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Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela recebe feira de adoção de cães

quarta-feira, 12 de abril de 2023


A Estação São-Morumbi da Linha 4-Amarela de metrô vai receber uma feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12). A campanha será realizada das 11h às 16h. Ao todo, 20 pets estarão presentes no local para serem adotados.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, com a ONG Cão Sem Dono. Nas estações, o interessado em adotar passa por uma entrevista com um voluntário da organização.
Se aprovado, o futuro dono assina um termo de adoção responsável e registra o animal em seu nome, pela Prefeitura de São Paulo. A ONG, então, agenda dia e horário para levar o animal até seu novo dono ou, se a pessoa preferir, pode retirar o animal no abrigo da Cão Sem Dono.

No evento, serão disponibilizados folhetos informativos e dicas de como ter e cuidar de um pet. Além disso, representantes da ONG estarão presentes para tirar dúvidas sobre castração e vacinação.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 30 milhões de animais estão em situação de rua, dentre eles, 20 milhões são cachorros. Por isso, na campanha “Adoção Responsável”, os pets a serem adotados são animais que foram resgatados de condições insalubres e receberam cuidados veterinários.

Serviço:

Campanha Adoção Responsável - ONG Cão Sem Dono
Onde: Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela
Quando: quarta-feira (12/04), das 11h às 16h 

Informações: ViaQuatro
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Volvo fecha as primeiras vendas de seus novos ônibus rodoviários Euro 6

Apresentada na última LatBus, a nova geração de ônibus rodoviários Volvo já tem 147 encomendas de empresas de transporte de todas as regiões do País. Equipada com a mais avançada tecnologia mundial para o transporte de passageiros, a família de chassis é composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, sendo este o mais potente ônibus do Brasil

“Estamos muito otimistas com os primeiros negócios e a alta receptividade dos clientes. O mercado de ônibus rodoviários vem em recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro 6 reforçam ainda mais nossa oferta de veículos de alta tecnologia, em que já somos referência”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

“O segmento de chassis rodoviários vem se recompondo desde a pandemia. Além do represamento de viagens naquele período, o dólar valorizado aumentou a demanda por viagens domésticas, notadamente as de rotas longas. Os novos ônibus Volvo oferecem alta segurança e conforto aos passageiros, com excepcional economia de combustível para os frotistas. É uma combinação perfeita”, assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo.

Chassi Volvo B460R 6X2 Euro 6

A família de chassis tem versões 4×2, 6×2 e 8×2 para todos os modelos. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas; na 6×2, 24,75 toneladas e na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.


Mais econômicos

A boa receptividade dos novos chassis Volvo vem por conta dos aprimoramentos realizados pela marca, como os motores de 13 litros e a nova geração da caixa de câmbio I-Shift, os mesmos que equipam o consagrado caminhão Volvo FH. Juntas, essas e outras novidades reduziram o consumo de combustível em até 9%.

O propulsor tem a tecnologia common rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os chassis também são dotados da Aceleração Inteligente Volvo, um sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. A transmissão I-Shift de 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.

Sempre na vanguarda, a engenharia da Volvo separou o radiador de água do Intercooler, uma mudança que garantiu menor perda térmica. “Este desenho criativo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, proporcionando maior vida útil do óleo, com um intervalo de troca de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo.

Outro avanço é o novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização, dependendo das informações que desejar priorizar. O volante é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos.

Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela 

Segurança total

Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, a nova geração evoluiu também na segurança. O freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) tem agora 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. Além disso, é possível ainda a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.

A marca manteve também os avançados dispositivos do “Sistema de Segurança Ativa” (SSA), “Programa Eletrônico de Estabilidade” (ESP) e “freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração”. Os veículos têm ainda os sistemas de segurança mais recentes, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. A nova linha habilita também o SSA para carrocerias com para-brisa bipartido.

Informações: Balcão Automotivo
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Strans Teresina vai voltar linhas extintas de ônibus e usará modelo do Rio de Janeiro

A Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) prepara uma série de medidas no sistema de transporte coletivo após acordo de R$ 3,3 milhões com os consórcios de ônibus. 

Entre as ações que serão implementadas nos próximos dias está o retorno de linhas/rotas extintas, o aumento da frota de ônibus e mudanças nas paradas de ônibus. Outra novidade é a aquisição de 150 novos ônibus para serem geridos no mesmo modelo que acontece no Rio de Janeiro.

