Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Tarifa de ônibus em Fortaleza vai a R$ 4,50

segunda-feira, 20 de março de 2023


O aumento de 15% na tarifa inteira da passagem de ônibus em Fortaleza começa a valer a partir deste domingo (19). Com isso, o valor da inteira cobrado nas catracas dos coletivos passa de R$ 3,90 para R$ 4,50.

No entanto, como aos domingos vigora a Tarifa Social, o preço da inteira hoje é de R$ 3,90 - R$ 0,60 centavos a mais do que era praticado até então na modalidade.

Já a meia-entrada estudantil baixou de R$ 1,80 para R$ 1,50 há 10 dias na Capital, quando os novos valores das tarifas do transporte coletivo foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM). 
No decreto que estabelecia os novos valores, a elevação da inteira seria aplicada após 10 dias, bem como os reajustes nas tarifas sociais e horário socail, enquanto o revisão da meia valeria a partir da data de publicação do decreto (9 de março).

Os reajustes na preço das passagens de ônibus da Capital surpreenderam vários fortalezenses, tendo em vista que, no fim do ano passado, o prefeito José Sarto (PDT) havia dito em entrevista ao Sistema Verdes Mares que não teria nenhum aumento em 2023. No dia 7 deste mês, todavia, o gestor voltou atrás e anunciou os novos valores.

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Na ocasião, ele alegou o aumento era necessário diante do aumento nos custos da operação dos coletivos e que o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) reivindicava a inteira a R$ 5,40. 

Após negociação, o prefeito fechou a inteira a R$ 4,50 (R$ 0,60 centavos a mais) e a meia a R$ 1,50 - R$ 0,30 centavos a menos. Com isso, novos ônibus devem ser adicionados à frota e os ares-condicionados de todos os veículos serem religados até agosto.

VEJA OS VALORES DAS NOVAS TARIFAS
Inteira: R$ 4,50;
Meia estudantil: R$ 1,50;
Tarifa social: R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia) - medida válida aos domingos, no dia 13 de abril, 31 de dezembro e 1º de janeiro;
Horário social: R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia) - medida válida de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h;
Linha Central: R$ 0,50 (inteira) e R$ 0,25 (meia)

Informações: Diario do Nordeste
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Metrofor amplia integração com bicicletas e libera acesso de bikes no VLT Parangaba-Mucuripe

Está liberado o transporte de bicicletas dentro dos trens do VLT Parangaba-Mucuripe a partir desta semana. A novidade amplia a integração das linhas metroviárias com o transporte por bicicleta em Fortaleza. Com isso, chega a 43 o número de estações do Metrofor – distribuídas em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral – que já aceitam o embarque de passageiros com suas bicicletas, permitindo a integração dos transportes.

“Quem quiser se deslocar na Região Metropolitana por bicicleta, tem o transporte sobre trilhos como aliado, com as duas maiores linhas em carregamento já liberadas, possibilitando aos ciclistas chegar a destinos mais distantes e com mais conforto. O mesmo benefício está disponível em Sobral, que foi a primeira a linha a ter essa integração”, explica Plínio Saboya, diretor-presidente do Metrofor.

Na Linha Sul, o embarque com bicicletas é liberado desde agosto de 2022. Neste percurso – que vai de Fortaleza a Pacatuba – mais de 3 mil embarques de ciclistas foram registrados até o mês de fevereiro. No VLT de Sobral, o embarque com bikes é permitido desde fevereiro de 2020.
A integração do VLT Parangaba-Mucuripe com as bicicletas aumenta as possibilidades de deslocamentos dos passageiros, que agora podem utilizar metrô (Linha Sul), VLT e bicicleta, de forma integrada. Essa integração permite que áreas como Centro de Maracanaú, Centro de Fortaleza, litoral da capital, e bairros populosos como Montese, Aldeota, Parangaba e muitos outros sejam acessados pelos por metrô ou VLT e percorridos e explorados por meio da bicicleta.

“Com isso, o passageiro que possui uma bicicleta não necessita pegar um ônibus ou carro de aplicativo após desembarcar na estação de destino. Se ele estiver de bike, ele tem autonomia para complementar a sua viagem”, completa Saboya.

