, afirmou Greca.

O projeto para desenvolvimento de uma plataforma local já está em andamento, segundo o presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques. “Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido. Teremos em breve ônibus elétricos em produção em Curitiba”, completou ele.

Futuro
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

O plano de eletromobilidade também integra o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos das linhas Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB).

O projeto de descarbonização da frota do transporte público prevê testes técnicos, edital de compra dos veículos e ainda a infraestrutura de recarga dos veículos na cidade.
O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, adiantou que já trabalha em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para estabelecer uma estrutura de recarga para o projeto de eletrificação da frota curitibana. "Estamos em tratativas finais para desenvolver um programa de abastecimento para o programa de eletromobilidade da nossa cidade", disse.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar, no entanto, a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

“Curitiba é a primeira cidade do País a executar testes estruturados de ônibus elétricos. Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, que já fizeram testes, e Volvo, que inicia agora, Mercedes e Higer também devem apresentar seus veículos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade.

Nos testes, o ônibus Volvo BZL vai circular, a partir da primeira quinzena de setembro, nas linhas Inter 2 e Interbairros II que transportam 135 mil pessoas por dia. Os testes devem durar ao menos 30 dias.

O chassis elétrico BZL Volvo que entra em teste foi fabricado na matriz do grupo na Suécia e adaptado aos padrões de Curitiba. A capital é a primeira cidade a testar o modelo na América Latina. Na sequência, a Volvo pretende demonstrar o seu modelo elétrico em São Paulo, Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia).

Modelo
Com capacidade para 90 passageiros e 12,6 metros, o veículo foi desenvolvido em parceria pelas equipes do Brasil e da Suécia.Com duas portas, e piso baixo, o veículo tem carroceria Marcopolo e entre 250 e 300 quilômetros de autonomia de bateria. Com tempo de recarga de duas a quatro horas, o veículo será carregado no período noturno, na garagem da empresa operadora Sorriso. O ônibus também é equipado com sistema que reduz a velocidade automaticamente próximo a espaço de grande movimento de pessoas, como terminais, próximo a escolas, hospitais e shopping centers, por exemplo.

No teste, serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Parceria
A história da Volvo praticamente se confunde com o a do transporte coletivo de Curitiba. Com a montadora, o município desenvolveu, há 31 anos, o ônibus biarticulado, modelo com quatro eixos, duas articulações e capaz de transportar 250 passageiros – mais que o dobro de um veículo convencional – para circular nas canaletas exclusivas.

Durante a primeira gestão de Rafael Greca (1993-1996), foi realizada a remodelação do Eixo Boqueirão com implantação de estações-tubo nas paradas (embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) para dar início à operação dos biarticulados. Em 1995, durante a primeira gestão Rafael Greca (1993- 1996), os ônibus entraram em circulação no eixo Norte-Sul.

O biarticulado foi um dos responsáveis por popularizar o BRT (Bus Rapid Transit), sistema de canaletas exclusivas que tornou a capital paranaense referência mundial no transporte coletivo, com o seu modelo copiado em mais de 182 cidades em todo mundo.

No Brasil, Curitiba também foi pioneira a introduzir os ônibus híbridos da marca em 2012. O projeto atual de ônibus elétricos faz parte do mais recente ciclo de investimentos da Volvo no País: R$ 1,5 bilhão, entre 2022 e 2025.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Novo ônibus turístico mostra Porto Alegre por diferentes ângulos

Foi entregue nesta terça-feira, 29, o novo ônibus da Linha Turismo que oferece novas experiências para quem quer conhecer um pouco mais de Porto Alegre. O veículo, que acomoda 57 passageiros sentados, é totalmente sem janelas, possibilitando uma visibilidade de 360 graus. O teto panorâmico proporciona visão completa dos pontos turísticos, como monumentos e prédios históricos, sem inviabilizar passeios nos dias de chuva. 

Presente no primeiro passeio do ônibus, o secretário adjunto municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) ponderou o novo momento que vive o turismo da Capital. “A retomada do turismo na cidade é uma soma de esforços, e a iniciativa privada tem sido um parceiro fundamental. O novo ônibus é uma bela ferramenta turística”, disse. A equipe de Turismo da SMDET também esteve no lançamento. 
Vários pontos turísticos da cidade estampam a área externa do veículo. Na parte traseira, o artista plástico Leandro Selister faz destaque ao selo “Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco”, iniciativa da prefeitura com entidades privadas para fomentar a gastronomia e a cultura gaúcha.  
Como funciona - A partir desta quarta-feira, 30, os passeios ao público já estarão em funcionamento. As saídas acontecem de terça à domingo, partindo do Armazém B3, do Cais do Porto (Av. Mauá, 1050). O tour acontece às 10h30 e 12h30, podendo acontecer também às 14h30 e 16h30, conforme disponibilidade. Os ingressos podem ser adquiridos aqui ou na bilheteria, localizada no local de embarque.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Prefeitura de BH fiscaliza 1.022 ônibus e faz ajuste em seis linhas ampliando viagens

