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Casos de vandalismo a ônibus aumentam 35% em Salvador em 2023

sexta-feira, 21 de julho de 2023

O primeiro semestre de 2023 registrou um aumentou de 35% no número de casos de vandalismo a ônibus em Salvador, comparando com o mesmo período do ano passado. O dado consta de um levantamento feito pela Integra a pedido da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). 

Foram 303 ocorrências esse ano, contra 224 no ano anterior, o que significa uma média diária de 1,68 casos. A Semob destaca que isso impacta na rotina diária dos usuários, já que esses ônibus vandalizados precisam ser retirados de circulação, aumentando intervalo de viagens e tempo de espera. 

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller,  atos de vandalismo acabam prejudicando o sistema como um todo. "As ocorrências de vandalismo impactam no aumento do custo operacional do serviço de ônibus com as despesas decorrentes dos reparos e mais tempo de espera nos pontos. Ou seja, menos vandalismo significa mais viagens oferecidas", afirmou.
O levantamento também destaca o tempo que os ônibus ficam fora de funcionamento após um caso de vandalismo. Entre janeiro e junho de 2023, um total de 256 horas foram necessária para reparar os coletivos, o que equivale a 11 dias. Em 2022, o tempo foi de 201 horas, o que corresponde a um aumento de 31% no tempo para a manutenção dos coletivos.

Ônibus queimados

Um dos tipos de vandalismo contra ônibus é a queima de coletivos. Nesse caso, eles não retornam para a operação e a frota fica com um ônibus a menos na linha atingida, aumentando o tempo de espera.

Em 2023, dois ônibus foram incendiados. "É uma atitude lamentável, um ato de vandalismo que só traz prejuízos à população", concluiu o secretário.

Renovação de frota

A Prefeitura de Salvador tem investido na compra de novos coletivos. No total, 526 novos ônibus com ar-condicionado já foram entregues e ainda este ano mais coletivos estarão à disposição dos usuários. Cada veículo novo custa R$ 751.300,00.

Informações: Correio 24Horas
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SuperVia reabre ramal paralisado por furto de cabo

A SuperVia retomou às 18h10 de hoje a circulação de trens no ramal Saracuruna. A primeira viagem paradora seguirá até a estação Saracuruna, sem os clientes precisarem fazer a baldeação na estação Gramacho. Depois de 30 minutos, partirá um trem com destino a Gramacho e, depois de mais 30 minutos, partirá um trem direto com destino a Saracuruna. Como o horário de pico é no sentido Baixada Fluminense, a concessionária está priorizando atender os passageiros na volta para a casa. As viagens no sentido Central do Brasil do ramal Saracuruna continuam suspensas.

Desde às 16h de ontem (20/07), o furto de cerca de cem metros de cabo alimentador, na altura do Parque Arará, provocou a queda do abastecimento de energia dos trens no trecho entre Central do Brasil e Gramacho, Gramacho e Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim. Técnicos da SuperVia seguem trabalhando na via. Ao todo, 37 estações tiveram que ser fechadas. As causas deste incidente foram devidamente protocoladas em carta enviada à Agetransp.

Levantamento dos crimes no sistema ferroviário em 2023

A SuperVia fez um levantamento que mostra os principais dados relacionados aos crimes contra o sistema ferroviário.  A concessionária que opera os 270 quilômetros de trilhos que ligam o Rio a outros 11 municípios contou, de janeiro a junho deste ano, 90 ocorrências de assaltos e/ou arrastões contra passageiros em trens e/ou estações. O número de assalto a colaboradores da empresa chama atenção porque já supera o de 2022. Ao longo de todo o ano passado, foram 15 ocorrências do tipo. Este ano, já são 24 casos de profissionais da SuperVia assaltados enquanto estavam trabalhando.