Regulamento de bikes
Para garantir segurança e bem estar entre passageiros com e sem bicicletas, o Metrofor fixou faixas de horários em que é possível o embarque de bikes, além de um regulamento para os ciclistas.

Os horários permitidos são de 9h às 15h e de 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional. Estão preservados os horários de pico do transporte público, nos quais os trens já operam em sua capacidade máxima de transporte.

Não é permitido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, nem transportar bike nos elevadores e escadas rolantes. Nas plataformas, está sinalizada a porta de embarque específica para as bicicletas. O limite máximo é de quatro bikes por viagem.

SERVIÇO:
Integração bike + metrô + VLT
De segunda a sexta-feira, de 9h às 15h e de 20h até o encerramento. Aos sábados, de 15h até o encerramento. 4 bicicletas por viagem. Tarifas: Linha Sul: R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia). VLT: gratuito. Não é cobrado valor adicional pelo embarque com bicicleta.

Informações: Metrofor
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Transporte público de Campinas recebe 20 novos ônibus da Expresso Campibus

Mais de 9,7 mil usuários do transporte público coletivo de Campinas serão beneficiados por novos ônibus a partir desta quinta-feira, dia 16 de março. Em ação de renovação da frota, 20 novos veículos da empresa Expresso Campibus passarão a circular em itinerários que atendem aos terminais Ouro Verde, Padre Anchieta e Barão Geraldo, além dos bairros Parque Fazendinha e Nova Aparecida. O investimento é de aproximadamente R$ 14 milhões. 

“A Administração municipal está empenhada em oferecer à população um transporte público com mais qualidade, pontualidade, modernidade e dignidade”, afirma Vinícius Riverete, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).  

Além dos 20 veículos, desde janeiro de 2021, outros 47 novos ônibus foram integrados à frota do transporte público. Tal medida faz parte da renovação da frota, que não foi realizada antes devido à pandemia e à redução no número de passageiros. 

Em versão midiônibus, os veículos têm capacidade de transportar 60 passageiros. Os carros têm chassis Volkswagen 15.190, carroceria Marcopolo Torino e aproximadamente 11,5 metros. Eles substituirão ônibus mais antigos da empresa. 
Os 20 ônibus circularão pelas seguintes linhas: 239 – Terminal Ouro Verde (4 veículos), 251 – Parque Fazendinha (5 veículos), 260 – Nova Aparecida/Shopping Iguatemi (8 veículos) e 269 – Terminal Padre Anchieta/Terminal Barão Geraldo (3 veículos). 
 
A Expresso Campibus integra o Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp), também formado pela Itajaí Transportes Coletivos. O Consórcio atua na Área 2 (Vermelha) do atual sistema. 

Linhas 251 e 260 terão alteração no itinerário 

As linhas 251 e 260 terão alteração em pontos de parada em seus itinerários, para o embarque e o desembarque serem realizados pela porta direita.  

Na chegada ao Centro, as linhas farão o mesmo trajeto. Ambas seguem sem alterações até a Avenida Lix da Cunha, onde o atendimento à Estação BRT Anhanguera será com parada à direita da via. 

Depois, seguem pelo bairro, pela Rua Santa Margarida Maria Alacoque, Av. Marechal Rondon, Rua Reinaldo Laubenstein, Rua Clodomiro Ferreira de Camargo, Rua Dr. Arnaldo de Carvalho, Rua Luiz Gama, Rua Dr. Joaquim de Sousa Campos Junior, Rua Salustiano Penteado, Av. Barão de Itapura, Rua Saldanha Marinho, Rua Onze de Agosto, Av. Dr. Campos Sales (faixa exclusiva à direita), Av. Francisco Glicério, Rua Conceição, até a Rua Irmã Serafina. 

A partir deste ponto, a 251 segue pela Av. Benjamin Constant e, depois, sem alterações no itinerário. 

Já a 260 segue pela pista interna da Rua Irmã Serafina e continua o trajeto pela Av. Anchieta, sem alterações após este trajeto. No novo itinerário, haverá novos pontos de parada. 

Como as informações sobre as mudanças de itinerário podem não constar de imediato nos aplicativos CittaMobi e Moovit, a Emdec reforçará a orientação aos usuários do transporte público, com cartazes nos pontos de ônibus e terminais. 