De 11 a 20 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou 60 operações de fiscalização no transporte público da capital, resultando na vistoria de 1.022 veículos, 459 autuações e recolhimento de 11 ônibus e 10 autorizações de tráfego. Foram feitos ajustes na operação de seis linhas, seja no quadro de horários de dias úteis ou do fim de semana. Os dados fazem parte de relatório divulgado no portal da PBH e correspondem ao 4º decêndio depois vigência da Lei 11.458/23, que trouxe uma nova forma de remuneração do sistema, com parte do custo arcado pelo município.

No sistema convencional de ônibus, houve uma produção de 3.245.571,11 km. A produção programada era de 3.425.310,73 km, ou seja, 94,8% do total foi efetivado de acordo com a especificação da legislação. Em consequência, dos R$ 12.039.967,23 a serem repassados aos consórcios, foram disponibilizados R$ 11.311.793,26, ou seja, 93,95% do previsto. 

Já no transporte suplementar, a produção estimada era de 284.743,59 km, mas foram realizados 160.238,87 km, ou seja, 56,3% do total. A remuneração do sistema suplementar seria de R$ 457.013,46, mas foram pagos R$ 218.284,06, ou seja, 47,7 % do valor previsto, em decorrência de descumprimento das determinações legais. 
O cálculo da remuneração complementar é realizado a cada 10 dias. Após análise de todas as viagens realizadas, da quilometragem produzida durante o período, e com os registros da fiscalização, o pagamento é feito até o quinto dia útil após o fim do período de apuração. 

Desde o dia 8 de julho, quando foi sancionada a lei municipal 11.458/2023, que definiu a manutenção da tarifa em R$ 4,50 e criou a remuneração complementar baseada na produção quilométrica, houve intensificação da fiscalização do transporte coletivo da capital. 

Fiscalização

O sistema SIT BUS monitora, via GPS, cada viagem de ônibus da cidade e permite saber se os ônibus do sistema saíram no horário certo ou se atrasaram, e de quantos minutos foi o atraso. Também é possível conferir o itinerário de cada linha e verificar a posição dos ônibus ao longo do trajeto. 

A fiscalização também contempla ações de agentes de campo, do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), além das contribuições dos usuários. A remuneração complementar só é repassada às concessionárias se a viagem for realizada de maneira completa, dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos na lei. 

Transparência e Atendimento pelo Whatsapp 

As contribuições dos usuários pelo Whatsapp (31) 98472-5715 têm sido fundamentais para intensificar a fiscalização. Os números de reclamações por este canal caíram no último período auditado em relação ao anterior. De 509 notificações, no terceiro decêndio, foram contabilizadas, atendidas e encaminhadas para providências 256 manifestações. As demandas são recebidas pela equipe do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e orientam as equipes de fiscalização nas ruas. Mas é importante que a mensagem do usuário informe, além da linha, o número do veículo, pois isso contribui com fiscalização. Os usuários podem utilizar também para suas manifestações o PBH App ou o portal de serviços da Prefeitura, em reclamação de ônibus (transporte coletivo).

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Trajeto de ida e volta do BRT ao centro de Cuiabá poderá levar até 45 minutos

A implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande vai permitir que os passageiros façam viagens com até metade do tempo que é gasto atualmente. A economia de tempo será possível em razão das viagens expressas, que fazem menos paradas até chegar ao destino final - serviço exclusivo do BRT.

É o caso da linha expressa que vai ligar o Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá. A previsão é que o ônibus leve 42 minutos para sair do terminal, localizado próximo ao viaduto da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros), percorra as Avenidas Fernando Corrêa, Coronel Escolástico, Getúlio Vargas e Isaac Póvoas, e retorne até o Coxipó. Atualmente, este mesmo percurso é feito em uma hora e 27 minutos.

Desta forma, é possível dizer que a expectativa é que um passageiro saia do Terminal do Coxipó e chegue ao centro de Cuiabá em 21 minutos, independente do horário em que ele faça a viagem.

“O BRT anda em um corredor exclusivo, o que permite que ele faça as viagens no mesmo tempo, independentemente do humor do trânsito ao redor”, explica o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra-MT, Rafael Detoni. 