“Vamos usar o modelo do Rio de Janeiro em que as linhas troncais do BRT é feito por uma empresa em conjunto com a prefeitura. Vamos copiar o que é bom e melhorar ainda mais o sistema”, disse o superintendente da Strans, Bruno Pessoa.  
Ontem, mais 20 ônibus foram integrados a frota. Com isso, segundo o surpreendente, 240 veículos estão circulando na capital. 

“Estamos retornando algumas linhas como o itinerário do IAPC na zona Sul de Teresina a partir de segunda-feira e acredito que aos poucos a gente consegue melhorar significativamente o transporte”.

O superintendente informou ainda que a diretoria de fiscalização está em campo para que o acordo seja cumprido, principalmente no horário de pico. Rastreadores serão instalados em cada veículos para que as ordens de serviços sejam cumpridas. 

Segundo o superintendente, a proposta é que aumente cada mês 20 ônibus para chegar em agosto com 300 veículos circulando. 

“Está tramitando na Strans uma licitação para que a gente possa adquirir ônibus novos e incrementar ainda mais a frota. Até a próxima semana lançaremos o edital”.

A ideia é a prefeitura adquirir os 150 ônibus para serem geridos em conjunto (Setut/Strans) em uma espécie de financiamento. Cada mês, a prefeitura abaterá um valor, que será acordado com os empresários, referentes aos ônibus comprados. O contrato ainda está sendo elaborado.

O diretor de Transportes da Strans, Felipe Leal, informou que além da linha IAPC que retornará na próxima semana, a superintendência estuda o retorno de rotas desativadas como Saci – Shopping, Promorar-Barão, linhas da zona Norte  que passa pela Uespi, além de rotas do Pedra Mole, Vale do Gavião e vila Irmã Dulce.

“Vamos também modernizar as paradas de ônibus e melhorar as estações para melhor acomodação dos passageiros”, disse Felipe Leal, que finaliza o projeto das paradas de ônibus.


Flash Yala Sena
Informações: Cidade Verde
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Prefeitura de Manaus concede autorização provisória para prestação de serviços do transporte alternativo

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entregou aos permissionários do modal Alternativo, a autorização provisória para que o serviço de transporte seja executado na zona Leste da cidade. Com o documento, os chamados “Amarelinhos”, vão poder realizar o transporte de passageiros com mais segurança, qualidade e respeito aos usuários. 

Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, o prefeito David Almeida está trabalhando para que o transporte da cidade seja realizado com mais qualidade e segurança, e será monitorado para que irregularidades sejam combatidas.

“O prefeito David Almeida está investindo na qualidade do transporte de Manaus, e nós do IMMU estamos trabalhando para que todo o processo burocrático possa se transformar em melhorias para os usuários deste serviço. No entanto, nós vamos monitorar as viagens e os motoristas, e estamos concedendo uma autorização provisória, e caso o portador da permissão cometa alguma irregularidade, vamos torná-la sem efeito, além de tomarmos as medidas cabíveis para que haja uma punição ao infrator”, explicou Paulo Henrique.

O IMMU concedeu 160 autorizações aos permissionários para que executem o serviço de transporte Alternativo entre as zonas Leste e parte da Norte. Terá, ainda, que ser apresentado o cronograma de viagens, motorista e horários ao IMMU. 
Para o permissionário Tiago de Matos, a Prefeitura de Manaus está empenhada em resolver a problemática do transporte na cidade e dar mais qualidade ao modal Alternativo.

“O prefeito David está de parabéns. Essa autorização mostra que existe uma boa vontade do prefeito em transformar o transporte Alternativo em mais seguro e com qualidade aos usuários”, disse Matos.

Ainda segundo Paulo Henrique Martins, a autorização concedida aos permissionários do modal é um investimento da prefeitura até que seja realizada a licitação de um novo modelo que vai substituir os Alternativos e Executivos.

“A ação visa organizar os modais para implantação de um novo sistema de transporte mais seguro e moderno. E estamos empenhados em concluir este processo porque já estamos preparando as categorias para um novo momento desses profissionais, que prestarão um melhor serviço aos usuários por meio de um modal complementar que vai trazer segurança, conforto e comodidade aos passageiros”, disse o diretor-presidente.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Projeto aprovado pela Câmara prevê R$ 2 milhões para subsidiar compra de passagens em Caxias do Sul

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Em janeiro de 2022, por meio de um acordo intermediado pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS), a Prefeitura de Caxias do Sul começou subsidiar a compra de passagens do transporte coletivo urbano. A realidade da prestação do serviço, desde então, é acompanhada por uma comissão formada por representantes das secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); e de Gestão e Finanças; da Visate; da Procuradoria-Geral do Município (PGM); e do Conselho Municipal de Mobilidade.