Informações: Prefeitura de Campinas
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Estudo avalia integração entre ônibus e metrô na zona Sudeste de Teresina

Representantes da Companhia Ferroviária do Piauí (CMTP) e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) discutiram a elaboração de um estudo com o intuito de integrar a frota de ônibus ao metrô na zona Sudeste da capital. Sem custos ao sistema público, a ideia é transportar os passageiros às estações ferroviárias da região mais populosa do município com destino ao Centro Comercial.

A elaboração do estudo de integração entre as modalidades de transporte coletivo está sob responsabilidade do Setut, que prevê finalizar o levantamento até o final deste mês. Está sendo avaliado, por exemplo, quais estações de passageiros da região serão pontos de embarque e desembarque.

Técnicos do Setut e CMTP reunidos

Os técnicos da Companhia Ferroviária do Piauí ressaltaram que a intervenção deve evitar impactos ao bolso do cidadão. “Após a entidade executar o levantamento e apresentar a proposta, iremos avaliá-la e também envolver a Prefeitura de Teresina. Será mais uma alternativa ao cidadão que não pode faltar aos seus compromissos diários, pagando apenas R$ 1 pela passagem do metrô, que é o valor atual”, explica José Augusto Nunes, presidente do órgão.
Caso o modelo seja implantado, o gestor destaca que o metrô tem capacidade de absorver a demanda do sistema de transporte coletivo. “Temos estrutura e equipamentos para contemplar os passageiros dos ônibus. Cada Veículo Leve Sob Trilhos (VLT) pode transportar até 500 pessoas por viagem e, esse número, hoje, é cinco vezes menor”, informa José Augusto Nunes.

Atualmente, o Setut estima que 70% dos passageiros do transporte coletivo têm como destino o Centro de Teresina. Segundo a entidade, o trajeto, que inicia no Grande Dirceu, pode durar até duas horas. Por meio do metrô, essa viagem será mais rápida e econômica aos usuários do sistema.

Por dia, o metrô de Teresina realiza 18 viagens e transporta 5 mil passageiros distribuídos em 11 estações. De segunda a sexta, a população tem acesso ao serviço das 6h às 19h20.

Ampliação da linha no Grande Dirceu

O Governo do Estado, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí, vai iniciar, no segundo semestre, a ampliação da linha do metrô e construção de nova estação de passageiros na zona Sudeste de Teresina. A intervenção deve proporcionar um acréscimo de 4 mil usuários por dia ao sistema ferroviário.

O projeto prevê a reforma do trecho de 2,5 km da linha que liga a estação Boa Esperança, no bairro Dirceu, ao bairro Colorado, que ganhará um moderno ponto de embarque e desembarque. No local, serão implantados bancos, rampas com acessibilidade, banheiros, parque infantil, lixeiras, áreas de convivência, além de passagens de nível, dispositivos de drenagem e sinalização.

Informações: Governo do Piauí
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Desativação dos trens em Salvador completa 2 anos com obras do VLT paradas

A desativação dos trens do subúrbio de Salvador completou dois anos em fevereiro deste ano, com as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema que deve ficar no lugar dos trens, paradas. O consórcio chinês responsável pelo projeto diz que o cronograma está sendo rediscutido com o Governo do Estado.

Enquanto isso, moradores da região, que gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens, sentem falta de uma alternativa mais barata de transporte público, já que a passagem do ônibus custa R$ 4,90, um custo que representa 880% a mais em cada passagem no bolso do consumidor.

Antes da parada, a operação, que acontecia há 160 anos, transportava cerca de seis mil pessoas por dia. Os trens ligavam o Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos-os-Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe.

"Sem esse trem, caiu o movimento e as vendas ficaram muito fracas", contou o pescador Valdemir Santos, que trabalha na região.

A queda nas vendas de pescado no Porto das Sardinhas, no bairro São João do Cabrito, também foi ressaltada pelo líder comunitário Joceval Tibúrcio.
"Essa conexão entre o peixe barato e a tarifa acessível do trem era o que permitia que as pessoas de baixa renda trabalhassem e levassem o sustento para casa", explicou.

