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Na Grande Goiânia, Trindade terá meia tarifa no transporte coletivo

domingo, 18 de dezembro de 2022

Os ônibus do transporte coletivo no município de Trindade, na região Metropolitana de Goiânia, passam a operar neste sábado (17/12) com a Meia Tarifa. O benefício social no valor de R$ 2,15 é destinado à população usuária das linhas alimentadoras locais. A iniciativa é do Governo de Goiás e da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).
Foto: Ednan Ferreira

A cidade é a quarta contemplada com o serviço no sistema de transporte público, implantado como projeto piloto em Senador Canedo no dia 17 de setembro, seguido por Nerópolis, em 26 de novembro, e Goianira, com adoção da medida em 10 de novembro.
 
Atualmente, os moradores de Trindade pagam passagem no valor de R$ 4,30 para utilizar o sistema de transporte público dentro da própria cidade. A partir deste sábado, pagarão a metade do valor para circular internamente no município. Serão seis linhas beneficiadas na implantação da Meia Tarifa. 
Segundo o Estado, as seis linhas contempladas com a Meia Tarifa passarão por melhorias no atendimento, com o incremento de 44% de viagens (inserção de mais 34 viagens) na programação atual. Com mais oferta de viagens também foi possível melhorar a frequência horária das linhas em Trindade.
 
Mudança no embarque
A partir de agora, o Terminal Trindade será aberto para embarque nas linhas alimentadoras, ou seja, sem linhas de bloqueio e sem catracas para acesso. O embarque deverá ser realizado pela porta da frente do veículo nas linhas alimentadoras, com uso do Bilhete Único. Este novo modelo de atendimento proporciona uma mudança de cultura de uso do terminal, já implantado em várias cidades do país, a exemplo de São Paulo. 
 
Para embarque na linha (BRT Anhanguera) com destino a Goiânia, o acesso ao ônibus será feito por meio de pagamento pré-embarque no validador Sitpass e com acesso à plataforma elevada (área segregada) para os ônibus articulados, ou seja, os embarques continuarão sendo feitos normalmente pela porta traseira dos ônibus na linha do BRT Anhanguera. 
 
Como vai funcionar
Qualquer morador de Trindade, ao embarcar no ônibus, vai pagar apenas R$ 2,15 para circular dentro da própria cidade, sendo, assim, efetivamente contemplado com o benefício da Meia Tarifa. Caso o morador precise ir até o terminal para fazer a integração, pegar uma outra linha que sai do terminal, ele vai acessar diretamente o ônibus pela porta da frente e, nele, fazer a validação do seu Cartão Bilhete Único. 
 
As pessoas que têm destino a Goiânia deverão pagar o complemento de R$ 2,15, porém a validação do seu cartão Bilhete Único será feita no validador de solo da plataforma elevada da linha BRT Anhanguera. Com este novo modelo de embarque, feito pela porta da frente dos veículos das linhas alimentadoras, é importante que os usuários do transporte coletivo respeitem a ordem de chegada e a formação da fila para o embarque.
 
A expectativa é que, com a nova modalidade, a população de Trindade possa utilizar o sistema de transporte público coletivo com mais frequência, com uso do ônibus e do benefício da Meia Tarifa para resolver suas atividades sociais cotidianamente dentro da própria cidade.
 
O Bilhete Único será utilizado para que o usuário pague a Meia Tarifa local (faça suas viagens internas), assim como para viabilizar, quando for o caso, o acesso ao segundo trecho e pagamento da segunda meia tarifa. O passageiro poderá usar o Bilhete Único como benefício por um período de até 2h30, contando a partir da sua primeira validação – sua origem.

Informações: A Redação
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Oito linhas de ônibus serão extintas em Salvador a partir do próximo sábado

Quem depende do transporte público em Salvador precisa ter atenção às mudanças no sistema nos próximos dias. A partir do próximo sábado (17) oito linhas de ônibus serão extintas na cidade e mais uma será criada. 
 

Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), apesar das alterações, não haverá nenhuma perda para o usuário, uma vez que todo o atendimento poderá ser feito através de integração com outras linhas de ônibus. 
 
As linhas que deixarão de existir são:
 
Santa Cruz x Aquidabã;  Boca do Rio x Ribeira; Alto do Coqueirinho x Campo Grande; Alto do Coqueirinho x Metrô Imbuí; Estação Mussurunga x Barra 1; Estação Mussurunga x Barra 2; Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e São João do Cabrito x Pituba. A nova linha fará o trajeto Alto do Coqueirinho/KM 17 x Estação Pituaçu.
A pasta informa que, com o início da operação do BRT, entre a Rodoviária e o Itaigara, sete linhas deixarão de circular pela região da Avenida ACM. Desta forma, o usuário deverá utilizar o BRT, para fazer o deslocamento. 
 
