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Fim dos trens em Salvador para obras do VLT já custou R$ 6,5 mil a cada trabalhador do Subúrbio

domingo, 30 de julho de 2023


A desativação da linha de trens entre Calçada e Paripe para as obras do VLT do Subúrbio fez com que cada usuário do sistema perdesse, em média, cerca de R$ 6,5 mil desde que o modelo deixou de circular, considerando o morador da região que se desloca para o trabalho de transporte público apenas nos dias úteis. O cálculo se refere ao período de fevereiro de 2021, quando a operação nos trens foi extinta, e julho deste ano, e leva em conta a soma das passagens de ida e volta de ônibus com base na tarifa unitária praticada hoje na capital - R$ 4,90.
Margem de perda

Caso a linha férrea não fosse desativada, o impacto acumulado no bolso do cidadão seria bem menor, aproximadamente R$ 650, com base no preço cobrado nos trens, cuja passagem era sempre dez vezes menos que a de ônibus. Como a imprensa vem noticiando há mais de dois anos, o peso no orçamento doméstico causado pelo fim do sistema ocupa o topo das queixas feitas por moradores do Subúrbio que ficaram órfãos de um serviço de transporte muito mais barato.

Presente de grego

Uma rápida pesquisa feita pela coluna revela uma infinidade de serviços, produtos e bens que poderiam ser adquiridos com o total gasto a mais pelo cidadão comum nos 893 dias sem os trens. Com R$ 6,5 mil, daria para comprar uma TV de 50 polegadas 4k UHD e um notebook ou bancar sete diárias em um resort de alto padrão no litoral baiano. O montante seria suficiente também para custear uma pequena reforma, dar entrada em um carro seminovo, quitar dívidas, realizar cursos, renovar a mobília ou poupar para o futuro, coisas difíceis para quem vive em um dos maiores bolsões de pobreza da cidade. Para piorar, a intenção do governo estadual de cancelar o contrato do VLT, confirmada anteontem, vai elevar ainda mais a conta.

Informações: Correio 24 Horas
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Prefeitura de Campinas entrega mais duas ciclovias: JBD-Pirelli/Terminal Satélite Íris e Vila Olímpia

No contexto das comemorações em torno dos 249 anos da cidade, Campinas celebra a ampliação de seu sistema cicloviário, que agora soma 97,87 km. O prefeito Dário Saadi entregou mais duas ciclovias concluídas neste mês de julho, nos distritos Campo Grande e Nova Aparecida, com mais 1,57 km de extensão. Os eventos de inauguração ocorreram nesta quinta-feira, dia 27 de julho, no período da manhã.  

Foram entregues as ciclovias JBD-Pirelli/Terminal Satélite Íris, no distrito do Campo Grande; e a da Vila Olímpia, na região do distrito de Nova Aparecida. Com as novas rotas cicloviárias, Campinas soma 97,87 km de estruturas cicloviárias entregues. 
“Estamos avançando rápido na implantação de novas ciclovias em Campinas. E quero fazer um apelo aos ciclistas: que tragam movimento para nossas ciclovias e ajudem a promover a mobilidade sustentável”, disse o prefeito Dário Saadi. 
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que a cidade está caminhando rumo aos 100 km de rotas cicloviárias. "Quero agradecer aos cicloativistas e a quem utiliza as ciclovias como meio de deslocamento pelas ideias e colaboração na construção do sistema cicloviário de Campinas”, disse. 

Pirelli/Satélite Íris 
 
Das duas novas estruturas entregues, uma é a ciclovia JBD-Pirelli/Terminal Satélite Íris (distrito do Campo Grande), que faz parte do eixo da avenida John Boyd Dunlop. Ela promove a integração, dando continuidade à ciclovia/ciclofaixa Jardim Florence/Pirelli.  

Esta ciclovia tem uma extensão de 0,70 km, com investimento estimado em R$ 523.369,75. Tem percurso a partir da Rua Lúcio Esteves e segue até o Terminal Satélite Íris. Já existe o projeto para ela ser interligada com uma infraestrutura cicloviária denominada Bela Aliança.  

Vila Olímpia 
 
A outra obra entregue é a ciclovia da Vila Olímpia (distrito de Nova Aparecida), que foi construída na praça João Alves de Campos, desde a rua do Polo Aquático até a rua do Vôlei de Praia, seguindo como ciclorrota pelas ruas do Vôlei de Praia, da Natação, do Hipismo e do Tênis.  

A obra contou com a destinação de recursos de R$ 381.389,56 e tem a extensão de 0,87 km. 