Na última quinta-feira (06), a Câmara de Vereadores aprovou um projeto com o mesmo propósito, destinando R$ 2 milhões para subsidiar parcialmente o transporte coletivo por meio da compra de gratuidades, que giram em torno de 20% do total de usuários diários. Antes da pandemia, a média de passageiros transportados pela concessionária era de 120 mil por dia. Em junho do ano passado era de 90 mil pessoas e, atualmente, tem variado entre 100 mil e 105 mil por dia.
Segundo o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, o montante financeiro especificado no projeto aprovado pelos vereadores será usado para pagar a diferença entre a tarifa técnica e a tarifa pública, contando com recursos oriundos do Fundo Municipal de Transportes (Funtran), que também recebe verbas do estacionamento rotativo regulamentado. Dessa forma, acredita o secretário, os usuários estão sendo estimulados a voltarem a utilizar o sistema de transporte público.

Willenbring exemplifica que a diferenciação de pagamento da tarifa verde promoveu mais de 200% de ocupação nos horários considerados de entrepico. O secretário reforça que os recursos são destinados às pessoas que não têm condição de pagar pelo transporte.

Willenbring adianta que nos próximos 30 dias será ampliada gradativamente a oferta de horários por parte da concessionária com o aumento dos quilômetros rodados. Atualmente, existem 84 linhas e a frota de 200 ônibus percorre 35 mil km/dia. A previsão é chegar a 37,5 mil km/dia. Dessa forma, diz o secretário, há melhoria do transporte e na mobilidade de toda a cidade.

Informações: Radio Caxias
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Teresina terá acréscimo de 20 ônibus a partir desta segunda (10)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que,  a partir desta segunda-feira (10), Teresina contará com um acréscimo no número de transportes públicos circulando pela cidade. Segundo a ordem de serviço, o número vai subir de 220 para 240 ônibus. 

O acordo foi realizado pela prefeitura da capital juntamente aos consórcios que operam o transporte público coletivo durante as negociações para o fim da greve do motoristas e cobradores que ocorreram em março.

De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, foi identificado a necessidade de aumento da frota devido a demanda de passageiros, principalmente durante os horários de pico. A ideia é que haja um aumento gradual na quantidade de coletivos circulando na capital até que o número chegue a 300. 


“A Strans identificou a necessidade desse aumento e ampliação da ordem de serviço, levando em consideração o aumento na demanda, a lotação e tempo de espera dos passageiros nas paradas. Tudo isso para garantir melhor qualidade no serviço prestado a população”, afirmou o superintendente. 

Os veículos que serão implantados já fazem parte da frota dos consórcios e contemplarão todas as zonas da cidade. O acréscimo gradativo no número de veículos ocorrerá mensalmente a partir deste mês e segue até o mês de agosto, tendo aumento de 20 ônibus por mês até o total de 300 ônibus que circulam na capital, especialmente em horários de pico.

A ordem de serviço vigente já emitida aos consórcios determinada pela Strans, neste momento, é de 240 veículos, distribuída pelos quatro consórcios que operam o sistema de transporte público em Teresina.

Informações: Prefeitura de Teresina e Portal do Dia
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Prefeitura de Manaus lança aplicativo ‘Passa Fácil Delivery’

domingo, 9 de abril de 2023

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta quinta-feira, 6/4, em evento no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital, o lançamento do serviço ‘Passa ‘Fácil Delivery’, inédito no Brasil, e que trará mais conveniência ao usuário do transporte coletivo. A inovação faz parte da parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

David Almeida explicou que a nova ferramenta foi criada para facilitar o dia a dia de estudantes, trabalhadores, empresas e clientes em geral, que utilizam a carteirinha física nos ônibus, terminais e estações de transferência de Manaus para pagamento da passagem. Além disso, o chefe do Executivo municipal anunciou que câmeras serão instaladas em toda a frota para aumentar a segurança dos usuários do serviço.

“Nós estamos fazendo todas essas modificações para melhorar o sistema do transporte coletivo da cidade de Manaus, gerando mais conforto para os passageiros e mais segurança para todos. Até o final de julho, todos os ônibus estarão com as câmeras de segurança instaladas. Essa é mais uma inovação que estamos colocando no transporte coletivo para garantir conforto a todos que dependem do serviço”, afirmou Almeida.