No bairro de Santa Cruz, por exemplo, quem utiliza a linha 0710 – Santa Cruz x Aquidabã sentido Brotas, Barroquinha ou Campo da Pólvora, deverá utilizar uma das linhas com destino ao Itaigara e, de lá, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como por exemplo a 1614 ou 0125. Já para a região da Sete Portas e Ladeira dos Bandeirantes o usuário deve seguir até o supermercado Atakadão, na Avenida ACM, e integrar com a linha 0339 – Rodoviária Circular.
 
O atendimento entre a Ribeira e a Boca do Rio também será modificado. Quem tem como destino a Avenida Bonocô, Ribeira ou Comércio deve utilizar a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé e, na Rodoviária, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como 0933, 0125, 0218, 1372 ou 1634. Para a Boca do Rio, o usuário deverá ir até o Terminal Acesso Norte com a linha 1145 e integrar com a 1158 ou 1158-01.
 
Usuários das linhas 1622 - Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e 1652 - São João do Cabrito x Pituba devem integrar na Estação Pirajá com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, com destino ao Caminho das Árvores e Ave. Paulo VI, ou com a 1341 – Est. Pirajá x Barra 2 para o Itaigara e Manoel Dias.
 
Na Estação Mussurunga, duas linhas passarão por mudanças. São elas a 1051 – Estação Mussurunga x Barra 1 e a 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2. Em ambos os casos, o usuário deverá utilizar o metrô até a estação de transbordo mais próxima do seu destino e, de lá, integrar com o BRT ou outra linha de ônibus, como a 1230, na Rodoviária, para a Heitor Dias ou Sete Portas, 1144 no Terminal Acesso Norte para o Comércio, ou 0136 na Lapa para a Av. Centenário. 

Informações: A Tarde
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Zonas Norte e Leste de SP recebem novas faixas exclusivas para ônibus

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar no sábado (17) mais cinco faixas exclusivas de ônibus em vias das zonas Norte e Leste.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que 66,5 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

Com um total de 3,1 km de extensão, as faixas serão utilizadas por 21 linhas de ônibus diferentes. A soma das linhas na relação abaixo ultrapassa o número de 21 porque algumas delas atendem mais de uma faixa. As vias com as novas faixas são Av. Barão de Alagoas (sentido Centro e sentido bairro), Rua Itajuíbe (sentido Centro e sentido bairro) e Rua Voluntários da Pátria (sentido Centro).
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021 e até o momento, foram implantados 31,7 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 63,4% do total previsto.

Linhas beneficiadas pelas novas faixas em cada via, extensão e o horário de funcionamento:

Av. Barão de Alagoas, sentido bairro, entre a Av. Mal. Tito e Rua Floraí, no Itaim Paulista, 1.210 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 16h às 20h, no sentido bairro

2007-10 Cid. Kemel II - CPTM Itaim Paulista
2031-10 Cid. Kemel II - Term. A. E. Carvalho
2076-10 Jd. das Oliveiras - Term. Penha
2079-10 Jd. Nélia - CPTM Itaim Paulista
2678-10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
273N-10 Cid. Kemel II - Metrô Vl. Matilde 
273X-10 Jd. das Oliveiras - Metrô Artur Alvim
2780-10 Jd. Camargo Novo - Metrô Itaquera
3001-10 Itaim Paulista - Term. São Miguel
3002-10 Jd. Mabel - São Miguel
3459-10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II
3459-23 Metrô Bresser - Itaim Paulista

Rua Itajuíbe, sentido bairro, entre Av. Barão de Alagoas e Av. Bandeira dos Cataguases, no Itaim Paulista, 1.360 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 16h às 20h, no sentido bairro
2007-10 Cid. Kemel II - CPTM Itaim Paulista
2031-10 Cid. Kemel II - Term. A. E. Carvalho
2076-10 Jd. das Oliveiras - Term. Penha
2079-10 Jd. Nélia - Cptm Itaim Paulista
2678-10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
273N-10 Cid. Kemel II - Metrô Vl. Matilde
273X-10 Jd. das Oliveiras - Metrô Artur Alvim
2780-10 Jd. Camargo Novo - Metrô Itaquera
3001-10 Itaim Paulista - Term. São Miguel
3002-10 Jd. Mabel - São Miguel
3459-10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II
3459-23 Metrô Bresser - Itaim Paulista