Informações: Prefeitura de Campinas
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Fiscalização da prefeitura pune irregularidades nos ônibus de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta quinta-feira (27) mais uma operação conjunta da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), BHTrans e Guarda Municipal para fiscalizar ônibus do transporte coletivo da capital. A ação ocorreu nos bairros São Geraldo, na Região Leste, Goiânia e Estação São Gabriel, na Nordeste, e faz parte de estratégia de intensificação da fiscalização adotada pela PBH. Seis veículos foram abordados e dois que não portavam autorização de tráfego foram recolhidos para a garagem. Durante a operação foram emitidas 19 autuações. Algumas das irregularidades encontradas foram: elevador com defeito, freio de porta com mau funcionamento, falta de luz de seta, luz de freio e farol com defeito.

Nas operações realizadas na última semana de maio e neste mês, 218 veículos foram abordados, 247 autuações pelo Regulamento do Transporte Coletivo emitidas e 33 autuações pelo Código de Trânsito Brasileiro aplicadas. Foram recolhidos para o pátio do Detran 16 ônibus.

Fiscalização reforçada

A Prefeitura de Belo Horizonte reforçou a fiscalização de itens de segurança orientada principalmente pelas reclamações dos usuários que chegam, pelo Whatsapp e PBH App. As ações têm ocorrido ao longo dos itinerários das linhas, nas estações do MOVE e nas vias do entorno. Os veículos que não estão em condições adequadas de operação têm as autorizações de tráfego recolhidas, são autuados e, em alguns casos, removidos para o pátio do Detran. Para voltar a operar, os ônibus flagrados com irregularidades precisam passar por vistoria técnica para verificar se os problemas foram sanados. Só assim recebem nova autorização de tráfego. 
As fiscalizações são rotineiras. Ocorrem no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS , um sistema que conectado ao GPS dos ônibus, acompanha cada viagem do transporte coletivo. Mas também são feitas em campo justamente para garantir a continuidade e a segurança da prestação dos serviços para a população. Por isso é importante a contribuição dos usuários por meio do PBH APP, do  WhatsApp: (31) 98472-5715 e também no Portal de Serviços. É fundamental que seja indicado o número da linha, o horário e, se possível, o número do veículo para melhor direcionar as equipes de fiscalização.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Trecho da Avenida Paulista será interditado parcialmente por três anos para obras do metrô

De acordo com o Metrô de São Paulo, o espaço para passagem de pedestres e ciclistas será mantido, mas está bloqueado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) o retorno de veículos na Avenida Paulista entre a Praça do Ciclista e a rua da Consolação.

“Com a interdição, o Metrô vai remanejar a infraestrutura de utilidade pública do local, como ciclovia e ponto de táxi, para liberar o espaço onde será montado o canteiro”, afirmou o Metrô em comunicado.

A interdição inicialmente serve para a instalação do canteiro das obras onde serão feitas as escavações do novo túnel.

“O novo túnel será construído pelo método NATM, que é o método austríaco, onde chega-se à profundidade desejada e depois inicia-se a escavação horizontal até o ponto de destino. Serão cerca de 90 metros de extensão com profundidade que vai variar entre 20 e 25 metros, pois ele terá uma leve inclinação, além de 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência”, informou o Metrô.
“A nova passagem terá capacidade para receber 18 mil pessoas por hora, distribuindo o fluxo e proporcionando uma conexão com mais espaço para circulação. A ideia é que ele seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação (Linha 2-Verde) para a Paulista (Linha 4-Amarela). Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto”, concluiu.

Informações: CBN
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Em SP, Linha 1012/21 terá alterações a partir de agosto


A SPTrans informa que a partir de segunda-feira, 7 de agosto, a linha 1012/21 Jd. Rosinha – Term Jd. Britânia terá seu ponto inicial transferido para o Terminal Jardim Britânia e passará a ter a denominação 1012/21 Term. Jd. Britânia – Jd. Rosinha. O horário de operação também será ampliado, com a primeira partida às 4h50 e a última às 21h.

A linha também terá mudança no itinerário, passando a atender a Rua Leopoldo de Passos Lima, na região da Anhanguera, na Zona Norte, deixando de atender o bairro Jardim Canaã. Os passageiros da localidade continuarão sendo atendidos pela linha 1012/10 Term. Jd. Britânia – Jd. Monte Belo.

Além disso, a linha 1012/21 Term. Jd. Britânia – Jd. Rosinha passará a operar em sistema circular.