Os trens saíram de cena em fevereiro de 2021, depois de 160 anos de operação para dar lugar às obras do VLT. A concessionária chinesa Skyrail é responsável pela obra por meio de uma parceria público-privada com o Governo da Bahia.

A primeira fase do projeto prevê a construção de 21 estações em 19 km entre o Comércio, a Calçada, passando pelo subúrbio até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

A segunda fase vai expandir o projeto até a Estação Acesso Norte do metrô de Salvador, com mais cinco estações em pouco mais de 4 km.

Imagens aéreas gravadas em fevereiro de 2022 mostram que, na época, as obras estavam no que será o pátio de manutenção dos veículos na antiga Estação da Calçada. A área estava terraplanada e prédios estavam em construção.

No entanto, imagens feitas na semana passada, mostram que pouco coisa mudou no local. As obras do VLT estão paradas e o valor total do projeto foi atualizado.

Segundo o consórcio, o valor do contrato agora é de R$ 5,2 bilhões. Em nota, a Skyrail informou que o edital inicial correspondente à fase um previa investimento de R$ 1,5 bilhão. Com a inclusão da fase dois, o investimento passou para R$ 2,5 bilhões. O valor atual inclui custos de implantação e operacionais.

A empresa informou ainda que o cronograma está sendo rediscutido com o governo para que as obras sejam retomadas.

O morador Sílvio Santos é dono de um estabelecimento comercial às margens dos trilhos do trem. Ele contou que foi comunicado pela empresa, que deveria deixar o local, mas que seria indenizado.

"Pediram documentação e conta bancária. Tiraram fotos, está tudo assinado, mas não falaram sobre valores", afirmou.

A produção da TV Bahia pediu esclarecimentos sobre as desapropriações para o Governo do Estado, mas não recebeu respostas até a última atualização desta reportagem.

Linhas alternativas ao trem
Após a avaliação das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:

1614 - Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;
1607 - Barra X Paripe Cocisa;
1550 - Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;
1633 - Ondina X Mirantes de Periperi;
1606-01 – Base Naval Barroquinha;
1606-00 – Paripe X Barroquinha;
1651 - Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;
1637 - Mirantes de Periperi - Imbuí/Boca do Rio;
0706-00 - Nordeste - Joanes / Lobato;
1642 - Lapa X Boa v. Lobato;
1615 - Lapa X Plataforma;
1568 - Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;
L111 - Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás.
1567 - Vista Alegre - Barra
1608 – Paripe X Ribeira
1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária

Informações: g1 Bahia
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Em Cuiabá, BRT vai atender melhor às necessidades de quem usa o transporte público, afirma especialista

sexta-feira, 17 de março de 2023

A implantação do corredor do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) vai permitir um melhor atendimento às necessidades daqueles que utilizam diariamente o transporte público de Cuiabá e Várzea Grande. Além de passar por ruas que não seriam acessadas pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o modal também permite a implantação das chamadas linhas expressas, que proporcionam viagens mais rápidas entre os terminais.

Originalmente, o projeto do VLT iniciava suas operações em Várzea Grande saindo do terminal construído atrás do Aeroporto Marechal Rondon. 

No entanto, conforme explica o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, as pesquisas de Origem e Destino realizadas para a elaboração do projeto mostram que o Aeroporto não é um ponto comum para o início das viagens dos várzea-grandense.

“O projeto do VLT buscava atender, principalmente, as pessoas que chegariam pelo aeroporto para a Copa do Mundo, não necessariamente o transporte do dia-a-dia do cidadão”, explica. “Com o BRT, as viagens terão início e terminarão no Terminal André Maggi, que concentra passageiros vindos de todos os bairros da cidade, atendendo ainda melhor às necessidades de quem usa o transporte público”, afirma o especialista.

Da mesma forma, o BRT vai acessar as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas em Cuiabá, dois dos principais destinos dos passageiros do transporte público da região metropolitana e que hoje já são atendidas pelo transporte coletivo da capital.

“O que isso significa? Significa ganho de tempo para o cidadão. Ele não precisará descer no Morro da Luz e caminhar até a Getúlio Vargas para pegar outro ônibus, porque o próprio BRT vai subir a Getúlio, contornar a Praça 8 de Abril e retornar pela Isaac Póvoas”, seja para quem vem de Várzea Grande, do CPA ou do Coxipó, explicou Detoni.