Rua Voluntários da Pátria, entre a Rua José Pardelli e Av. Eng. Caetano Álvares (ambos os sentidos), no Mandaqui, 440 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro
118C-10 Jd. Pery Alto - Term. Amaral Gurgel
211L-10 Mandaqui - Lapa
971M-10 Vl. Penteado - Metrô Santana
1742-10 Jd. Antártica - Metrô Santana 
1756-10 Pedra Branca - Metrô Santana 
1757-10 Conj. dos Bancários - Metrô Santana 
1758-10 Jd. Antártica - Metrô Santana 
1759-10 Jd. Pery - Metrô Santana 
1775-10 Vl. Albertina - Shop. Center Norte

Informações: Prefeitura de São Paulo
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VLT do Rio convoca mulheres para vagas de trainee

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

A rede de transporte VLT Carioca está com seis oportunidades disponíveis para vagas de condutor trainee, que devem ser preenchidas preferencialmente por candidatas mulheres. Os interessados precisam ter o Ensino Médio completo e CNH categoria D. A experiência no setor ferroviário e metroferroviário será apenas um diferencial.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de dezembro, e quem for selecionado ainda tem que passar por treinamento teórico e prático com duração de quatro meses. Como benefícios, a empresa oferece assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale refeição ou alimentação, previdência privada e folga de aniversário, entre outros.

— Nesta profissão, o maior desafio é lidar com a responsabilidade de carregar centenas de passageiros a cada viagem, mas eu amo o que faço e isso é o que me incentiva todos os dias. Aconselho às candidatas que tenham muita determinação, comprometimento e ousem em se lançar para algo novo em prol de um futuro inovador — afirmou Lisamar Rodrigues, condutora do VLT Carioca há 3 anos.
Para inscrições e mais informações, as interessadas devem acessar o link disponível na seção Trabalhe Conosco do site vltrio.com.br.

Informações: Extra
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Prefeitura de Sorocaba anuncia mais 50 ônibus 0 km, 10 deles elétricos, para início de 2023

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, dá continuidade ao seu programa de renovação da frota do transporte público e anuncia a operacionalização de mais 50 ônibus zero quilômetro, sendo 10 deles elétricos, no início de 2023.

As três operadoras do transporte público em Sorocaba, que são a City, Consor e BRT, em 2021, iniciaram o processo de renovação da frota e, desde então, continuam adquirindo novos ônibus para atender ao crescimento da demanda de passageiros, além de proporcionar sempre mais conforto, segurança e eficiência.

Desta vez, a Consor vai disponibilizar 20 ônibus e a City outros 20, além dos 10 elétricos, todos modernos e equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e carregador UBS de eletrônicos, além de terem maior capacidade.

Os 40 ônibus convencionais serão distribuídos em linhas, como: 5 – Vila Carvalho/Vila Fiori, 10 – Senac, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 21 – Lopes de Oliveira, 28 – Mineirão, 44 – Novo Mundo, 55 – Rodrigo, 62/1 – São Bento II e 73 – Júlio de Mesquita.

Já, as linhas em que os elétricos vão rodar serão definidas pela Urbes e pela empresa operadora, em breve, levando em conta análise do monitoramento diário do sistema, com base na rota, extensão, infraestrutura disponível e demanda de passageiros.

Ônibus elétricos

Os 10 ônibus elétricos terão a partir de 12,5 metros de comprimento, chassi Mercebes-Benz, carroceria Caio, baterias Weg, freios ABS elétricos e sistema de regeneração de energia. A autonomia é de até 250 quilômetros e o sistema de tração exclusivamente elétrico dispensa câmbio.
A implantação dessa nova tecnologia, que permite uma condução suave e silenciosa, além de confortável aos passageiros, vem sendo discutida pela atual Administração Municipal. Isso porque com o ônibus elétrico não há emissão de fumaça, barulho e material particulado saído dos pneus.

“É uma alternativa viável à mobilidade urbana, eficiente e sustentável, que coloca Sorocaba, mais uma vez, à frente de outras grandes cidades do País. A City está apostando na cidade, como local ideal para adotar a eletromobilidade no transporte público, de forma pioneira no interior paulista”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Melhorias na frota

Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda atual (mais de quatro vezes), que é de 154,5 mil passageiros/dia útil, em média. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. O número de viagens por ano passou de 1.794.961 para 2.425.230, no mesmo período.