Mesmo com risco de vida por causa do choque elétrico, as caixas de impedância da SuperVia também passaram a ser alvo dos ladrões de cabos do Rio de Janeiro.  O equipamento blindado custa cerca de R$ 40 mil, fica enterrado e abastece as subestações de energia alimentadoras do transporte ferroviário do Grande Rio. Em 2022, foram 59 furtos de caixas de impedância. Este ano, o número já chegou a 146. Essas caixas possuem peças de cobre.
A segurança pública dentro do sistema ferroviário é atribuição do Poder Público, conforme contrato de concessão. As autoridades policiais atuam nos trens, estações e ao longo da via férrea - no caso do sistema ferroviário, através do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFER). Os agentes de controle da concessionária não têm poder de polícia para atuar na prevenção ou coerção de ações de natureza criminal. A SuperVia atua em parceria com as forças de segurança pública do Estado, buscando soluções para mitigar o risco à operação decorrentes da violência urbana.

A concessionária reitera que vem adotando todas as medidas possíveis para garantir a integridade de seus colaboradores, inclusive oferecendo suporte psicológico por meio de seu Núcleo de Saúde Mental. 

Veja os índices completos

(Os dados de 2023 se referem até as 7h do dia 22/06)

Assaltos a Colaboradores Supervia  
2022 - 15 ocorrências 
2023 - 24 ocorrências 

Assaltos a Passageiros 
2022 - 206 ocorrências 
2023 - 90 ocorrências  

Furto de Caixa de Impedância  
2022 - 59 ocorrências   
2023 - 146 ocorrências   

Furto de cabos de Rede Aérea  
2022 - 510 ocorrências e 67.915 metros de cabos   
2023 - 149 ocorrências e 26.843 metros de cabos    

Furto de cabos de Sinalização  
2022 - 1.268 ocorrências e 67.711 metros de cabos  
2023 - 242 ocorrências e 5.066 metros de cabos   

Furto de Subestações 
2022 - 14 ocorrências    
2023 - 26 ocorrências   

Corte de Fibra Óptica  
2022 - 92 ocorrências 
2023 - 39 ocorrências  

Prisões dentro do sistema  
2022 - 197 ocorrências   
2023 - 110 ocorrências  

Informações: Supervia

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Em Manaus, Passageiro pode entrar e sair do ônibus fora do ponto após as 22h

O passageiro do transporte coletivo de Manaus agora pode entrar e sair do ônibus fora do ponto, desde que seja depois das 22h. A medida começou a valer na segunda-feira (17).

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) afirmou que a decisão tem como foco a segurança dos usuários do transporte público de Manaus.

A instituição determinou que as empresas que operam as linhas de ônibus da capital permitam o embarque e o desembarque fora do ponto de parada de ônibus, a partir de 22h. Com isso, os coletivos vão parar em locais mais seguros para os passageiros.
A orientação é que os motoristas prefiram o embarque e o desembarque em locais iluminados, onde haja ao menos residência ou comércio nas proximidades.

"Pode ser próximo a uma drogaria, por exemplo, um comércio ou qualquer outro lugar que ofereça mais segurança do que no ponto de ônibus", disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

De acordo com o instituto, o ofício que detalha as medidas foi enviada às empresas de ônibus e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

Informações: G1

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Na Grande Recife, TI Pelópidas terá mais duas linhas com integração temporal a partir do sábado (22)

quinta-feira, 20 de julho de 2023

As linhas 1944 - TI Pelópidas/ Loteamento Conceição e 1955 - TI Pelópidas/Engenho Maranguape começam a operar com integração temporal, a partir deste sábado (22), no TI Pelópidas. Sendo assim, o embarque muda para a porta da frente dos ônibus com o registro do cartão VEM no validador para liberar a catraca. Com mais essas linhas, onze já operam com o sistema temporal, das 24 que circulam no terminal.  São elas: 1931 - Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas, 1932 - Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas, 1934 - Arthur Lundgren I/TI Pelópidas, 1935 - Paratibe/TI Pelópidas, 1941 - Arthur Lundgren II/TI Pelópidas, 1943 - Mirueira/TI Pelópidas, 1945 - Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas, 1952 - Maranguape I/TI Pelópidas e 1953 - Maranguape II/TI Pelópidas. As demais permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira  sem a necessidade do uso do cartão VEM.

Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque, conforme a necessidade de cada uma, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira,  PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.
A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que fazem integração temporal no TI Pelópidas. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum. 

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.    

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

Outra vantagem do sistema temporal é a possibilidade que o usuário tem de embarcar em linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que fazem parte do Sistema de Integração Temporal, durante o deslocamento, ou seja, no caminho. Isso evita que seja necessário ir até um terminal integrado para pegar o ônibus que o levará até o destino final. É importante lembrar que essa possibilidade ainda não está acontecendo nas linhas do Sistema Complementar (SIC), que não passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. 

COBRANÇA DUPLA – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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Salvador pode ter teleférico da Suburbana para Estação do Metrô

A Prefeitura de Salvador estuda a possibilidade de criar um teleférico com saída em bairros da região da Avenida Suburbana, com destino para a Estação Campinas de Pirajá, do metrô. O objetivo é oferecer um modal alternativo para a população da região, que hoje só consegue se locomover através de veículos sob pneus.

O prefeito Bruno Reis (União), divulgou a informação nesta quarta-feira (19) em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM. De acordo com o gestor, um estudo de viabilidade técnica do projeto e viabilização de recursos ainda está sendo realizado.

“Ele atende a parte de cima do Subúrbio, Ilha Amarela, Santa Terezinha, Rio Sena. É um teleférico. Estamos estudando para levar os passageiros para a estação de Campinas e traz mais passageiros para o sistema, ajuda a prefeitura e o governo a fechar a conta, além de oferecer um transporte público melhor para as pessoas”, disse, lembrando que o governo do estado enfrenta problemas ao realizar aportes do metrô.
“Se a prefeitura tem um problema (com o transporte público), o Estado tem um igual ou maior. Quando o Estado fez a concessão estabeleceu que ali iriam passar 580 mil passageiros, os que não passassem, o Estado iria pagar. Essa conta no ano passado foi de R$ 436 milhões só em passageiros não transportados. O metrô, ao longo dos tempos, vai custar aos cofres públicos mais de R$ 20 bilhões. O metrô mais caro do mundo. É um problema nosso com os transporte por pneus, mas é também do Estado com o metrô. Não há outra solução senão trazer mais passageiros para o sistema”, declarou.

Bruno Reis ainda cutucou o governo estadual pela retirada dos trens do Subúrbio para a construção do VLT. O gestor disse ter reforçado a quantidade de ônibus em circulação nos bairros da região para melhor atender a população.

“Por isso temos uma série de projetos, como as esteiras rolantes do Campo da Pólvora ao Comércio, que vai trazer mais passageiros ao sistema. O BRT, que queremos levar da Estação de Águas Claras, pelo Derba, até Paripe, e trazer mais passageiros para o metrô. Se não oferecermos um transporte ágil, seguro e modesto o passageiro não vai vir. Quando a gente conseguir botar todos os modais para funcionar, o metrô, BRT, VLT e ônibus, vamos ter uma das cidades mais conectadas do mundo”, acrescentou.

Informações: Midia Bahia
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Em SP, Linhas de ônibus voltam a circular pela Av. São Miguel


A SPTrans informa que a partir da 0h de sábado, 22 de julho, 21 linhas voltarão ao seu itinerário normal pela Avenida São Miguel, na altura do número 8.301, após o fim da interferência em uma faixa da via no sentido Centro.

Acompanhe as linhas que retornam ao itinerário:

2080/10 Cid. Kemel - Term. Aricanduva
2583/10 Vl. Curuçá - Term. Aricanduva
2678/10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
2678/41 Jd. Camargo Novo - Term. Pq. D. Pedro II
273G/10  Jd. Helena - Metrô Artur Alvim
273G/21 Jd. Noêmia – Metrô Artur Alvim
273X/10 Jd. das Oliveiras – Metrô Artur Alvim
2772/10 Jd. Nazaré – Metrô Penha
307C/10 Conj. Encosta Norte – Metrô Artur Alvim
N304/11 Term. São Miguel – Term. Aricanduva
Ida: normal até a Av. São Miguel e no trecho da referida obra utilizar apenas uma das faixas liberadas, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