O BRT de Cuiabá e Várzea Grande também vai permitir a implantação de linhas expressas, com poucas paradas entre o terminal de início até o Centro de Cuiabá. Isso significa que, apesar de serem dois eixos do BRT em Cuiabá e Várzea Grande, haverá cinco serviços diferentes: três expressos e dois deles parando em todas as estações ao longo do trajeto.

A linha 1, chamada de paradora, vai sair do terminal André Maggi e seguir até o Terminal do CPA, e vice-e-versa, parando em todas as estações no meio do caminho. Da mesma forma, a linha 4 irá parar em todas as estações entre o Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá.
Já a linha expressa 2, vai sair do Terminal do CPA e fazer uma parada na Av. Rubens de Mendonça, imediações do Centro Político, até chegar ao centro de Cuiabá. Já a Linha 3, também expressa, saí do Terminal André Maggi e para apenas nas estações Dom Bosco e Bispo Dom José, antes de acessar a Avenida Getúlio Vargas. Por fim, a linha 5 sairá do Terminal do Coxipó e fará paradas apenas na UFMT e Morro da Luz, antes de chegar até a Avenida Getúlio Vargas.

“As pesquisas realizadas mostram que na Avenida Fernando Corrêa, por exemplo, há poucos desembarques no caminho, exceção feita à UFMT. O destino final dos usuários é o Centro de Cuiabá. Como todas as estações do BRT terão uma faixa de ultrapassagem, podemos implantar as linhas expressas junto com as linhas paradoras, tornando a viagem mais rápida e aumentando o leque de possibilidades aos usuários”, conclui Detoni.

Informações a imprensa
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BYD figura entre as 100 empresas mais influentes em Mobilidade 2023

Todo o investimento em tecnologias sustentáveis e o lançamento de produtos inovadores no crescente mercado de eletrificação vem colhendo ótimos resultados. A BYD Brasil aparece entre as “100 empresas mais influentes em mobilidade” no país, como comprova o levantamento realizado pela plataforma Connected Smart Cities em parceria com o caderno Mobilidade Estadão.

A marca esteve entre 339 avaliadas por um júri composto por 33 dos mais importantes nomes que atuam no setor de mobilidade. Essa é a segunda edição do estudo que analisa temas como o comprometimento com o meio ambiente, eficiência energética, ética, transparência e inovação.

A BYD Brasil se destacou na categoria “Fabricantes e Operadores de Transportes Públicos”. O estudo enfatizou que não adianta apenas vender carros elétricos sem contribuir com a infraestrutura.

“Figurar entre as empresas mais influentes em mobilidade indica que estamos no caminho certo. A BYD reforça seu compromisso de investir em mobilidade elétrica no Brasil, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e desenvolvendo soluções para um transporte público não poluente, confortável, silencioso e econômico”, finaliza Marcello Schneider, Diretor Institucional e Head de ônibus elétricos da BYD no Brasil.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). 

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação.

Informações à Imprensa
BYD do Brasil
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Mais seis linhas de Curitiba passam a aceitar pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que mais seis linhas passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado (18/3). São as linhas 338-Centenário/Hauer; 650-Sta Rita/Pinheirinho; 684-Rio Bonito; 685-Rio Bonito/CIC; 772-Tupy/Juliana; e 703-Caiuá.

São cinco linhas do tipo alimentador, que ligam o interior dos bairros a terminais, e uma troncal, que liga o Terminal Caiuá ao Centro de Curitiba. Juntas, as seis linhas transportam 44,2 mil pessoas por dia.

A tarifa pode ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde abril de 2022.

O cartão já é opção de pagamento da maioria (91,5%) dos passageiros destas seis linhas. Somente 8,5% pagam com dinheiro. 
 
Praticidade
Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 237 só aceitam pagamento com cartão (já incluindo as seis que vão migrar no próximo sábado).

Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

"Até o fim de abril, terminamos o projeto. As últimas linhas a fazer a migração serão as Interbairros II, III, IV, V e VI”, acrescentou Maia Neto.

A exclusividade do cartão vale quando a passagem é paga dentro do veículo. Nas estações-tubo e terminais, o pagamento continuará a ser realizado por meio de dinheiro e cartões. 

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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