Além disso, todas as estações do BRT contarão com faixa de ultrapassagem para permitir que a Linha Expressa possa seguir adiante, mesmo com outro ônibus parado para embarque e desembarque de passageiros.

A Linha Expressa é um serviço do BRT que percorre todo o corredor de ônibus praticamente sem fazer paradas. No caso da linha do Coxipó, após sair do terminal, o veículo faz apenas uma parada em frente a Universidade Federal de Mato Grosso, lugar com grande movimento de passageiros, e depois segue até o centro.

No caso do serviço expresso entre o terminal do CPA e o Centro de Cuiabá, o ônibus parte do lado do Comando Geral da Polícia Militar, para no Centro Político e segue até o centro de Cuiabá. A expectativa é que o veículo leve 40 minutos para ir e voltar, sendo que, atualmente, essa viagem tem duração de uma hora e 12 minutos.

Da mesma forma, a viagem de ida e volta entre o centro de Várzea Grande e o Centro de Cuiabá deverá durar 42 minutos, sendo que o tempo atual é de uma hora e 16 minutos. O BRT sairá do Terminal André Maggi e irá parar apenas no Cristo Rei antes de chegar ao centro, fazendo a mesma parada no retorno.

A redução de tempo será observada também no serviço denominado parador, que faz embarques e desembarques em todas as estações. A linha Terminal André Maggi - Terminal CPA tem um tempo de ida e volta estimado em uma hora e 24 minutos, sendo que o tempo atual é de duas horas e três minutos. Esta linha sai de Várzea Grande e para em 24 estações até chegar ao CPA.
O ônibus parador que liga o Coxipó ao Centro fará uma viagem de 52 minutos, uma redução de 35 minutos em relação ao gasto atualmente.

Para absorver o fluxo constante de passageiros a previsão é que os ônibus do BRT passem em um intervalo de menos de 4 segundos na linha do Coxipó e de 6 minutos na linha Várzea Grande - CPA. Já os ônibus expressos devem passar a cada 10 minutos.

Os ônibus do BRT serão movidos a bateria recarregável, garantindo que os automóveis sejam silenciosos e sustentáveis. Além das viagens mais rápidas, o BRT vai entrar no centro de Cuiabá e Várzea Grande, conforme é divulgado desde a apresentação do anteprojeto em 2021. Isso porquê as pesquisas de origem e destino mostram que os centros da cidade são os principais destinos dos passageiros do transporte coletivo.

Informações: Governo do Estado
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Urbs vai ampliar serviço de compra de créditos para todos os terminais de Curitiba

A Urbanização de Curitiba (Urbs) lançou edital para compra de 35 máquinas para ampliar o serviço de recarga de créditos do cartão transporte nos terminais de integração da capital. O serviço, já disponível em 13 deles, será ampliado para todos os 22 terminais da cidade até o final do ano.

A intenção é facilitar o acesso do usuário à recarga do cartão transporte. Atualmente, 91% das passagens são pagas com cartões (entre transporte, de débito e crédito e demais dispositivos por aproximação, como celulares e relógios inteligentes).

Os terminais são locais de grande circulação de passageiros e recebem boa parte dos quase 600 mil usuários do transporte coletivo da capital por dia. O serviço de compra de créditos já está disponível nos terminais Bairro Alto, Barreirinha, Cabral, Carmo, Capão da Imbuia, Capão Raso, Campo Comprido, CIC, Pinheirinho, Santa Cândida, Santa Felicidade, Sitio Cercado e Tatuquara. Devem ganhar pontos de venda os terminais Boa Vista, Portão, Centenário, Oficinas, Caiuá, Campina do Siqueira, Fazendinha, Boqueirão e Hauer.

Com a aquisição, todas as bilheterias dos terminais da cidade terão venda de crédito do cartão transporte. Dependendo do porte, fluxo de pessoas e quantidade de entradas, os terminais terão dois ou mais equipamentos, segundo Vilson Kimmel, gestor da área de Tecnologia da Informação da Urbs.
A recarga no terminal é gratuita e realizada com pagamento em dinheiro.“Até o fim do ano serão implantadas também as formas de pagamento de débito e crédito nestes locais”, adianta Kimmel.

Pregão eletrônico
As máquinas serão adquiridas, na segunda-feira (14/8), por meio de pregão eletrônico que terá a participação exclusiva de micro e pequenas empresas.

As propostas serão recebidas, exclusivamente, através da Internet no Portal de Compras da Prefeitura Municipal de Curitiba (www.e-compras.curitiba.pr.gov.br), no dia 14/08/2023 das 14h às 15h.