1178/10 São Miguel - Pça. do Correio
2552/10 Vl. Mara - Term. Pq. D. Pedro II
2552/41 Jd. São Martinho - Term. Pq. D. Pedro II
2582/10 Vl. Nova Curuçá - Term. Pq. D. Pedro II
2626/10 Jd. Nazaré - Term. Pq. D. Pedro II
2666/10 Jd. Camargo Velho - Term. Pq. D. Pedro II
2666/21 Jd. Camargo Velho - Term. Pq. D. Pedro II
2769/10 Jd. Romando - Metrô Tatuapé
2770/10 CPTM José Bonifácio - Metrô VL. Matilde
3301/10 Term. São Miguel – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Av. São Miguel e no trecho da referida obra utilizar apenas uma das faixas liberadas, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

2702/10 Vl. Americana - Metrô Artur Alvim
Ida: normal até a Av. São Miguel e no trecho da referida obra utilizar apenas uma das faixas liberadas, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
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SPTrans: Linha 5030/10 volta a circular pelas ruas Prof. Almeida Porto e Prof. Jaime Poggi


A SPTrans informa que a partir do dia  29 de julho, a linha 5030/10 Jd. Maria Estela – Term. Sacomã voltará ao seu itinerário normal pelas ruas Prof. Almeida Porto e Prof. Jaime Poggi, após o fim da interferência viária que motivou a alteração da linha. 

Acompanhe a linha que retorna ao itinerário:

5030/10 Jd. Maria Estela – Term. Sacomã

Ida: Pça. Dr. Curado Fleuri, Rua Cachoeira Dourada, Rua Vinte e Cinco de Julho, Rua Prof. Sylla Mattos, R. C. (J. Caraguatá-5AC), Rotatória, Rua Manoel Salgado, Rua Prof. Sylla Mattos, Rua Manuel Manços, Rua Prof. Almeida Porto, Rua Prof. Jaime Poggi, Rua Bernardino de Aguiar, Rua Prof. Thomaz de Aquino, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Rua Prof. Thomaz de Aquino, Rua Bernardino de Aguiar, Rua Prof. Jaime Poggi, Rua Prof. Almeida Porto, Rua Manuel Manços, Rua Prof. Sylla Mattos, R. C. (J. Caraguatá-5AC), Rotatória, Rua Prof. Sylla Mattos, Rua Amadeu Giusti, Av. Gen. Leite de Castro, Rua Vinte e Cinco de Julho, Rua Cachoeira Dourada, Pça. Dr. Curado Fleuri.

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No Recife, Greve de ônibus é confirmada para quarta feira (26)

Rodoviários da Região Metropolitana do Recife (RMR) aprovaram, em assembleia na tarde desta quinta-feira (20), por unanimidade, indicativo de greve para a próxima quarta-feira (26).

A data mínima para o início efetivo da greve caracteriza o indicativo de greve. A decisão, no entanto, pode sofrer alterações a depender das circunstâncias.

Mais de 1, 8 milhão de passageiros que usam os ônibus todos os dias no Grande Recife devem ficar atentos. É que os motoristas de coletivos já decidiram: vai ter greve e as pessoas ficarão sem transporte. A categoria cobra aumento salarial e revisão da jornada de trabalho. Caso seja confirmada, será a primeira paralisação no governo de Raquel Lyra (PSDB), que acabou de completar seis meses.
Os motoristas fizeram uma assembleia pela manhã, no Recife, e decidiram, na primeira votação, que a paralisação começará na próxima quarta (26), decisão essa confirmada agora a tarde.

Tudo indica, no entanto, que os profissionais vão realmente cruzar os braços. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, essa situação só será modificada caso a Urbana-PE, o sindicato das empresas de ônibus, apresente nova proposta para reabrir a negociação.

Os rodoviários querem aumento real de 10%, além da inflação, piso salarial para os setores administrativo e de manutenção, aumento do vale-refeição para R$ 600 e da cesta básica para R$ 400, entre outras reivindicações.

Informações: Blog Meu Transporte e Folha PE
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