As medidas buscam melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

Acompanhe as alterações:

Letreiro: 1012/21 Term. Jd. Britânia – Jd. Rosinha

Circular
Ponto inicial: Terminal Jardim Britânia
Sentido Único: Terminal Jd. Britânia, Av. Pierre Renoir, Rua Leopoldo de Passos Lima, Rua Deputado Cyro Albuquerque, Rua Profª Maria Aparecida Nigro Gava, Rua João Fernandes Vieira, Estrada de Pirapora, Rua Dos Vitoriosos, Rua Do Espanhol, Rua Dalva de Oliveira, Rua Tancredo Neves, Rua Elis Regina, Rua Preste, Estrada de Pirapora, Rua João Fernandes Vieira, Rua Profª Maria Aparecida Nigro Gava, Rua Deputado Cyro Albuquerque, Rua Leopoldo de Passos Lima, Rodovia Anhanguera, Rua Delsuc Alves de Magalhães, Rua Domenico Aspari, Av. Pierre Renoir, Terminal Jd. Britânia.

Informações: SPTrans
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Frota de ônibus em Ribeirão Preto é renovada

A chegada da nova frota marca um novo tempo para o transporte coletivo da Cidade. O sistema todo vem sendo preparado para esse momento tão importante. Os Corredores de Ônibus, a criação da rede Ribeirão Mobilidade, o intenso programa de aprimoramento dos motoristas com ênfase no respeito e na cordialidade aos passageiros, para garantir o atendimento de excelência tão reforçado nas garagens. Tudo isso faz parte desse novo modelo.

Os ônibus novos são geração Euro 6, mobilidade sustentável que atende a mais rigorosa norma de emissão de gases poluentes e poluição sonora. São veículos de última geração que vão proporcionar mais segurança e conforto. “Estamos oferecendo aos nossos passageiros e a Ribeirão Preto o que existe de melhor, mais moderno e mais eficiente em transporte coletivo”, declara Roque Felicio Netto, Presidente do Consórcio PróUrbano.

A frota possui alta tecnologia: Acessibilidade – com elevadores automáticos; box para cadeirantes e deficientes visuais acompanhados de cão guia; poltronas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos; Ar-condicionado; Sistema de Wi-Fi; Tomadas USB para recarga de celulares e outros dispositivos móveis; Suspensão Pneumática; Sistema Multiplex – detector de falhas operacionais e elétricas; Itinerários em Led posicionados para facilitar a visualização dos passageiros.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Novo Terminal de Piraquara será inaugurado no dia 5; veja as mudanças nas linhas de ônibus

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) inaugura no primeiro sábado de agosto, dia 5, o novo Terminal Metropolitano de Piraquara. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 14,1 milhões.

Com uma área construída de 2.467 metros quadrados, sendo 2.305 metros quadrados cobertos, a estrutura será quase quatro vezes maior do que a do terminal atual, que possui 607 metros quadrados. A estrutura vai beneficiar cerca de 43 mil pessoas diariamente.

Além da parte interna, com espaço para lojas, cafés, banheiros e salas administrativas, o espaço contempla área de recreação, bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground.

Com o início da operação do novo terminal, as linhas que atendem o município de Piraquara e fazem conexões com Curitiba, São José dos Pinhais, Quatro Barras e Pinhais serão ajustadas. As mudanças nos horários e nos trajetos passam a valer a partir do dia 5 de agosto.

As mudanças vão impactar as linhas D01-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE (via T. VILA MACEDO), D02-T. VILA MACEDO/SANTOS ANDRADE, D11-PLANTA DEODORO, D12-SÃO CRISTÓVÃO, D13-SÃO TIAGO/T. VILA MACEDO (via NOVA TIROL), D15-VILA FRANCA, D17-PENDULAR NORTE, D23-VILA MACEDO/SANTA MÔNICA, D31-BELA VISTA, D97-CIRCULAR BELA VISTA/NOVA TIROL, I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA), I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS, I40-QUATRO BARRAS/PIRAQUARA, I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ, D18-PLANTA DEODORO/SÃO CRISTÓVÃO, I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA), I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS e I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ.

Informações: Governo do Paraná
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Em Uberlândia, Nova linha de ônibus vai atender moradores do Bairro Luizote de Freitas

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) de Uberlândia disponibilizará uma nova linha de ônibus, a A408, para atender moradores do Bairro Luizote de Freitas IV. Os ônibus da linha terão como ponto de partida e última parada o Terminal Planalto.

Na ida, o ônibus sairá até a Rua Vereadora Drika Protetora, depois voltará até o terminal. O cronograma da nova linha pode ser acessado site da Prefeitura ou no app UdiBus.

Linha I741
Com a novidade, a linha I741 passará por alterações no itinerário e irá se chamar Terminal Dona Zulmira-Terminal Planalto (Via Luizote/Mansour).

Os carros da I741, contudo, vão deixar de atender o Luizote de Freitas IV e, no sentido de volta, a rota seguirá pelos condomínios Parque Trilhas do Paraíso e Parque Trilhas do Sol.

Segundo a Prefeitura, "o intuito das mudanças é promover maior integração do transporte municipal no bairro localizado na região Oeste da cidade".

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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