Em 2021, foram incorporados à frota 114 novos ônibus e, em 2022, mais 45, também todos zero quilômetro. Atualmente, são 36 ônibus superarticulados e 30 articulados. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros por dia útil.

“A atualização da frota só não ocorreu mais rapidamente, devido à pandemia e de outros fatores mundiais que afetaram as montadoras, as quais enfrentaram dificuldades para a entrega dos veículos, devido à falta geral de peças e outros componentes”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Ele lembra, ainda, que está prevista, até o fim de 2023, a conclusão das obras do novo Corredor Oeste do BRT. Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.

A Urbes informa que todos os veículos da frota são regularmente vistoriados e apresentam todas as condições de circulação.  Atualmente, a idade média da frota de ônibus em Sorocaba é de 4,35 anos, índice classificado dentro dos padrões de qualidade em mobilidade, que estabelecem até cinco anos para a idade média da frota. Em 2019 e 2020, a idade média da frota, respectivamente, era de 5,94 e de 5,87 anos.

A frota atual tem capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes), que é de 180 mil passageiros/dia útil, em média. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Em Curitiba, Doze linhas de ônibus terão alteração de itinerário com novo binário no Pinheirinho

O início do binário das ruas Izaac Ferreira da Cruz e Emanoel Voluz, nesta quinta-feira (15/12), a partir das 11h, vai provocar mudanças no itinerário de 12 linhas de  ônibus entre os terminais Pinheirinho e Sitio Cercado. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo, essas linhas transportam, juntas, 20.285 pessoas em dias úteis.

As linhas que passam a ter novo trajeto são: 507-Sitio Cercado (horário); 600 -Tequaly/Quartel General; 610-S.Cercado/C.Raso; 630-Vitória Régia; 633-Maria Angelica; 635-Londrina; 636-Rio Negro; 637-Sta Joana; 640 -Palmeira; 644-Pinheirinho/CIC; 649-Pirineus; e 689-Mad. São Pedro/Rio Negro.

A área de operações do transporte coletivo da Urbs elaborou um descritivo de como ficarão os itinerários nas 12 linhas. Cartazes informando sobre as mudanças foram anexados dentro dos ônibus para que os passageiros possam programar seus deslocamentos. 

Confira as mudanças
A linha 507 – Sitio Cercado (horário) terá seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.
A linha 610 – S.Cercado/C. Raso terá seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Tijucas do Sul, Francisco Claudino Pereira, Marte e Dr. Levy Buquera, sentido Terminal Sítio Cercado; e Rua Izaac Ferreira da Cruz, Estação Tubo Xapinhal, Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Capão Raso.

As linhas 635-Londrina, 636- Rio Negro, 637 – Sta Joana e 640 – Palmeira e 689 -Mad. São Pedro/Rio Negro terão seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novos pontos de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas Dilermando Pereira de Almeida e Pedro Frederico Voluz; entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração; e entre José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira. Os pontos de parada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, entre as ruas José Ferreira da Rocha e Dilermando Pereira de Almeida, e entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, sentido Terminal Pinheirinho, serão desativados.

As linhas 600 – Tequaly/Quartel General,  630 – Vitória Régia e 644 – Pinheirinho/ CIC terão seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novo ponto de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira.

A linha 633 – Maria Angélica terá seu itinerário estendido para as ruas Prof. Júlio Theodorico Guimarães, Francisco Claudino Ferreira, Padre Rafael José Kalinowski e Miguel Raicoski Sobrinho, passando a realizar itinerário circular no bairro. A linha terá novos pontos de parada na rua Prof. Júlio Theodorico Guimarães, entre as ruas Neusa de Fátima Ferreira e Abdias Galdino da Silva; na Rua Francisco Claudino Ferreira, entre as ruas Arcília Becher dos Santos e Gaipava e entre Sebastião Gomes Oliveira e Padre Rafael José Kalinowski, e na Rua Miguel Raicoski Sobrinho, entre as ruas Gaipava e Mar Cáspio.

A linha 649 – Pirineus terá seu itinerário alterado para as ruas Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, Antônio Skrepec, João Lemos dos Santos, José Manoel Voluz e Marte, sentido Terminal Sítio Cercado, e ruas Marte, José Manoel Voluz, João Lemos dos Santos, Antônio Skrepec, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.

Linhas que não mudam
Segundo a Urbs, outras sete linhas da região não terão mudança de itinerário: 508-Sitio Cercado (anti-horário); 528-Boqueirão/Pinheirinho; 638-Pinheirinho; 639-Futurama; 641-Luiz Nichele; 642-Ganchinho; e 643-Umbará. Juntas, essas linhas transportam 20.995 pessoas por dia.