Os lances serão recebidos, pela mesma plataforma, das15h05 às 15h35. O valor máximo total será de R$ 42.796,50. A entrega das máquinas deve ser feita em até 60 dias após a assinatura do contrato. Confira mais detalhes do edital aqui

Outras formas
Além da recarga em terminais, o usuário possui várias formas de aquisição de créditos do cartão transporte, via whatsapp, aplicativos, lojas físicas e também pela internet. Confira aqui  onde carregar seu cartão transporte.   

Informações: URBS
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Goiânia é destaque nacional com projeto Passe Livre do Trabalhador

O projeto Passe Livre do Trabalhador recebeu há algumas semanas o Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana. O troféu foi entregue à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e será apresentado ao executivo na próxima quarta-feira (30/8), às 12h, em cerimônia no Paço Municipal. 

O programa foi vencedor em duas categorias: “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam” e “Iniciativas Privadas de Bilhetagem”. A modalidade de aquisição de bilhetes do transporte público da capital foi lançada em 2022 permitindo que trabalhadores façam até oito viagens diárias por mês e garantindo economia de 20% para empregadores. 
 
A premiação reconheceu a iniciativa pela capacidade de inovação e soluções de mobilidade, servindo de exemplo para outros municípios do país. “O resultado dessa premiação mostra que o trabalho realizado na Região Metropolitana de Goiânia, sobretudo em prol dos trabalhadores, tem dado certo e mostra que devemos seguir em frente”, afirma o prefeito Rogério.
 
A entrega do prêmio ocorreu em julho último, durante a Conferência do Parque da Mobilidade Urbana. O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, compareceu à cerimônia para receber a premiação. Com total de 227 iniciativas públicas e privadas inscritas, apenas 30 foram selecionadas como finalistas. A iniciativa goianiense dividiu o destaque com ideias implementadas no interior de São Paulo e em Fortaleza.
 
Outros benefícios
Com planejamento, a Prefeitura de Goiânia implantou grandes melhorias no transporte público. Esses benefícios incluem o congelamento da tarifa em R$ 4,30 desde 2019. Entre os meses de maio de 2022 a junho de 2023, a gestão municipal efetuou o subsídio no valor total de R$174.739.977,32. Dentro do rateio da diferença entre o valor pago e o valor real da passagem, esse valor da Prefeitura de Goiânia representa 41,2%, o mesmo do governo estadual. Sem esse subsídio, a tarifa chegaria a R$ 7,60.
 
O pagamento da passagem por aproximação de crédito e débito foi implantado em dezembro de 2021. Dessa forma, o usuário pode fazer recargas de créditos enquanto já está a bordo dos veículos. Os ônibus possuem biometria facial, destinada aos idosos, pessoas com deficiência e estudantes. Também é possível comprar as passagens pelo WhatsApp, PIX e QR Code embarcado. 

O Bilhete Único permite que o usuário escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem e já representa mais de 60% das validações dos usuários do transporte coletivo. 
 
Já o Cartão Família, lançado neste ano, permite que até seis pessoas possam utilizar o transporte coletivo aos finais de semana e feriados e pagar somente uma passagem. O Cartão Família já possui mais de 7 mil cadastros. 
 
O transporte público da Região Metropolitana de Goiânia também conta, desde o início do ano, com sistema de pagamento de bilhetagem por meio da biometria facial que identifica os rostos dos passageiros beneficiados com gratuidade no transporte coletivo e têm seu embarque liberado imediatamente. 

Informações: A Redação
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Joinville tem aumento de multas por invasão de corredor de ônibus

Atualmente, Joinville conta com 31 quilômetros de corredor de ônibus. Veículos de passeio não podem transitar nestas faixas e, por conta disso, somente em 2022 mais de 2,8 mil notificações por uso indevido foram aplicadas por agentes de trânsito até o início de agosto.

Em maio deste ano, um projeto de lei ordinário chegou a ser apresentado na Câmara de Vereadores de Joinville, propondo a criação de um rodízio na circulação veículos particulares nos corredores de ônibus.

Segundo o projeto, outros veículos como carros e motocicletas poderiam circular nas faixas de ônibus em dias alternados, seguindo um rodízio, que seria definido a partir do último dígito da placa do veículo. Os ônibus continuariam a circular normalmente.