O prefeito de Manaus ainda fez questão de destacar que, até o final de 2024, a atual gestão municipal terá realizado a troca de mais de 50% dos ônibus que circulam pela cidade, sendo que 90% desses com ar-condicionado.

“Temos um acordo de que, até o final do ano, possamos entregar mais 150 novos ônibus com ar-condicionado. No ano que vem, serão mais 200 ônibus. Vamos chegar, até o final do nosso mandato, com mais de 650 novos ônibus, mais metade da frota renovada, sendo que desses, 90% com ar-condicionado. Quando assumimos, não tínhamos um ônibus com esse sistema na cidade de Manaus”, enfatizou David.

Para solicitar a emissão e entrega do cartão é fácil e rápido. O atendimento é realizado por meio da Sindy, atendente virtual do Sinetram no WhatsApp, pelo número 92 98444-4412. Para 1ª via, está disponível a modalidade estudantil, pela qual o aluno deve realizar um cadastro auxiliado por um atendente humano e paga apenas R$ 13,50 pelo envio do cartão.
Nos casos de 2ª ou demais vias, disponíveis para as modalidades comum, estudante e vale-transporte, o processo é mais simples. Basta informar os dados do CPF e o sistema já realiza a busca pelo cadastrado de forma automática. Nesse caso, é cobrada a taxa de emissão de R$ 15 (mesmo valor cobrado nos postos físicos) e mais a taxa de entrega de R$ 13,50 para qualquer bairro da capital.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, frisou que todas as modernizações realizadas no transporte público fazem parte do Plano Diretor lançado pelo prefeito David Almeida, logo quando assumiu a Prefeitura de Manaus.

“Tudo o que estamos fazendo faz parte do programa presente no Plano Diretor da gestão municipal, que busca transformar a cidade de Manaus em uma capital inteligente. Esse delivery irá facilitar ainda mais a vida da nossa população, além de evitar que tenha a circulação de dinheiro, o que já amplia a segurança para todos”, citou Martins.

Manaus surge como a primeira cidade a ofertar o serviço que, além de oferecer comodidade a quem precisa emitir o cartão e receber no endereço de sua preferência em até 48 horas, ainda vem para diminuir e até extinguir as filas dos atendimentos presenciais nos postos de emissão do Sinetram, que hoje atendem, em média, 30 mil clientes por mês na sede central da avenida Constantino Nery e no posto localizado no shopping Phelippe Daou. Ao fazer o pedido, o cliente também tem a possibilidade de escolher o layout de sua preferência.

A estimativa da prefeitura e do Sinetram é de que, até setembro deste ano, todos os serviços oferecidos pelo sindicato estejam disponíveis para acesso integralmente, de forma on-line.

Com isso, a Prefeitura de Manaus oferece mais um serviço para garantir comodidade e segurança ao usuário do transporte público, cumprindo o compromisso de melhorar o atendimento ao cidadão.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Estação Paulista do metrô de SP vai se chamar Pernambucanas

A estação Paulista da Linha-4-amarela de metrô de São Paulo vai se chamar “Pernambucanas” a partir de 2ª feira (10.abr.2023). A mudança se dá em parceria com a varejista de mesmo nome e durará pelo menos 5 anos. Além da nomenclatura, a identidade visual da estação também vai mudar. 

Serão novas sinalizações nas placas e entradas, além de adesivos nos elevadores e escadas rolantes. Os mapas do metrô e as gravações dentro dos vagões também serão modificados. 

A validade de 5 anos é estabelecida no contrato fechado pela ViaQuatro, administradora do metrô, e a Pernambucanas em um processo de naming rights (direitos de nome, na tradução em português). 

Segundo comunicado da Pernambucanas enviado à imprensa (íntegra – 68 KB), a parceria se deu porque a sede da empresa é localizada próxima à saída da estação, na Rua da Consolação, há mais de 50 anos. 
“Fazer essa conexão entre Paulista e Pernambucanas é mais do que um resgate histórico, é a valorização de uma trajetória centenária de uma empresa marcada pelo pioneirismo, pelas contribuições sociais e pelo respeito aos brasileiros”, diz Sergio Borriello, CEO da varejista.

Parcerias parecidas já foram realizadas no passado. A Linha 1-Azul fechou uma com a Ultrafarma em março de 2022. Já a Linha 3-Vermelha firmou com as Lojas Besni em junho do mesmo ano. 

Informações: Pernambucanas e MSN
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