Informações: URBS
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Linhas de ônibus terão atendimento modificado a partir deste sábado em Salvador

Para otimizar o atendimento do transporte em regiões de grande circulação em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) fará mudanças no atendimento de nove linhas de ônibus, a partir deste sábado (17). Com isso, usuários de bairros como Alto do Coqueirinho, Ribeira e Santa Cruz, entre outros, devem ficar atentos às alterações. Todo o atendimento poderá ser feito através de integração com outras linhas de ônibus.

Com o início da operação do BRT, entre a Rodoviária e o Itaigara, sete linhas deixarão de circular pela região da Avenida ACM. Desta forma, o usuário deverá utilizar o BRT, ganhando mais agilidade no deslocamento.

No bairro de Santa Cruz, por exemplo, quem utiliza a linha 0710 – Santa Cruz x Aquidabã sentido Brotas, Barroquinha ou Campo da Pólvora, deverá utilizar uma das linhas com destino ao Itaigara e, de lá, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como por exemplo as linhas 1614 ou 0125. Já para a região da Sete Portas e Ladeira dos Bandeirantes o usuário deve seguir até o supermercado Atakadão, na Avenida ACM, e integrar com a linha 0339 – Rodoviária Circular.
O atendimento entre a Ribeira e a Boca do Rio também será modificado. Quem tem como destino a Avenida Bonocô, Ribeira ou Comércio deve utilizar a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé e, na Rodoviária, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como as linhas 0933, 0125, 0218, 1372 ou 1634. Para a Boca do Rio, o usuário deverá ir até o Terminal Acesso Norte com a linha 1145 e integrar com a 1158 ou 1158-01.

Os usuários das linhas 1622 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e 1652 – São João do Cabrito x Pituba também devem ficar atentos às mudanças no atendimento. Em ambos os casos, os usuários devem integrar na Estação Pirajá com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, com destino ao Caminho das Árvores e Avenida Paulo VI, ou com a 1341 – Estação Pirajá x Barra 2 para o Itaigara e Avenida Manoel Dias da Silva.

Na Estação Mussurunga, duas linhas passarão por mudanças. São elas a 1051 – Estação Mussurunga x Barra 1 e a 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2. Em ambos os casos, o usuário deverá utilizar o metrô até a estação de transbordo mais próxima do seu destino e, de lá, integrar com o BRT ou outra linha de ônibus, como a 1230, na Rodoviária, para a Heitor Dias ou Sete Portas, 1144 no Terminal Acesso Norte para o Comércio, ou 0136 na Lapa para a Avenida Centenário. Todas as opções podem ser conferidas na tabela ao final do texto.

Nova linha – Para substituir o atendimento das linhas 1018 – Alto do Coqueirinho x Campo Grande e 1076 – Alto do Coqueirinho x Metrô Imbuí foi criada uma nova linha, a 1017 – Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu. A nova linha passará pela orla, que já era atendida por ambas as linhas, além de ampliar o atendimento da região do Km 17 ao direcionar os usuários para a Estação Pituaçu.

O objetivo é melhorar o atendimento aos usuários do Km 17, além de oferecer mais viagens durante o dia, reduzindo o tempo de deslocamento. Com isso, quem tem a Estação da Lapa como destino deverá acessar o metrô na Estação Pituaçu ou na Estação Mussurunga. Na Estação da Lapa o usuário tem atendimento para a região da Barra, Cardeal da Silva, Rio Vermelho, Ondina, Avenida Garibaldi e Nordeste. Já quem deseja ir para o Garcia, poderá acessar a linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi) na região da orla.

Informações: SECOM
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Prefeitura de Campo Grande inicia cadastramento do Passe Estudantil


Para os alunos interessados em utilizar gratuitamente o transporte coletivo em 2023, a Prefeitura Municipal de Campo Grande abriu o cadastramento e recadastramento do passe estudantil. A abertura da primeira remessa foi no dia 12 de dezembro e vai até o dia 15 de janeiro. Para realizar o cadastro ou o recadastro é necessário a cópia do CPF, foto digital e acessar o site: http://passe.campogrande.ms.gov.br/ e seguir o passo a passo.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) alerta para a importância dos alunos ou responsáveis realizarem o cadastramento o quanto antes. “Temos um termo de compromisso em que cada remessa é entregue em uma data. Quanto mais tardio o responsável realiza o cadastramento, mais tarde irá receber o passe”, informou o diretor presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno.

Informações: Governo do MS
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