“Isso é um equívoco”, analisa Marcel Virmond Vieira, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). Ele diz que a medida causaria um aumento no tempo médio das viagens de ônibus. O que acarretaria o aumento do custo do serviço e aumento da tarifa cobrada para os usuários. Atualmente, o valor da passagem antecipada é de R$ 4,75, enquanto o valor da passagem embarcada é de R$ 5.
O secretário ainda exemplifica que, em horário de pico, a quantidade de pessoas em 50 carros e em quatro ônibus é equivalente nos dois meios de transporte. Atualmente, a tramitação do projeto de lei está parada para alterações.

Apesar do projeto, um decreto assinado pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), no dia 21 de junho, alterou os veículos permitidos a utilizarem as faixas exclusivas para ônibus. Com a mudança, publicada no Diário Oficial, veículos do transporte executivo, carros-forte para transporte de valores, veículos de guincho-socorro e ambulâncias veterinárias estão permitidos a circular pela faixa.

Marcel afirma que não teve influência na mudança do decreto, mas vê que esses veículos foram permitidos não vão ter um impacto muito grande, por serem menos frequentes. Segundo ele, essas medidas vão ser monitoradas.

Como são escolhidas as faixas exclusiva para ônibus?
O plano de mobilidade de Joinville para os próximos 30 anos prevê a criação de 33 quilômetros de corredores de ônibus.

O secretário explica que a escolha das vias que recebem as faixas exclusivas para ônibus passam por uma análise técnica com dois elementos principais. O primeiro é o carregamento da linha e o segundo é a capacidade da via de ter uma pista separada.

O carregamento da linha consiste na quantidade de pessoas que utilizam as linhas de ônibus que passam por determinada rua. Outro fator considerado é utilização da via por linhas troncais, aquelas que fazem as ligações entre os terminais de ônibus.

Além de não ter planos para flexibilizar o uso do corredor de ônibus, Marcelo comenta que também não há planos para remover faixas já existentes.

Quanto à implementação de novas faixas, o secretário explica que as atuais obras em vias da cidade já são feitas pensando em uma possível implementação. Dois exemplos atuais são as ruas Albano Schmidt e Prefeito Helmuth Fallgatter, que devem receber faixas de ônibus.

Requalificação de vias
Na rua Blumenau, no trajeto realizado entre os terminais Norte e Central, é possível observar uma estrutura diferente no pavimento da faixa exclusiva para ônibus. Apesar da pavimentação comum na maioria da rota, em frente aos pontos de ônibus foi implementado o pavimento rígido de concreto.

“O ônibus é um veículo pesado e quando ele faz o movimento de freada ou arranque, ele faz uma força muito grande sobre a estrutura do pavimento. Acontecia de formar os borrachudos (deformidades)”, comenta o secretário.

O ideal seria que todos os corredores de ônibus fossem feitos de concreto, porém, segundo o secretário, a dificuldade de realizar obras no concreto e o custo de implantar em todas as vias inviabiliza a medida.

Mais de 2,8 mil multas até agosto
De acordo com dados da Prefeitura de Joinville, desde o início deste ano até o começo do mês de agosto, foram emitidas 2.853 notificações decorrentes dessa infração, em Joinville.

A fiscalização nas faixas exclusivas para ônibus é realizada pelos agentes de trânsito, guardas municipais e Polícia Militar, por meio de convênio firmado com a prefeitura.

Segundo a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), as infrações são registradas pelos agentes competentes, quando ocorrem flagrantes de motoristas transitando indevidamente pelos corredores.

Transitar em corredor de ônibus é considerada infração gravíssima, que acarreta multa no valor de R$ 293,47 e gera sete pontos na carteira de habilitação do motorista.

Informações: O Municipio
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Semuttran instala defensa metálica e ‘bate-rodas’ no Terminal Vila Sônia em Piracicaba

Com o intuito de aumentar a segurança, a Prefeitura de Piracicaba, por meio Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), implantou recursos no terminal de ônibus urbano Vila Sônia, como defensa metálica e bate-rodas.


De acordo com Evandro Sotto, engenheiro da Semuttran, a defensa metálica protege e bloqueia qualquer tipo de veículo. Ela está posicionada estrategicamente em toda a extensão em frente às vagas dos ônibus.

Também foram instalados “bate-rodas”, estruturas para limitar vagas em estacionamentos, em todas as vagas de ônibus do local, utilizados para pausar os pneus dos ônibus na hora de estacionar, para que o veículo não se movimente.

“Estamos buscando sanar antigos problemas, evitando acidentes, corrigindo e reforçando com melhorias para proporcionar mais segurança aos cidadãos, portanto, estes dispositivos foram instalados justamente para oferecer mais tranquilidade às pessoas na área da mobilidade urbana”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Informações: Prefeitura de Piracicaba
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